Notícias

Clipp 7/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla começa hoje a negociar com Bruno um contrato de cinco anos

Animado, goleiro diz sonhar com estabilidade e identificação no futebol

Legenda da foto: BRUNO NA pré-temporada: o goleiro quer retribuir o Fla com títulos

Carlos Eduardo Mansur

TERESÓPOLIS. Se as negociações que recomeçam hoje confirmarem a provável renovação de contrato por cinco anos, o goleiro Bruno estará se transformando num marco da história recente do Flamengo. Para mantê-lo, o clube acertou em dezembro o pagamento parcelado em dez vezes de cerca de três milhões de euros (aproximadamente R$7,5 milhões) aos investidores que detinham seus direitos. O valor transforma o jogador no maior investimento do Flamengo para a aquisição de um atleta desde a era ISL, encerrada em 2001.

Com a aquisição de Bruno, o Flamengo entende ter conquistado mais do que um patrimônio - permitindo que o rubro-negro seja ressarcido em eventual negociação. Mas conta, sobretudo, a certeza de ter um jogador mais estável emocionalmente. Desde que chegou ao Flamengo, em 2006, Bruno só fez contratos de seis meses, por decisão dos investidores.

- Eu ia dormir preocupado com o dia seguinte. A cada seis meses tinha uma discussão de contrato. Não tinha sossego e isso só me fez mal - diz.

Joel começa a montagem do time na quinta

O goleiro, neste período, virou exemplo de uma nova realidade do futebol. E ganhou uma visão crítica do que representa pertencer a investidores:

- Um jogador de linha até pode estar bem num clube e achar positivo aproveitar uma oportunidade de negociação. O goleiro é diferente, precisa de identificação. O jogador, no entanto, deve ficar atento. O investidor injeta dinheiro e quer retorno. Às vezes, isto não beneficia o jogador, mas a empresa que tem os direitos.

- Agora, ele vai ter a cabeça no lugar para mostrar, por mais tempo, que é o melhor do Brasil - vibra o vice de futebol, Kleber Leite.

Se renovar o contrato, Bruno passa a viver nova realidade. Pensa em ficar cinco anos no Flamengo, mas sabe dos atraentes números do mercado internacional.

- Minha cabeça é o Flamengo e este contrato longo. Mas não dá para bater de frente com o mercado europeu. Se acontecer algo para mim e para o Flamengo, tudo bem. Mas penso em dar retorno ao clube com conquistas - diz Bruno, antes de falar sobre a negociação do novo contrato. - Depende da conversa de amanhã (hoje). A proposta do Flamengo é boa e tem tudo para dar certo. Mas no futebol as coisas só estão garantidas quando você assina.

Ontem, o Flamengo recebeu a visita de Espanhol, campeão estadual em 1963. Hoje, ele é auxiliar técnico de Luis Aragonés na seleção da Espanha.

O técnico Joel Santana prevê começar amanhã o trabalho com bola e a montagem do time. Na quinta-feira, o Flamengo faz jogo-treino contra a seleção da Nicarágua.

VAMOS VOTAR NO RUBRO-NEGRO JUVENAL? ELE CORRIA COM A CAMISA DO MENGÃO POR BAIXO DA FARDA

O MELHOR DO RIO: Desengonçado, só parado pelas dores no joelho, o Garrincha do Turfe é um rubro-negro genial

Lá vem o Juvenal, o pentacampeão da Gávea

Aposentado desde 2002, o maior vencedor do GP Brasil hoje cria gado e vive com a família no sertão alagoano

MONTANDO FLYING Finn, Juvenal é ovacionado ao ganhar o GP Brasil pela quinta e última vez, em 1990

Marco Aurélio Ribeiro

Assim como a seleção brasileira de futebol, Juvenal Machado da Silva é pentacampeão. É o recordista de vitórias no GP Brasil e levantou a taça com Aporé (1979), Gourmet (1982), Grimaldi (1986), Bowling (1987) e Flying Finn (1990). Com mais de quatro mil vitórias na Gávea, seis estatísticas e duas temporadas de grande sucesso em Cidade Jardim (SP), hoje ele cuida da família, dos netos e do gado em suas terras na cidade de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas. Continua alegre, como sempre. Acompanha as corridas, sofre com o Flamengo e se preocupa com a situação do país. Do turfe, sente saudade dos amigos e das grandes conquistas em 31 anos de carreira.

Ele começou a montar na Gávea em 1971 e obteve a primeira vitória com a égua Eringa, no dia de seu aniversário: 15 de novembro.

Juvenal foi um caso à parte na história do esporte. Chamado de gênio, Garrincha do Turfe, Mestre e outras denominações, encantou o público turfista nesta carreira vitoriosa. Alguns tentavam explicar o sucesso do alagoano com teorias científicas. Diziam que ele havia encontrado o ponto certo de equilíbrio dos cavalos e que o jeito desengonçado em cima dos corredores era a combinação perfeita entre homem e animal.

A verdade é que Juvenal deixou saudades e até hoje é constantemente lembrado. Foi um marco e todos os que o acompanharam durante 31 anos jamais vão esquecer das direções monumentais e do slogan do locutor Ernani Pires Ferreira: "Lá vem o Juvenal".

Votação até sexta nas urnas da Gávea ou pela internet

Em 2004, quando se passaram 25 anos de sua primeira vitória no GP Brasil, com Aporé, foi homenageado pelo Jockey Club Brasileiro, ao lado de Luiz Rigoni. Em maio passado, foi a vez do Jockey Club de São Paulo se lembrar do campeão que compareceu, mesmo com duas costelas quebradas. Dias depois, reviu amigos no Rio, quando veio para a formatura de um sobrinho.

O alagoano parou de montar em março de 2002, aos 47 anos, depois de 31 dedicados à profissão e mais de 4.000 vitórias na carreira. Como já havia planejado, mudou-se definitivamente para Delmiro Gouveia (AL), onde passou a cuidar de suas duas fazendas, um rebanho de gado e uma churrascaria na cidade.

Torcedor fanático do Flamengo, deixou as pistas e uma rivalidade cultivada com seu amigo, o botafoguense Jorge Ricardo, que três anos depois também abandonaria as raias cariocas para montar com amplo sucesso na Argentina. Juvenal virou, segundo suas próprias palavras na época, "vaqueiro e empresário".

O jeito simples, engraçado e sempre feliz foi a marca registrada deste alagoano, que colecionou amigos durante os longos anos na Gávea. Sofreu algumas lesões em virtude de quedas e teve um problema mais sério no joelho direito. Mais perto da aposentadoria, dificuldades para manter o peso afligiam o grande campeão. Como nunca foi de dispensar um bom churrasco e, vez por outra, uma cervejinha, ficava cada vez mais difícil encarar a balança. Somando a isso às lesões veio a decisão de parar de montar definitivamente.

Juvenal pensou, em determinado momento, em seguir a profissão de treinador, mas preferiu mesmo curtir o sertão ao lado da família, sem dispensar o churrasco de fé e a "loura gelada".

O perfil de Juvenal Machado da Silva foi o segundo da lista de cinco pilotos selecionados nesta eleição do melhor jóquei de todos os tempos do turfe carioca. Ricardinho foi o primeiro.

www.oglobo.com.br/esportes

COPA SÃO PAULO

Os clubes cariocas estrearam com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ontem, o Vasco derrotou o Paysandu, por 1 a 0, pelo Grupo S. No sábado, o Flamengo goleou o Nacional-AM, por 4 a 0, pelo N. Já o Fluminense venceu o Mogi Mirim, por 2 a 0, pelo O. O tricolor enfrenta hoje (16h) o Gurupi.

FLA VENCE NO BASQUETE

O Flamengo derrotou o Lajeado (RS) por 83 a 69, fora de casa, ontem, na rodada de abertura do Campeonato Nacional Masculino de Basquete. Amanhã, o rubro-negro enfrenta o Joinville (SC) fora de casa.

Jornal dos Sports

Enfim, o grande dia no Fla

Depois de um mês de negociações, a diretoria deve anunciar hoje a renovação do goleiro Bruno

Thiago Bokel

Mesmo sem contrato, Bruno viajou com grupo para Teresópolis, onde o Fla realiza pré-temporada

Nem a chuva que caiu ontem em Teresópolis foi capaz de tirar a felicidade do técnico Joel Santana. Depois de muita indefinição, finalmente chegou o dia de o treinador respirar aliviado. Assim como antecipou o JORNAL DOS SPORTS na edição da última sexta-feira, dia 4, o goleiro Bruno deverá assinar a renovação do seu contrato com o Rubro-Negro hoje.

Apesar de já estar tudo acertado, com o Flamengo se dispondo a pagar 2,5 milhões de euros ao fundo de investimentos MSI, para ficar com 80% dos direitos econômicos de Bruno e tê-lo sob contrato pelos próximos cinco anos, o vice de futebol, Kleber Leite, ainda se mostrava cauteloso. Após o treino de ontem pela manhã, na Granja Comary, o camisa 1 rubro-negro acabou entregando:

"Amanhã (segunda-feira) devemos acertar tudo. Não vejo a hora de acabar com essa novela. Vou ficar mais tranqüilo e a torcida do Flamengo também. Vai correr tudo bem. Faltam ser resolvidos pequenos detalhes apenas", adiantou Bruno.

A euforia pela renovação é tão grande, que ele já faz planos bem ousados para esta temporada. Além da Copa Libertadores, competição mais importante do ano, o Flamengo irá disputar também os campeonatos Carioca e Brasileiro.

"O nosso objetivo é ganhar tudo este ano. Temos a força do ano passado, somada com os novos reforços e a união que este grupo já possui. Se usarmos a mesma responsabilidade de 2007 neste ano, iremos longe", previu o goleiro.

Desde o final do Brasileiro do ano passado, Kleber Leite já tratava a negociação com Bruno como a mais difícil de todas. Mas a renovação do jogador era considerada como carro-chefe pelo dirigente para esta temporada. E o homem-forte do futebol rubro-negro teve que trabalhar muito para conseguir convencer os investidores a ceder o goleiro. O MSI parecia irredutível, pois queria vendê-lo para o mercado europeu. O que pesou, no final das contas, foi o desejo de Bruno em permanecer na Gávea.

Muitos clubes se mostraram interessados nele. O que esteve mais perto de tirá-lo do Flamengo foi o Milan. Havia, inclusive, a possibilidade de o clube italiano repassá-lo ao Fluminense por seis meses, o que foi rejeitado incisivamente por Bruno. Agora, finalmente, o último capítulo desta novela está próximo de um final feliz para o goleiro, a torcida e para o próprio Flamengo.

Jônatas será apresentado nesta segunda-feira

Além da renovação de Bruno, o dia promete ser bom em outros aspectos para o Flamengo. Com a chegada do empresário Eduardo Uram da Europa, deve vir também a liberação do Espanyol para que finalmente o cabeça-de-área Jônatas possa ser apresentado oficialmente como jogador rubro-negro.

Anunciado logo após o Natal, a expectativa era que meio-campista vestisse a camisa do Flamengo no dia em que o cabeça-de-área Gavilán e o atacante Éder foram apresentados. No entanto, com a demora para a papelada do clube catalão chegar, Kleber Leite preferiu adiar a cerimônia para hoje.

Outra novidade que poderé pintar é o novo atacante que seria contratado para formar dupla com Souza. Diego Tardelli, do São Paulo esteve muito próximo do acerto, mas as negociações esfriaram na semana passada. O Jogador, no entanto, ainda não foi descartado pelo dirigente rubro-negro. Hoje também será apresentada uma proposta para o atacante Ronaldo poder vir para o Flamengo. A diretoria tenta convencer o Milan a liberar o jogador gratuitamente.

Não será surpresa também se Kleber anunciar um outro nome para o ataque. O dia promete ser longo para a torcida rubro-negra.

Reforços não preocupam Toró

Quando chegou ao Flamengo em 2006, o apoiador Toró uma das grandes apostas da diretoria. Depois de ganhar a oportunidade de ser titular nas finais da Copa do Brasil daquele ano, ele foi relegado à reserva e algumas vezes nem chegava a disputar os coletivos.

Com a chegada do técnico Joel Santana, no meio do ano passado, o jogador recebeu novamente uma oportunidade e correspondeu à altura, sendo titular na reta final do Brasileiro. As boas atuações o credenciaram, tanto que ele foi chamado para a Seleção olímpica, que Dunga convocado para disputar um amistoso contra os melhores do campeonato de 2007.

Com as contratações de Kleberson, Gavilán, Jônatas e Marcinho, o apoiador novamente terá que lutar muito para permanecer entre os titulares. O fato, no entanto, não chega a preocupá-lo: "O Flamengo precisa de jogadores de qualidade mesmo. Assim é bom que teremos um time forte para todas as competições que formos disputar. Todos terão uma oportunidade e vou correr atrás do meu espaço", prometeu Toró, que sabe da importância de mostrar serviço logo na pré-temporada.

"Começarei do zero novamente e não tenho qualquer vantagem pelo fato de que já estava aqui. Na verdade, isso é até bom, pois não poderei relaxar. Preciso provar ao Joel que posso jogar. Sei que será difícil, só que aprendi com tudo o que passei e sei que não se pode deixar a bola cair", avaliou o jogador, que conquistou o treinador rubro-negro pelo vigor físico que apresentou na temporada passada.

Ronaldo Angelim luta para continuar na equipe

Com a contratação do zagueiro Rodrigo, um jogador em especial está perto de perder sua condição de titular: Ronaldo Angelim, que começou jogando em quase todos as partidas da temporada passada, deverá ser sacrificado para a entrada do novo reforço. Mas o jogador prefere não entregar os pontos assim tão facilmente.

"Isso não me incomoda. Acaba me motivando ainda mais. O Joel pode optar também por três zagueiros, o que seria mais fácil para mim. Ele é um treinador inteligente e vai saber optar pelo que for melhor para o time. Estou trabalhando pelo meu espaço e tenho me esforçado muito para estar pronto quando for preciso. Quem ganha com isso é o Flamengo, que terá a certeza de contar com grandes jogadores em seu elenco", explicou Angelim.

Amistoso com a Nicarágua  Antes do jogo-treino com a seleção do Benin, no próximo domingo, o Flamengo iniciará sua preparação técnica para a estréia no Campeonato Carioca contra a seleção da Nicarágua, na quarta-feira, às 15, na Granja Comary. Esta deverá ser a primeira atividade com bola do grupo na temporada.

Joel Santana espera ver Ronaldo no Fla em 2008

O técnico Joel Santana, assim como todos os rubro-negros, está na expectativa de ver o craque Ronaldo vestir a camisa do Flamengo em 2008. O treinador rubro-negro acredita que se o 'Fenômeno' quiser realmente jogar no Fla, entao isso deverá acontecer mais cedo ou mais tarde.

"O mais importante é saber se ele quer realmente vir para o Flamengo. O resto se resolve", disse Joel. O 'Natalino' garantiu que o Clube de Regatas do Flamengo tem toda a condição possível de recuperar o futebol de Ronaldo.

"O fator principal disso tudo é que o nosso grupo de trabalho é muito bom, temos o melhor departamento médico do Brasil. Queremos resgatar tudo que o Ronaldo representa para o Brasil. É um grande jogador e um grande atleta", comentou Joel em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Que venha o Carioca!

O técnico do Fla espera com ansiedade pelo início do Campeonato Carioca. Na opinião do treinador, esta edição do Estadual do Rio de Janeiro será especial e de alta qualidade.

"Esse Campeonato Carioca será o grande ponto de referência para o resto do ano. Será um Campeonato Carioca diferente, porque é a primeira vez que o Flamendo tem a chance de igualar o numero de titulos do Fluminense. Todas as equipes estão se preparando e reforçando seus times", disse o comandante do Rubro-Negro.

Fla TV em teste

O torcedor rubro-negro já pode conferir o que acontece nos bastidores do Flamengo. Neste sábado, quem acessasse a página do Flamengo no site oficial do clube (www.flamengo.com.br), já vislumbrava a versão inicial do projeto da Fla TV. Até pelo fato de ainda estar em testes, o Rubro-Negro pede para quem visualizar o canal, enviar críticas e sugestões para melhorar o conteúdo. A previsão é de que a Fla TV entre no ar na sua versão oficial a partir do dia 15 deste mês.

Mengão começa em grande estilo

De virada, o Flamengo vence por 83 a 69 o Univates na estréia no Nacional de Basquete

Pedro Ivo Almeida

Com 28 pontos, mais uma vez Marcelinho foi um destaque do Fla

O Flamengo iniciou sua caminhada rumo ao título do Campeonato Nacional de Basquete com a "mão direita". Comandados pelo ala Marcelinho, cestinha da partida com 28 pontos, o atual campeão estadual venceu o Univates/Bira por 83 a 69 (44 a 38), na tarde de ontem, no ginásio do Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado, interior gaúcho.

Empurrados por aproximadamente três mil torcedores que lotaram o ginásio e se aproveitando do nervosismo  inicial que tomou conta do time carioca, a equipe da casa impôs um ritmo forte de jogo e com uma boa pontaria nos arremessos de média e longa distâncias o time gaúcho fechou o primeiro quarto vencendo por 27 a 22.

O segundo quarto começou e o Flamengo ainda sentia dificuldades de furar o bloqueio da defesa adversária, mas a partir da metade do segundo quarto o time se acertou e com um volume maior de jogo mostrou porque era considerado favorito. Com a entrada de Duda, que esteve muito bem na marcação, e Wagner, que apesar do pouco tempo em quadra (o pivô saiu com um corte no supercílio) foi peça importante na reação, o Rubro-Negro passou a frente do placar e fechou a primeira metade do jogo em 44 a 38.

Na volta do intervalo o time do Sul não conseguiu repetir a boa atuação do início  e com isso os comandados de Paulo Chupeta abriam um diferença cada vez maior no marcador. O último período  começou com o Flamengo liderando por 62 a 55.

Liderando o placar e com uma clara superioridade técnica em quadra, os flamenguistas fizeram um último quarto de partida muito bom, aumentando a vantagem e fechando o jogo em 83 a 69.

Mesmo com a vitória o técnico Paulo Chupeta acredita que o time ainda tem o que melhorar."Não começamos bem a partida e deixamos o adversário terminar o primeiro quarto com cinco pontos na frente. No segundo período, nos recuperamos e começamos a abrir vantagem para fechar com 14 pontos de diferença. Ainda temos que acertar alguns detalhes para o restante da competição."

LAJEADO 69 X 83 FLAMENGO

LAJEADO\ Fernando (12), Léo (5), Audrei (18), Thulius (15) e B.A (4). Entraram: Márcos (4), Ildes(11), Cristian, Márcio, Buboltz, Gil e Langsdorff.\ Técnico: Clairton Waccholz\

FLAMENGO\ Fred, Hélio (11), Marcelinho (28), Coloneze (7) e Alírio (12); Entraram: Duda (12), Wagner (2), Amiel (9) e Maicon (2).\ Técnico: Paulo Chupeta\

Local: Ginásio de Lajeado (RS)\ Árbitros: José Pelissari, Enaldo Batista e Benedito Carvalho.\

Marcelinho dá show na estréia rubro-negra

Assim como no Campeonato Estadual, o ala Marcelinho foi o grande nome do Flamengo na partida. Autor de 28 pontos no jogo, mais de um terço do total de sua equipe, o jogador, tricampeão pan-americano pela seleção brasileira, mostrou porque é imprescindível para o seu time ao evitar um resultado pior no primeiro período de partida, quando nada dava certo para o rubro-negro, ao anotar 15 pontos e não deixar que o Univates/Bira se distanciasse no placar. E também foi fundamental na reação flamenguista ao comandar o seu time com tiros certeiros de dois e três pontos, além de obter um excelente aproveitamento de 100% nos lances-livres, foram oito no total.

E ao contrário do que muitos imaginam, o experiente jogador também teve uma atuação muito boa na defesa. Ele ajudou seus companheiros com três rebotes e cinco recuperações de bola e cometeu apenas dois erros durante toda a partida.

Amanhã, o Rubro-Negro enfrenta o Joinville, às 20h, fora de casa.

O Iguaçu Basquete não teve uma boa estréia e foi derrotado por 94 a 42 pelo Joinville, ontem, na cidade de Santa Catarina. Amanhã, a equipe da Baixada Fluminense enfrenta o Univates, na cidade de Lajeado (RS).

O Dia

7/1/2008 01:28:00

Fla: Final feliz para Bruno

Goleiro deve assinar hoje contrato que garantirá permanência por cinco anos

Rio - O Flamengo deve colocar um ponto definitivo, hoje, na novela que tem o goleiro Bruno como personagem principal. A expectativa é a de que o contrato finalmente seja renovado, com um final feliz para todas as partes envolvidas na negociação.

Por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6,5 milhões), o Flamengo vai comprar 75 por cento dos direitos econômicos do goleiro. Dessa forma, estará assegurada por mais cinco anos sua permanência no clube da Gávea.

“Sem dúvida, isso vai lhe trazer mais tranqüilidade para trabalhar. É o que o Bruno sempre quis na vida”, afirmou o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, aliviado com o desfecho do caso do jeito com que sonhava desde o ano passado, quando o goleiro quase teve que se desligar do Rubro-Negro.

Mesmo sem contrato, Bruno se apresentou ao técnico Joel Santana e segue treinando com o time. Agora, ele finalmente vai deixar essa preocupação de lado.

“Acredito que tudo vai terminar muito bem pata todos os lados. Vamos acabar logo com essa novela. Ainda há pequenos detalhes que precisam ser resolvidos, mas espero que isso acabe logo, de uma vez por todas” afirmou Bruno, ansioso pela assinatura de seu novo contrato.

A proposta do Flamengo é a que Bruno queria ouvir. O goleiro, que passou as férias em Minas Gerais, nunca pensou em abandonar o Flamengo. De volta ao trabalho, e com o contrato praticamente assinado, Bruno, ídolo da torcida, pensa somente em se destacar no gol do time da Gávea, mais uma vez.

“Meu objetivo é ser campeão de todas as competições. Temos a força do ano passado, com união e responsabilidade. Se este ano fizermos a mesma coisa, vamos muito longe”, disse o goleiro rubro-negro.

MAU TEMPO NA GRANJA

Por causa do esforço físico a que se submeteram ontem os jogadores e, também, devido às fortes chuvas em Teresópolis, o time não vai treinar hoje de manhã na Granja Comary.

Nicarágua, o primeiro desafio

Os jogadores do Flamengo ainda não viram a cor da bola nos treinos. Mas têm um encontro com ela pra lá de importante: quinta-feira, às 15h, o time enfrentará a seleção da Nicarágua, na Granja.

Será a primeira oportunidade para Joel Santana ver em ação os jogadores, que por enquando foram submetidos só a exercícios. Outro jogo está marcado para domingo, com a seleção de Benin.

A estréia no Estadual será no dia 20, contra o Boavista. Portanto, é hora de mostrar serviço. “Chegaram alguns jogadores e todos sabem que só vai jogar quem estiver bem. Isso estimula a preparação e quem sai ganhando é o Joel, que passa a ter mais opções. O pensamento é de conquistar títulos e, para isso, é preciso estarmos bem preparados e motivados”, disse Toró, que superou as críticas e terminou o ano como titular.

Gazeta Esportiva

Flamengo agenda jogo-treino contra seleção da Nicarágua

Teresópolis (RJ) - O Flamengo confirmou neste domingo que disputará um jogo-treino contra a seleção de Nicarágua na quinta-feira, como parte da preparação do clube na Granja Comary, em Teresópolis. O Rubro-negro também tem outro duelo confirmado, no próximo domingo, quando encara a seleção de Benin.\ Os dois jogos-treinos serão usados para Joel Santana observar o comportamento técnico e tático da equipe, já que está priorizando a parte física neste início de pré-temporada. O meio-campista Toró aprovou a iniciativa do clube de agendar duelos contra seleções.\

“Chegaram alguns jogadores e todos sabem que só vai jogar quem estiver bem. Isso estimula a preparação e quem sai ganhando é o Joel, que passa a ter mais opções. O pensamento é de conquistar títulos e, para isso, é preciso estar bem preparados e motivados”, afirmou o jogador.

Neste domingo, o Flamengo realizou treino em dois períodos, priorizando o aspecto físico. O elenco voltará aos trabalhos na tarde de segunda-feira.

PeléNet

Bruno vê Flamengo como um "papa-títulos" em 2008

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

No balanço geral, pode-se afirmar que o Flamengo viveu um bom ano de 2007. O título estadual e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro acabaram apagando a precoce eliminação da Copa Libertadores pelo Defensor-URU, ainda nas oitavas-de-final.

Só que apenas isso não é considerado satisfatório pelo goleiro Bruno. Sedento por conquistas, ele vislumbra uma temporada muito mais vitoriosa e projeta um time que vai dar o que falar. Um verdadeiro "papa-títulos".

"Esse grupo é forte e já mostrou isso. Com os reforços ficou ainda melhor. O Joel (Santana, treinador) vai montar uma equipe com o único objetivo de ser campeão. E é isso que queremos também. Sendo assim, temos de buscar isso desde a primeira até a última competição", ressaltou.

Bruno reconheceu ainda que o Flamengo, pelo futebol apresentado na reta final do Brasileiro, teve sua responsabilidade aumentada. "Com certeza. Agora vão cobrar muito mais, pois a imagem que ficou da gente é vencedora", admitiu o arqueiro, dividindo, porém, o peso com todos os rubro-negros.

"A responsabilidade da torcida também é bem maior depois de todo o apoio que nos deu ano passado e que deu muito certo. Eles têm de manter isso. Mas tenho certeza que farão, pois estão sempre ao nosso lado", afirmou.

Negociações no Flamengo recomeçam nesta segunda-feira

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Após um fim de semana de folga, as negociações voltarão à pauta do Flamengo nesta segunda-feira. E são muitas as pendências a serem devidamente solucionadas pela diretoria, a começar pela apresentação de Jônatas, que foi adiada.

Situação de Jônatas ainda não foi resolvida

De acordo com o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite, o Espanyol-ESP, dono dos direitos federativos do volante, ainda não enviou o restante da documentação para que empréstimo por 18 meses seja sacramentado.

"Faltam coisas a serem resolvidas. Mas são detalhes. Temos tempo para isso ainda. O primeiro jogo é só dia 20 (contra o Boavista, no Maracanã, pelo Estadual do Rio de Janeiro)", disse o dirigente.

Apesar de não ter a situação regularizada, Jônatas vem treinando normalmente com seus companheiros, na Granja Comary, em Teresópolis, onde está sendo realizada a pré-temporada.

Além dos problemas com o volante, a cúpula rubro-negra tem uma lista de pendências a serem resolvidas, como a renovação de contrato por mais cinco anos do goleiro Bruno (o que deve acontecer até quarta-feira) e a contratação de um atacante, que pode ser Ronaldo, do Milan, ou Diego Tardelli, do São Paulo.

Primeiro teste do Fla será contra a seleção da Nicarágua

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Os jogadores do Flamengo farão um jogo-treino contra a seleção da Nicarágua, nesta quinta-feira, às 15h (horário de Brasília), na Granja Comary, em Teresópolis (local da pré-temporada rubro-negra), Região Serrana do Rio de Janeiro.

Este será o primeiro teste da equipe rubro-negra nesta temporada. Por enquanto, os atletas estão apenas treinando a parte física. A tendência é que os trabalhos com bola comecem na terça ou quarta-feira.

Inicialmente, o Flamengo teria como primeiro adversário a seleção de Benin. Porém, este duelo será disputado no próximo dia 13, na parte da manhã, também na Granja Comary.

O Rubro-Negro estréia no Campeonato Estadual diante do Boavista, no próximo dia 20, no Maracanã. A primeira partida pela Copa Libertadores será realizada em de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi-PER, no Peru.

Jogadores do Fla avaliam cansativa rotina de treinos físicos

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Tem sido muito cansativa a rotina dos jogadores do Flamengo na pré-temporada, realizada na Granja Comary, em Teresópolis. Longe da bola, o grupo rubro-negro vive a desgastante rotina de musculação pela manhã e treino físico no campo à tarde.

"Essa é a parte mais chata. Cansa muito", avaliou o volante Toró, reconhecendo, portanto, que se trata de um sofrimento necessário. "Mas sabemos que temos de passar por isso para que possamos manter uma boa condição durante todo o ano".

O zagueiro Ronaldo Angelim segue a linha do companheiro e ainda ressalta o desejo de reencontrar a bola o mais rápido possível.

"Agora é isso mesmo. É só físico. Não é muito legal, mas é necessário. Compensa na frente. Mas confesso que já sinto falta de treinar com bola", frisou.

Mas todo este sofrimento está perto do fim. Na terça ou quarta-feira o elenco já deve iniciar os treinos com bola e na quinta, às 15h (de Brasília), tem amistoso contra a seleção da Nicarágua.

Vice de futebol do Flamengo homenageia ídolo do passado

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

A tarde deste domingo foi marcada pela nostalgia na Granja Comary, em Teresópolis, onde o Flamengo realiza a pré-temporada. Enquanto os jogadores trabalhavam duro e sob forte chuva no gramado de um dos campos do CT, o vice-presidente de futebol Kleber Leite homenageava, com a entrega de duas camisas do clube, o ex-jogador Espanhol, que atuou como ponta no Rubro-Negro de 1961 a 1964, quando se transferiu para o Atlético de Madri.

"Estou muito emocionado com esta lembrança de um clube que muito representou na minha carreira. Vivi aqui momentos inesquecíveis", frisou o ex-jogador.

Aos 66 anos, Espanhol é hoje auxiliar técnico da seleção de seu país, comandada pelo experiente Luis Aragonés.

Marcinho chega e grupo do Fla está completo na Granja

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Liberado para acompanhar a cerimônia de casamento de sua irmã, em Belo Horizonte, o meia Marcinho só se juntou neste domingo ao elenco do Flamengo, que realiza pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis. Agora, o técnico Joel Santana tem à sua disposição 29 jogadores.

O jogador chegou à cidade serrana no fim da manhã e, por isso, não participou da primeira etapa de atividades. À tarde, porém, sofreu no forte treino físico comandado pelo preparador Ronaldo Torres. Como se apresentou com atraso, o meia será o único a trabalhar na manhã desta segunda-feira.

Marcinho, que estava no Atlético-MG e não acertou sua renovação, assinou contrato com o Rubro-Negro até dezembro de 2008.

GloboEsporte

Fla homenageia ídolo do passado

Espanhol recebe duas camisas de Kléber Leite na Granja Comary e se emociona

Eduardo Peixoto Enviado especial

Espanhol recebe a camisa do Flamengo

A tarde chuvosa deste domingo em Teresópolis serviu para o Flamengo reverenciar um dos ídolos da década de 1960. O ex-jogador Espanhol esteve na Granja Comary e recebeu do vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, duas camisas do clube.

José Armando Ufarte, conhecido como Espanhol, atualmente é auxiliar-técnico da seleção de seu país e esteve no Brasil a passeio.

- Fico emocionado com esta homenagem. Espero voltar brevemente ao Brasil - diz o ex-jogador.

Gávea terá segunda-feira de reuniões

Kléber Leite promete passar o dia resolvendo negociações pendentes do Flamengo

Eduardo Peixoto Enviado especial

Kléber Leite ainda não desistiu dos atacantes Ronaldo e Diego Tardelli

Depois de um fim de semana sem novidades, a diretoria do Flamengo terá uma segunda-feira de muito trabalho. O vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, vai descer a serra fluminense e passará o dia na Gávea resolvendo pendências e tratando dos jogadores que interessam.

Na pauta, assuntos como Ronaldo e Diego Tardelli. Em relação ao primeiro, a "força-tarefa" flamenguista deve voltar a se reunir para continuar a elaboração do projeto que apresentará ao atleta. Por sua vez, o atacante são-paulino deve ter a situação resolvida. Na última semana a negociação teve um retrocesso e o Rubro-Negro não quer transformar o assunto em novela.

Kléber Leite também espera receber a documentação de Jônatas. O Espanyol ainda não enviou a papelada e por isso a apresentação do jogador foi adiada de segunda para - a princípio - terça-feira.

Os trâmites para o acerto por cinco anos com o goleiro Bruno também devem ser concluídos. Entretanto, a assinatura do contrato pelo jogador só deve acontecer quarta-feira, quando o empresário dele, Eduardo Uram, estiver em Teresópolis.

Por último, o lateral-direito Leonardo Moura vai assinar contrato até 2011.

Marcinho chega à Granja Comary

Jogador é o último a se apresentar e vai fazer hora extra nesta segunda

Eduardo Peixoto Enviado especial

O elenco do Flamengo na Granja Comary está completo até segunda ordem. Neste domingo, o apoiador Marcinho chegou de táxi a Teresópolis depois de ser liberado para assistir ao casamento da irmã, em Belo Horizonte.

Ele participou da segunda sessão de treinamento. Nesta segunda-feira, enquanto os demais jogadores ganharam a manhã livre por causa do esforço dos dias anteriores, Marcinho vai acordar cedo para trabalhar a parte física.

Com a chegada de Marcinho, agora há 29 jogadores concentrados. O técnico Joel Santana espera trabalhar com um grupo de 30 atletas. O último elemento é o atacante que a diretoria corre atrás.

Jônatas, o queridinho do grupo

Jogador volta ao Fla empolgado e recebe elogios dos companheiros

Eduardo Peixoto Enviado especial

Jônatas cativa os companheiros pelo bom humor apresentado na Granja

Para consumo externo, Jônatas é um cara fechado, de poucas palavras. No Espanyol não foi muito diferente disso. Mas no Flamengo, o volante se transforma. Piadas, animação e amizade fazem parte do repertório.

Ele deixou o Rubro-Negro em agosto de 2006. Nem parece. Nesta terça-feira, Jônatas será apresentado como reforço para 2008 na Granja Comary, mas desde a última quinta, ele mostrou aos companheiros (novos ou antigos) o ânimo de antes.

- Criamos uma família aqui no Flamengo e o Jônatas já fazia parte dela. Ele já chegou brincando com todo mundo. É um exemplo de pessoa, um grande cara. As pessoas aí fora costumam dizer que ele é caladão. Mas é só por timidez mesmo. Não tenho nem palavras para descrevê-lo como pessoa. E, claro, um craque de bola - diz o apoiador Toró.

Antes de ser negociado, Jônatas sofreu com acusações de que formaria, ao lado de Júnior, atualmente no Grêmio, uma panelinha de jogadores formados na Gávea. O volante sempre se defendeu alegando que não é "traíra" e que sempre teve ótimo relacionamento com a maioria dos jogadores.

Novela Bruno acaba na segunda

Goleiro vai assinar contrato por cinco anos com o Flamengo em Teresópolis

Eduardo Peixoto Enviado especial

Flamengo vai comprar 80% dos direitos econômicos do goleiro Bruno

O acordo para a renovação de contrato de Bruno com o Flamengo está encaminhado há quase dois meses. Mas os termos só vão ser oficializados nesta segunda, com a presença do empresário do jogador, Eduardo Uram.

O Rubro-Negro vai oficializar a compra de 80% dos direitos econômicos do goleiro por € 2,5 milhões (R$ 6,5 milhões) e assegurar a permanência dele por mais cinco anos. Treinando sem contrato, ele torce pela resolução imediata.

- Tem tudo para correr tudo bem. Vamos acabar logo com essa novela. Pequenos detalhes a se resolver. Espero que amanhã (segunda) isso acabe - declara Bruno.

O goleiro passou as férias em Minas Gerais e retornou ao Flamengo animado para a temporada. Ele espera, sobretudo, títulos.

- O objetivo é ser campeão de todos os torneios. Temos a força do ano passado, com união e responsabilidade. Se fizermos a mesma coisa neste ano, vamos muito longe - diz o camisa 1 do Flamengo.

Caxeta e videogame mandam na Granja

Jogadores do Flamengo se empenham no baralho e no futebol virtual em Teresópolis

Eduardo Peixoto Enviado especial

Obina (dir.) prefere jogar sozinho para não se 'enrolar' com videogame

Os anos passam e o videogame continua como febre maior nas concentrações de futebol. Na Granja Comary, os jogadores do Flamengo não fazem diferente. Contudo, um jogo de baralho com nome de "caxeta" também tem movimentado as horas vagas dos atletas nestes dias em Teresópolis.

Cada jogador recebe nove cartas e precisa formar trincas ou seqüências. Ibson, Ronaldo Angelim, Thiago Sales, Obina, Luizinho e Jaílton são alguns dos que se entregam à jogatina. Mas nada de apostas em dinheiro. Só vale a zoação mesmo.

Enquanto Leo Moura, por exemplo, é adepto da navegação na internet, outro grupo tenta aprimorar-se no futebol. Só que virtual. O lateral-esquerdo Juan é um dos craques no videogame. O goleiro Diego também aparece com favoritismo na bolsa de apostas. Ciente de suas limitações, Obina foge dos confrontos.

- Eu? Ih, prefiro jogar sozinho. Enrolo um pouco a mão e os caras são feras - diz, caindo na gargalhada.

Há também a turma que não encontra tempo para quase nada depois dos trabalhos físicos deste início de temporada. O zagueiro Rodrigo admite que pouco conversa com os companheiros

Lance

Bruno: 'Quero fazer história no Flamengo'

Goleiro deverá renovar com clube por cinco anos nesta segunda

Bruno é só alegria com o fim das novelas por renovação com o Fla (Crédito: Gilvan de Souza)

Bruno deverá assinar nesta segunda-feira a renovação de contrato por mais cinco anos (quatro com opção de renovação por mais um ano) com o Flamengo. É a chance de o goleiro, que já conquistou o carinho no coração do torcedor rubro-negro, dar mais motivos para continuar sendo requisitado. Algo parecido com o que Rogério Ceni representa para o São Paulo.

- Era um sonho ficar no Flamengo, que foi quem me abriu as portas quando eu precisei. Por ser um goleiro novo, quero fazer história aqui. Não vejo porque sair para a Europa atualmente. Rogério é um bom exemplo disso - afirmou Bruno.

Para ter Bruno por cinco anos, o Flamengo terá de pagar cerca de 2,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 9 milhões). Foi o valor que os investidores aceitaram pela venda de 80% dos direitos, a serem pagos parceladamente com garantias dadas das futuras receitas da Fla-TV.

- Faltam detalhes. Espero definir esta situação para que eu, a diretoria e a torcida fiquemos tranqüilos. Quero acabar com essa novela - disse o goleiro.

Bruno disputou 76 partidas pelo Flamengo desde sua estréia, em setembro de 2006.

Ufarte: 'Foi inesquecível ser campeão pelo Fla'

Ex-jogador espanhol relembra sua passagem no Rubro-Negro

Ufarte visitou a Granja Comary neste domingo

LANCEPRESS!

O ex-jogador José Armando Ufarte, que atuou no Flamengo de 61 a 64, visitou neste domingo a Granja Comary, em Teresópolis. O atual auxiliar-técnico da Espanha ganhou dos jogadores uma camisa (número 7) autografada e aproveitou para relembrar sua história no clube, onde foi campeão estadual em 63.

- Foi uma conquista marcante. Foi inesquecível. Um dia histórico - afirmou Ufarte, de 66 anos.

O vice de futebol, Kléber Leite, também comentou a visita do ex-jogador. O dirigente também aproveitou para relembrar seus tempos de radialista e entrevistou Ufarte para a recém criada Fla-TV.

- Vi dois jogos dele: uma vitória e uma derrota. É um prazer tê-lo aqui nos visitando. Aproveitei e até o entrevistei - afirmou Kléber.

Joel dará palestra para meninas da Seleção sub-17

Professor falará sobre futebol com as jogadoras nesta segunda-feira

LANCEPRESS!

Joel Santana, que comanda a pré-temporada do Flamengo na Granja Comary, dará uma palestra sobre futebol para as meninas da Seleção brasileira sub-17, na tarde da próxima segunda-feira, antes do treino. O convite se deve ao bom relacionamento que a diretoria do Fla tem com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como o Rubro-Negro está hospedado na Granja, as jogadoras tiveram que ficar em outro hotel em Teresópolis.

Gavilán luta para se precaver contra lesões

Volante tenta se proteger da artrose no joelho que atrapalha sua carreira

Rodrigo Benchimol ENVIADO ESPECIAL A TERESÓPOLIS (RJ)

Guerreiro que se preze usa sempre sua armadura. Com Gavilán não é diferente. A arte de combater tem alguns procedimentos que passam pela cautela física. Ainda mais para quem tem uma artrose no joelho direito e quase perdeu a oportunidade de jogar pelo Flamengo.

Além dos cuidados recomendados para esse problema, ele usa de artifícios para se proteger, como uma borracha para evitar joanetes no pé.

O volante ainda está em fase de adaptação à cavalaria rubro-negra, mas traz consigo hábitos de quem é fiel às origens e mostra coragem e confiança para vencer a "batalha" de uma renovação por mais tempo.

Ao fim do seu primeiro treino na Granja Comary, Gavilán já mostrou um pouco dos seus costumes. Carregava consigo dois itens que usa na hora de treinar e muitas vezes nos jogos: um calção de lycra para minimizar a fadiga muscular e uma proteção de borracha para o pé.

- É para evitar o joanete. Aí, coloco entre os dedos do pé - explicou.

Foi dele a iniciativa de propor um contrato de risco, renovável a cada três meses. A artrose requer cuidados que ele segue com a disciplina de quem tem função tática admirada por treinadores, como Joel.

O médico José Luiz Runco, do Flamengo e da Seleção Brasileira, foi quem avaliou Gavilán e explica o que deve ser feito.

- Ele é um jogador extremamente consciente e disciplinado. Temos um controle nas atividades para que não haja excessos, e existe um trabalho de alongamentos - disse Runco.

Se Gavilán mostrar a mesma dedicação que usa para cuidar de si para proteger a zaga, a torcida tem tudo para gostar do seu novo guerreiro paraguaio.

Rodrigo busca superação nos treinos

Zagueiro não vê a hora de recuperar a forma e jogar pelo Flamengo

LANCEPRESS!

Parado há cerca de três meses, o zagueiro Rodrigo corre contra o tempo para recuperar a forma e estar pronto a tempo da estréia do Flamengo no Campeonato Estadual, contra o Boavista, no Maracanã. O jogador deposita as suas fichas na preparação que está sendo feita na Granja Comary:

- Estou treinando até um pouco além da minha capacidade para estar bem no fim do mês - diz.

O defensor tem sonhos maiores que o fizeram optar por voltar para o Brasil.

- Meu objetivo é a Seleção. Vou treinar agora para, lá na frente, colher os frutos - afirma

Obina se mantém confiante no Flamengo

Xodó da torcida rubro-negra acredita que voltará a ser titular

LANCEPRESS!

O atacante Obina não teme a concorrência no ataque do Flamengo em 2008. O jogador, que esteve envolvido com contusões por boa parte da última temporada, acredita que tem como recuperar a sua vaga no time.

- Vou procurar fazer por onde para reconquistar o meu espaço. Respeito os outros no grupo, mas mantenho os pés no chão e vou trabalhar para ficar bem e voltar a ser titular, me dedicando nos treinamentos e aproveitando as oportunidades nos jogos - afirma.

Nem mesmo as especulações sobre reforços de peso para o ataque rubro-negro, como Ronaldo e Facao García, alteram a confiança do xodó da Nação.

Angelim poderá começar o ano como titular

Rodrigo deverá entrar em forma apenas no final do mês de janeiro

LANCEPRESS!\ Como o zagueiro recém-contratado Rodrigo deverá estar 100% fisicamente apenas no final de janeiro, Ronaldo Angelim poderá começar o ano como titular. Porém, o jogador, que está com o grupo na Granja Comary, em Teresópolis, realizando a pré-temporada, prefere manter os pés no chão.\

- Tem que trabalhar. É bom o Flamengo trazer jogadores de qualidade como o Rodrigo. Nos anos anteriores não estava assim, mas a disputa será boa e o problema vai ficar nas mãos do Joel Santana. O tempo que dirá quem vai jogar. Até porque o Joel pode optar por um esquema com três zagueiros.

Além deles dois Fabio Luciano, Thiago Salles e Rodrigo Arroz também são opções para o técnico Joel Santana.