Notícias

Clipp 6/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Na reta final, aposta na torcida

O Flamengo está a dois passos do paraíso. Para trilhar sem maiores obstáculos o caminho de volta à Copa Libertadores, precisa vencer as duas próximas partidas em casa, contra Santos e Atlético-PR, e torcer por tropeços de Palmeiras e Grêmio, adversários diretos na briga por uma das vagas. Desta maneira, chegaria à ultima rodada, contra o Náutico, em Recife, praticamente classificado. A torcida será decisiva na reta final, mas há o risco de o clube perder o mando de campo. Na sexta-feira, será julgado no STJD porque, contra o Grêmio no Maracanã, torcedores arremessaram objetos na arbitragem.

A diretoria pôs cerca de 80 mil ingressos à venda para cada um dos jogos e, ontem, 14 mil ingressos já foram vendidos para domingo. Confortável no Maracanã, a sua casa, onde não perde para times de fora do Rio desde a primeira rodada, o Flamengo não pensa em outro resultado senão as vitórias contra Santos e Atlético-PR. A julgar pela venda de ingressos de ontem, o recorde de público do Brasileiro, do São Paulo (69.874), está seriamente ameaçado.

- Duas vitórias em casa e um empate contra o Náutico resolvem o problema. Mas, se chegarmos à última rodada sem sufoco, será uma maravilha - disse Joel Santana.

Flamengo e Palmeiras têm 55 pontos, enquanto o Grêmio está com 54. Com 59 e 57, respectivamente, Santos e Cruzeiro praticamente garantiram a vaga. O Palmeiras recebe o Fluminense, e o Grêmio joga com o campeão São Paulo, no Morumbi. Se o rubro-negro vencer as duas em casa, chega a 61 pontos. Caso o Palmeiras empate com o tricolor, perca do Internacional no Beira-Rio, e vença o Atlético- MG na última rodada, termina com 59.

O Grêmio tem tarefa mais difícil. Se perder do São Paulo, vencer o América-RN fora e derrotar o Corinthians chega a 60.

Na quinta-feira, os jogadores do Flamengo receberão a bênção na Igreja do padroeiro São Judas Tadeu. Com a ajuda dos céus, o rubro-negro espera pelo Santos. E reza para que seja absolvido no STJD.

Uma carta e nada mais

Ex-presidente do São Paulo reconhece penta do Fla, mas diz que taça é do tricolor

Legenda da foto: MÁRCIO BRAGA, presidente do Flamengo, aguarda posição da CBF e do Clube dos 13, mas pede cavalheirismo do São Paulo

Carlos Eduardo Mansur

Em 1987, Carlos Miguel Aidar era presidente do São Paulo e do recém-fundado Clube dos 13. Em nome do clube paulista, defendeu junto com o Flamengo e os outros 11 integrantes da entidade a tese de que o rubro-negro era o campeão brasileiro de 1987. Defendeu, ainda, que o Flamengo não deveria disputar o cruzamento entre o Módulo Verde, então equivalente à Primeira Divisão, e o Módulo Amarelo, a Segunda Divisão, como queria a CBF. Hoje, sustenta que o Flamengo é, de fato, pentacampeão brasileiro. Mas diz que o São Paulo, do qual é assessor especial da presidência, é o primeiro pentacampeão de fato e de direito.

Aidar entende que o São Paulo deve receber a taça que a CBF pretende lhe entregar como primeiro pentacampeão e diz que, por muitos anos, o Flamengo negligenciou o assunto. Ele propõe que o tricolor envie um documento ao rubro-negro:

- Se não receber a taça, o presidente do São Paulo é morto pela torcida. A CBF, como não reconheceu o Flamengo como campeão de 1987, não tem alternativa: vai dar a taça ao São Paulo que deveria, no mínimo, enviar um documento ao Flamengo, em nome do ideal do Clube dos 13, parabenizando e reconhecendo o Flamengo como pentacampeão.

Sport homenageia penta do São Paulo

Aidar lembra que o Flamengo cumpriu, em 1987, um acordo entre todos os membros do Clube dos 13, segundo o qual quaisquer que fossem o campeão e vice da Copa União, não jogariam o cruzamento com o Módulo Amarelo.

- Enviando a carta ao Flamengo e publicando no site oficial, o São Paulo encerraria a polêmica. Dar uma réplica da taça ao Flamengo seria deselegante - disse Aidar.

Aidar acha que o São Paulo não pode se recusar a receber a taça.

- O Flamengo é, de fato, pentacampeão. Mas foi até a Justiça comum, com o apoio do Clube dos 13, que eu presidia, tentar ter o título reconhecido. E perdeu. Então, o São Paulo é o único pentacampeão de fato e de direito - garantiu Aidar. - Não entendo por que o Flamengo demorou tanto a voltar a discutir isto. Está fazendo cortina de fumaça. Deveria concentrar suas energias na busca da vaga na Libertadores.

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, mudou de estratégia. Ele vai esperar uma posição do Clube dos 13 e da CBF e, em seguida, reunirá a diretoria do clube para decidir que postura adotar.

- Uma maldade que o Nabi Abi Chedid (vice-presidente da CBF em 1987) fez com o Flamengo não pode criar uma divisão entre nós e o São Paulo. Organizamos um campeonato e a CBF, envergonhada, criou o cruzamento para enfraquecer a competição - lembrou Márcio. - Defendo o cavalheirismo e o Flamengo não está sendo correspondido pelo São Paulo, do qual sou admirador. Atitude elegante será a que eles acharem possível. Temos visto uma arrogância que não condiz com o São Paulo. Em 1992, conquistamos o penta reconhecido por 170 milhões de pessoas. Demorou 15 anos para outro clube ser penta e o caso tinha sido esquecido. Nem sabíamos que esta taça estava guardada.

A atual diretoria do São Paulo, no entanto, não parece disposta a uma solução diplomática.

- A taça é nossa e vamos recebê-la. Não me convence o Flamengo ter esperado 15 anos para reclamar - disse Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente do clube.

Os bastidores do surgimento do polêmico cruzamento têm contornos curiosos. Aidar lembra que, às vésperas do início da Copa União, os presidentes dos membros do Clube dos 13 estavam reunidos no Rio, num fim de tarde. Todos precisavam voltar a seus estados e um deles deveria representá-los na CBF.

- Precisávamos assinar a adesão ao regulamento. Se não estou errado, foi uma sugestão do Márcio Braga que delegássemos poder ao Eurico Miranda. Ele foi instruído a só assinar se o regulamento preservasse a Copa União. Nem imaginávamos que seria proposto um cruzamento. No dia seguinte, o Eurico nos avisou que assinara o regulamento e que haveria o cruzamento. Reuni o Clube dos 13 com urgência e decidimos que ninguém jogaria o cruzamento - recordou Aidar.

Hoje, o Clube dos 13 se vê afastado da discussão.

- Estou vendo os interessados discutirem pela imprensa. Se quisessem buscar solução através do Clube dos 13, deveriam ter provocado a entidade a se manifestar. Só vou me manifestar se for provocado - disse Fábio Koff. - Em 1988, o Clube dos 13, em Assembléia Geral, entendeu que o Flamengo era campeão. Desde então, nada mudou.

Ontem, a diretoria do Sport, reconhecido pela CBF como campeão brasileiro de 1987, anunciou que está preparando um outdoor para homenagear o São Paulo pelo pentacampeonato. Ele seria exposto nas ruas de São Paulo. A camisa com a inscrição "Mengão é penta", exibida pelos jogadores do Flamengo domingo, no Mineirão, irritou os pernambucanos.

Ainda ontem, o Flamengo ganhou apoio de Fluminense e Botafogo.

- Claro que o Botafogo reconhece o título. Se precisar de um trocado para comprar outra taça, a gente ajuda - brincou o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas.

Cariocas já estão aptos a aderir à Timemania

Presidentes de clubes assinaram confissão de dívida do FGTS

Três anos e 11 meses após o início do diálogo entre dirigentes e governo federal para a criação da Timemania, a loteria que ajudará os clubes brasileiros a quitarem, no prazo máximo de 20 anos, débitos fiscais da ordem de R$2 bilhões, representantes de oito clubes cariocas assinaram ontem, na sede da Caixa Econômica Federal, no Rio, os contratos de parcelamento do FGTS. Este era considerado o último passo para a adesão à loteria, uma vez que todos já haviam assinado outras confissões de dívida com a Receita Federal, o INSS e a Procuradoria Geral da Fazenda.

Além dos presidentes de Flamengo, Márcio Braga; Fluminense, Roberto Horcades; e Botafogo, Bebeto de Freitas, articuladores de todo o processo; os de América, Americano, Bangu, Olaria, além do vice-presidente do Vasco, Amadeu Pinto da Rocha, também assinaram o termo, visto como redenção para os clubes, pois, além do realinhamento fiscal, permitirá a eles receber certidões com efeito negativo de débito.

De posse delas, os clubes ficam livres da ameaça de ter o patrimônio penhorado para pagamento de dívidas, e voltam a ter o direito de contrair empréstimos bancários. As certidões, no entanto, só chegarão às mãos dos dirigentes quando todos os clubes do país cumprirem o processo que os cariocas completaram.

- Faço um apelo aos presidentes de clubes brasileiros para que concluam o quanto antes esse processo burocrático - disse o vice-presidente de fundos de governo e loterias da Caixa, Moreira Franco, que prevê o início da Timemania para fevereiro de 2008.

ESTADUAL DE BASQUETE

Pelo segundo turno do Campeonato Estadual de Basquete, o Flamengo derrotou o Iguaçu/Praia Uberlândia, por 85 a 67, ontem à noite, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. Foi a oitava vitória do Flamengo em igual número de jogos na competição. O rubro-negro manteve a liderança isolada e invicta. Agora, só volta a jogar no dia 16, enfrentando o Vasco, no clássico do returno que vai marcar a reabertura do Maracanãzinho para as partidas de basquete.

Fernando Calazans

A caça e o caçador

O leitor rubro-negro me alerta: o meio de campo Ibson, que, em pouco tempo de volta à Gávea, transformou-se no melhor jogador do Flamengo e um dos melhores do campeonato, em dois jogos seguidos, contra Corinthians e Cruzeiro, foi vítima da tática covarde e ilícita do rodízio de faltas, que os juízes de futebol, omissos e incompetentes, não punem de jeito nenhum. Fingem que não vêem.

Lá dentro do campo, a poucos metros das jogadas, quer dizer, das faltas e do rodízio de faltas, os juízes se acovardam, fingem que não estão percebendo, mesmo tendo sido alertados, eles mesmos, pelo diretor da comissão de arbitragens. Mas não tomam providência alguma, e tudo fica por isso mesmo.

Minha caríssima imprensa esportiva tampouco liga. Acho que devia, porque não se trata de um problema do Ibson, do Valdívia (Palmeiras), do Jorge Henrique (Botafogo) e outros tantos, digamos assim, "destaques de seus times", que são caçados no campo, por meio de um recurso violento e ilegal. Não se trata disso.

É muito mais do que isso: é a perda da qualidade do jogo, da qualidade do espetáculo - e me parece que comentaristas, colunistas, em última análise, os críticos têm alguma coisa a ver com QUALIDADE de alguma coisa. Ou não têm?

Ah, se crítico nada tem a ver com a qualidade de alguma coisa - cinema, literatura, futebol, teatro, vôlei, música - me desculpem: não está mais aqui quem falou.

São os jogadores mais técnicos, habilidosos e criativos de cada time que sofrem a perseguição implacável dos brucutus do futebol e das faltas táticas, como são chamadas pelos técnicos de futebol que as utilizam. O que contribui decisivamente para a quebra da qualidade do nosso futebol, que caiu ano após ano, até chegar ao patamar que temos agora.

Como pode um jogador de futebol mostrar seu jogo, criar jogadas, organizar seu time, enriquecer o espetáculo se, toda vez que pega a bola, é parado - ele e o jogo - com falta? Nem Pelé e Garrincha teriam sido Pelé e Garrincha se, em seu tempo, já existisse o rodízio de faltas, a tática das faltas, as faltas táticas, ou como quer que os técnicos chamem esse negócio.

A CBF, a comissão de arbitragem da CBF, os cartolas e até os técnicos (desde que seus times vençam) não se preocupam nem um pouco com qualidade do futebol. Assim como acontece com os árbitros de araque, nem é com eles e elas.

Renato Mauricio Prado

O grande aliado

Na reta final deste campeonato, que, como bem definiu o companheiro Fernando Calazans, se tornou um incrível perde-ganha, o maior aliado do Flamengo, em sua luta pela Libertadores, passou a ser o Internacional de Porto Alegre. O atual campeão do mundo, que dá mostras de estar, enfim, se reencontrando, enfrenta Cruzeiro e Palmeiras, no Beira-Rio. Melhor, para o Fla, impossível...

Em condições normais de temperatura e pressão, o Colorado poderia até ter disputado o título - ou no mínimo, se colocado entre os primeiros da tabela.

A ressaca das glórias do ano passado e uma série de contusões impediram, entretanto, que a equipe gaúcha jogasse o futebol que dela se esperava.

É indiscutível, porém, o potencial de uma equipe que, no combalido futebol brasileiro, pode se dar ao luxo de alinhar, juntos, Nilmar, Fernandão, Magrão, Iarley, Gil, Guiñazu etc.

A ótima atuação no domingo passado, contra o Vasco, em São Januário, foi uma boa amostra do que o grupo dirigido por Abel Braga pode realizar.

Para azar de Palmeiras e Cruzeiro...

O Flamengo, porém, precisa fazer a sua parte. Sua atuação no jogo contra o Cruzeiro foi simplesmente pavorosa.

Influenciado, talvez, pela derrota do Grêmio, no sábado (que tornava o empate, no Mineirão, um ótimo resultado), o time de Joel Santana entrou em campo numa retranca medonha - uma postura tão defensiva que beirava a covardia.

Com Ibson em péssima tarde e os laterais Leonardo Moura e Juan presos à defesa, os cariocas entregaram, de mão beijada, o meio-campo aos mineiros 2 a 0 foi até pouco, no primeiro tempo.

No segundo, Joel resolveu "ousar", lançando Roger e Renato Augusto. Mas até aí, mexeu mal, pois preocupou-se excessivamente com a defesa - num jogo já perdido!

Tirou Máxi (que, como Obina, não fizera nada, no primeiro tempo, porque a bola mal lhe chegara aos pés) e - horror dos horrores! - inventou Toró na lateral esquerda!

Perdendo por 2 a 0, o correto teria sido sacar, no mínimo, um volante (o ideal teriam sido dois!) e abrir o jogo pelas laterais - tática para a qual, mesmo sem estar numa grande tarde, Juan, um dos principais articuladores e artilheiro do elenco, era fundamental.

O resultado foi o que se viu. E o sonho da Libertadores só continua vivo porque o Palmeiras também tropeçou e o saldo de gols, no momento, favorece o Fla.

Que não pode, entretanto, repetir tarde tão negra nos próximos jogos - sob pena de acabar perdendo a vaga, mesmo que o Inter dê uma boa ajuda.

E o próximo adversário é o Santos, de Vanderlei Luxemburgo...

Quem também pode auxiliar o Flamengo é o Fluminense, que enfrenta o Palmeiras, na próxima rodada, no Parque Antártica.

Muito provavelmente sem Valdívia (que deve ser julgado e suspenso), o time de Caio Júnior me parece inferior ao de Renato Gaúcho, que vem de duas vitórias consecutivas e se mostra disposto a acabar o campeonato como "o melhor do Rio" - atualmente está empatado com o Fla, em pontos, mas perde no número de vitórias.

O Tricolor encara ainda o Santos, na última rodada, em mais um duelo que interessa aos rubro-negros.

Jornal dos Sports

O adeus está próximo

Permanência do apoiador Íbson na Gávea é difícil. Porto quer o jogador para o ano que vem

Nathan de Lima, Thiago Bokel e Tiago da Costa

Destaque do time no Campeonato Brasileiro, Íbson não deve ficar no clube em 2008

Um dos principais fatores que fizeram o Flamengo se recuperar no Campeonato Brasileiro deste ano foi a chegada do meio-campo Íbson, que, com um bom toque de bola e muita raça, caiu como uma luva no esquema tático do técnico Joel Santana. Mas para desespero dos torcedores rubro-negros a permanência do atleta, após o fim de seu contrato em junho do ano que vem, é muito difícil.

Íbson foi emprestado ao Flamengo por um ano, já que o técnico do Porto, Jesualdo Ferreira, não gostou do estilo do atleta, apesar de toda a torcida, dirigentes e a imprensa portuguesa o adorarem. A diretoria do Fla ainda não começou as conversas para renovar o contrato com o jogador e,  segundo o empresário dele, Eduardo Uram, seria até ruim para o clube qualquer tentativa de fazer isso.

"O Porto emprestou o Íbson de graça por um ano e seria até falta de educação do Flamengo pedir para eles prolongarem o empréstimo agora. Seria a mesma coisa de me emprestarem um carro e eu achá-lo bonito e pedir para continuar com ele por mais um mês", disse Eduardo Uram.

Na época em que chegou ao Fla, o atleta recebeu ofertas de diversos clubes, como o Panathinaikos e o Olympiacos, da Grécia; Werder Bremen, da Alemanha; La Corunã, da Espanha e os brasileiros Santos, Grêmio e São Paulo, mas por ter sido criado na Gávea, o jogador preferiu atuar no Flamengo.

"Quem cuida mais dessa parte é meu empresário, mas, no meio do ano, eu recebi grandes propostas, mas preferi vir jogar aqui no Flamengo", confirmou o jogador.

Mesmo em primeiro lugar no Campeonato Português, Jesualdo Ferreira está ameaçado no Porto e o retrospecto do clube, que não costuma manter um treinador por mais de duas temporadas, não é favorável ao treinador, o que complicaria as mínimas chances de Íbson continuar na Gávea. O jogador porém só sairá do clube no meio do ano que vem e poderia disputar a Libertadores caso o Flamengo se classifique.

"Minha cabeça no momento é o Flamengo, mas até junho muita coisa pode acontecer. Estou feliz aqui, mas meu único problema com o Porto é o técnico, que disse que não me encaixo no esquema tático dele", disse.

Fla x Santos: 14.527 bilhetes já vendidos

Consciente da importância da torcida na reta final do Brasileirão, a diretoria do Fla já colocou à disposição os ingressos para os dois jogos restantes que a equipe fará no Maracana: contra Santos e Atlético-PR.

Pelo que parece, a derrota para o Cruzeiro não abalou a confiança dos torcedores. Até 17 h de ontem, foram vendidos 14.527 ingressos para o duelo com o Santos, no próximo domingo.

Para o confronto com o Atlético-PR, o torcedor poderá participar de promoção e trocar uma lata de Neston 400g por um ingresso de arquibancada verde ou amarela, do dia 18 ao 25.

Clube nega a saída de Renato Augusto

Em nota ao site oficial do Flamengo, o vice-presidente de futebol Kléber Leite negou que os rumores sobre um possível interesse do Chelsea, da Inglaterra, de tirar o apoiador Renato Augusto da Gávea sejam verdadeiros. Desde que subiu à categoria profissional do Flamengo, o jogador de apenas 19 anos tem despertado o interesse de grandes clubes da Europa. No entato, até hoje todas informações a respeito de sua saída não passaram de meras especulações.

Apesar de garantir não ter sido procurado por ninguém do clube inglês, o apoiador não descartou a idéia de atuar no Velho Continente

“Nada foi conversado comigo. Mas esse é um assunto que deve ser estudado, se for bom para mim, para o Flamengo e para o Chelsea tudo bem. Não adianta ser só bom para mim e ruim para o Flamengo, ou ser bom para o Flamengo e ruim para mim. Tem de ser bom para todos os lados”, disse.

Renato é tratado como uma jóia pela diretoria rubro-negra. Tanto é, que a multa rescisória para tirá-lo da Gávea é de US$ 30 milhões. Devido a uma série de lesões, o jogador não conseguiu repetir as boas atuações que o elevaram ao status de craque da equipe no Carioca e acabou perdendo sua vaga no time titular. No entanto, com a queda de rendimento de Maxi e com seu bom desempenho na etapa complementar da partida contra o Cruzeiro, é provável que ele volte a receber uma oportunidade na equipe principal no jogo contra o Santos, no próximo domingo.

Para Marcio, taça do penta é do Fla

Continua a polêmica envolvendo CBF, Flamengo, São Paulo e o troféu do penta. A entidade não reconhece o título da Copa União de 87 conquistado pelo Fla e vai entregar a taça de primeiro pentacampeão brasileiro ao Tricolor. Para o presidente Márcio Braga, o clube não precisa brigar pelo direito de receber o prêmio.

“Todos nos consideram penta, menos a CBF, mas, pressionada pela opinião pública, vai mudar o seu entendimento e entregar a taça ao Flamengo, pois somos o clube que ela pertence de fato. Eles competiram 15 anos para se igualarem ao Fla. Nós vamos aguardar que os orgãos oficiais nos conceda a taça”, disse.

Apimentando a disputa, o vice de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, afirmou que é difícil  de “engolir” o fato de o clube da Gávea esperar 15 anos para reclamar. Márcio Braga respondeu que o motivo para a demora é que ninguém no clube sabia da existência dessa taça.

“A taça foi entregue ao Júnior, mas como ela saiu das mãos dele e foi parar na CBF eu não sei. Eu nao sabia que aquela taça, dentre as muitas recebidas pelo Fla era a que representava o pentacampeonato”, garantiu.

Planejamento para 2008 é adiado

Estava tudo programado. O Flamengo venceria o Cruzeiro no domingo e hoje o vice-presidente de futebol Kleber Leite se reuniria com o técnico Joel Santana para começar a planejar a temporada de 2008. Mas com a inesperada derrota do Rubro-Negro para a Raposa, a diretoria resolveu adiar o encontro para após o término do Brasileiro.

Na pauta da reunião, estaria a permanência de Joel Santana, bem como as renovações de alguns atletas, como o zagueiro Fábio Luciano, e as possíveis contratações de reforços para a próxima temporada, como o atacante Washington, que foi oferecido ao clube.

Em nota ao site oficial do clube, Kleber Leite justificou a medida:

"A reunião que estava programada para terça-feira com o técnico Joel Santana, visando discutir o projeto Futebol-Fla 2008, foi transferida para o dia 3 de dezembro, após o encerramento do campeonato brasileiro. Tal medida visa concentrar todas as atenções e energias na conquista da vaga para a Libertadores", disse trecho da nota.

Fla será julgado nesta quinta-feira por chuva de copos

O Flamengo será julgado nesta quinta-feira pela chuva de copos que caíram no gramado do Maracanã, no primeiro jogo contra o Vasco, no dia 16 de setembro, no Brasileiro. O Tribunal Pleno do STJD pode retirar até dez mandos de campo do Rubro-Negro e cobrar de R$10 mil a R$ 200 mil de multa do clube.

O Fla foi absolvido em primeira instância, mas a procuradoria recorreu e voltou a denunciar o clube no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Ibson minimiza derrota para o Cruzeiro

Ibson acredita na recuperação do Fla

Assim como todo time rubro-negro, o apoiador Ibson não teve boa atuação na derrota deste domingo diante do Cruzeiro, no Mineirão. Entretanto, o jogador vê a semana inteira de trabalho como um trunfo para a equipe se preparar para os dois próximos jogos, que serão no Maracanã: contra Santos, dia 11, e contra o Atlético-PR, dia 25.

“Futebol tem dessas coisas. Infelizmente não conseguimos um bom resultado, mas temos uma semana longa para nos recuperarmos. Viemos de um jogo difícil contra o Corinthians, em que saímos atrás no placar. Agora é trabalhar para poder fazer um bom jogo diante do Santos”, disse Ibson à Rádio Tupi.

Souza joga contra o Santos no domingo

O atacante Souza volta à equipe titular do Flamengo para a partida do próximo domingo contra o Santos, no Maracanã. O jogador não jogou contra o Cruzeiro, no Mineirão, pois cumpriu suspensão automática por causa do terceiro cartão amarelo.

O centroavante, que marcou cinco gols no Campeonato Brasileiro, entrará no lugar de Obina, que não teve uma boa atuação contra a Raposa. A única dúvida do técnico Joel Santana é quem vai jogar ao lado de Souza.

Diego Hypólito chega ao Rio nesta terça-feira

site oficial do Flamengo

O ginasta do Flamengo, Diego Hypólito, chega nesta terça-feira ao Brasil depois de brilhar e conquistar mais três medalhas de ouro (Copa do Mundo - Alemanha, Super-Final - Alemanha e Torneio Memorial Arthur Gander - Suíça).

A  chegada do ginasta está prevista para às 9h45, no Aeroporto Internacional Tom Jobim e contará com a recepção da bateria e de passistas da Portela, escola de samba na qual Diego foi destaque no carnaval passado.

Mengão segue avassalador

Flamengo supera o Iguaçu e conquista a oitava vitória no Estadual de Basquete

O pivô Coloneze teve grande atuação e foi decisivo para a vitória

Após a surra aplicada no último sábado, o Flamengo deu seqüência a sua série de vitórias derrotando o Iguaçu, em Nova Iguaçu, por 85 a 67 (52 a 45). Esta foi a oitava, o que mantem o clube como o único invicto do Estadual de Basquete.

Coloneze foi o grande destaque da partida. Com 27 pontos, o pivô saiu de quadra como o cestinha do jogo. Marcelinho também foi de grande importância, colaborando com 18. Do lado dos donos da casa, o destaque fica por conta da boa participação de Jazwin. O americano foi o maior pontuador do Iguaçu, com 23 pontos, seguido por Manteiguinha, que marcou 10.

A boa campanha será posta em xeque na próxima partida, quando os rubro-negros farão o tão esperado clássico contra os vascaínos. O duelo será no dia 16. Já o Iguaçu só volta a jogar no dia 22, quando receberá o Fluminense.

Com o longo período sem jogos até o confronto com os vascaínos (10 dias), o desafio agora será manter o pique dos jogadores. Para evitar a perda de ritmo de jogo a diretoria está planejando marcar um amistoso para o próximo final de semana.

IGUAÇU: Manteiguinha (10), Alexandre(9), Jazwin (23), Raul (3) e Ralf (4). Entraram: Wellington (7), Rodrigo (6) e Leandro (5).\ Técnico: Carlos Eduardo Romano.\

FLAMENGO: Duda (5), Marcelinho (18), Fernando Mineiro (10), Alírio (7) e Coloneze (27). Entraram: Wágner (6), Fred (2) e Amiel (10).\ Técnico: Paulo Chupeta.\

DUELO DE LANTERNAS - Hoje, a partir das 19h, o Volta Redonda recebe o Municipal buscando a reabilitação no campeonato. No último final de semana, o Voltaço sofreu duas derrotas seguidas (Flamengo e Campos), sendo que na sofrida para os cariocas, a diferença foi de 60 pontos. A equipe ocupa a sétima colocação, com 10 pontos ganhos. Situação semelhante vive o Municipal, que foi derrotado no último sábado para o Iguaçu e ocupa a lanterna do torneio, com apenas 9 pontos ganhos.

Sergio Du Bocage

Taí O Que Você Queria!

Os deuses estão a favor

Os deuses do futebol estão ajudando o Flamengo. É bem verdade que a irregularidade das equipes, até mesmo daquelas que ocupam as primeiras posições na tabela, tem boa parcela de “culpa” na história, mas o que tem acontecido a Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Santos, os adversários mais diretos na luta por três vagas na Taça Libertadores, é quase inacreditável.

Não há dúvida de que para a massa de torcedores do Flamengo a vaga está assegurada. O time está em quarto lugar e fará dois jogos em casa, seguidos, quando, com a ajuda de seu camisa 12 – o torcedor – poderá, e deverá, somar seis pontos fundamentais nesta caminhada. O rubro-negro, então, chegará a 61 pontos, ainda não suficientes para a tal vaga.

Mas os adversários não estão conseguindo vencer nem em casa. O que dizer do Palmeiras e do Grêmio? Até o Santos tropeçou. O Cruzeiro tinha tudo para já estar classificado e resolveu derrapar na reta final.

A derrota para o Cruzeiro não estava nos planos, mas era de se esperar. Não do jeito que foi, mas não é demérito sair do Mineirão derrotado, ainda mais depois que a Raposasaiu do Rio goleada pelo Botafogo por 4 a 1. Era questão de honra para os mineiros vencer no domingo. É claro que dá para recuperar. Se os deuses estiverem mesmo a favor do rubro-negro, o Timbu já pode ir festejando a permanência na Primeira Divisão.

Sei não, mas acho que o Flamengo vai vingar o Fluminense do ano passado. O tricolor perdeu a vaga na Libertadores no finalzinho para o Palmeiras. Quem sabe o troco não vem agora? Já Vasco e Botafogo ficaram mesmo pelo caminho. Milagres existem, mas os dois não são merecedores. Perderam por demérito próprio, erraram jogadores, técnicos e dirigentes. E quem paga é a torcida. O jeito será se satisfazer com uma vaga na Sul-Americana, que ninguém gosta de disputar.

O Dia

Fla: Quem será o parceiro de Souza no ataque?

Maxi já não enche mais os olhos de Joel e Roger confessa que ainda não está 100%

Marluci Martins

Rio - Ninguém tem dúvida de que a torcida será o 12º jogador do Flamengo, domingo, contra o Santos, no Maracanã. Falta descobrir, porém, quem será o 11º jogador do time que vai entrar em campo. Quem será o parceiro de Souza no ataque?

Com cinco gols no Campeonato Brasileiro, Souza não enfrentou o Cruzeiro porque estava suspenso por ter levado três cartões amarelos. Estará de volta no domingo, e essa é a única certeza do ataque do Flamengo.

Maxi Biancucchi, com apenas dois gols na competição, já começa a perder prestígio na Gávea. Ele marcou nas vitórias sobre Fluminense (1 a 0) e Juventude (4 a 0), chegou a ser comparado ao argentino Dorval, mas já não está enchendo os olhos do técnico Joel Santana.

“Acharam que o argentino era uma coisa, mas já não está sendo isso tudo”, reclamou um integrante da comissão técnica.

Substituído nos dois últimos jogos, o argentino parece estar com os dias contados. Contra ele, pesa a recuperação de Renato Augusto, que entrou em seu lugar, domingo, no intervalo. Com um gol no Brasileirão, Renato Augusto, porém, ainda precisa de ritmo de jogo.

Um atacante que corre por fora é Obina, titular na derrota (3 a 1) para o Cruzeiro, no lugar do suspenso Souza. Com quatro gols no Campeonato, Obina não se saiu mal na partida de domingo, embora tenha ficado isolado, sem ser acionado.

Roger, uma boa opção para o time, subiu de produção e fez um gol em cada um dos dois últimos jogos — Corinthians e Cruzeiro. Mas tem confidenciado a Joel que ainda não se sente pronto para jogar os 90 minutos.

De certeza, portanto, somente a presença da torcida, domingo, no confronto com o Santos, tão importante para dois times que brigam por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Até as 17h de ontem, já haviam sido vendidos 14.527 ingressos. As vendas continuam nesta terça-feira, das 11h às 17h.

Reunião com Joel é adiada

Por um fio na zona de classificação à Libertadores do ano que vem, o Flamengo, quarto colocado do Brasileirão, já não vive o clima de euforia das últimas semanas. A folga de ontem foi mantida, mas a reunião entre o técnico Joel Santana e o vice de futebol Kléber Leite acabou adiada.

Os dois conversariam essa semana, mas a derrota que quebrou a seqüência de cinco vitórias do Flamengo caiu tão mal, que o treinador e o dirigente chegaram à conclusão de que não era hora de traçar planos para a próxima temporada. Assim, a reunião foi adiada para o dia 3 de dezembro.

“Tal medida tem como objetivo concentrar todas as atenções e energias na conquista da vaga para a Libertadores”, anunciou o departamento de futebol do clube, em nota oficial.

Na quinta-feira, o Flamengo será julgado pelo tribunal pleno do STJD pelos copos arremessados pela torcida durante a comemoração de Léo Moura, no jogo contra o Vasco, disputado em 16 de setembro. O Flamengo corre o risco de perder até 10 mandos de campo.

Em primeira instância, o Flamengo foi absolvido, mas a procuradoria recorreu e voltou a denunciar o clube no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça).

Flamengo voltará a tentar a contratação de Jônatas

Rio - O diretoria do Flamengo fez de tudo para repatriar o cabeça-de-área Jônatas, do Espanyol, da Espanha, em julho deste ano. No entanto, a diretoria do clube espanhol recusou-se liberar o jogador por empréstimo e o negócio não evoluiu. Na Gávea, as especulações crescem em torno de uma possível nova investida da diretoria rubro-negra na tentativa de contar com Jônatas para 2008.

O nome do jogador será discutido em uma reunião com o técnico Joel Santana, nesta terça-feira, quando a cúpula do futebol do clube já começará a tratar do planejamento do futebol para a próxima temporada. O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, vai anunciar oficialmente o nome de Joel Santana na permanência no cargo para 2008.

Gazeta Esportiva

Para Joel, vitórias no Maracanã dão a vaga na Libertadores\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo ainda tem três jogos no Campeonato Brasileiro, onde luta para ficar no G-4 e assegurar vaga na Copa Libertadores. No domingo, o time encara o Santos, adversário direto nesta briga. Para este compromisso, Joel Santana promoverá o retorno do atacante Souza, que cumpriu suspensão diante do Cruzeiro.\ Outra possibilidade é a volta do zagueiro Ronaldo Angelim, afastado para realizar alguns exames. Os médicos aguardam para esta terça-feira os resultados destes exames, para então decidir se o jogador será liberado para atuar no final de semana.\

Mudanças por opção do técnico serão decididas somente ao longo da semana. Joel quer aproveitar o jogo contra o Peixe e depois o confronto com o Atlético-PR, ambos no Maracanã, para colocar o Flamengo em boas condições de atingir seu objetivo.

“Se conquistarmos esses seis pontos em casa, criamos uma condição de disputar com o Náutico (última rodada, em Recife) nossa situação. Por enquanto não tem nada perdido e vamos ter uma semana de trabalho para colocar a equipe nos moldes de trabalho que queremos ver no Maracanã”, contou.

O meia Renato Augusto, que voltou de lesão e entrou no segundo tempo do jogo contra o Cruzeiro, prefere não cobrar uma vaga no time e diz que o momento é de união para buscar a vaga na Libertadores.

“Posso até ter jogado bem, mas precisamos pensar no time. Foi uma derrota muito ruim para a equipe, não tivemos uma boa postura em campo. A obrigação do grupo agora é correr atrás para recuperar os pontos que perdemos. Temos o objetivo de chegar à Libertadores, e faltam apenas três partidas para garantir esta classificação”, ressaltou Renato.

Depois do atraso no retorno da delegação ao Rio de Janeiro, o grupo recebeu folga na segunda-feira e só volta aos treinos nesta terça, quando trabalha na Gávea.

Joel deve renovar e Souza pode ficar. Reforços entram na pauta\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A derrota para o Cruzeiro, no último domingo, não mudou os planos da diretoria do Flamengo. Satisfeita com a evolução que a equipe demonstrou nos últimos meses dentro do Campeonato Brasileiro, a cúpula rubro-negra se reúne com o técnico Joel Santana nesta terça-feira, quando deverá ser acertada a renovação de contrato do treinador, cujo compromisso se encerraria no final do ano.\ A idéia dos dirigentes do Flamengo é que Joel Santana possa classificar o time para a Copa Libertadores de 2008 e comandar o Rubro-Negro nesta competição. Neste ano, ainda com Ney Franco, a equipe carioca fracassou na Libertadores e acabou eliminada precocemente pelo Defensor-URU, nas oitavas-de-final.\

Com Joel Santana garantido no comando, a diretoria deverá dar ao treinador o poder de escolher os nomes de possíveis reforços para 2008. Um deles está garantido e até já treina na Gávea: o meia Kléberson, que espera apenas pelo fim de uma punição imposta pela Fifa, para poder entrar em campo pelo Rubro-Negro carioca. Outros nomes estão na pauta de Joel Santana, como o meia Jônatas, revelado pelo próprio Flamengo, além do atacante Washington, atualmente no futebol japonês.

Outros jogadores, no entanto, poderão fazer o caminho inverso e deixar a Gávea. Um deles é o meia Renato Augusto, assediado por alguns clubes europeus e, cuja venda, serviria para encher os cofres rubro-negros. Empresário do jogador, Carlos Leite, disse desconhecer uma possível negociação.

“Não vejo nenhum empecilho para o Renato Augusto continuar. Acho que as lesões que ele teve não são um problema e acho que o Flamengo quer ficar com ele”, desconversou o empresário, em entrevista à Rádio Brasil.

Quem tem mais chances de não emplacar 2008 no clube é o atacante Leonardo, que chegou com grande expectativa no início do ano, mas passou mais tempo entregue ao departamento médico.

Sobre renovações de contrato, a diretoria rubro-negra também trata do tema com cuidado. Uma das prioridades é manter o zagueiro e capitão Fábio Luciano, que também já manifestou o desejo de continuar no Flamengo. O goleiro Bruno é outro que os dirigentes também irão correr atrás para acertar sua permanência na Gávea. Já o atacante Souza, com compromisso até 2009, deve continuar apesar de algumas sondagens.

“O Souza fica no Flamengo. Tivemos muitas sondagens, mas ele se adaptou muito bem ao Flamengo e sua intenção é ficar. E ele tem ainda mais dois anos de contrato”, afirmou Carlos Leite, que também cuida dos interesses do atacante

PeléNet

Presidente do Fla "alfineta" CBF sobre polêmica do penta

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A disputa entre Flamengo e São Paulo pelo reconhecimento como primeiro legítimo pentacampeão brasileiro segue em alta. Nesta segunda-feira, foi a vez de o presidente rubro-negro, Márcio Braga, se pronunciar sobre o fato e atingir diretamente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"O Flamengo não tem que brigar. Alguém no Brasil não nos considera pentacampeões? Claro que não. Só a CBF, mas que, pressionada pela a opinião pública, não vai resistir e nos entregará a taça. É um direito nosso e que a sociedade já reconheceu", disparou o dirigente, em entrevista à Rádio Brasil.

No sábado, o vice-presidente jurídico rubro-negro, Michel Assef Filho, enviou uma notificação ao presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, na tentativa de encerrar de vez a polêmica.

Na carta, Assef sugeriu que o dirigente tricolor, como participante do Clube dos Treze, não aceite o troféu definitivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) referente ao quinto título nacional.

A polêmica sobre o "verdadeiro penta" ocorre por causa de problemas surgidos no Brasileiro de 1987. Na ocasião, o Flamengo bateu o Internacional na final e foi campeão do módulo verde da Copa União, organizada pelo Clube dos Treze.

No entanto, a CBF decidiu que o time carioca teria de disputar o título com o Sport, campeão do módulo amarelo. O Rubro-Negro carioca não aceitou e, por isso, a entidade considera o Leão pernambucano como campeão.

Renato Augusto admite ouvir propostas para deixar o Flamengo

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O empresário de Renato Augusto, Carlos Leite, negou a possibilidade de o apoiador deixar o Flamengo na próxima temporada. Contudo, o próprio jogador não descartou um possível acordo com algum clube europeu. Apesar de dar prioridade ao Rubro-Negro, a jovem revelação da Gávea admitiu avaliar todas as propostas.

"Por enquanto não estou sabendo de nada. Na verdade, nem estou pensando nisso e sim em conquistar uma vaga na Libertadores. Mas é lógico que estou sempre aberto a conversar e ver o que é melhor para todas as partes", afirmou o meia, que tem contrato até o dia 30 de julho de 2011 com o Flamengo.

Entre as muitas especulações, a que mais causou impacto foi a do possível interesse do Chelsea, da Inglaterra, em Renato Augusto. Porém, até o momento, não houve qualquer tipo de contato.

Durante todo o ano, alguns clubes da Europa demonstraram interesse no jogador. Propostas do Lyon, da França e Palermo, da Itália, tornaram-se públicas, mas acabaram não sendo concretizadas. O principal obstáculo teria sido o alto valor da multa rescisória: US$ 30 milhões (cerca de R$ 53 milhões).

Quase 15 mil ingressos já foram vendidos para Fla x Santos

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A torcida do Flamengo promete voltar a lotar o Maracanã no jogo de domingo, contra o Santos, às 18h10 (de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, até o fim desta segunda-feira, 14.527 ingressos já foram comercializados. Ao todo, 79.894 bilhetes estão à disposição dos torcedores, em venda antecipada que começou na quinta-feira passada.

O grande objetivo dos rubro-negros neste jogo é voltar a ter o maior público da competição, pertencente hoje ao São Paulo, que levou 69.874 tricolores ao Morumbi, na vitória por 3 x 0 sobre o América-RN, na última quarta-feira, pela 34ª rodada. Com o resultado, o time paulista garantiu por antecipação o título nacional.

O Flamengo, porém, possui sete dos dez maiores públicos da competição. Inclusive, o segundo maior (63.189), conseguido na vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio, dia 21 de outubro, pela 32ª rodada.

Grandes do Rio dão o último passo para a entrada na Timemania

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Os quatro clubes grandes do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), além de América, Americano, Bangu e Olaria, assinaram, nesta segunda-feira, a confissão de dívida do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Este foi o último pré-requisito para adesão à Timemania.

Anteriormente, os clubes já tinham assinado um acordo com a Receita Federal, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A loteria tem previsão para iniciar a partir de janeiro de 2008.

"Lembro do início, quando eu, Márcio Braga (presidente do Flamengo) e Bebeto de Freitas (presidente do Botafogo) fomos até Brasília para conversar com o então ministro do Esporte Agnelo Queiroz", disse o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, em entrevista ao site oficial do clube.

A loteria utilizará os escudos de 90 clubes das Séries A, B e C do futebol brasileiro. Nos próximos dias, os filiados de outros estados também assinarão a confissão de dívida do FGTS.

Flamengo vai a julgamento duas vezes esta semana

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo irá a julgamento duas vezes somente nesta semana e, caso seja punido com a pena máxima, poderá perder 20 mandos de campo. A primeira audiência será realizada na quinta-feira e é referente ao clássico contra o Vasco, no dia 16 de setembro (1 x 1). A segunda, na sexta, diz respeito ao confronto com o Grêmio (2 x 0), no dia 21 de outubro. Os dois jogos foram disputados no Maracanã.

Em ambos os casos, o clube rubro-negro está incurso no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As penas previstas são multa de R$10 mil a R$200 mil e a perda do mando de campo de um a dez jogos.

Na primeira acusação, o Flamengo irá responder por copos plásticos lançados ao gramado, no momento em que Leonardo Moura comemorava o gol que acabou garantindo o empate em 1 x 1. Este julgamento, na verdade, estava marcado inicialmente para o último dia 18, mas foi retirado da pauta pelo então Presidente do Pleno, Virgílio Val, que excepcionalmente estava no lugar de Rubens Approbato Machado.

O caso referente à vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio se deu no intervalo da partida. Enquanto o árbitro paulista Sálvio Spinola Fagundes Filho deixava o campo, foram lançados da arquibancada em sua direção um foguete e uma lata de cerveja cheia.

Renato Augusto deixa nas mãos de Joel seu retorno ao Fla

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O meia Renato Augusto tem boas chances de recuperar sua vaga de titular no Flamengo já no próximo domingo, quando a equipe encara o Santos, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A esperança do jogador foi reforçada após a boa atuação na derrota por 3 x 1 para o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão. Ele entrou na vaga do atacante Maxi Biancucchi, no intervalo, e realizou apresentação digna de elogios do técnico Joel Santana.

No entanto, apesar de seu retorno ser uma forte tendência, a jovem revelação da Gávea prefere não se precipitar. De acordo com o apoiador, sua parte está sendo feita da melhor maneira possível e só cabe agora ao comandante tomar a decisão que achar mais coerente.

"Isso só depende do Joel. É obvio que quero jogar, mas não posso interferir nisso diretamente. Venho fazendo meu melhor e provando minha qualidade. Mas o treinador é o único que pode definir. Enquanto isso, sigo procurando apresentar sempre o melhor futebol", afirmou.

Renato Augusto, porém, não briga só com Maxi por um lugar no time. Roger, que vem entrando bem durante os últimos jogos, também está na disputa. O jogador, inclusive, garantiu a vitória rubro-negra por 2 x 1 sobre o Corinthians, na última quarta, no Maracanã e também marcou o único gol na derrota por 3 x 1 para o Cruzeiro.

Diretoria do Fla tenta encerrar especulações sobre Renato Augusto

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Através de nota oficial, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, desmentiu as especulações de que o clube estaria negociando o meia Renato Augusto com o Chelsea, da Inglaterra.

Flamengo nega, mas o próprio Renato Augusto já admite um novo endereço\ FLA BRIGA PELA TAÇA DO PENTA\ O "boato" surgiu no início da manhã desta segunda-feira. O dirigente garantiu ainda que o Rubro-Negro não deu início a qualquer movimentação já pensando na próxima temporada.\

De acordo com Kleber Leite, nomes de possíveis reforços só serão discutidos a partir do dia 3 de dezembro, quando está marcada uma reunião com o técnico Joel Santana para discutir o projeto "Futebol-Fla 2008".

Apesar da veemência com que a saída de Renato Augusto tem sido negada, esta possibilidade é real. O próprio atleta já admitiu sentar e conversar sobre possíveis propostas.

O Flamengo encerra sua participação no Campeonato Brasileiro dia 2 de dezembro, quando encara o Náutico, nos Aflitos. Antes disso, a equipe recebe, no Maracanã, o Santos, no próximo domingo, e Atlético-PR, dia 25.

Globo Esporte

Fla também vai ao STJD na sexta

Clube terá semana complicada, com dois julgamentos que podem tirar mando de campo

O Flamengo terá uma semana complicada no STJD. Se na quinta-feira o clube será julgado por causa de incidentes no jogo contra o Vasco, na sexta-feira o Rubro-Negro será réu novamente. Desta vez, a acusação é por fatos ocorridos na partida contra o Grêmio, dia 21 de outubro.

Quando deixava o campo no intervalo do jogo entre o time carioca e o gaúcho, o árbitro Sálvio Spínola alega na súmula que foram atirados na sua direção um morteiro e uma lata de cerveja.

O Fla foi denunciado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As penas previstas são multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e a perda do mando de campo de um a dez jogos.

A estratégia de defesa do Flamengo é simples. O clube pretende apresentar no STJD o Boletim de Ocorrência com a detenção dos dois acusados de atirarem os objetos nos gramados.

Homero: 'Zico e Renato Gaúcho são leigos'

Dirigente do Sport diz perdoar declarações de ex-jogadores do Fla, mas ataca Márcio Braga

Rafael Cardoso

Zico disse que Guarani e o Sport fizeram uma final fajuta em 1987

A diretoria do Sport não gostou nada das recentes declarações de dois ex-jogadores do Flamengo: Zico e Renato Gaúcho. Presentes na Copa União de 1987, eles protestaram contra toda a confusão que está sendo feita em torno da taça definitiva de pentacampeão brasileiro.

O vice de futebol do clube pernambucano, Homero Lacerda, relata seu descontentamento com os flamenguistas, mas perdoa os dois pelo "desconhecimento do assunto". Seu principal alvo é a presidência do Flamengo.

- Zico e Renato Gaúcho são leigos, não sabem o que estão dizendo. Mas tudo bem, eles não têm porque conhecer essas questões legais. Eu admito que eles falem essas coisas por falta de conhecimento. Agora, o presidente do Flamengo está agindo de má fé. Ele conhece tudo, era o presidente na época. Não pode alegar inocência - afirma

Sport pode entrar na Justiça contra o Fla

Diretoria pernambucana não aceita que o título de 1987 seja questionado pelos cariocas

Rafael Cardoso

Réplica da taça que o Flamengo ganhou em 1992 e que agora quer a original

A confusão entre São Paulo e Flamengo pela posse definitiva da taça de pentacampeão brasileiro está irritando os dirigentes do Sport. O clube pernambucano não aceita que o título de 1987 seja questionado e pode até entrar na Justiça contra o Rubro-Negro carioca. O vice-presidente do Leão, Homero Lacerda, está indignado com as últimas declarações dos dirigentes flamenguista. Para ele, a pretensão de declarar o time da Gávea pentacampeão soa como ofensa à história e tradição do Sport.

- Tudo isso que está sendo dito é uma leviandade, uma agressão contra uma instituição de respeito como o Sport. O Flamengo não merece essas pessoas que estão expondo o clube ao ridículo. É um time de respeito, mas o que está sendo feito é um absurdo e uma afronta. Na verdade, é até um crime previsto no Código de Processo Civil. Estão desobedecendo a lei. Estou discutindo com os meus advogados o que pode ser feito - afirma o vice presidente de futebol.

O título de 87 é um dos principais orgulhos do torcedor pernambucano. Sustentado por uma decisão do TRF (promulgada no dia 2 de maio de 1994), em que declara o clube oficialmente campeão da Copa União, o Sport não aceita que digam o contrário. Homero Lacerda afirma que de todos os títulos brasileiros o único inquestionável é do Leão.

- Não tem a menor chance de tirarem a nossa taça. Podem questionar até o título do São Paulo, alegando qualquer coisa, jogador irregular, algo desse tipo. Mas o título do Sport foi determinado por ordem da Justiça. Houve um julgamento e ganhamos em todas as instâncias. E um mesmo processo não pode ser julgado duas vezes - diz.

Fla mira vaga e adia reunião sobre 2008

Clube só pensa na Libertadores. Encontro entre Kléber Leite e Joel é remarcado para dezembro

Joel e Kléber Leite conversando sobre reforços? Só no dia 3 de dezembro

O Flamengo resolveu focar unicamente na conquista da vaga para a Taça Libertadores. Por isso, assuntos paralelos, como o planejamento da equipe para 2008, foram colocados fora da pauta. Por enquanto.

A reunião entre o vice-presidente de futebol Kléber Leite e o técnico Joel Santana estava marcada para esta terça-feira. Nela, seria feito um esboço dos caminhos do Rubro-Negro no próximo ano. A pré-temporada, por exemplo, deve acontecer na Granja Comary, em Teresópolis.

Entretanto, estas e outras decisões foram adiadas para 3 de dezembro, dia seguinte à última rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, Kléber Leite explica o motivo da alteração: "Tal medida a visa concentrar todas as atenções e energias na conquista da vaga para a Libertadores".

Nesta segunda-feira, o elenco do Flamengo está de folga. A reapresentação acontece na manhã desta terça-feira, na Gávea.

Ibson lidera Craque da Torcida do Fla

Meia rubro-negro está disparado, seguido do goleiro Bruno e do lateral Leonardo Moura

A votação para o prêmio Craque do Brasileirão começou no dia 1º de novembro e, entre os torcedores do Flamengo, por enquanto, a vitória é do meia Ibson, que tem cerca de 65% da preferência da galera. Bruno tem 16%, Leo Moura 13%, Fábio Luciano 3% e Juan 2%. Os jogadores foram escolhidos pela redação do GLOBOESPORTE.COM e vão participar da primeira fase da premiação de 2007.

Até o dia 7 de novembro, os internautas poderão escolher entre os cinco indicados quem será eleito o Craque da Torcida do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O vencedor entrará na escolha geral, com os outros 19 indicados. Desta lista, sairão os três indicados que vão participar da escolha final.

Para santistas, jogo contra o Fla é final

Com tropeços de Peixe e Fla, confronto do próximo domingo, no Maracanã, virou decisão

Com oito vitórias nas nove partidas anteriores na Vila Belmiro, o Santos era favorito para conquistar mais três pontos contra o Atlético-MG, no último domingo. Resultado que praticamente garantiria a vaga alvinegra na Taça Libertadores. Mas o time tropeçou e ficou no empate em 2 a 2. Com isso, a conclusão do artilheiro santista Kléber Pereira é que o Flamengo deverá pagar o pato. Os cariocas serão os próximos adversários do Santos, domingo, no Maracanã, às 18h10m (horário de Brasília).

- Temos de recuperar contra o Flamengo os pontos que deixamos de ganhar na Vila - diz o atacante, autor dos dois gols alvinegros no empate com o Galo (assista aos gols do confronto no vídeo).

O confronto promete ser um dos mais importantes para as duas equipes no Brasileirão 2007. Faltando três rodadas para o fim, o Peixe é vice-líder, com 59 pontos. Com a derrota diante do Cruzeiro, no último domingo, o Flamengo caiu para a quarta posição, com 55 pontos, e ainda corre o risco de não se classificar para Libertadores.

- A gente queria definir isso (a vaga) o mais rápido possível porque o desgaste é muito grande. Agora, temos a chance de decidir contra o Flamengo e precisamos aproveitar - declara Pedrinho.

As contas do técnico Vanderlei Luxemburgo, do Santos, mostram que serão necessários 64 pontos para terminar a competição no G4. Caso vença o Rubro Negro, o Peixe precisará de mais dois pontos dos seis que irá disputar contra o Paraná (fora) e Fluminense (em casa).

Lance

Presidentes cariocas elogiam a Timemania

Loteria ajudará na administração dos clubes

Oito clubes do Rio de Janeiro - América, Bangu, Americano, Olaria, Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo - assinaram nesta segunda-feira, na sede da Caixa Econômica, o contrato de parcelamento das dívidas com o FGTS, pré-requisito para a participação na Timemania. Os presidentes de Flamengo, Botafogo e Fluminense comentaram à Rádio Brasil a importância da Loteria Esportiva para a manutenção e administração dos clubes de futebol.

- É importante para mudar o modelo de gestão de todos os clubes brasileiros. No momento em que assinamos com a Caixa Econômica e depois com o INSS e a Receita Federal, a nossa marca passa a ser explorada, já recebemos certidão positiva de débito para mobilizar o patrimônio e mudar a gestão dos clubes para que as dívidas não apareçam mais e para tentar manter os atletas no país - disse o presidente do Flamengo, Márcio Braga.

- É uma luta da qual eu, Bebeto e Márcio participamos há três anos e meio. Sem a Timemania nenhum clube pode ser administrado - afirmou Roberto Horcades, presidente do Fluminense.

- Esperamos que o sucesso seja imediato. É uma responsabilidade grande, pois os compromissos precisam ser mantidos junto ao governo. A partir de fevereiro pode acontecer o primeiro teste e esperamos que seja um sucesso. O torcedor que jogar no seu clube tem a possibilidade de ajudar ainda mais - disse Bebeto de Freitas, presidente do Botafogo.

'Só a CBF não reconhece penta', diz presidente

Para Márcio Braga, opinião pública mudará posição da CBF

Márcio Braga diz que sociedade reconhece o penta do Fla (Crédito: Paulo Sergio)

A discussão envolvendo as conquistas de Flamengo e São Paulo aumenta a cada dia. O clube carioca afirma ser pentacampeão brasileiro e, do outro lado, o Tricolor se declara o único a ganhar cinco vezes o título do Campeonato Brasileiro. Para o presidente do Flamengo, Márcio Braga, todos consideram o clube da Gávea o primeiro pentacampeão, menos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

- O Flamengo não tem que brigar por nada. Alguém nesse país não considera o Flamengo pentacampeão? Acho que só a CBF, que pressionada pela opinião pública, vai entregar a taça ao Flamengo, pois é de direito do clube. Outro time teve que esperar 15 anos para ser pentacampeão. O Flamengo vai esperar uma posição oficial, mas a sociedade já reconheceu - disse em entrevista à Rádio Brasil.

Joel: 'Temos de vencer os jogos em casa'

Técnico diz que primeiro tempo rubro-negro fugiu ao normal

Depois da derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, Joel Santana procurou não perder a calma, mostrando-se taxativo em relação a uma meta estipulada pelo técnico rubro-negro: vencer os dois jogos em casa - Santos e Atlético Paranaense. Sobre a vitória dos mineiros sobre seu time, Joel aponta o primeiro tempo como principal motivo do fracasso.

- Fizemos um primeiro tempo muito ruim, totalmente diferente do que o Flamengo vinha apresentando nos últimos jogos. Na etapa final, acertamos, mas acabamos perdendo - explicou o Homem da Prancheta.

Os dois próximos jogos do Rubro-Negro são vistos por Joel como fundamentais para manter as pretensões de se classificar para a próxima Libertadores.

- Temos dois jogos em casa e temos de vencê-los - limitou-se a dizer.

Souza e Renato Augusto ficarão no Flamengo

Empresário nega saída de jogadores

Com a aproximação do fim do Campeonato Brasileiro, as especulações sobre quem fica e quem sai dos clubes brasileiros aumentam. Contudo, a torcida rubro-negra não tem motivos para se preocupar. Segundo o empresário de Renato Augusto e Souza, Carlos Leite, os jogadores permanecerão na Gávea na próxima temporada.

- O Souza ficará no Flamengo. Há muita sondagem, mas ele quer permanecer. Ele está adaptado ao clube. Souza ainda tem contrato por mais dois anos e só uma investida forte do futebol europeu tiraria o jogador do Brasil - disse em entrevista à Rádio Brasil.

- O Renato Augusto teve propostas de alguns clubes, mas conversamos e o Flamengo quer ficar com ele e ele quer continuar. Não vejo problema algum em continuar mesmo com as lesões que teve.

Mercado do futebol sofrerá uma mudança

Fifa aprova artigo que proibe parceria em direitos econômicos de jogadores

Carlos Monteiro RIO DE JANEIRO

O Comitê Executivo da Fifa, reunido nos dias 29 e 30 do mês passado, tomou uma decisão que pode mudar as relações econômicas e de poder no futebol mundial. Segundo o artigo aprovado, que aguarda somente regulamentação para ser incluido no estatuto de transferência de jogadores, os clubes estarão proibidos, em tese, de negociar a terceiros os direitos econômicos de seus atletas.

Casos como o de Tevez, cujos direitos pertencem ao MSI, e de Thiago Neves, que está dividido entre Leo Rabello (68%), Luiz Alberto (22%) e Traffic (10%) não poderão mais ocorrer.

Especialista em Fifa e transferências internacionais, o advogado Eduardo Carlezzo, em artigo publicado no site Migalhas, especializado em questões jurídicas, entende que uma bomba foi lançada.

– Em tese, esta norma, que deve entrar em vigor em janeiro, estaria proibindo os clubes de efetuarem este tipo de negociação. O dispositivo é aberto, de forma que, de sua interpreta ção, pode-se dizer que vários negócios estarão impedidos de ocorrerem. Mas, dependendo da engenharia jurídica utilizada, eles podem vir a ser realizados – analisa Eduardo Carlezzo, em seu artigo.

Assessor especial da presidência tricolor, Marcelo Penha entende que os empresários acabarão conseguindo burlar a norma criada.

– Os clubes brasileiros que são formadores negociam parte dos jogadores para antecipar receita. Esta decisão acaba com essa possibilidade. Pode ter certeza de que muitos investidores ficarão em situação delicada e já vão procurar uma maneira de não perder o investimento.

Atento à mudança de cenário, o empresário Márcio Bittencourt tem a receita para driblar a regra:

– O investidor vai rapidamente arrendar um clube.