Notícias

Clipp 8/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla se arrasta no Brasileiro mas promete voar na F-Superleague

Joel põe três zagueiros contra Atlético-PR. Padre vai benzer a Gávea

Legenda da foto: ROGER E O TÉCNICO Joel Santana têm uma dura missão hoje à noite: apagar a má impressão deixada na derrota de domingo para o Santos

Márcio Tavares

O verdadeiro carro-chefe, o time de futebol, tem hoje às 21h45m, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, mais uma dura prova neste Brasileiro. E todos sabem que uma\ nova derrapagem complica de vez a luta para fugir da penúltima posição da zona de rebaixamento. Em Curitiba, o técnico Joel Santana, que está perto de receber bandeira preta, faz um pit stop e esconde a escalação da equipe. Já no Rio, o Flamengo abre as portas do boxe e surpreende ao anunciar participação na mais nova categoria do automobilismo mundial, a Fórmula-Superleague, que terá a sua primeira temporada em 2008.\

Mas, se ainda engatinha nas pistas, nos campos a situação anda tão crítica que os rubro-negros mais supersticiosos acham que o meia Renato, ao sair do clube, enterrou algum sapo na Gávea - desde que ele saiu, o time vem ladeira abaixo, sem conseguir sequer tocar nas zebras. Para exorcizar essa suspeita, na segunda-feira o padre Benedito, da Paróquia de São Judas Tadeu, santo padroeiro do Flamengo, vai benzer toda a Gávea.

Rodrigo Arroz volta a ser improvisado como volante

Pode ser que, afastando os maus fluidos, padre Benedito ajude o time a fazer uma campanha digna de Fórmula-1, a principal categoria do automobilismo mundial. Até lá, o Flamengo se limita a esse campeonato de monopostos, com 750 cavalos de potência. Os carros representarão as cores de clubes como Milan (Itália), Porto (Portugal), PSV Eindhoven (Holanda), Olympiacos (Grécia), Anderlecht (Bélgica) e Borussia Dortmund (Alemanha), em situação ligeiramente mais tranqüila do que o rubro-negro. A diretoria garante que tudo é patrocinado e o Flamengo não gastará um centavo na F-Superleague.

Enquanto não chega a ajuda divina para subir de categoria, deixando a zona de rebaixamento, o que não acontece mesmo em caso de vitória hoje, o técnico Joel Santana procura escolher o melhor volante, alinhar a direção, balancear as rodas e regular os amortecedores para não derrapar diante do Atlético-PR. Ainda abalado pela polêmica envolvendo suas instruções na partida contra o Santos, que podem lhe render uma suspensão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, ele confirmou que não tem tempo para ficar pensando em fórmulas mágicas para subir.

Apesar dos esforços, ele sabe que nova derrota reativa o vulcão que toma conta do Flamengo a cada insucesso. Tentou manter segredo, mas deixou claro que sua opção é escalar três zagueiros, já que não pode contar com os dois cabeças-de-área que vinham jogando. Cristian não pode ser escalado por força contratual, Jaílton foi barrado e Paulinho está fora dos planos porque pode se transferir para o futebol israelense. Rodrigo Arroz deve ser escolhido para atuar à frente da zaga.

Atlético-PR: Guilherme, André Rocha; Danilo, Rodolpho; Edno (Alessandro); Valência, Roberto, Netinho (Edno) e Ferreira; Marcelo e Dinei. Flamengo: Bruno, Irineu, Rodrigo Arroz e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Ibson, Roger, Renato Augusto e Juan; Obina e Paulo Sérgio. Juiz: José Henrique de Carvalho (SP).\ TRANSMISSÃO: Rede Globo\

Jornal dos Sports

Roger: 'Falta entrosamento ao Fla'

DANIEL PRADO dprado@jsports.com.br

Apesar de ter sido revelado pelo Fluminense, Roger garante que torce mesmo para o Flamengo

Mesmo com os reforços em campo, o Flamengo não conseguiu melhorar sua situação no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro amarga a 19ª posição na tabela e está busca em jogadores como Roger e Ibson a força para sair do buraco da zona de rebaixamento.

O ex-corintiano reconhece que o momento do time não é dos melhores, mas acredita que a equipe em breve conseguirá o entrosamento ideal para conquistar as vitórias para superar a má fase. O jogador ainda comentou que o tiem foi bem no in´ciio da partida contra o Santos, mas abaixou a guarda ao levar o primeiro gol.

“Lógico que a gente vive uma situação complicada. Acho que o time esta se renovando. Eu e o Ibson chegamos agora, tem um zagueiro para chegar. Ainda não chegamos ao entrosamento ideal. Jogamos bem nos primeiros 25 minutos contra o Santos, só que eles acharam um gol que desestabilizou demais a equipe. Mas acho que estamos no caminho certo para acertar o time”, disse Roger em entrevista à Rádio Globo.

O Flamengo enfrenta o Atlético-PR nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena da Baixada.

Briga antiga à beira do gramado

Wallace Teixeira

O técnico Joel Santana fará um duelo à parte com seu velho conhecido: Antonio Lopes. Ambos já foram várias vezes campeões carioca

No jogo desta noite entre Flamengo e Atlético-PR, haverá um duelo de velhos conhecidos. Os veteranos Antônio Lopes, técnico do time paranaense, e Joel Santana, do Flamengo, estão acostumados a se encontrar na disputa por títulos. Desta vez, no entanto, a história será diferente.

Tanto o Furacão, quanto o Fla não fazem boas campanhas neste Brasileiro e necessitam muito da experiência dos seus comandantes para conseguir ressurgir das cinzas. Enquanto Joel chegou no Rubro-Negro há pouco mais de uma semana, o "Delegado" já está no comando do Atlético desde maio.

A partida de logo mais será decisiva para ambos saberem pelo que vão brigar este ano. Se será para não cair ou vislumbrar ao menos uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Carrasco do Fla\ Pelo lado do Atlético-PR, um velho carrasco estará em campo esta noite. O atacante Marcelo, que marcou quatro gols no jogo contra o Rubro-Negro este ano, pelo Madureira na Taça Guanabara, reencontrará o clube em que teve uma passagem relâmpago no ano passado.\

“Sei que marcar quatro gols no Flamengo novamente é quase impossível. Fui muito feliz naquele dia mas cada jogo é diferente e dificilmente conseguirei repetir esse feito. Já estou em outro time e a situação é outra. Será uma partida muito difícil para nós”, alertou Marcelo.

Desespero batendo à porta do Flamengo

Time precisa da vitória sobre o Atlético-PR para iniciar sua luta contra o rebaixamento

Thiago Bokel

O Flamengo conta hoje com a última revelação do clube, o jovem atacante Paulo Sérgio, que formará dupla com Obina. Paulinho também pode jogar

Na tentativa árdua para avistar uma luz no fim do túnel, o Flamengo encara hoje, às 21h45m, o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes fazem péssima campanha. Enquanto a carioca está na penúltima colocação com apenas 12 pontos em 13 partidas, a paranaense é a primeiro acima da zona de rebaixamento, com 19 pontos em 17 jogos. Portanto, o jogo será um duelo de desesperados.

Preocupado com a vulnerabilidade da sua defesa, o técnico Joel Santana treinou ontem a sua equipe na Vila Olímpica do Boqueirão com três zagueiros. A grande novidade foi a presença de Rodrigo Arroz exercendo a função de líbero, ao lado de Irineu e Ronaldo Angelim. O treinador, no entanto, ainda não confirmou o jogador entre os titulares e quem disputa a vaga com o defensor é Paulinho, que pode estar transferindo-se para o Maccabi Haifa, de Israel.

Outra novidade na equipe titular é a presença de Paulo Sérgio, que formará dupla com Obina. Com a suspensão de Souza, a jovem revelação terá mais uma chance de provar seu valor, e se firmar de vez no time.

O Flamengo que irá a campo hoje promete ser mais ofensivo do que o da derrota contra o Santos. Jaílton foi barrado e o seu companheiro na proteção à zaga, Cristian, ex-jogador do Atlético, não poderá atuar por causa de um acordo feito entre os dois clubes, que não permite a sua escalação. Pelo mesmo motivo, Claiton, que saiu da Gávea há cerca de um mês, também não estará em campo.

O Fla precisa da vitória desesperadamente, mas não deve ter vida fácil. Há 33 anos não consegue derrotar o adversário desta noite em seu estádio. Agora, mais do que nunca, esse tabu precisará ser quebrado.

Juniores do Fla em busca do Mundial Interclubes

Se o time principal não está dando as alegrias devidas à nação rubro-negra, o mesmo não se pode falar dos juniores do Flamengo. A equipe, atual campeã da Taça BH, estréia na manhã desta quarta-feira, às 7h45, no Mundial Interclubes da categoria, realizado na Malásia. O Urubu enfrentará o adversário mais forte da primeira fase logo no jogo de abertura: o Milan. No entanto, o time italiano não é a única preocupação do time. O cansaço pode atrapalhar as pretensões do Fla.

A delegação flamenguista enfrentou uma maratona aérea para chegar à Malásia: embarcou na última no começo da tarde da última quarta-feira, no Rio de Janeiro, fez escalas em Buenos Aires, Cidade de Cabo e Johanesburgo até chegar em Kuala Lumpur, às 5h40 do dia seguinte. Para piorar, o fuso da Malásia em relação ao Brasil é de mais 11 horas.

Além do Flamengo e do Milan, outras grandes equipes no Mundial são Ajax, o Boca Juniors e Arsenal.

Flamengo reencontra carrasco do Madureira

No dia 17 de fevereiro de 2007, a torcida rubro-negra conheceu Marcelo. Em partida válida pela Taça Guanabara, o atacante fez os quatro gols do Madureira na vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo. Suas boas atuações pelo Tricolor Suburbano deixaram o jogador famoso, e agora, defendendo o Atlético-PR, ele tem mais uma chance de marcar em cima do Urubu.

Na época da goleada, o Fla ostentava o posto de campeão da Copa do Brasil e participante da Taça Libertadores, bem diferente da penúltima colocação que ocupa agora no Brasileirão. Mesmo enfrentando um time bem em crise, Marcelo não acredita que repetirá seu feito.

“Marcar quatro gols de novo é quase impossível. No futebol cada jogo é uma história. Fui muito feliz naquele dia, mas sei que é uma coisa muito rara de acontecer. A partida agora será totalmente diferente. O Flamengo conta com outros jogadores, eu estou em outro time e a situação do jogo também é outra”, afirma o atacante.

O jogador também não esconde a situação da sua equipe. Também em dificuldades, o time paranaense não vence em casa há quatro jogos e ocupa a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro.

“Os dois times estão em situação delicada na tabela e precisam da vitória a qualquer custo. Por isso, não só eu, mas todos os jogadores contam com a nossa torcida para nos ajudar a vencer esse desafio”, revela o atleta.

Fla e Furacão se enfrentam na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena da Baixada.

Flamengo terá equipe de automobilismo

O Flamengo acertou o acordo pra se juntar ao AC, Milan, FC Porto, PSV Eindhoven, Olympiacos, Borussia Dortmund e Anderlecht na nova série que irá apresentar monopostos de 750 cavalos de potência, chamada Superleague Formula. Os carros terão os escudos e cores dos clubes representantes. A categoria estréia em 2008.

A competição terá seis etapas por temporada, sendo cada uma com duas corridas que contarão com o grid de largada invertido. Os carros estão sendo fabricados por Panoz/ELAN Motorsport Technologies nos Estados Unidos, enquanto os motores V12 de 750 bhp estão sendo desenvolvidos pela Menard Competition Technologies (MCT) em Leafield, Inglaterra.

O presidente do clube, Márcio Braga, promete brigar pelo título da categoria, para honrar as tradições do Mengão.

“Estamos muito orgulhosos de fazer parte desta iniciativa e ter a oportunidade de levar o nome Flamengo e sua glória em outros esportes para uma nova categoria competitiva: o automobilismo, onde seguramente deveremos manter nossa tradição de lutar pelo título!” contou.

O presidente e CEO da Superleague Formula, Andreu, enalteceu as qualidades do clube Rubro-negro, que segundo ele, tem muitos torcedores, não só no Brasil, que irão acompanhar o esporte.

“O clube tem uma enorme base de torcedores em toda a América do Sul, e embora a primeira temporada será realizada somente em território Europeu, tenho certeza que os torcedores estarão ávidos para acompanhar seu carro em ação pela televisão”

O Diretor de Operações do Superlegue Formula, Robin Webb, disse que a equipe é uma das favoritas, devido a paixão dos flamenguistas e dos sul-americanos em geral.

“Sabemos que os torcedores europeus são loucos por futebol, mas os torcedores sul-americanos levam isto a um outro nível!”, disse.

Webb seguiu a linha de Andreu e lembrou das glórias históricas do Fla e disse que ter um clube como esse na disputa é uma honra.

“Olhando para a historia do esporte brasileiro, tanto em futebol quanto em automobilismo, não é surpresa de que a inclusão de um clube do porte do Flamengo se torne um marco em nosso campeonato”.

Proposta de Israel por Paulinho chega nos próximos dias

Destaque no Campeonato Carioca, Paulinho foi perdendo seu espaço no time principal do Flamengo gradativamente. O jogador está insatisfeito no banco de reservas e finalmente deve acertar sua transferência para o exterior. Depois de quase um mês de especulação, a proposta do Maccabi Haifa, de Israel, para tirá-lo da Gávea vai chegar nos próximos dias. A questão financeira será interessante para o atleta, que receberá o dobro do salário que ganha no Rubro-Negro.

Treinador de futsal do Fla deseja clássico do futsal no Maracanãzinho

O técnico do Flamengo, Cid Esclarte, considera que este Estadual será um dos mais fortes de todos os tempos. Além da tradicionarl rivalidade entre rubro-negros e vascaínos, as equipes do interior fizeram um forte investimento, como Petrópolis, Cabo Frio, Macaé e Teresópolis.

O treinador acredita ser viável enfrentar o Vasco no Maracanãzinho. “Um jogo com essas duas torcidas caíria bem nesse ginásio maravilhoso. Seria ótimo para o futsal”, comentou Cid, que espera muito equilíbrio na disputa do Estadual.

“Esse campeonato, sem dúvida, será mais forte do que o Carioca. O Flamengo ainda não tem uma estrutura totalmente profissional. Treinamos apenas em um período e vamos enfrentar equipe muito estruturadas, como Vasco, Petrópolis e Cabo Frio. Essa questão de tempo de treinamento faz diferença, assim como as dimensões da quadra. Treinamos numa de 30 x 17m e saímos para jogar em quadras de 40 x 20m. O que complica muito”.

O Dia

Joel fecha o Flamengo

Técnico escala três zagueiros para quebrar tabu de 33 anos contra o Furacão

Curitiba - O que parecia ruim pode ficar ainda pior. Por isso, a ordem é esquecer a desastrada reestréia do técnico Joel Santana, que mandou os rubro-negros baterem nos santistas quando o Flamengo perdia por 3 a 0, resultado que manteve o time na vice-lanterna.

Mas vencer o Atlético-PR, nesta quarta, às 21h45, na casa do adversário, onde o Flamengo não ganha há 33 anos, parece missão das mais difíceis. O técnico, porém, ainda acredita que seu time pode fazer bom papel. Insatisfeito com a pífia atuação na Vila, Joel deve escalar três zagueiros.

Nesta terça, ele treinou a equipe com Irineu, Rodrigo Arroz e Ronaldo Angelim na zaga. Dessa forma, o volante Jaílton deve ir para o banco. Enquanto isso, o clube pode tentar desfazer o acordo feito com o time paranaense, para que o volante Cristian, ex-Atlético, e Claiton, que estava na Gávea, não entrem em campo logo mais.

Na frente, Joel percebeu que Obina não esteve bem jogando sozinho na frente, e deve escalar Paulo Sérgio no ataque. Assim, Renato Augusto, que jogou adiantado, voltaria a sua posição de origem, no meio-campo.

Sem muita arma para enfrentar o inimigo, Joel prefere anunciar a escalação da equipe somente antes do jogo, já no estádio.

“Vou esperar mais um pouco para definir o time. Mas vamos ter de fazer umas mudanças. Não podemos tomar três gols da forma que levamos. Foram quatro chutes e três gols. Foram falhas do sistema defensivo, como já vinha acontecendo. Os jogadores estão intranqüilos”, analisou Joel.

Apesar da derrota para o Santos, o apoiador Roger não perdeu o otimismo. “É claro que estamos em situação complicada. Mas o time está se renovando aos poucos. O Íbson chegou agora, e eu também. E o Fábio Luciano ainda não estreou. Falta entrosamento, mas a equipe foi bem nos primeiros 25 minutos contra o Santos. Por causa da pressão psicológica, acabou se desestruturando depois do primeiro gol”.

O zagueiro Fábio Luciano, recém-contratado, deve estrear no sábado, contra o Náutico, no Maracanã.

Léo Moura: 'Virada é possível'

A vice-lanterna na tabela, os maus resultados, as confusões fora de campo... Nada parece assustar o lateral Leonardo Moura, que ainda acredita numa virada. Para ele, a partida de hoje será o início de uma nova fase.

“O jogo contra o Atlético-PR será diferente e logo sairemos dessa situação. Temos uma equipe capaz de brigar pelo título”, exagera o confiante lateral rubro-negro.

Segundo ele, o clima entre os jogadores, apesar da má fase, não é ruim. “Estamos tranqüilos, pois vamos dar a volta por cima”, afirma.

Mal nos gramados, o Flamengo vai tentar honrar suas tradições em outro campo a partir do ano que vem. Ontem, a diretoria rubro-negra confirmou que vai competir em uma nova categoria do automobilismo.

Trata-se da Superleague Formula, uma categoria de monopostos de 750 cavalos de potência que estréia no ano que vem. Além do Flamengo, outros clubes como Milan, Porto, PSV Eindhoven, Olympiakos, Anderlecht (Bélgica) e Borussia Dortmund terão carros com suas cores representados nas corridas.O calendário de estréia terá seis etapas.

Souza respira aliviado após julgamento

Rio - Após escapar de levar um gancho de, no mínimo, 120 dias, o atacante Souza agradeceu aos céus. Na saída do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador ficou satisfeito com a punição de cinco partidas pela expulsão e pela agressão ao apoiador Tcheco, do Grêmio. Como já cumpriu uma partida de suspensão automática, Souza desfalcará o Flamengo em mais quatro compromissos neste Campeonato Brasileiro.

"Graças a Deus, pois me sinto ainda mais aliviado. Ainda bem que a defesa me favoreceu. Foi uma vitória. Eu já queria estar jogando pelo Flamengo, mas faltam apenas quatro jogos de suspensão - diz Souza.

Paulo Sérgio ganha a vaga de Souza, suspenso

Revelação será o companheiro de ataque de Obina

Rio - Sem Souza, que pegou cinco partidas de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Paulo Sérgio terá um bom tempo para mostrar todo o seu valor neste Campeonato Brasileiro. Aos 18 anos, o jovem será o novo companheiro de ataque de Obina. O técnico Joel Santana já avisou que vai aproveitar a nova promessa do Flamengo na partida contra o Atlético Paranaense, na quarta-feira, na Arena da Baixada.

O jogador tem chamado a atenção nos treinamentos da equipe. Antes, Paulo Sérgio chegou a entrar várias vezes na equipe sob o comando do ex-técnico Ney Franco.

PeléNet

Juniores do Fla estréiam em mundial da categoria

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Sob o comando do técnico e ex-jogador Adílio, o time de juniores do Flamengo - que este ano já conquistou o tricampeonato estadual e a Taça Belo Horizonte - estréia em um torneio mundial da categoria nesta quarta-feira, às 7h45min (horário de Brasília), contra o Milan-ITA, em Alor Star, na Malásia.

Além do poderoso clube italiano, o time brasileiro também terá de superar o cansaço para vencer na estréia. Afinal, os jogadores passaram por uma "maratona" até chegarem ao país asiático.

A delegação embarcou no Rio de Janeiro na última quarta-feira, às 13h10. Após escalas em Buenos Aires, na Argentina, Cidade do Cabo e Johanesburgo - ambas na África do Sul -, o grupo só chegou a Kuala Lampur às 5h40, no horário local. O fuso em relação a Brasília é de 11 horas a mais.

Mesmo cansado, o time treinou na sexta-feira à tarde e no sábado de manhã, para começar a adaptação ao fuso horário. Ainda no sábado, participou da cerimônia de abertura do torneio e depois viajou por sete horas de ônibus até chegar à cidade de Alor Star, onde vai disputar as duas primeiras partidas na competição.

Já em Alor Star, o time treinou segunda e terça-feira pela manhã e, à tarde, acompanhado da equipe do Arsenal-ING, realizou uma clínica de futebol para cerca de 200 crianças em uma escola local.

O torneio mundial de juniores é disputado por 16 equipes. Além de alguns dos grandes clubes europeus, o Boca Juniors e duas equipes asiáticas também participam. No grupo do Flamengo, além do Milan-ITA, estão o Ajax-HOL e o Arsenal-ING.

GRUPO A\ Flamengo\ Ajax\ Milan\ Arsenal\ GRUPO B\ Juventus\ Barcelona\ Paris St.-Germain\ seleção sub-19 do Catar\ GRUPO C\ Porto\ Manchester United\ Boca Juniors\ Inter de Milão\ GRUPO D\ Bayern de Munique\ PSV\ Chelsea\ seleção sub-20 da Malásia\

Atlético-PR e Flamengo tentam afastar risco de rebaixamento

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Em um confronto de "desesperados", Atlético-PR e Flamengo enfrentam-se nesta quarta-feira, às 21h45, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Ameaçados pelo rebaixamento, ambos os times buscam a vitória para afastar o risco, mas só o time paranaense pode atingir o objetivo neste jogo

Como tem apenas 12 pontos em 13 partidas (quatro a menos do que a maioria dos adversários), o Flamengo, penúltimo colocado, vai continuar na zona do rebaixamento mesmo se vencer, pois tem sete pontos a menos do que o primeiro time fora do grupo de risco - o próprio Atlético-PR.

De qualquer forma, precisa ganhar para impedir a escapada do adversário direto na mesma meta e iniciar a seqüência de resultados positivos necessária para sair da "degola".

Já a equipe de Curitiba, que tem 19 pontos, afasta-se dos quatro últimos colocados se conseguir o resultado positivo. Mas, caso contrário, pode entrar na zona perigosa.

"Será um jogo de seis pontos. Nosso adversário também está em uma situação difícil", comentou o técnico do Flamengo, Joel Santana. "Precisamos ter muita atenção durante os noventa minutos", alertou.

Além de evitar a entrada na zona do rebaixamento, o Atlético-PR também busca um resultado positivo para encerrar um incômodo jejum de vitórias que já dura cinco partidas. A última vez que o time ganhou um jogo foi no dia 18 de julho, quando goleou o Juventude por 4 a 0.

De lá para cá, o Atlético-PR empatou três jogos e perdeu dois, sendo que o último foi na rodada passada. "É um campeonato complicado. Perdemos o jogo contra o Sport e mais um posto, e a complicação aumentou. Apesar de termos perdido esse último jogo, atuamos bem e estamos evoluindo", analisou o técnico Antônio Lopes.

Flamengo vai competir em nova categoria do automobilismo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Mal no futebol, o Flamengo vai tentar honrar suas tradições em outro esporte a partir de 2008. Nesta terça-feira, o clube confirmou que vai competir em uma nova categoria do automobilismo.

Trata-se da Superleague Formula, uma categoria de monopostos de 750 cavalos de potência que estréia no ano que vem. Além do Flamengo, outros clubes como Milan-ITA, Porto-POR, PSV Eindhoven-HOL, Olympiacos-GRE, Anderlecht-BEL e Borussia Dortmund-ALE terão carros com suas cores representados nas corridas.

"Estamos muito orgulhosos de fazer parte desta iniciativa e ter a oportunidade de levar o nome Flamengo e sua glória em outros esportes para uma nova categoria competitiva: o automobilismo, onde seguramente deveremos manter nossa tradição de lutar pelo título", comentou o presidente do Flamengo, Márcio Braga.

O calendário de estréia da Superleague Formula terá seis etapas, sendo que cada uma consiste em duas corridas por fim de semana. Curiosamente, uma delas terá o grid de largada totalmente invertido em relação à outra.

Lançada em abril deste ano, a Superlegue Formula apresentará mais de 20 dos principais clubes do futebol mundial medindo forças em seis das melhores pistas de corrida da Europa.

O carro com as cores do Flamengo deverá ser oficialmente apresentado no Maracanã, em data a ser definida. O piloto que irá guiar o carro rubro-negro também ainda não foi divulgado.

GloboEsporte

Juniores do Fla estréiam na Malásia

Cariocas enfrentam o Rubro-Negro italiano no torneio internacional da categoria

Márcio Iannacca

Time sub-20 do Flamengo está na Malásia em busca de seu primeiro título mundial

O Flamengo volta a desbravar os gramados asiáticos rumo a um título mundial. Nesta quarta-feira, às 7h45m (de Brasília), a equipe de juniores do Rubro-Negro entra em campo para enfrentar o Milan, em Alor Star, na Malásia, em sua estréia no Torneio Internacional da categoria. O time carioca, que é comandado por Adílio, campeão do Mundo em 1981, no Japão, vai atuar com o tradicional uniforme vermelho e preto. Os milaneses terão que jogar de branco.

A equipe chegou à Malásia no dia 3 de agosto e ainda sofre com o fuso horário local. O elenco do Flamengo é o mesmo que conquistou na semana passada o título da Copa Belo Horizonte. Os destaques do time do técnico Adílio são o meia Vinícius Colombiano e o atacante Wander.

Além do Milan, o Flamengo ainda vai enfrentar Ajax e Arsenal, em partida válidas pelo Grupo A do torneio. O ex-goleiro Raul Plassman é o embaixador do Rubro-Negro no torneio, já que, de acordo com o regulamento, um ex-jogador deveria fazer parte da comitiva.

Fla entra na Fórmula Superliga

Como antecipou o GLOBOESPORTE.COM, diretoria vai apresentar projeto na Gávea\ Márcio Iannacca\

Maldini exibe o carro que irá representar o Milan na competição\ A diretoria do Flamengo vai apresentar nesta quarta-feira, às 14h, no auditório Rogério Steinberg, na Gávea, o protótipo do carro que será utilizado pelo clube na Fórmula Superliga, nova modalidade de automobilismo, que será disputada em seis etapas, com duas corridas por fim de semana. O GLOBOESPORTE.COM já havia antecipado a informação no dia 3 de abril.\

Além do Flamengo, outros 19 clubes do futebol mundial participarão da competição. Milan, Porto e Borussia Dortmund são apenas algumas das equipes que serão representadas por carros e pilotos na primeira temporada. A diretoria do Flamengo ainda não confirmou, mas a tendência é que Gualter Salles guie o bólido rubro-negro.

O presidente Marcio Braga não poderá participar da coletiva desta quarta-feira, pois estará em Brasília buscando soluções para os problemas do clube rubro-negro. Porém, o dirigente deixou uma mensagem através do site oficial do Flamengo.

- Estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa e ter a oportunidade de levar o nome Flamengo e sua glória em outros esportes para uma nova categoria competitiva: o automobilismo. Posso dizer seguramente que manteremos a nossa tradição de lutar pelo título - afirma o dirigente.

O departamento de marketing do Flamengo preferiu não divulgar as fotos do carro, que será vermelho e preto.

Souza só volta ao Fla no dia 23

Suspenso por quatro partidas, atacante poderá enfrentar o Juventude, no Maracanã

Márcio Iannacca

Punição leve do STJD arrancou um sorriso do atacante do Flamengo\ Suspenso pelo STJD por cinco partidas por causa da agressão ao meia Tcheco, do Grêmio, o atacante Souza já tem data marcada para retornar à equipe do Flamengo. O jogador poderá atuar normalmente contra o Juventude, no dia 23, pelo Campeonato Brasileiro.\

No julgamento, realizado nessa segunda-feira, Souza estava preocupado, já que poderia pegar de 120 a 720 dias de suspensão. Porém, o tribunal levou em consideração as provocações de Tcheco e atenuou a pena do atacante rubro-negro.

Na saída do STJD, Souza se mostrou aliviado e disse se sentir um vitorioso.

- Claro que é uma vitória. O trabalho do advogado do Flamengo foi muito bom e quero voltar a jogar o mais rápido possível - afirma o atacante

Sem Souza, Paulo Sérgio é a bola da vez

Punição ao camisa 9 do Fla abre as portas para revelação ganhar chance no time

Márcio Iannacca

Paulo Sérgio tem se destacado nos treinos e Joel Santana está de olho\ O atacante Paulo Sérgio terá uma grande chance de se firmar de vez na equipe do Flamengo. Com Souza suspenso por cinco partidas, o garoto, de apenas 18 anos, vai ser aproveitado pelo técnico Joel Santana no time titular. Ele vai atuar ao lado de Obina na partida desta quarta-feira, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro.\

Paulo Sérgio tem se destacado nos treinamentos do Flamengo. Gols, belas jogadas e tabelas com os seus companheiros de ataque têm chamado a atenção da comissão técnica e, principalmente, do vice-presidente de futebol Kléber Leite, que é um fã do futebol do jogador.

Joel Santana está disposto a dar uma chance para o atacante. No treino desta terça-feira, em Curitiba, Paulo Sérgio treinará ao lado de Obina

Lance

Fla e Furacão lutam para espantar a má fase

Atlético-PR há cinco jogos sem vencer na Arena. Já o Flamengo está na zona de rebaixamento desde junho

Rafael Ximenes e Tiago Pereira

A estréia do técnico Joel Santana no Flamengo não foi como ele esperava: derrota por 3 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. O treinador tem a chance de acabar com a má impressão de seu retorno nesta quarta-feira, às 21h45min, contra o Atlético-PR, na Kyocera Arena, em Curitiba, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo é cercado de pressão, já que as duas equipes ocupam a parte inferior da tabela. O Rubro-Negro carioca é o penúltimo colocado, com 12 pontos, em 13 jogos, enquanto os paranaenses estão na 16ª posição, com 19 pontos, mas em 17 partidas. A fase do Flamengo é tão ruim que desde 17 de junho o time não consegue deixar as últimas quatro posições da tabela. Já são 12 rodadas na zona de risco.

Desde que começou a era dos Brasileiros com pontos corridos, em 2003, o Flamengo perdeu os quatro jogos contra o Furacão na Arena. Para quebrar essa escrita, Joel Santana já adiantou que vai fazer mudanças na equipe. No treinamento desta terça-feira, o técnico testou a formação com três zagueiros (Rodrigo Arroz fazendo o papel de líbero ao lado de Irineu e Angelim). Léo Moura e Juan permaneceram nas laterais enquanto Ibson, Roger e Renato Augusto formaram o meio. O ataque foi composto por Obina e Paulo Sérgio.

Desfalque certo é o atacante Souza, punido com cinco jogos de suspensão em julgamento realizado nesta segunda-feira, e só voltará no dia 23 de agosto, contra o Juventude, no Maracanã.

- A situação do rebaixamento merece atenção. O adversário está em uma situação difícil e vai ser um jogo de seis pontos - afirmou Joel Santana.

Já o lateral-direito Leonardo Moura não pensa no rebaixamento.

- Temos uma equipe para brigar pelo título e logo sairemos dessa situação - disse o jogador, que deve ter se esquecido que o líder São Paulo tem 22 pontos a mais que o Rubro-Negro.

Zona de rebaixamento, pressão dos torcedores e constantes vacilos na etapa final dos jogos. São estes fantasmas que o Atlético-PR pretende exorcizar contra o Flamengo. Esses fatores são decorrência de um retrospecto de cinco partidas sem vitória.

No último jogo contra o Sport, em Recife, o apagão mostrou-se mais evidente. Após vencer o primeiro tempo por 2 a 0, a equipe sofreu três gols de bola parada na etapa final, para desespero do técnico Antônio Lopes. Sabendo que o momento é delicado, Lopes promete mudanças na equipe.

- Temos que ganhar jogos. Lógico que pressiona sempre essa expectativa de entrar na zona de rebaixamento e esses resultados negativos causam impacto. Estamos trabalhando muito para sairmos o mais rapidamente desta situação - disse o treinador.

Pelos últimos treinamentos, Claiton deverá ser sacado da equipe para a entrada do meia-armador Netinho, que ao lado de Ferreira, ficaria responsável pelas armações das jogadas. Os volantes Valencia e Roberto completam o meio-de-campo do Furacão.

No ataque, Lopes escalará novamente Dinei e Marcelo, já que não contará com Alex Mineiro até o fim de outubro. Para Dinei, um dos jogadores que mais teve oportunidades com o treinador, o momento é de total concentração, principalmente para evitar os tropeços no fim das partidas.

- Temos que ter tranqüilidade em campo, porque estamos jogando bem. No final dos jogos estamos vacilando, então temos que ter atenção, porque essa vitória sobre o Flamengo será fundamental. Jogaremos ao lado do nosso torcedor e não podemos decepcioná-los novamente - disse o atacante.

Os reforços Ramon e Antônio Carlos ainda não foram regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) e só deverão estrear contra o São Paulo, no próximo sábado, no Morumbi.

Fla tentará a sorte no automobilismo em 2008

Clube confirma participação na World Superleague Formula

O Borussia Dortmund, da Alemanha, já apresentou seu carro (Crédito: Site oficial da Superleague Formula)

O Anderlecht, da Bélgica, também já mostrou sua máquina para 2008 (Crédito: Site oficial da Superleague Formula)

LANCEPRESS!

Um dos maiores clubes do Brasil, com uma torcida estimada em 33 milhões de torcedores, o Flamengo anunciará nesta quarta-feira a sua participação na primeira temporada da World Superleague Formula (WSF), a mais nova categoria do automobilismo mundial, que estreará em 2008. O clube da Gávea se juntará a outros clubes como Milan, Porto, PSV Eindhoven, Olympiakos, Borussia Dortmund e Anderlecht na nova série que apresentará monopostos de 750 cavalos de potência, desfilando com as cores dos clubes mais tradicionais do planeta.

Juntamente com o futebol, o automobilismo se unirá também ao remo, à ginástica olímpica e ao pólo aquático, alguns dos esportes em que o clube se destaca. O presidente Márcio Braga fez questão de demonstrar a importância que a nova empreitada terá para o clube.

- Estamos muito orgulhosos de fazer parte desta iniciativa e ter a oportunidade de levar o nome Flamengo e sua glória em outros esportes para uma nova categoria competitiva: o automobilismo, no qual seguramente deveremos manter nossa tradição de lutar pelo título - garantiu.

O calendário de estréia da nova categoria terá seis etapas, todas elas na Europa, sendo que cada uma consiste em duas corridas por fim de semana, uma delas com o grid totalmente invertido. Lançada em abril deste ano, a WSF apresentará mais de 20 dos principais clubes do futebol do mundo.

- Queremos ver os melhores clubes lutando pela vitória na Superleague Formula, e a entrada do Flamengo é um ótimo passo para concretizar nosso campeonato como sendo uma das mais importantes competições no cenário internacional - disse o presidente da categoria, Alex Andreu.

Rogério Lourenço convoca Seleção sub-18

Entre os selecionados, destaque para Dentinho, do Corinthians

LANCEPRESS! O técnico da Seleção Brasileira sub-18, Rogério Lourenço, convocou nesta terça-feira os jogadores que disputarão o Torneiro de Sendai, no Japão. O Brasil estréia na competição no próximo dia 29 contra o Tohoku, um clube local. Na seqüência, enfrentarão o Japão e França

A Seleção Brasileira disputa o Torneio de Sendai desde 2003. Em quatro participações, foi campeã em 2003, 2005 e 2006 e vice-campeã em 2004.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros: Renan (Botafogo) e Rafael (Palmeiras)\ Laterais: Gerônimo (Atlético-PR), Everton (Corinthians) e Cássio (Guarani)\ Zagueiros: Sidnei (Internacional), Raphael (Flamengo) e Leandro (Coritiba)\ Meias: Diego (Santos), Peca (Flamengo), Rafael Souza (Grêmio), Mayaro (Fluminense), Rodriguinho (Botafogo), Sérgio (São Paulo) e Tarta (Fluminense)\ Atacantes: Luís Gustavo (Figueirense), Renan (Atlético-MG) e Dentinho (Corinthians)\

Joel treina o Flamengo com três zagueiros

Rodrigo Arroz entra e faz o papel de líbero ao lado de Irineu e Ronaldo Angelim

LANCEPRESS!

Após a derrota por 3 a 0 para o Santos, no último domingo, na Vila Belmiro, o técnico Joel Santana resolveu mexer na equipe do Flamengo. No treino desta terça-feira, o treinador rubro-negro escalou o time titular com três zagueiros: Irineu, Rodrigo Arroz - como líbero - e Ronaldo Angelim. Juan e Léo Moura permaneceram nas laterais enquanto Ibson, Roger e Renato Augusto formavam o meio.

A única dúvida era no ataque, já que na primeira parte do treino tático o atacante Obina ficou fazendo fortalecimento muscular separado do grupo e todos os outros atacantes do elenco treinaram na equipe reserva. Mas Joel não fez mistério e no decorrer do treinamento escolheu o jovem Paulo Sérgio como companheiro de frente de Obina.

O treinador não permitiu que a atividade fosse filmada.

Fla sub-19 estréia nesta quarta contra o Milan

Rubro-Negro está no Grupo A, ao lado de Arsenal, Ajax e dos italianos

LANCEPRESS!

O time de juniores do Flamengo estreará nesta quarta-feira no Torneio Internacional sub-19 da Malásia, contra o Milan, às 18h45min (horário local), 7h45min (horário de Brasília), na cidade de Alor Setar.

O Rubro-Negro está no Grupo A, ao lado de Arsenal e Ajax e enfrenta os dois no dia 10 e 12, respectivamente, pela primeira fase. Os dois primeiros colocados passam para as quartas-de-final.

Ainda estão no torneio: Grupo B: Juventus, Barcelona, PSG e Qatar. Grupo C: Porto, Manchester, Boca Juniors e Internazionale. Grupo D: Malaysia, Chelsea, Bayer de Munique e PSV.

Os destaques do Flamengo são os atacantes Kaike e Pedro Beda, que foi artilheiro da Taça BH com nove gols marcados. O torneio é uma espécie de Copa do Mundo da categoria.