Notícias

Clipp 7/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Joel acusado de incitar violência

Denunciado por procurador-geral do STJD, técnico do Fla pode sofrer longa suspensão

Legenda da foto: JOEL SANTANA: mal assumiu no Fla, técnico vive momento delicado no clube

Márcio Tavares

Nocaute duplo na reestréia. Derrotado por 3 a 0 pelo Santos em sua quarta passagem como comandante do Flamengo, o técnico Joel Santana ainda estava nas cordas tentando se recuperar da surra que levou, quando, no domingo à noite, foi atingido na ponta do queixo por outro potente golpe: acusado de incitar a violência em campo, Joel foi indiciado no artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva pelo\ procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt. O treinador pode ser suspenso por um ou dois anos.\

Distante cerca de seis metros de Vanderlei Luxemburgo, técnico do Santos, e tendo ao seu lado o quarto juiz, Joel foi flagrado por um dos microfones e uma das câmeras da Rede Globo esbravejando à beira do gramado da Vila Belmiro:

- Se for ficar de palhaçada, mete a porrada. Se ficar com essa palhaçadinha, mete a porrada mesmo.

Observando a cena à noite, pela TV, em Curitiba, o procurador-geral do STJD acionou o esquema para indiciar o treinador rubro-negro:

- Já pedi a cessão das imagens. No máximo até quarta-feira já poderemos oferecer a denúncia. Hoje, temos direito de imagem, direito de arena, direito de transmissão, tudo é fonte de receita para clubes e jogadores. Mas também temos o direito de cobrar comportamento ético dos profissionais em campo. As imagens e o áudio captados pela TV falam por si só. Ele não poderia ter incitado publicamente a violência. Se um de seus jogadores entrasse no meio do joelho de um adversário?

Apesar dos contundentes argumentos de Schmitt, a estratégia de defesa do Flamengo é bem simples: - Joel não incitou a violência. Foi uma forma de tentar motivar os jogadores. Mesmo ele tendo falado aquilo, nenhum jogador do Flamengo apelou para a violência. Não houve nem cartão amarelo para o nosso time - disse Michel Assef Filho, vice-jurídico do Flamengo.

Em Curitiba, para onde o Flamengo viajou ontem de manhã, para a partida contra o Atlético-PR, amanhã à noite, antes de ser proibido pela diretoria de falar sobre a polêmica, Joel Santana se defendeu.

- O que eu disse foi para chegar junto. Em nenhum momento disse para serem violentos. Não sou maluco de mandar alguém dar pontapé num companheiro de profissão. Infelizmente aconteceu. Foi uma frase errada - disse Joel Santana.

Souza é suspenso\ 5 jogos pelo STJD\

Apesar da ameaça ao treinador, o advogado rubro-negro está otimista porque o STJD tem sido benevolente com os denunciados. Depois de ter absolvido Dodô da acusação de doping, ontem de noite puniu Souza com suspensão de cinco jogos pela agressão a Tcheco. O jogador do Grêmio será denunciado pelo STJD por ter reconhecido que simulou o lance. Souza acabou punido com dois jogos no artigo 258 (agressão fora de campo) e três no 254 (expulsão). Como já cumpriu uma partida, Souza poderá voltar ao time dia 23, contra o Juventude, no Maracanã, pelo returno do Brasileiro.

- Estou aliviado, foi uma vitória - disse Souza, saindo apressadamente da sala do STJD.

Enquanto se vê às voltas com problemas jurídicos, Joel Santana tenta rearmar o time em Curitiba e recuperar o ânimo de seus jogadores. Desde domingo ele acenava com mudanças que terão de ser feitas em pouco tempo, mas não queria adiantar em que posições.

- Há coisas que não podemos esperar quatro ou cinco rodadas para resolver. Alguma mudança tem que ser feita logo. Vou pensar no que será feito - disse Joel em Curitiba.

No meio-campo, Jaílton deve ser barrado e Cristian, por razões contratuais com o Atlético-PR, não poderá enfrentar seu ex-clube. O setor que Joel treina hoje e tem grandes chances de ser mantido amanhã terá Paulinho, Ibson, Roger e Renato Augusto. No ataque, com o recuo de Renato Augusto para sua real posição, jogam Obina e Paulo Sérgio.

O restante do time não sofrerá alterações porque Joel não quer mexer muito na defesa, para que ela tenha o mínimo de entrosamento. Isso até que Fábio Luciano possa ser escalado. Pelas previsões dos preparadores físicos, na quinta-feira ele estará à disposição de Joel. O jogador vem treinando em tempo integral desde sábado, está em forma física razoável, mas há tempos não treina com bola e está sem ritmo.

Quem com ferro fere... Fla prova veneno que já usou

De Geninho a Joel, frases idênticas para explicar a linguagem do futebol

Legenda da foto: GENINHO, ENTÃO técnico do Vasco, quase foi crucificado ao dizer: 'Ficou parado, chuta o tornozelo dele...'

Quando Geninho mandou "chutar o tornozelo dele", dias antes da decisão do Estadual de 2004, o Flamengo fez um escândalo, protestou, ameaçou de todas as formas para proteger Felipe, supostamente o alvo indicado pelo treinador do Vasco. Ontem, diante da repercussão da frase do técnico Joel Santana na Vila Belmiro - "Se ficar de palhaçada, mete a porrada" - captada pela Rede Globo, com o treinador mandando seus jogadores usarem da violência para evitar o que considerava como toque de bola desmoralizante do Santos, a versão é outra. Curiosamente, a mesma declaração que Geninho usou para se defender, foi utilizada por Michel Assef Filho, advogado do Flamengo.

- Não foi para mandar bater. Ele só queria mexer com os jogadores, motivá-los.

Até o calmo Candinho usou verbos como pegar e matar

Treinadores que mandam parar as jogadas com faltas sem se importarem se estão praticando o antijogo se multiplicam no futebol mundial. O próprio Vanderlei Luxemburgo, após o jogo de anteontem, isentou Joel Santana.

- Também mando meus jogadores chegarem junto, com virilidade - disse Vanderlei.

Profissionais de reconhecido prestígio e até com passagem por seleção e Copas não escaparam de deslizes semelhantes diante de microfones. Técnicos de temperamento forte como Luiz Felipe Scolari e Leão foram flagrados ou denunciados por seus próprios comandados. Felipão, por exemplo, quando dirigia o Palmeiras censurou seus jogadores numa preleção, afirmando que ninguém tivera coragem, de "dar uma cusparada no Edílson". Leão era um pouco mais sutil, mas mesmo assim foi cornetado pelo Donizete. Conhecido por sua língua solta, o Pantera disse em 1999.

- Leão até fazia apostas para ver se íamos dar moleza para certos jogadores.

Orientações parecidas de técnicos explosivos são mesmo comuns. Mas, quando as frases intimidatórias partem de figuras tranqüilíssimas como Candinho, causam assombro. Foi numa seqüência de verbos agressivos que Candinho soltou na Granja Comary, quando substituía Vanderlei nas eliminatórias para a Copa de 2002 (ele dirigiu a seleção apenas uma vez, contra a Venezuela), que mostrou que nem tudo que reluz é ouro.\ - Pega, mata... - berrava ele durante um coletivo.\ Perguntado se a seleção tinha transformado a personalidade de um treinador sereno como ele, Candinho mandou:\ - Que é isso, gente? Pegar, matar é parar a jogada. E nem sempre é com violência...\

Fernando Calazans

Técnicos na berlinda

Esse não é o Joel Santana. Quer dizer: não é o Joel Santana que eu conheço. Ou não é o Joel Santana que eu conhecia (e que não conheço mais). O tema em que se incluiu agora o Joel, depois de uma carreira longa e limpa - esse tema, sim, eu conheço muito bem. É o tema da violência no futebol. Ou o tema da participação dos técnicos na violência que vemos dentro dos campos.

Tanto um tema quanto o outro são recorrentes aqui neste cantinho.

Porque, historicamente, o futebol brasileiro nunca foi violento como de uns anos para cá. Sempre houve jogadores desleais, que fizeram do pontapé sua arma, mas eram exceções e, por isso, muito conhecidos de todos que se ocupavam do futebol. Hoje, não são mais exceções - são a regra nos jogos de Norte a Sul do país. Mais grave é que se trata de uma violência progressiva, que não sabemos a que ponto vai chegar.

Por que terá mudado o jeito de jogar futebol do homem brasileiro? Por que terão mudado seu comportamento, sua alma, sua percepção do futebol, da vitória e da derrota?

O caso de Joel Santana não é o primeiro caso de técnicos mandando bater - muito longe disso. Há exemplos famosos, documentados pelos microfones de rádio e tevê. Já tivemos Geninho mandando acertar tornozelos alheios, como foi passado e repassado na TV Globo, o Geninho cujos times estão sempre entre os primeiros colocados na quantidade de faltas.

Já tivemos até o Felipão, mandando acertar o Sávio - ele, Felipão, que pela competência e prestígio reconhecidos internacionalmente, nem devia precisar disso. Sem falar na igualmente famosa pergunta a seus jogadores - "por que não deram uma escarrada nele (Edílson)?" - também gravada na televisão.

Mas o número de flagrantes de técnicos mandando bater não é grande, não. O que precisamos calcular é isto aqui: se um ou outro treinador já foi surpreendido aos berros à beira do campo, durante os jogos, mandando bater, vocês imaginem o que eles podem - e devem - mandar fazer no refúgio de seus vestiários, nas instruções ao pé do ouvido, na iminência de uma derrota, no calor da refrega. Se, em episódios esparsos, são passadas essas instruções públicas, diante das câmeras de tevê, imaginem as instruções particulares, de portas fechadas, entre quatro paredes.

E a gente pode ter a idéia da razão por que um futebol que outrora foi limpo, técnico, bem jogado, admirado no mundo inteiro, já se transformou num festival de faltas, de entradas violentas, de agarrões, de cotoveladas, de carrinhos, de jogos interrompidos a todo instante por mais de 60 faltas, em igual número de minutos de bola corrida. Ou seja: uma falta, uma interrupção a cada minuto. Eis o retrato dos nossos jogos domésticos. Jogos do Campeonato Brasileiro. É preciso refletir sobre isso.

Joel Santana está desolado, arrependido, perplexo com ele mesmo. Falamos pelo telefone. Diz ele que, no tal calor da refrega, pronunciou palavras cujo sentido não era o que ele queria dar às suas instruções. Fazer o quê? Infelizmente, as palavras de Joel soaram claras. Ele me lembra que seus times nunca foram violentos, nunca se excederam em faltas, nunca enfearam uma partida - o que é absolutamente verdadeiro.

Campeão por todos os grandes clubes do Rio, Joel nunca sofreu sequer a insinuação de que seus times tenham usado algum recurso ilícito. Isso precisa ser levado em consideração. Talvez fossem mesmo outros tempos, em que não era preciso dar porrada para ser campeão de futebol.

Joel não pode pagar por todos os colegas que já mandaram bater. Mais importante do que isso é coibir essa ação nociva dos técnicos daqui por diante.

Renato Mauricio Prado

E o Flamengo, hein? Com aquele quadrilátero defensivo medonho, formado pelos dois zagueiros de área (sejam eles quais forem) e pelos volantes Jaílton e Cristian, vai ser muito difícil evitar o sofrimento da imensa torcida rubro-negra até as últimas rodadas.

Essa turma é tão ruim que nem "dar porrada" (como recomendou o técnico Joel Santana) consegue...

Por falar nas "recomendações" de Joel, não há como negar que ele pisou feio na bola - merece, no mínimo, uma advertência, ou uma punição leve do STJD.

Leve porque, não custa lembrar, esta prática (condenável, repito!) é antiga e até hoje nada se fez para combatê-la.

"Remember", por exemplo, Geninho, em dois episódios (o "pega, pega, pega", quando dirigia o Corinthians, na Libertadores, e o "dá no tornozelo dele", quando comandava o Vasco, nos treinos para a final do Carioca.

O agora tão endeusado Luiz Felipe Scolari também já foi flagrado mandando "dar uma escarrada no neguinho" (no caso, Edílson).

E até mesmo o educadíssimo Carlos Alberto Parreira revelou-se, proferindo palavrões dos mais cabeludos, contra os críticos, após um gol de Ronaldo, na última Copa da Alemanha.

Em resumo: está mais do que na hora de os treinadores perceberem que fazem parte de um grande (e milionário) espetáculo, que entra nas casas de todo mundo, pela TV, e que, por isso mesmo, precisam se controlar e não dar maus exemplos como esses.

A punição a Joel pode ser uma bela sinalização de que tais gestos passarão a ser coibidos. Só não me parece justo que o transformem em boi de piranha, condenando-o a uma exagerada suspensão, entre um e dois anos, como já se fala.

Jornal dos Sports

Fábio Luciano quer ser capitão do Fla

Fábio Luciano chegou ao Flamengo com a missão de ser o xerife da zaga rubro-negra, que em 13 jogos, sofreu 25 gols. Uma média de quase dois gols sofridos por partida. O experiente jogador diz que gosta de falar em campo e não esconde a vontade de ser o capitão da equipe.

“Eu vou estar sempre disposto a ajudar. Gosto de me comunicar com os jogadores durante a partida. Gosto de falar e também ouvir, saber o que está se passando. Vou procurar passar a minha experiência para os mais jovens, para que ele se sintam bem jogando ao meu lado”, explicou o zagueiro à Rádio Tupi.

Apesar da vontade de jogar pelo Flamengo, Fábio Luciano terá de esperar até o jogo do próximo sábado contra o Náutico às 18h10, no Maracanã.

STJD, o maior adversário do Flamengo

Souza é suspenso por cinco jogos e Joel Santana pode pegar gancho de até dois anos

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Nina Lima

O atacante Souza tenta se explicar, mas não senzibiliza os auditores do STJD, que o suspendem por cinco rodadas no Campeonato Brasileiro

O atacante Souza foi punido na noite de ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ficará quatro jogos sem poder atuar. Os auditores do primeiro congresso disciplinar, presidido por Wanderley Rebello, deram a sentença por maioria dos votos, incluindo o jogador nos artigos 254 (praticar jogada violenta) e 258 (atitude contrária à disciplina moral e desportiva). Apesar da pena, o atacante comemorou a sentença, já que poderia ser suspenso por até 720 dias.

Outro que pode desfalcar o Flamengo é o técnico Joel Santana, que deverá ser indiciado após ser flagrado mandando os jogadores agredirem os atletas do Santos na derrota por 3 a 0 na última rodada. O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que analisará as imagem da partida para indiciar o técnico no artigo 279 (incitar publicamente a prática de infração).

“Acredito que esse caso é muito comum e creio que até simples de ser resolvido. O que ele disse trata-se até de um código, os atletas entenderam o que ele quis dizer. Joel em momento algum disse aquelas palavras para incitar a violência. Prova disso é que os jogadores não o fizeram”, afirmou o advogado Michel Assef Filho.

Quem teve o que comemorar foi o atacante Souza. Incurso pela promotoria nos artigos 253 (praticar agressão física contra o árbitro, os seus auxiliares ou contra qualquer outro participante do evento desportivo), que tem como pena de 120 a 540 dias suspensão e o artigo 254, cuja pena vai de duas a seis partidas. Entretanto, o advogado do clube Michel Assef Filho conseguiu evitar uma derrota que parecia certa ao conseguir uma punição mais branda. Ele fez os auditores alterarem as acusações do artigo 253 para o 258 (atitude contrária à disciplina moral e desportiva).

“Nossa defesa foi para o tudo ou nada e esperávamos ficar no meio termo. Graças a Deus conseguimos”, afirmou o advogado do clube. Souza ficará fora das partidas contra Atlético Paranaense, Náutico, Fluminense e Palmeiras.

Atuação de Ibson empolga o treinador rubro-negro

A estréia do apoiador com a camisa do Flamengo no Brasileiro definitivamente não saiu como o planejado. Sem atuar há três meses, desde o final do Campeonato Português, ele mostrou ainda necessitar readquirir ritmo de jogo. Para o técnico Joel Santana, no entanto, isso não será problema. Segundo ele, Ibson voltará a mostrar rapidamente o seu melhor futebol.

“Por se tratar da sua primeira partida, considero que a atuação de Ibson foi boa. Ele está voltando a jogar agora e no clube todos sabem que, aos pouco, ele mostrará novamente um futebol de muita qualidade como o que o projetou “, afirmou.

Joel aproveitou para comentar também que o seu time ainda está em formação e, até por isso, ainda vai demorar um pouco para que o grupo comece a mostrar o bom, futebol.

“Na semana passada só deu para fazermos dois treinos táticos e a equipe sentiu isso. Roger, por exemplo, não iniciava uma partida há muito tempo. Assim também como o próprio Ibson. Aos poucos vou achando a melhor posição para escala-los. Renato Augusto também se enquadra neste novo meio-de-campo do Flamengo”, explicou o comandante.

Além dos dois jogadores, o cabeça-de-área Cristian também chegou há pouco tempo no clube. Ele terá de provar para o treinador ser capaz de integrar este novo setor rubro-negro. A melhor prova será o entrosamento, que pode demorar um pouco.

Jejum de 33 anos contra Atlético-PR em Curitiba

Depois de enfrentar o Santos e aumentar ainda mais o período sem vencer na Vila Belmiro, há mais de 31 anos, o Flamengo terá outra escrita pela frente, amanhã. O Rubro-Negro não derrota o Atlético-PR em Curitiba, em Brasileiros, desde 21 de abril de 1974, quando venceu por 2 a 1 no Estádio Belfort Duarte, que nem existe mais.

Ao todo, são 12 partidas sem vitórias sobre o adversário na capital paranaense, sendo nove derrotas e três empates. O jogo, aliás, vale pela 18ª rodada do Brasileiro. O Flamengo ainda não compensou as quatro partidas em defasagem aos demais times. Esses confrontos, todos no Maracanã, serão decisivos para uma subida na tabela.

A maratona para deixar o Rubro-Negro com o mesmo número de partidas dos outros times começa no clássico com o Fluminense, dia 16 de agosto. Uma semana depois, haverá o duelo com o Juventude. Esses dois times estão próximos ao Fla na tabela.

Em setembro, o Flamengo terá pela frente o Cruzeiro (dia 12) e dia 16 de outubro medirá forças com o Vasco. Esses dois times estão brigando pela vaga na Libertadores do ano que vem.

Atlético 1 x 2 Flamengo - 21/4/74

Atlético-PR: Altevir, Júlio, Almeida, Geraldo e Ladinho; Caio e Didi Duarte; Nilton, Didi Pedalada (Nilson), Taquito (Sérgio Galocha) e Sicupira\ Técnico: Valdemar Carabina.\ Flamengo: Cantarelli, Aloísio (Rondinelli), Jaime, Luiz Carlos e Rodrigues Neto; Geraldo e Liminha; Arílson, Dario Maravilha (Doval), Zico e Paulinho.\ Técnico: Joubert.\

Souza e advogado do Fla felizes com decisão do STJD

Mesmo com a punição após o julgamento no STJD, Souza se mostrou feliz com a decisão do tribunal. O atacante do Flamengo foi punido por cinco jogos, mas terá que ficar sem jogar por quatro rodadas já que cumpriu o primeiro jogo de suspensão contra o América-RN.

“É claro que eu preferia ser absolvido, mas estou satisfeito. Agradeço muito à defesa de Michel Assef Filho, advogado do clube. Para mim foi uma vitória. Agora quero continuar o meu trabalho”, comemora o jogador.

Michel Assef Filho, advogado do Rubro-negro, também ficou feliz com a decisão.

“Baseamos a nossa defesa na entrevista do Tcheco após a partida e fomos felizes. Foi uma vitória mesmo e o depoimento do goleiro Diego foi muito importante. Foi um dos casos mais polêmicos por ser muito divergente. Tanto que cada auditor votou de forma diferente”, avalia o advogado.

Souza é condenado a cinco jogos de suspensão

Jogador foi expulso por agressão ao meia Tcheco, do Grêmio

Nina Lima/JS

Souza saiu satisfeito do julgamento no STJD. Atacante ficará fora por mais quatro jogos

O atacante Souza, do Flamengo, foi suspenso por cinco jogos nesta segunda-feira, pelo STJD, devido a expulsão na partida contra o Grêmio, pois deu uma cotovelada em Tcheco. Ao sair do campo, o artilheiro ainda agrediu o meia gremista.

O julgamento durou pouco mais de uma hora e teve a presença do atacante e do goleiro Diego, que serviu de testemunha. Apesar da esperança do advogado do clube, Michel Assef Filho, na absolvição, o máximo conseguido foi uma pena branda.

O relator do caso, Rodrigo Castilho Ribeiro, foi quem votou pela maior pena, 14 jogos, sendo cinco jogos pela expulsão e nova pela agressão fora do campo. Já o primero auditor, Flávio Zveiter, votou pela pena de cinco jogos e o segundo, Henrique Dominica, por oito. O terceiro, José diniz, foi o mais brando, indicando apenas dois jogos para o atacante, enquanto o presidente da seção, Wanderley Rebello de Oliveira Filho, escolheu cinco jogos.

Souza foi incluso no artigo 254, pela expulsão e foi condenado por três jogos. Pela agressão fora do campo, ele foi incluso no artigo 258 e a suspensão foi de duas partidas. Como uma já foi cumprida automaticamente, o atual artilheiro do Campeonato brasileiro ficará mais quatro jogos de fora.

Joel Santana ansioso para estréia de Fábio Luciano no Fla

A fragilidade da zaga flamenguista não é um assunto novo, mas o último jogo contra o Santos serviu para aumentar as críticas. O Peixe não teve dificuldades ao derrotar Flamengo por 3 a 0, na Vila Belmiro. Ciente dos defeitos do time rubro-negro, o treinador Joel Santana afirma estar ansioso para escalar Fábio Luciano, novo zagueiro da equipe.

“É um atleta experiente e que, sem dúvida, será muito importante para o time daqui para frente”, afirma o treinador flamenguista.

As reclamações de Joel, no entanto, não ficaram restritas à defesa do Flamengo.

“Os gols do Santos ocorreram em falhas nossas. Mas não foi apenas a nossa defesa, não, o ataque também errou muito”, ressalta o comandante.

Luxemburgo defende técnico do Flamengo

A estréia do técnico Joel Santana pelo Flamengo, no último domingo, contra o Santos, terminou marcada pelas polêmicas ordens do treinador. Na frente, o alvinegro paulista tocava e valorizava a posse de bola, fazendo com que o comandante rubro-negro instruísse seus jogadores a “dar porrada” nos santistas.

No entanto, Vanderlei Luxemburgo, técnico do Peixe, defendeu o colega de profissão. De acordo com o ex-treinador da Seleção Brasileira, este tipo de comando faz parte do futebol.

“Isso é normal. É coisa do futebol. Eu também peço aos meus jogadores que cheguem forte nas divididas”, conta Luxemburgo.\ Em entrevista à TV Gazeta, Vanderlei afirmou que a ordem não deve ser levada ao pé da letra.\

“O Joel mandou pegar, chegar junto, mas não para quebrar ou machucar os meus atletas. Eu faria o mesmo que ele fez, pois o meu time passou a tocar a bola de lado, menosprezando o adversário, e sem objetividade, somente para a torcida gritar olé. A melhor maneira de respeitar o adversário é marcar mais gols, golear e jogar ofensivamente, não ficar fazendo frescura com a bola”, ressalta Luxemburgo.

Experiência a serviço do Fla no basquete

Rubro-negro aposta em equipe experiente para tentar o tri estadual e o Nacional

Rafael Oliveira

Wallace Teixeira

A equipe rubro-negra para a temporada 2007/8 será bem mais experiente que a anterior

O Flamengo deu o pontapé inicial para a disputa de mais uma temporada de Basquete masculino. Ontem foi apresentado o elenco que brigará pelo tricampeonato estadual e pela inédita conquista do Nacional.

O novo grupo possui apenas quatro jogadores que defenderam o clube no último semestre: o armador Fred, o ala Colin e os pivôs Coloneze e Maicon. A nova proposta na Gávea é montar uma equipe mais experiente, que se destaca por contar com jogadores que já atuaram em clubes campeões.

"Essa equipe se enquadra na nova filosofia do clube. Trouxemos jogadores que possuem rodagem e que já atuaram em Seleção", disse Paulo Chupeta, treinador da equipe rubro-negra.

O novo plantel conta com integrantes do Uberlândia, semifinalista no Nacional deste ano e do Brasília, o atual campeão brasileiro. É o caso do armador Duda, que jogou pela equipe brasiliense na vitoriosa campanha do último Nacional.

"Este grupo tem tudo para dar certo. Só não precisamos ficar pensando no futuro. Temos é que começar a trabalhar e, assim, os resultados certamente começarão a aparecer", afirmou Duda, que há quatro anos jogou no Fla.

Um time de respeito

Chupeta, que participou ativamente do processo de escolha do elenco, ficou muito orgulhoso do resultado final.

"São jogadores muito talentosos, que vem para cá trazer maturidade para o time. O Hélio (ex-Uberlândia) fez um campeonato brasileiro sensacional neste ano. O Wágner(ex-Uberlândia) é um jogador em excelente condições físicas. O Fernando Mineiro (ex-Saldanha da Gama) é um dos mais técnicos que já conheci. Enfim, só tenho elogios a fazer a todos eles".

A partir de hoje os jogadores serão submetidos a uma bateria de exames médicos e segunda-feira começa a pré-temporada. O clube ainda corre atrás de uma cidade para realizar os primeiros treinos, mas, ao que tudo indica, a fase inicial de testes deverá ocorrer mesmo na Gávea.

Jogadores antigos dão boas vindas aos novatos no Flamengo

É comum os jogadores com mais tempo de casa assistirem à chegada dos novatos com olhares receosos. Mas, no caso dos veteranos da Gávea foi diferente. Maicon, Fred, Coloneze e Colin não só aprovaram as novas contratações do rubro-negro como já trataram de deixar a turma bem à vontade.

"Eles (os recém-chegados) são excelentes jogadores e pessoas. Já conhecia a maioria de outros clubes ou de quando nos enfrentamos. Quanto aos que ainda não conhecia, nos enturmamos com muita facilidade", contou Fred, um dos mais animados na noite de ontem.

Outro que se mostrou muito entusiasmado foi Coloneze. O pivô acredita que as novas aquisições deixaram a equipe mais forte para a disputa do Estadual e do Nacional.

"Este elenco, apesar de ser mais jovem, é bem mais experiente. Diria até que é superior tecnicamente ao último grupo que defendeu o Flamengo. Temos bons jogadores atuando em todas as posições. Não tinha como esperar algo melhor. Vamos disputar todos os títulos".

Sergio Du Bocage

O Santos deu quatro chutes a gol e fez 3 a 0. Não dá para reclamar, por um único motivo: o Flamengo não deu um chute sequer. Por isso, perder do Santos na Vila Belmiro não é uma tragédia, até porque o Flamengo não ganha lá há mais de 30 anos. O problema está na forma como a derrota aconteceu. Dá até para levar algumas coisas em consideração, como o novo meio de campo, com dois jogadores fora de ritmo, como Roger e Ibson. Mas e os zagueiros, os volantes, os laterais?

Com muita boa vontade, vamos tirar desse saco o Bruno, que evitou o quarto gol, o Obina, que não recebeu uma bola em boas condições, e o Renato Augusto, que continua sendo escalado fora de posição. No mais, só tristeza. Não é à toa que, na internet, já circula a campanha para o Flamengo contratar o Olavo Novaes, personagem de Wagner Moura na novela da Globo. Depois de tirar a Bebel (Camila Pitanga) da zona, só ele pode tirar o Flamengo da zona do rebaixamento. Quanta maldade!

O Dia

Julgado pelo STJD, Souza é suspenso por cinco partidas

Atacante do Flamengo consegue escapar do gancho de 120 dias

Rio - O atacante Souza, do Flamengo, pode se considerar um jogador de sorte. Depois de ter sido expulso na partida contra o Grêmio, o centroavaante, na saída de campo, deu um tapa no apoiador Tcheco. Julgado nesta segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador corria o risco de pegar um gancho de 120 dias por ser reincidente. No entanto, Souza foi julgado e pegou cinco partidas de suspensão no Campeonato Brasileiro.

O fato de Tcheco ter afirmado e confessado que pressionou o árbitro Elvécio Zequetto a expulsar Souza pesou a favor do rubro-negro. Além disso, o gremista disse que aproveitou para fazer um jogo de cena no momento da agressão.

O atleta foi citado em dois artigos. Duas partidas de suspensão foram pelo artigo 258 (agressão fora de campo) e outros três pelo 254 (expulsão). Como já cumpriu partida de suspensão automática, em razão da sua expulsão, Souza desfalacará o Flamengo por quatro partidas apenas.

Mostrando alívio pela pena leve, Souza comemorou o resultado como se fosse um gol. “Estou mesmo me sentindo mais aliviado. Ainda bem que a defesa me favoreceu. Foi uma vitória. Eu já queria estar jogando pelo Flamengo, mas agora faltam apenas quatro jogos para cumprir a suspensão”, comentou Souza, que parabenizou o advogado Michel Assef Filho, “pela brilhante atuação”.

Após gritar "porrada", Joel Santana pede desculpas

Rio - Após ser flagrado pelas câmeras gritando para os jogadores do Flamengo "darem porrada" nos santistas que tocavam a bola sob os gritos de olé da torcida na partida de domingo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Joel Santana mostrou arrependimento e pediu desculpas.

"Estou surpreso pelo tamanho que tudo isso tomou. Foi uma força de expressão de futebol. Soltei uma palavra indevidamente, mas não quero sujar minha carreira por isso. Peço desculpa", comentou o treinador, em entrevista.

O Santos vencia o Flamengo por 3 a 0 quando Joel Santana, irritado com a troca de passes laterais do time anfitrião, pediu para os atletas "baterem" nos rivais.

"Se for ficar de palhaçada desce a porrada mesmo. Tem que parar com essa palhaçadinha aí", esbravejou o técnico do Flamengo, flagrado pelas câmeras de TV.

"O que eu disse foi para chegar junto. Em nenhum momento disse aquilo para eles serem violentos. Eu jamais vou mandar um jogador meu dar pontapé, quebrar a perna do outro", explicou Joel nesta segunda-feira. O técnico ainda comentou a respeito da possibilidade de ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em virtude das declarações que incitaram a violência.

"Eles têm o direito de julgar e eu tenho de me defender", comentou, antes de lamentar novamente o incidente. "Infelizmente aconteceu. Saiu a palavra, mas eu não sou maluco de mandar alguém dar pontapé", encerrou.

Joel pode ser suspenso por suposta incitação à violência

Rio - O procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, afirmou que o técnico do Flamengo, Joel Santana, pode ser suspenso caso seja comprovado que ele pediu aos jogadores rubro-negros para baterem nos santistas durante a derrota por 3 a 0, no domingo, na Vila Belmiro, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

"Vamos solicitar as imagens da partida para ver se houve violação de um dos códigos. A suspensão é no prazo de um a dois anos", disse Schmidt, em entrevista ao canal SporTV.

Algumas câmeras de TV teriam flagrado Joel falando asperamente com os flamenguistas à beira do gramado no final da partida. Após o jogo, no entanto, o treinador negou que tenha incentivado a violência.

"Com a outra equipe jogando para a frente, podemos perder até de seis que não tem problema. Mas quando vira deboche, é uma atitude condenável", esbravejou o técnico.

Joel Santana acrescentou que na hora do flagra das câmeras estava pedindo apenas mais empenho na marcação. O Santos já vencia o jogo por 3 a 0 e tocava bola no campo de defesa, sob os gritos de olé da torcida.

GAzeta Esportiva

Souza é punido por cinco partidas no STJD

Rio de Janeiro (RJ) - O atacante Souza, do Flamengo, foi suspenso por cinco jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF por ter sido expulso contra o Grêmio, em jogo realizado no dia último dia 22 de julho. Na ocasião, ele recebeu o cartão vermelho por ter agredido o meia adversário Tcheco duas vezes. Primeiro, com uma cotovelada no rosto. Depois, já fora do gramado, deu um tapa na cara do rival.\ A situação do atacante não era nada fácil, já que ele havia sido denunciado em dois artigos e já havia sido expulso em jogo contra o Figueirense, quando também agrediu um adversário e pegou três jogos de suspensão. Desta vez, o seu gancho poderia ser de 120 dias a um ano, o que acarretaria na rescisão do seu contrato com o Flamengo.\

Mas, após a defesa feita pelo advogado do jogador e do clube carioca, Michel Assef, Souza foi desqualificado do artigo 254, que previa a punição por mais tempo, e foi julgado no 253 e no 258. Os dois, somados, dariam uma pena máxima de 13 jogos.

Cinco auditores do STJD tiveram direito a voto e decidiram por suspender o atleta por cinco jogos. Como ele já cumpriu um, poderá voltar ao time na partida do próximo dia 23, contra o Juventude, no Maracanã.

O jogador não escondeu o alívio ao final do julgamento. “O resultado foi positivo, afinal existia a possibilidade de suspenso por um tempo muito maior”, disse o camisa nove do time rubro-negro, que chegou no começo do ano do Goiás, mas até agora não repetiu o futebol que o levou a ser artilheiro do último Brasileirão

Após 'mandar bater', Joel Santana pode ser punido pelo STJD

Rio de Janeiro (RJ) - As declarações do técnico Joel Santana no final da partida contra o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, neste domingo, pode render uma punição ao treinador do Flamengo. Ele foi flagrado por microfones colocados na beira do campo pedindo aos seus jogadores para que batessem nos adversários caso houvesse alguma 'firula' nos minutos finais do jogo.\ “Vamos solicitar as imagens da partida para ver se houve violação de um dos códigos. A suspensão é no prazo de um a dois anos”, disse Paulo Schmidt, procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em entrevista ao canal SporTV.\

Após o jogo, tanto o próprio Joel quanto o treinador do Santos, Wanderley Luxemburgo, minimizaram o ocorrido. “Quando um time está melhor no jogo e vencendo, tem que correr para fazer cinco, seis gols e não ficar tocando a bola de lado, fazendo gracinha. Não gosto quando entra no deboche. Eu apenas pedi mais marcação à minha equipe”, explicou o flamenguista.

“Isso acontece durante as partidas. O que não pode é pedir para bater, mas chegar junto, marcar firme, eu também peço. Isso é coisa de jogo', opinou Luxemburgo.

O jogo marcou a reestréia de Joel no comando do Flamengo. Com a derrota, a equipe carioca segue na penúltima posição do Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos.

Joel Santana se defende e diz que foi mal-interpretado

Rio de Janeiro (RJ) - Após tomar conhecimento da ameaça de punição pelo STJD pelas suas declarações nos minutos finais da derrota para o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, neste domingo, o técnico Joel Santana se defendeu e garantiu que foi mal-interpretado. Ao ver os atletas adversários tocando a bola sob gritos de 'olé' da torcida santista, o treinador foi flagrado pleas câmeras de TV pedindo aos seus jogadores para que dessem 'porrada'.\ 'Estou surpreso pelo tamanho que tomou uma palavra que eu disse. Foi força de expressão do futebol. O que eu quis dizer era para o meu time chegar junto, não pedi para ninguém ser violento', defendeu-se o treinador, em entrevista ao SporTV.\

'O que eu disse foi para chegar junto. Em nenhum momento disse aquilo para eles serem violentos. Eu jamais vou mandar um jogador meu dar pontapé, quebrar a perna do outro', completou.

Na manhã desta segunda-feira, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, disse que o órgão analisará as imagens de TV e, caso seja comprovada a incitação à violência, o técnico pode pegar de um a dois anos de suspensão. “É um direito me julgar, mas eu vou ter o direito de me defender', encerrou Joel.

A diretoria do Flamengo segue em compasso de espera. Advogado rubro-negro, Michel Assef Filho garantiu que o clube carioca ainda não foi notificado sobre o assunto. “A procuradoria pode oferecer denúncia e aí o Flamengo vai ser intimado para defender o Joel. Até agora não recebemos nada. Mas se a procuradoria começar a punir qualquer coisa que aconteça no futebol vai ficar complicado. Isso aqui não é balé, ginástica.”

Técnico não adianta mudanças no Flamengo

Gazeta Press

Rio de Janeiro (RJ) - Além da preocupação com uma possível punição nos tribunais, o técnico do Flamento, Joel Santana, também tem outra dor de cabeça, pois o time continua em má fase e na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.\ Nesta quarta-feira, o time encara o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, e o treinador deverá mexer na equipe. Joel só não antecipa quais as peças que serão alteradas em sua equipe.\

Sem tempo a perder, a delegação do Flamengo seguiu direto de Santos para Curitiba nesta segunda-feira. O grupo só retorna ao Rio de Janeiro na próxima quinta. O sacrifício, de acordo com os jogadores, vale à pena para tirar o Rubro-Negro da parte de baixo da tabela do Brasileiro.

“Neste momento temos que nos unir e pensar apenas em ajudar o Flamengo. É um momento onde não podemos poupar esforços e nem ficar perdendo tempo criticando um ao outro. Só nós podemos tirar o Flamengo dessa situação”, afirmou o meia Ibson que, contra o Santos, fez sua reestréia pelo Flamengo.

PeléNet

Atacante Souza, do Fla, é suspenso por cinco jogos pelo STJD

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

O atacante Souza, do Flamengo, julgado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, pela Primeira Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), foi punido com cinco jogos de afastamento pela expulsão ocorrida no jogo contra o Grêmio, no último dia 22 de julho.

Atacante Souza perderá cinco jogos em razão da agressão ao meia gremista Tcheco

TRIBUNAL AMEAÇA JOEL SANTANA

"Esse resultado foi uma vitória para mim. Claro que eu queria ser absolvido e estar de volta o mais rápido possível, mas como existia a possibilidade de a punição ser maior, o resultado foi positivo", declarou o jogador, após a divulgação da sentença. Desta forma, ele estará apto a voltar à equipe no jogo entre Flamengo e Juventude, dia 23 de agosto, no Maracanã.

Souza estava inicialmente denunciado em dois artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): o 253, que fala sobre a prática de agressão física contra o árbitro, os auxiliares ou contra qualquer outro participante do evento desportivo, prevendo suspensão de 120 a 540 dias, e o 254, relacionado à prática de jogada violenta, com pena de duas a seis partidas de impedimento.

No entanto, o auditor-relator do caso, Rodrigo Castilho Ribeiro, após ouvir os argumentos da defesa, o depoimento de Souza e o da única testemunha, o goleiro Diego, também do Flamengo, desclassificou a primeira acusação para o artigo 258, que trata de atitude contrária à disciplina e à moral desportiva, prevendo afastamento de uma a dez partidas.

Os cinco votantes não decidiram pela mesma punição. Assim, depois de reunião para discutir as penas aplicadas por cada um dos auditores, apoiou-se a mudança de artigo em que o atleta foi denunciado (do 253 para o 258), aplicando-lhe dois jogos de suspensão. Já pela inclusão no 254, ele recebeu a pena de três partidas. O jogador já ficou ausente de um confronto pela expulsão diante do Grêmio.

"Foram fundamentais as provas que apresentamos [Tcheco falou, em entrevista após a partida, que "forçou" a expulsão do adversário] e os depoimentos, tanto o do Souza, quanto o do Diego", analisou, após o julgamento, o advogado de defesa do atleta, Michel Assef Filho.

O jogador do Flamengo já fora denunciado ao tribunal por agressão em junho. No dia 10 daquele mês, o atacante foi expulso do jogo entre sua equipe e o Figueirense depois de chutar um atleta oponente. No julgamento, a acusação foi descaracterizada para hostilidade (artigo 255) e ele pegou um "gancho" de dois jogos.

Joel Santana se defende e diz que não pede para time bater

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Ao tomar conhecimento de que pode ser indiciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por sua atitude à beira do gramado no fim do jogo entre Santos e Flamengo, no último domingo, o técnico Joel Santana tratou de se defender.

Já em Curitiba, onde a equipe enfrenta o Atlético-PR nesta quarta-feira, o treinador afirmou que, apesar de ter dito aos berros para o seu time "dar porrada" nos santistas, foi mal interpretado.

No fim da partida contra o Santos, em que o Flamengo foi derrotado por 3 a 0, Joel ficou irritado com a troca de passes do time adversário e foi flagrado pelas câmeras incitando seus comandados.

"Estou surpreso pelo tamanho que tomou uma palavra que eu disse. Foi força de expressão do futebol. O que eu quis dizer era para o meu time chegar junto, não pedi para ninguém ser violento", disse Joel Santana, ao Sportv.

O treinador se agarrou ao seu histórico, dizendo que seus times não são violentos e não levam muitos cartões. Neste último domingo, apenas Roger foi advertido com cartão amarelo e ninguém foi punido depois dos gritos de Joel.

"Não houve agressão. Não vou mandar meus jogadores darem pontapé em ninguém, tanto que ninguém levou cartão", se defendeu o comandante, aceitando o fato de um possível julgamento: "É um direito me julgar, mas eu vou ter o direito de me defender".

Globo Esporte

Paulinho está com um pé fora da Gávea

Na reserva, volante vai receber proposta do Maccabi Haifa nesta semana

Eduardo Peixoto

Paulinho está saindo da Gávea

Se a solução para os problemas defensivos do Flamengo era Paulinho, melhor esquecer. O volante está de fato rumo a Israel. A especulação sobre a transferência dele para o Maccabi Haifa acontece há quase um mês, mas, enfim, a proposta oficial vai chegar nos próximos dias.

O jogador está com vontade de se transferir para o exterior. Ele teve uma passagem pelo futebol do Qatar e, pela questão financeira, gostou. Agora, na reserva do Rubro-negro, Paulinho acha bastante conveniente a mudança para o Maccabi.

A proposta ainda não chegou nas mãos do jogador, mas, assim como a sondagem inicial, equivale ao dobro do salário que ele ganha na Gávea.

Nas últimas partidas, Paulinho foi preterido por Jaílton no time titular do Flamengo.

Advogado não crê em punição a Joel

Michel Assef Filho diz que linguagem do treinador com os atletas é comum no meio

Márcio Iannacca

Logo após atenuar a suspensão do atacante Souza, que poderia ter sido punido com 720 dias e pegou apenas cinco jogos de geladeira, o advogado Michel Assef Filho comentou o caso do técnico Joel Santana. O treinador deve ser indiciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva porque teria incitado à violência na beira do campo na partida entre Flamengo e Santos, no último domingo, na Vila Belmiro (assista ao vídeo ao lado).

Para o advogado, os treinadores costumam usar termos na beira do campo que são compreendidos pelos jogadores.

- Um técnico fora de campo tem uma linguagem própria. Ele e os jogadores se entendem. O Joel não estava incitando a violência. Após as frases dele na beira do campo, o time do Flamengo não bateu nos jogadores do Santos. Ele pode até ser chamado, mas nós vamos mostrar aqui que a intenção dele não foi a de gerar violência - diz Michel Assef Filho.

Michel Assef Filho (à esq.) conversa com Souza no julgamento no STJD

O advogado acredita que o fato de outros treinadores terem saído em defesa de Joel irá atenuar o caso. Segundo ele, caso Joel Santana seja julgado, outros técnicos serão chamados para testemunhar em defesa do comandante rubro-negro.

- Vou chamar o Vanderlei (Luxemburgo) e outros treinadores aqui. É uma coisa comum no futebol - analisa Assef.

Souza: 'Foi uma vitória'

Atacante respira aliviado ao ouvir o resultado do julgamento no STJD

Márcio Iannacca

GLOBOESPORTE.COM

Souza gosta do resultado final no STJD

O atacante Souza respirou aliviado ao ouvir o resultado do julgamento realizado nesta segunda-feira, pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogador, que poderia ser punido com até 720 dias, foi suspenso por cinco jogos, já tendo cumprido um. Com isso, vai desfalcar o Flamengo por apenas quatro partidas.

Mais tranqüilo, Souza parabenizou o advogado Michel Assef Filho e falou de sua suspensão.

- Me sinto mais aliviado. Ainda bem que a defesa me favoreceu. Foi uma vitória. Eu já queria estar jogando pelo Flamengo, mas faltam apenas quatro jogos de suspensão - diz Souza.

O jogador preferiu não falar do pedido da Primeira Comissão Disciplinar do STJD de indiciar o meia Tcheco, do Grêmio, por simular o lance com o camisa 9 rubro-negro e pela agressão a Souza. Para o atacante do Flamengo, a Justiça é quem irá dar o seu parecer em relação ao atleta do Tricolor gaúcho.

- Prefiro não falar disso - afirma

Botafoguenses absolvem Joel Santana

Técnico e jogador do Alvinegro não acreditam em incentivo à violência por parte do técnico

Gustavo Rotstein Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro entre em contato

Na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), acusado de incitação à violência na partida contra o Santos, no último domingo, Joel Santana encontrou defesa no Botafogo. Segundo componentes do grupo alvinegro, o técnico do Flamengo não agiu com má intenção.

- Não vi o jogo, mas quem jogou futebol sabe que existe um código de ética em campo para que não haja deboche do adversário quando o jogo estiver resolvido. Como ele sentiu que o time do Santos chegou no limite do menosprezo, falou aquilo como uma maneira de motivar a equipe e intimidar o adversário - analisa o técnico Cuca.

Para Túlio, as palavras de Joel Santana não tiveram intenção de incentivar a violência dos jogadores do Flamengo.

- Ele não é o primeiro a falar algo desse tipo. Vejo isso com naturalidade, ele deu azar porque a câmera flagrou. Foi um momento explosivo - diz

Reservas têm trabalho após derrota

Delegação do Flamengo já está em Curitiba, onde enfrenta o Atlético-PR, na quarta-feira

O time do Flamengo já está em Curitiba, onde enfrenta o Atlético Paranaense na próxima quarta, às 21h45, na Arena da Baixada. Na primeira atividade na capital paranaense, apenas os reservas (Marcelo Lomba, Egídio, Rodrigo Arroz, Paulinho, Léo Lima, Maxi Bianccuchi, Leonardo e Paulo Sérgio) e o goleiro Bruno participaram do treino físico na Vila Olímpica do Boqueirão.

Os outros jogadores, que foram titulares na derrota de 3 a 0 para o Santos, permanaceram no hotel fazendo relaxamento muscular.

Luxa: 'Também mando chegar junto'

Treinador santista minimiza polêmica sobre ordem de Joel Santana a flamenguistas

Normalmente, o técnico Vanderlei Luxemburgo, do Santos, condena a violência no futebol e fica revoltado quando um jogador seu é agredido. No entanto, o treinador alvinegro não quis aumentar a polêmica sobre o pedido do colega Joel Santana aos jogadores do Flamengo no último domingo, na Vila Belmiro. O comandante rubro-negro foi flagrado pelas câmeras mandando "dar porrada" nos santistas. O Peixe venceu por 3 a 0.\ Para Luxa, esse tipo de ordem é normal e quando um treinador usa a palavra "porrada" não quer dizer que ele esteja pregando a violência.\

- Isso é normal. É coisa do futebol. Eu também peço aos meus jogadores que cheguem forte nas divididas - afirma.

Luxemburgo, porém, garante que jamais mandou um jogador seu agredir o adversário.

- Eu mando jogar duro, mas nunca peço para quebrar o adversário - afirma.

Em um programa de mesa redonda da "TV Gazeta", no domingo à noite, o técnico do Santos voltou a defender a postura de Joel Santana:

- O Joel mandou pegar, chegar junto, mas não para quebrar ou machucar os meus atletas. Eu faria o mesmo que ele fez, pois o meu time passou a tocar a bola de lado, menosprezando o adversário, e sem objetividade, somente para a torcida gritar olé. A melhor maneira de respeitar o adversário é marcar mais gols, golear e jogar ofensivamente. E não ficar fazendo frescura com a bola

STJD ameaça punir Joel por mandar bater

Procurador geral diz que técnico do Fla pode receber pena de até dois anos de suspensão

A ordem para bater nos jogadores do Santos poderá custar caro ao técnico do Flamengo, Joel Santana. Em entrevista ao progama "SporTV News", na noite de domingo, o procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, disse que o treinador poderá pegar até dois anos de suspensão (assista no vídeo ao lado).

Durante a partida, que o Peixe venceu por 3 a 0, Joel foi flagrado mandando o time carioca bater nos atletas do adversário. Segundo Schmidt, o técnico responderá por ter "incitado publicamente a prática de infração", como diz o artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A pena é de um a dois anos de suspensão.

- Vamos requisitar as imagens do jogo, contendo essas ordens aos atletas para cometerem a violência, e oferecer denúncia imediata, na próxima semana, por violação do artigo 279 - diz o procurador.

Em entrevista ao programa "Redação SporTV", na manhã desta segunda-feira, Joel se defendeu e mostrou-se surpreso com a possibilidade de ser julgado no STJD:

- Foi uma palavra mal colocada, uma força de expressão. Não quis mandar ninguém do meu time ser violento, tanto que nenhum jogador deu pontapé ou recebeu cartão - diz.

O treinador afirmou ainda que não teme ficar marcado por causa do flagra.

- Não nego que falei, mas foi uma palavra indevida. Quem é do futebol sabe que isso acontece. Não vou sujar minha carreira por causa disso.

O STJD tem utilizado com freqüência imagens de televisão para punir profissionais no futebol. Em 2005, por exemplo, o meia Felipe pegou dois meses de suspensão por ter agredido o volante Marcos Mendes, do Campinense, durante uma partida do Fluminense pela Copa do Brasil. O soco não foi relatado pelo árbitro Rodrigo Cintra na súmula, mas o jogador acabou punido por causa do vídeo da partida.

Apoio de Luxemburgo

O técnico do Santos defendeu a postura do colega de profissão. Na entrevista coletiva após a partida(assista ao vídeo ao lado), Vanderlei Luxemburgo disse que também manda seus jogadores "chegarem junto". Ao programa de mesa redonda da "TV Gazeta", Luxa também criticou a atitude de seus jogadores:

- O Joel mandou pegar, chegar junto, mas não para quebrar ou machucar os meus atletas. Eu faria o mesmo que ele fez, pois o meu time passou a tocar a bola de lado, menosprezando o adversário, e sem objetividade, somente para a torcida gritar olé. A melhor maneira de respeitar o adversário é marcar mais gols, golear e jogar ofensivamente. E não ficar fazendo frescura com a bola.

Lance

Souza, do Fla, é suspenso por cinco partidas

Jogador foi punido por sua expulsão contra o Grêmio

Souza não enfrenta o Atlético-PR nesta quarta-feira (Crédito: Hugo Perruso)

O atacante Souza, do Flamengo, foi punido na tarde desta segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por sua expulsão contra o Grêmio. Ele pegou cinco jogos de suspensão, tendo já cumprido um - a suspensão automática.

Na ocasião, o atacante deu uma cotovelada no apoiador Tcheco, foi expulso e na saída do campo ainda deu mais um tapa no adversário. Por essas agressões, o jogador foi julgado em dois artigos: 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) e 254 (praticar jogada violenta).

Cinco auditores votaram e optaram por desclassificar o jogador do artigo 253 passado para o de número 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva), aplicando assim dois jogos de suspensão ao jogador. No 253, Souza poderia ser suspenso do futebol de 120 a 720 dias.

Pelo artigo 254, Souza foi punido por mais três partidas, totalizando cinco.

O atacante do Flamengo já cumpriu um jogo - contra o América-RN - e desfalca o clube pelos próximos quatro jogos:

Atlético Paranaense, na próxima quarta-feira, na Kyocera Arena

Náutico, no próximo sábado, no Maracanã

Fluminense, em 16/8, no Maracanã

Palmeiras, em 19/8, no Parque Antarctica

Advogado do Fla diz que caso de Joel Santana é simples

Michel Assef Filho acredita que treinador do Flamengo não será punido

LANCEPRESS!

O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, disse nesta segunda-feira, após o julgamento que decretou a suspensão do atacante Souza por cinco partidas, que não acredita numa punição severa para o técnico Joel Santana. O treinador mandou seus jogadores baterem nos atletas santistas na última partida do clube e teve seus gritos captados pela transmissão da televisão.

- Acredito que é um caso simples. Não foi nada violento, tanto que nenhum jogador do Flamengo começou a bater nos adversários depois disso. Se começassem a agredir os jogadores do Santos seria bem mais complicado - explicou.

Jovens terão a ajuda de Fabio Luciano no Fla

Novo reforço rubro-negro chega disposto a ajudar seus companheiros

LANCEPRESS!

Fábio Luciano é a esperança da torcida rubro-negra para que os problemas da defesa sejam sanados. O zagueiro, recém-contratado pelo Flamengo, espera trasmitir para os jogadores mais jovens sua experiência e, com isso, melhorar o desempenho de seus companheiros:

- Vou estar sempre disposto a ajudar. Procuro passar minha experiência para os jogadores mais jovens e fazer de tudo para que eles se sintam à vontade do meu lado - disse à Radio Tupi.

Fábio Luciano, que não entra em campo desde abril, quando defendia o Colônia, da Alemanha, está recuperando a forma física e deve ter condições de jogo dentro de 15 dias.

Campanha do Fla até agora é igual a do Brasileirão de 2005

A única diferença é que agora são apenas duas vitórias contra três de 2005

Edgard Maciel de Sá

A julgar pelos números do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2007 até agora, o torcedor rubro-negro tem muitos motivos para ficar preocupado. Por enquanto, a campanha do time da Gávea é bem semelhante a do Brasileirão de 2005, quando o time se viu bem perto do rebaixamento e foi salvo por Joel Santana com seis vitórias e três empates nas últimas nove partidas.

De volta ao comando do time, Joel vê o Fla com os mesmos 12 pontos em 13 jogos como na competição de dois anos atrás. Até o saldo negativo de sete gols é igual. A única diferença é que agora o clube tem apenas duas vitórias contra três do ano retrasado, o que é negativo para o Rubro-Negro, já que o número de triunfos é o primeiro critério de desempate da competição.

A torcida não espera a hora de ver Joel e o time repetindo o desempenho das últimas nove partidas de 2005, quando a equipe conquistou 21 dos 27 pontos possíveis, com um aproveitamento de 78%, conseguindo escapar até com folgas do descenso e terminando o Brasileirão daquele ano na 15º colocação.