Notícias

Clipping 30/novembro

Noticiário do Flamengo na midia eletrônica

Por - em

O GLOBO

 

Numa tarde perfeita, Fla a uma vitória do hexa 


Time derrota o Corinthians por 2 a 0, São Paulo perde e título depende de vitória sobre o Grêmio no Maracanã 



LEONARDO MOURA cobra o pênalti para marcar o segundo gol do Flamengo, garantindo a vitória sobre o Corinthians. Parado no centro do gol, o goleiro Felipe sequer esboçou reação 



ANDRADE SINALIZA para o time o melhor posicionamento no jogo: o Flamengo foi consciente em campo 



RONALDO CAI no gramado com dor na coxa. Mais tarde, saiu do jogo 


Marcos Penido 

CAMPINAS (SP). O rubro-negro que, uma semana antes, após o empate com o Goiás, deixara o Maracanã achando que outra chance não se ofereceria ao Flamengo para liderar o Brasileiro, viveu ontem uma tarde de sonhos. Em Campinas, no Brinco de Ouro, o time venceu o Corinthians por 2 a 0. Em campo, os jogadores ouviam a torcida comemorar, além dos gols do time, cada um dos quatro que o mesmo Goiás fez contra o São Paulo. Pela primeira vez e a uma rodada do fim da competição, o Flamengo é o líder. 

Depende de uma vitória sobre o Grêmio, domingo, num Maracanã lotado e com todos os ingressos vendidos, para chegar ao hexacampeonato. Após 17 anos da última conquista, o Brasil pode voltar a ser vermelho e preto. E Andrade pode chegar ao seu sexto título nacional. Ele tem o recorde de cinco conquistas como jogador. 

Mesmo com quase 30 ônibus retidos em São Paulo, a torcida do Flamengo tomou a arquibancada atrás de um dos gols do estádio. O Corinthians não tinha aspirações, mas tinha a ameaça Ronaldo contra um rubro-negro sem Maldonado e Adriano. Mesmo assim, o Flamengo tomou a iniciativa. Aos quatro minutos, após Edu sair machucado, Petkovic cobrou falta e Álvaro cabeceou na trave esquerda. Aos 11, Zé Roberto lançou Bruno Mezenga, que entrou na área e chutou cruzado para fora. 



Gritos de "é campeão" após o segundo gol rubro-negro 



A torcida, teve um momento de preocupação seguido por outro de êxtase. Em Goiânia, o São Paulo abria o placar contra o Goiás, o que impediria o time de chegar à liderança. Aos 24, Ronaldo sentiu um problema muscular e saiu machucado. Até que aos 26, Toró lançou Zé Roberto, que entrou na área e chutou. A bola tocou em Felipe e entrou. Durante a comemoração, veio a notícia tão esperada: o Goiás empatara o jogo. 

Aos 32, Zé Roberto, sem ângulo, chutou para Felipe salvar. Aos poucos, o time se deixou pressionar e o maior susto veio aos 37, quando Defederico recebeu de Souza, driblou Bruno e chutou. Ronaldo Angelim salvou quase na linha. Antes do intervalo, o técnico Mano Menezes foi expulso. Nos acréscimos, Chicão bateu falta para espetacular defesa de Bruno. 

O Flamengo do segundo tempo era, antes de tudo, preocupado em não oferecer chances de gol ao Corinthians. O São Paulo já perdia para o Goiás. Com Petkovic cansado, o time era lento no contra-ataque. Bruno pegou chute de Defederico no primeiro minuto e brilhou, aos dez, em cabeçada de Escudero. Aos 20, Andrade trocou o sérvio por Fierro e, aos 23, vieram duas belas notícias: o zagueiro Chicão foi expulso e o Goiás fez 3 a 1. Era a liderança nos pés do Flamengo. 

Como não fazia uma partida decisiva, o Corinthians até rondava a área rubro-negra, mas não era incisivo. Aos 42, num contra-ataque, Dênis Marques, chutou e Felipe pegou. Aos 45, veio o golpe fatal. Leonardo Moura sofreu pênalti que, após três minutos e uma invasão de campo, ele mesmo cobrou: 2 a 0. No Serra Dourada, Goiás 4 a 2. Quem iria conter a torcida do Flamengo? Em Campinas, já ecoavam gritos de "é campeão". Gritos que o Maracanã espera ouvir no próximo domingo. 



Corinthians: Felipe, Jucilei, Chicão, Paulo André e Escudero (Dodô); Edu (Moradei), Boquita, Elias e Defederico; Jorge Henrique e Ronaldo (Souza). Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Willians, Toró e Petkovic (Fierro); Zé Roberto e Bruno Mezenga (Dênis Marques). Juiz: Evandro Roman (Fifa-PR). Cartões amarelos: Chicão, Escudero, Moradei, Elias, Souza, Álvaro, Ronaldo Angelim, Willians, Toró e Petkovic. Renda: R$723.800,00. Público: 25.775 pagantes.

 

 

 

 

Andrade faz o alerta: 'Falta o último degrau' 


Para ficar distante da euforia, time deve treinar na Granja Comary 



ZÉ ROBERTO (26), seguido por Bruno Mezenga, corre na direção da torcida para comemorar o seu gol 


Marcos Penido 

CAMPINAS (SP). Andrade conhece o perfil do Flamengo, a euforia que, por vezes, domina o clube e, acima de tudo, viveu com jogadores e torcida a decepção do empate com o Goiás. Após a vitória sobre o Corinthians, ontem, o técnico alertou que a única conquista já alcançada foi a vaga na Libertadores. Mas garantiu acreditar que o Maracanã verá, no próximo domingo, um desfecho mais feliz. 

Enquanto isso, a diretoria planeja isolar o time, que se reapresenta amanhã, no Ninho do Urubu. Dois jogadores, representando o elenco, serão chamados para uma conversa. Nela, deverá ser decidida a ida do time para a Granja Comary, em Teresópolis, na quarta-feira. 



- Comemoramos a entrada na Libertadores. O título, ainda temos que jogar com o Grêmio. A euforia da torcida é normal, mas precisamos trabalhar duro nesta semana. Falta o último degrau. O Maracanã vai lotar e, dessa vez, o time vai fazer a diferença - disse Andrade. 

Segundo o matemático Tristão Garcia, o Flamengo passou a ter 76% de chances de título. O rival mais próximo é o Internacional, com 18%. 

A chance concreta de conquistar o título após 17 anos - foi campeão em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992 - neutralizou até um possível atrito com Adriano, que sofreu uma queimadura no pé e não jogou em Campinas. 

- Falta uma semana para este grupo fazer história no Flamengo. As medidas serão rigorosas. O resultado acalma tudo, tudo mesmo - disse o vice de futebol, Marcos Braz, que admitia até, em caso de derrota, cobrar publicamente de Adriano. 



Álvaro, suspenso, não enfrenta o Grêmio 



Andrade, com a frieza habitual, garantiu não ter tomado conhecimento do andamento do jogo do São Paulo, enquanto comandava o Flamengo ontem. 

- Estava preocupado só com nosso jogo. Só fui saber o resultado do São Paulo depois. Nem quis saber quanto estava - disse o técnico, que rechaçou até comentários sobre a possível conquista de seu sexto Brasileiro. - Nem joguei, como vou dizer que sou campeão? Nada está resolvido. 

Entre os jogadores, o tom era o mesmo. 

- Não ganhamos nada. Com este trabalho e esta humildade, chegamos aqui. Então, não vamos mudar nada - disse o meia Petkovic. - É uma oportunidade única de ganhar um Brasileiro. Tenho 15 títulos, mas não um Brasileiro. Seria o ponto final numa carreira maravilhosa. 

O goleiro Bruno fez coro: 

- Temos que nos concentrar. Vai ser uma semana difícil e a torcida vai querer comparecer aos treinos.

 

 

 

Gritos de 'Mengo' até no Olímpico 


Cenas antes inimagináveis deram, ontem, o tom do que será o Flamengo x Grêmio do próximo domingo. O rubro-negro precisa vencer para ser campeão. Já o Grêmio, sem pretensões no campeonato, poderia ver sua torcida aguardar o jogo com desinteresse. Mas a realidade é oposta. Como o Internacional precisa da vitória tricolor para ser campeão, a torcida gremista gritou "Mengo" e "Entrega" após o jogo de ontem, no Olímpico, em que o Grêmio derrotou o Barueri. 

A diretoria gremista nem tentou disfarçar a falta de vontade de ajudar o eterno rival. O clube pensa em dar férias para os jogadores titulares. 

- Se alguém pedir férias e merecer, pode sair. Algum jogador pode sentir alguma coisa. O que valia para nós foi hoje (ontem), quando conseguimos o fato inédito de terminar o campeonato sem perder em casa. Será um jogo sem grande valor para nós - disse Duda Kroeff, presidente do Grêmio. - O Inter nunca pode confiar no Grêmio, nem o Grêmio no Inter. Se não, acaba o futebol no Rio Grande do Sul. Não tenho intenção de perder para o Flamengo, mas ninguém interfere na escalação do Grêmio. 

O meia Souza foi a imagem do que passa na cabeça dos jogadores. 

- Ninguém quer ficar marcado por ajudar um rival. A torcida está pedindo e é ela que paga nosso salário - disse.

 

 

Coluna Calazans

 

 

Enfim, o Flamengo 

O Flamengo venceu, o Flamengo chegou à liderança do campeonato com uma rodada de atraso, o Flamengo garantiu sua vaga na próxima Copa Libertadores com uma rodada de antecedência. Só que o Flamengo não me convenceu na vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians - embora tudo isso de bom aí em cima seja merecidíssimo. Foi melhor do que o Corinthians em todo o primeiro tempo. 


Mas então, com 1 a 0 de vantagem, o Flamengo passou a jogar pra trás, como jogou no segundo tempo de ontem e como jogou em todos os segundos tempos anteriores. Por quê? 

Só posso explicar através de uma provável índole masoquista que, repentina e inexplicavelmente, tomou a Gávea. Nem com um homem a mais, depois da expulsão de Chicão, o Flamengo teve o domínio das ações, e por isso chegou a passar por sofrimento, com o Corinthians cobrando faltas e mais faltas sobre a sua área, enquanto persistia o 1 a 0 no placar, gol de Zé Roberto no primeiro tempo. 

Foi um lance bonito em que Toró, com muito boa atuação na defesa, incorporou o espírito de Gérson, o Canhotinha de Ouro. Deu um passe longo e preciso para Zé Roberto (que também teve boa atuação). Como sempre, Zé Roberto finalizou mal, mas a bola, chutada à queima-roupa, bateu em Felipe e entrou. 

E o sofrimento só cessou nos acréscimos finais, quando Dodô fez pênalti em Leonardo Moura, num lance muito parecido com outro anterior, de Airton na área do Flamengo, em que o complicadíssimo juizinho do Paraná nada marcou. 

Leonardo Moura fez 2 a 0, o Flamengo teve merecida vitória, graças à sua bonita campanha pós-Andrade, mas há coisas que prejudicaram sua atuação: a ausência de Adriano naturalmente; a pior atuação de Petkovic nesta sua volta ao clube; e a presença (ou seria ausência?) de Bruno Mezenga, que não se sabe por que é escalado. 

O outro Bruno, o goleiro, é o oposto. Como sempre, suas defesas foram fundamentais na vitória do Flamengo. 

Atuações do Flamengo não têm me convencido, assim como não me convenceram as atuações de nenhum dos times deste campeonato. O campeonato é espetacular - como a rodada de ontem foi -, os times é que não são. De qualquer forma, a competição tem se mostrado tão intrincada, tão emocionante, tão difícil, que qualquer campeão, seja quem for, terá um título, uma taça e uma volta olímpica sensacionais. Com a mais justa das comemorações.

 

 

 

JORNAL DOS SPORTS

 

 

 

Flamengo vence e chega à última rodada como líder

Time vence por 2 a 0 e comemora derrota do São Paulo

Raphael Bittencourt - rbittencourt@jsports.com.br

 

Campinas – O Flamengo conquistou uma vitória importantíssima na disputa pelo sexto título do Campeonato Brasileiro. Com gols de Zé Roberto e Leo Moura, o time carioca venceu o Corinthians fora de casa e chegou à liderança da competição com a derrota do São Paulo para o Goiás por 4 a 2. Na última rodada o Flamengo enfrenta o Grêmio e pode sagrar-se campeão após 17 anos de espera até mesmo com um empate.

Primeiro Tempo
 

Eletrizantes. Não há outra palavra para definir os primeiros 45 minutos da partida entre Corinthians e Flamengo. As duas equipes entraram em campo com muita raça e disposição. Logo no primeiro minuto de jogo Edu, do time paulista, deu um carrinho em Willians e sentiu a coxa. O jogador saiu de maca e foi substituído por Moradei.

Aos quatro minutos o Flamengo mostrou que viria com tudo em busca da vitória. Petkovic lançou a bola em cobrança de falta na cabeça de Álvaro, que acertou a trave de Felipe. No minuto seguinte, Pet cobrou escanteio e a bola sobrou limpa para Willians, que chutou de direita, mas pegou mal e a bola foi para fora.

Aos 13 o Corinthians chegou com perigo pela primeira vez. Escudero viu Bruno um pouco adiantado e arriscou de muito longe. O goleiro rubro-negro se recuperou e espalmou a bola para escanteio. Aos 15, Ronaldo deu seu único chute a gol em cobrança de falta que Bruno defendeu sem grande dificuldade.

Aos 16 minutos o Flamengo teve uma falta antes do meio de campo. Esperto no jogo, Toró cobrou rápido e fez um lindo lançamento para Zé Roberto, que avançou e chutou entre as pernas de Felipe para abrir o placar. 1 a 0 Flamengo. Neste mesmo instante, o São Paulo, que vencia o Goiás por 1 a 0, sofreu o gol de empate.

Aos 23 minutos, Ronaldo invadiu a área e na dividida com Aírton o camisa 9 caiu sofreu um estiramento na coxa. O corintiano foi substituído por Souza. Mesmo sem Ronaldo, o Corinthians quase chegou ao empate com Defederico. O argentino invadiu a área, driblou Bruno, mas chutou sem força para o gol e Álvaro tirou a bola em cima da linha. Aos 47 o Corinthians ainda teve uma ótima chance em cobrança de falta de Chicão, mas Bruno se esticou para buscar a bola no ângulo.

Segundo Tempo

Na etapa final o Flamengo abdicou do ataque e se preocupou apenas em defender. O Corinthians teve a sua melhor chance de empatar aos 10 minutos após cobrança de escanteio de Jorge Henrique e cabeçada de Paulo André, mas Bruno voou para fazer a defesa no canto direito.

Aos 21 minutos Andrade sacou Petkovic e colocou Fierro em campo. Na primeira vez em que tocou na bola o chileno levou um pisão de Chicão, que foi expulso.

Com uma atuação muito apagada, Bruno Mezenga foi substituído por Denis Marques. Aos 42, o camisa 9 partiu para cima da defesa, driblou Moradei e chutou no meio do gol para a defesa de Felipe.

O Corinthians pressionava em busca do empate e a torcida rubro-negra via seu time acuado em campo, mas vibrava com os gols que eram anunciados no alto falante. Aquela altura o São Paulo perdia por 4 a 2 para o Goiás.

Aos 45 minutos Leo Moura foi derrubado por Dodô dentro da área e o juiz marcou o pênalti. Um torcedor invadiu o campo e trocou agressões com o bandeirinha da partida. Indo ao delírio com a derrota do São Paulo, a própria torcida do Corinthians gritava das arquibancadas para que o goleiro Felipe saísse do gol para que o Flamengo pudesse ampliar o placar. Após três minutos de paralisação, o próprio Leo Moura foi para a cobrança. Felipe não se mexeu e o camisa 2 bateu no canto direito do goleiro para dar números finais ao jogo.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 64 pontos e só depende de si para ser campeão. O próximo adversário é o Grêmio e o time carioca pode ser campeão até mesmo com um empate, caso o Internacional, único time que tem o mesmo número de vitórias do Flamengo, não vença na última rodada.

 

 

 

 

 

Time ficará concentrado em Teresópolis

Rio de Janeiro – Às vésperas das eleições presidenciais do clube, que acontece no dia 7 de dezembro, o Flamengo tem uma decisão ainda mais. Um dia antes o rubro-negro enfrenta o Grêmio e tem a chance de sagrar-se campeão brasileiro após 17 anos de espera.

Para fugir do oba-oba da torcida e do clima de eleições que toma conta da Gávea, o elenco ficará concentrado a partir da quarta-feira até o dia do jogo contra o Grêmio. É provável que o grupo seja levado para a Granja Comary, em Teresópolis.

"Falta uma semana para esse grupo entrar para a História do Flamengo. No entendimento da direção e da comissão técnica, o melhor é deixar o Rio", disse o vice de futebol Marcos Braz.

 

 

 

 

ODIA

 

 

 

Álvaro acha que o Grêmio não vai entregar o jogo

Campinas - A rivalidade entre Grêmio e Internacional pode ser uma força a mais para o Flamengo. Já se especula que o Grêmio pode entregar o jogo de domingo, com a simples intenção de evitar que o título fique nas mãos do rival Colorado.

Suspenso do próximo jogo porque levou o terceiro amarelo, o zagueiro Álvaro, ex-jogador do Inter, conhece bem a rivalidade. Só não acredita que os jogadores do Grêmio levem às últimas consequências sua antipatia pelo inimigo gaúcho.

"A rivalidade entre eles é quase mortal. Jamais a torcida do Grêmio vai querer ver o Internacional campeão. Mas isso não quer dizer que o time fará corpo mole contra a gente", afirmou.

O técnico Andrade prefere não contar com essa possibilidade de ajuda do adversário. Ele aposta mesmo é no seu time e na torcida rubro-negra.

"Não tem jogo fácil. Vamos em busca do título, com o apoio da nossa torcida, no Maracanã que estará lotado", encerrou Andrade, preocupado exclusivamente com seu time.

 

 

A festa do hexa já começou

A torcida do Flamengo transformou o Brinco de Ouro em sua casa e até deu início à comemoração do título

POR JANIR JÚNIOR

Campinas - A torcida presente ao estádio Brinco de Ouro, em Campinas, viveu momentos de grandes emoções na vitória de ontem. Comemoração nos gols do Goiás, vibração com o time rubro-negro, o grito antecipado de "é campeão", tudo embalado pelos versos "Mengo, estou sempre contigo. Somos uma nação. Não importa onde esteja. Sempre estarei contigo. Com o meu manto sagrado. E a bandeira na mão. O Maraca é nosso. Vai começar a festa... Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô, dá-lhe..."

"Essa torcida é maravilhosa, merece esse momento, essa vibração. Agora, temos a oportunidade de decidir um título que não ganhamos há 17 anos no Maracanã", afirmou Léo Moura que, ao fim do jogo, com todo o time foi agradecer o apoio dos torcedores em Campinas.

Desde as primeiras horas de ontem, centenas de rubro-negros tomavam as ruas próximas ao estádio. Antes de os times entrarem em campo, as provocações tinham, claro, Ronaldo como alvo. Mas, com o atacante em campo, a torcida evitou as alfinetadas escancaradas, porém, sem segurar a ironia. Quando o Fenômeno deixou o campo machucado, foi saudado aos gritos de "Ronaldo, Ronaldo..."

Além da vibração com os gols do Flamengo, o sinal de que o Goiás vencia o São Paulo vinha dos gritos das arquibancadas, já que o placar eletrônico não mostrava os resultados dos outros jogos do Campeonato Brasileiro.

Até uma bandeira da LDU, que enfrentará o Fluminense na quarta-feira, na decisão da Sul-Americana, podia ser vista com destaque. Os torcedores não desanimaram nem com a forte chuva que caiu durante a partida. No fim, os versos "dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, ô" foram cantados a plenos pulmões. A festa já começou.

 

 

Encontro com o título no Maraca

Time vibra com a possibilidade de conquistar o título brasileiro num estádio lotado e em festa, depois de 17 anos à espera do sonhado hexacampeonato

Campinas - A emblemática vitória sobre o Corinthians, em Campinas, e a combinação perfeita de resultados deixaram o Flamengo com a mão na taça do Campeonato Brasileiro. Mas o empate por 0 a 0 com o Goiás, no Maracanã, há uma semana, ainda serve de lição para o último jogo do ano, domingo, contra o Grêmio. Com todos os ingressos vendidos, a expectativa é por um público de quase 90 mil pessoas. 

Apesar da vantagem de precisar apenas de seu resultado para sair de campo com o título de campeão brasileiro, o que não acontece há 17 anos, a comemoração ainda está longe de acontecer.

"Temos que continuar fazendo tudo do mesmo jeito. Chegamos até aqui dessa forma e não tem por que mudar agora. Vamos jogar domingo precisando de uma vitória sobre o Grêmio para sairmos do Maracanã campeões", afirmou Petkovic, que ontem não contou com a companhia de Adriano no ataque, pois o Imperador queimou o pé durante a semana e ficou fora do jogo de ontem.

Autor do segundo gol da vitória sobre o Corinthians, Leonardo Moura fez questão de festejar com a torcida assim que o árbitro Evandro Rogério Roman apitou o fim do jogo. O lateral dedicou seu gol à namorada, Camila. Domingo, ele espera comemorar seu quinto título com a camisa rubro-negra em pouco mais de quatro anos no clube. "Cumprimos nosso objetivo aqui e consolidamos essa arrancada. Agora, precisamos cumprir nosso papel no Maracanã", avisou.

A euforia dos jogadores no vestiário era grande. O Flamengo assumiu pela primeira vez a liderança da competição este ano e tem a real possibilidade de conquistar o hexacampeonato e voltar a ser o maior vencedor do Brasileiro, ao lado do São Paulo, atual tricampeão da competição.

"A felicidade é muito grande pela vitória que conseguimos sobre uma equipe forte como a do Corinthians, mas ainda não acabou", disse Toró, que também participou dos últimos quatro títulos conquistados pelo Flamengo (a Copa do Brasil de 2006 e o tricampeonato carioca 2007/2008/2009).

 

 

Fla não é só Pet e Adriano

Na ausência do Imperador, Andrade faz questão de atribuir o sucesso do time no Brasileirão a todo o grupo

Campinas - Nem o ausente Adriano, nem o presente Petkovic. O grupo todo ganhou elogios do técnico Andrade, após a vitória que deixou seu clube tão perto do hexa. Para ele, o Flamengo é mais que um ou dois jogadores de alto nível.

"Não podemos negar que o Adriano e o Pet são diferenciados. Mas o futebol do Flamengo é o grupo", disse o técnico.

O discurso de Andrade não era apenas de elogios, mas também de preocupação. O oba-oba de outros tempos não pode passar perto de seu time desta vez. "Falta um degrau. Não ganhamos nada ainda, apenas a vaga na Libertadores está garantida", alertou.

A preocupação não deve ficar nas palavras de Andrade. A diretoria já se mobilizava ontem para afastar os jogadores da euforia da torcida. É bem provável que, na terça-feira, dia da reapresentação, o time tenha de fazer as malas para uma viagem no dia seguinte. "Temos que controlar a ansiedade. Nós, que somos profissionais, não podemos entrar nessa", destacou Andrade, antes ainda de traçar a programação da semana. "O principal será trabalhar a parte emocional", disse.

Com cinco títulos brasileiros como jogador, Andrade já consegue se imaginar alcançando o sexto da carreira, o primeiro como técnico. "Seria uma marca representativa na minha carreira de treinador, ainda tão curta", admitiu, aproveitando para fazer um desabafo. "Muita gente não acreditava em mim", alfinetou.

Até o presidente Márcio Braga, sempre provocador, estava comedido como nunca na vida. "É hora de botar a bolinha no chão. Esse título iria coroar as minhas passagens vitoriosas pelo Flamengo", encerrou o dirigente, em fim de mandato.

 

 

Domingo será de arrepiar

Pela primeira vez na era dos pontos corridos, que começou em 2003, quatro times chegam na última rodada com chances de título. Luta contra o rebaixamento também promete emoções

Campinas - Na era dos pontos corridos, o Campeonato Brasileiro nunca foi tão emocionante. Da disputa pelo título até a definição dos últimos rebaixados para a Segunda Divisão, quase todos os jogos da última rodada terão importância. Pela primeira vez, quatro times chegam ao domingo final com chances de título: Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo.

Além de depender apenas de si para conquistar o título pela sexta vez em sua história, o Flamengo já está classificado para a Copa Libertadores de 2010. O Internacional também garantiu ontem lugar na competição. Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro estão na briga pelas outras duas vagas.

Embaixo, Sport e Náutico estão rebaixados. O Santo André só se salva com um milagre. Botafogo, Coritiba e Fluminense também correm risco de degola.

Inter torce para o rival

Torcer para o maior rival é algo raro de acontecer no futebol. Mas, domingo, o Internacional precisará fazer justamente isso para sonhar com o título. Depois de vencer o Sport por 2 a 1, ontem, no Recife, o Colorado assumiu a vice-liderança, com 62 pontos. Para levantar o caneco, a equipe precisa derrotar o Santo André, no Beira-Rio, e torcer para o arquirrival Grêmio tirar pontos do Flamengo, no Maracanã.

Se depender do discurso de dirigentes e jogadores do Grêmio após a vitória de ontem sobre o Barueri, por 4 a 2, os colorados vão ficar a ver navios. "Vamos sem compromisso. É uma partida que não tem grande valor para nós. O Inter não pode nunca confiar no Grêmio, nem o Grêmio no Inter", disse o presidente gremista, Duda Kroeff.

 

 

Flamengo vence, assume a ponta e fica a uma vitória do título

POR JANIR JÚNIOR

Campinas (São Paulo) - Quinta-feira, a torcida do Flamengo saiu às ruas do Rio em busca de um ingresso para assistir ao jogo contra o Grêmio na última rodada do Campeonato Brasileiro, domingo que vem, no Maracanã. Foram todos vendidos no mesmo dia. Parecia que ela sabia a história que seria contada neste domingo.

 

Em ótima fase, Fla derrota o Corinthians por 2 a 0 e assume a ponta da tabela | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

No Brinco de Ouro, em Campinas, a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians levou o time à liderança da competição, com 64 pontos, pela primeira vez este ano, contando com a derrota por 4 a 2 do São Paulo para o Goiás. Basta vencer o último jogo do ano para comemorar o hexa, na fila há 17 anos.
Coincidência ou não, o mesmo Goiás, que empatou com o Flamengo no Maracanã na rodada passada, interferiu diretamente na disputa do título.

Antes do início dos jogos, o São Paulo somava 62 pontos na primeira colocação e conseguiu fazer 1 a 0 sobre o Goiás. O Flamengo empatava em 0 a 0 e o título parecia estar distante. Mas quase que no mesmo minuto, Vítor empatou o jogo em Goiânia e Zé Roberto, depois de excelente lançamento de Toró, fez 1 a 0 para o Flamengo em Campinas.

>> FOTOGALERIA: Mengão é o novo líder

Bastou para a torcida e o time acreditarem no que parecia perdido. O Flamengo era dono do jogo e, não fosse o argentino Defederico, o Corinthians sequer teria incomodado. Foi ele que quase empatou o jogo, depois de driblar o goleiro Bruno, mas perdeu o equilíbrio, e Ronaldo Angelim salvou em cima da linha.

Os gols em Goiânia foram aparecendo, sempre com o São Paulo em desvantagem. As vitórias de Internacional e Palmeiras deixavam a disputa ainda mais emocionante.

 

O segundo tempo representou um mar de tranquilidade para o Flamengo. Chicão foi expulso por falta em Fierro, que substituiu Petkovic. E Dodô fez pênalti em Leonardo Moura, que, aos 48 minutos, cobrou e marcou o segundo gol, sem que o goleiro Felipe fizesse menção de defender o chute, depois de o jogo ser interrompido por causa da invasão de um torcedor do Corinthians, que tentou agredir o árbitro Evandro Rogério Roman.

O Imperador? Estava longe dali, cuidando da queimadura no pé esquerdo, para não perder a esperada festa do hexa.

 

 

GAZETA ESPORTIVA

 

Flamengo vence o Corinthians e fica perto do título


Helder Júnior - Campinas (SP)

 

Petkovic e Zé Roberto comemoram: Flamengo só depende de si na última rodada

Os jogadores do Corinthians receberam o apoio que esperavam neste domingo, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. A torcida não pediu para o time prejudicar o São Paulo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, mas, ainda assim, o Flamengo venceu por 2 a 0 e assumiu a liderança com a derrota do Tricolor para o Goiás.

O Flamengo, agora garantido na Copa Libertadores, passou a ser o favorito à conquista do troféu. Totaliza agora 64 pontos ganhos, contra 62 de Internacional, Palmeiras e São Paulo. Na última rodada, no próximo domingo, poderá ser campeão até se empatar com o Grêmio no Maracanã. Com 49 pontos, o Corinthians encerrará a sua campanha diante do Atlético-MG no mesmo dia, no Mineirão.

Um dos gols que colocaram o Flamengo na ponta da tabela foi marcado por Zé Roberto, aos 26 minutos do primeiro tempo. Pouco antes, Ronaldo havia se machucado e deixado o campo no duelo contra o seu time de coração - até então os corintianos gritavam "o Adriano pipocou" para provocar o astro adversário, que está machucado.

Já no final do jogo, aconteceu um dos fatos mais inusitados da temporada: revoltado com a arbitragem, que assinalou pênalti para o Flamengo, um torcedor do Corinthians invadiu o gramado e trocou socos com o assistente. Leonardo Moura converteu a cobrança, o goleiro Felipe ficou parado, e o confronto terminou. 

O jogo - Assim que os portões do Brinco de Ouro da Princesa foram abertos, cerca de duas horas antes do início da partida, a torcida do Corinthians já dava mostras de que não estava preocupada com a decisão do título nacional. "Chegamos para vencer", gritou um torcedor, acomodando-se na arquibancada inferior do estádio.

O sistema de som local estava com defeito, o que ajudou ainda mais a torcida a esquecer o restante da rodada do campeonato. Perfilados no gramado, os jogadores das duas equipes tiveram que acompanhar a 'execução' do Hino Nacional Brasileiro através do telão do Brinco de Ouro, que transmitia a letra da música.

O silêncio rapidamente foi substituído pela gritaria das duas torcidas. Ronaldo dividiu o público quando recebeu a bola no primeiro minuto de partida. Jogou-se no gramado e pediu falta. Foi acompanhado na reclamação pelos corintianos, vaiado pelos flamenguistas e ignorado pelo árbitro Evandro Rogério Roman.

Edu também caiu no gramado, mas não se levantou mais. Acabou substituído por Moradei. Na sequência, aos 4 minutos, o Flamengo aproveitou que o Corinthians ainda reorganizava a sua formação para atacar. O sérvio Petkovic cobrou falta na área, e o zagueiro Álvaro acertou o pé da trave com uma cabeçada.

O argentino Escudero, então, começou a facilitar as investidas do time carioca. Recuperado recentemente de uma grave contusão no joelho esquerdo, o defensor proporcionava muito espaço para o adversário atacar - já havia mostrado a sua 'força' logo no início do confronto, com uma entrada violenta.

 

Astro do Timão, Ronaldo se machucou e deu lugar a Souza no Brinco de Ouro da Princesa

Mas Escudero também era útil. Aos 13, arriscou um chute de longa distância e quase surpreendeu o goleiro Bruno. Foi o suficiente para reanimar os corintianos, que lamentaram pouco depois. Quem havia cantado "o Adriano pipocou" (o Imperador sofreu queimadura no pé esquerdo e não jogou) levou as mãos à cabeça ao ver Ronaldo se machucar.

O astro do Corinthians foi substituído por Souza, que também era flamenguista na infância. Os rubro-negros que estavam nas arquibancadas do Brinco gritaram ironicamente o nome de Ronaldo e, praticamente ao mesmo tempo, comemoraram um gol do Goiás sobre o São Paulo e o do Flamengo em Campinas.

Aos 26 minutos, Zé Roberto foi lançado, invadiu a área e finalizou entre as pernas de Felipe: 1 a 0. O que não tirou o ímpeto do Corinthians. Aos 37, Defederico chegou a driblar o goleiro Bruno e concluir para o gol vazio, mas a zaga rival salvou antes de a bola cruzar a linha. De tão tenso que estava, Mano Menezes foi expulso por reclamação.

No segundo tempo, no entanto, o ritmo do jogo diminuiu. Mas os protestos continuaram. O primeiro a chiar foi Escudero, que manteve a média de um cartão amarelo por partida disputada no Corinthians. Pelo Flamengo, Petkovic demorou a sair de campo ao ser substituído por Fierro e também foi punido.

O próximo cartão que sairia do bolso de Evandro Rogério Roman não era amarelo. O assistente denunciou uma agressão de Chicão a Fierro, e o zagueiro do Corinthians acabou expulso. Os flamenguistas festejaram duplamente, já que o São Paulo havia sofrido mais um gol do Goiás no estádio Serra Dourada.

Evitando perder outro jogador por cartão vermelho, o Corinthians trocou Escudero pelo jovem Dodô. Nos minutos finais, contudo, nenhuma das equipes demonstrou muito empenho para modificar o placar do jogo. E até os torcedores paulistas começaram a comemorar a troca de líder na tabela do Campeonato Brasileiro.

Quando os corintianos voltaram a pedir "raça" ao time, irritados com a monótona troca de passes no campo de defesa, o árbitro assinalou pênalti para o Flamengo. Um torcedor invadiu o gramado para agredir o assistente. O goleiro Felipe, por sua vez, ficou parado na cobrança de Leonardo Moura: 2 a 0.

 

 

PELÉNET

 

 

 

29/11/2009 - 18h58

Fla cumpre seu papel, vence Corinthians e é o novo líder do Brasileiro

Bruno Doro
Em Campinas (SP)

FLA GANHA DO CORINTHIANS E É LÍDER

No Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, a torcida do Flamengo comemorou seis vezes. Não, o jogo contra o Corinthians não foi uma chuva de gols. A vitória, 2 a 0, foi pobre em emoções. Mas, somada aos resultados da rodada - e principalmente aos quatro gols do Goiás no Serra Dourada -, bastou.

Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2009, o Flamengo é líder, com 64 pontos. Agora o time carioca depende apenas de si para conquistar o sexto título nacional (o quinto, nas contas da CBF). Para isso, basta vencer o Grêmio na última rodada, no domingo que vem, no Maracanã, para erguer um troféu que não fatura desde 1992. Mesmo com derrota o Fla pode ser campeão, desde que Inter, Palmeiras e São Paulo também tropecem.

 

O Fla abriu o placar no meio do primeiro tempo, após bobeada da defesa corintiana. Mas os flamenguistas já celebravam. Não com o rendimento do time em Campinas, mas com o jogo do Serra Dourada. Os gols da virada do Goiás sobre o São Paulo foram tão comemorados quanto os rubro-negros.

Com as atenções voltadas para outro estádio, a torcida nem notou as duas ausências do dia. Ronaldo e Adriano deveriam ser os grandes nomes do confronto deste domingo, mas não compareceram. O Fenômeno até entrou em campo. Mas lento, pesado, jogou só 23 minutos. Deu uma arrancada e saiu sentindo dores após um lance no qual reclamou ter sofrido pênalti. O Imperador nem foi para Campinas. Treinou só uma vez na semana, com uma bolha no pé esquerdo.

O jogo

A falta de emoções em Campinas já era prevista. O time paulista entrou em campo apático, assistindo ao meio-campo do Flamengo armar as jogadas. Ora pela direita, com Léo Moura e Williams em cima de Escudero, ora pela esquerda, com Juan e Zé Roberto contra Jucilei.

Logo aos três minutos, Edu, após carrinho em Léo Moura, se machucou. Ronaldo foi o próximo. Aos 23 minutos, o Flamengo já tinha até acertado a trave, com Álvaro, quando o Fenômeno arrancou.

Como sempre, protegeu bem a bola, passou pela defesa, tentou o chute. Foi travado. Reclamou pênalti e de dores no ombro e, rapidamente, deixou o jogo. "Ele sentiu uma fisgada no músculo posterior da coxa. Tem que fazer exame para saber se é de grau 1 ou 2", explicou o médico do time, Paulo Faria. Mas a substituição foi a senha para o Flamengo.

Sem Ronaldo, o grande nome do jogo, pelo menos no papel, os flamenguistas apertaram. Como resposta à saída do ídolo corintiano, Toró aproveitou a marcação ruim de Jucilei, achou Zé Roberto nas costas da defesa. Ele entrou na área, chutou cruzado. Felipe tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 para o Flamengo.

A torcida do Flamengo vibrou em dobro. Longe, no estádio Serra Dourada, o Goiás empatara o jogo com o São Paulo. Liderança rubro-negra.

Atrás no placar, o Corinthians seguiu apático até os 37 minutos, quando Souza, apagado em sua passagem pelo Parque São Jorge, apareceu. Ele recebeu de Jorge Henrique, virou para cima da zaga e achou Defederico, livre, no meio da área. O argentino chegou a driblar Bruno, mas chutou fraco e a bola não entrou.

Cinco minutos depois, a torcida do Flamengo explodiu mais um vez. O jogo estava parado. A bola, no meio do campo. A alegria teve origem, novamente, em Goiânia, com o segundo gol do Goiás.

Aos 39, uma confusão no meio-campo, após carrinho de Souza em Williams. A jogada parecia inocente, mas Evandro Rogério Romam deu cartão amarelo. Na sequência, cartões amarelos para Chicão e Elias, por reclamação, e expulsão de Mano Menezes.

Na saída de campo, os corintianos se mostraram revoltados com o árbitro. "Tem de entrevistar o árbitro. Ele é um merda. Não sabe o que está fazendo. Está falando que a nossa função não é questionar a arbitragem. Nunca vi isso", disse Elias.

Essa ira voltou para o campo no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Defederico fez boa jogada no meio, driblou dois e chutou de longe. Bruno defendeu com facilidade, mas era a mostra da mudança de postura do time paulista. Aos 13, o primeiro lance de perigo: Defederico, mais uma vez, cobrou escanteio na cabeça de Paulo André. Bruno pegou bem.

A pressão corintiana fez Andrade se mexer. Tirou Petkovic, que foi anulado pelo trio de volantes do Corinthians, e colocou o chileno Fierro. Logo em seguida, ele levou uma entrada dura de Chicão. O juiz não viu, mas foi alertado pelo assistente. Assim que ele mostrou o vermelho para o zagueiro corintiano, a torcida do Flamengo voltou a cantar. Alegria pela expulsão? Não. Pelo terceiro do Goiás. 

Aos 30min, o grito foi ainda mais forte. Goiás 4 a 2, liderança garantida. O segundo gol, aos 46 minutos, de pênalti, marcado por Léo Moura - e Felipe nem foi na bola, em protesto -, foi só um detalhe.

 

 

Fla usa lição de jogo contra o Goiás no duelo contra o Grêmio

Paulo Galdieri e Raphael Gomide
Da Folhapress
Em Campinas (SP)

 

O Flamengo vai enfrentar o Grêmio na rodada decisiva do Brasileiro usando o jogo contra o Goiás como exemplo.

O time quer tentar evitar a ansiedade daquele confronto, quando empatou em 0 a 0 e perdeu a chance de assumir a ponta na semana passada. O discurso geral é o de cautela e respeito ao Grêmio, rival de domingo, no Maracanã.

Para minimizar eventual clima de euforia e agitação da eleições para a presidência (no dia 7), a diretoria já pretende tirar os jogadores do Flamengo do Rio. Entretanto nem todos ficaram satisfeitos com a medida. Na opinião do meia Petkovic, a decisão de sair da cidade seria um erro que causaria desgaste.

"Para mim, é fundamental não mudar nada, porque foi o que nos trouxe até aqui. Quem falou isso [que o time vai sair do Rio]? Com certeza vai ser desgastante", disse ele, minutos após o vice de futebol, Marcos Braz, anunciar a medida.

Nesta segunda jogadores e direção terão reunião para decidir o planejamento até domingo.

Atletas e o técnico Andrade repetiram em uníssono que a partida contra o Grêmio será 'dificílima' porque a equipe gaúcha é forte, embora não esteja mais disputando nada.

"É o jogo da nossa vida, precisamos ter bastante concentração", disse Leonardo Moura.

O Flamengo espera contar com Adriano, que ainda é dúvida por causa de uma queimadura no pé

 

 

 

 

Flamengo adota refúgio contra oba-oba, mas jogadores já reclamam

Bruno Doro
Em Campinas (São Paulo)

 

O Flamengo deve tentar fugir do oba-oba do Rio de Janeiro e deixar a capital fluminense durante a semana. Líder do Campeonato Brasileiro, o time do técnico Andrade enfrenta o Grêmio, domingo no Maracanã, e só depende de si para conquistar seu sexto título nacional - ou quinto, para a CBF.

TODOS OS GOLS DA RODADA


A vontade de se afastar da torcida é da diretoria. Os jogadores, porém, preferiam seguir na cidade. E um dos críticos da fuga é justamente Petkovic. Estrela do time ao lado do atacante Adriano, ele é contra adotar uma tática que não foi usada antes. Em todo o Brasileiro, o Flamengo sempre ficou no Rio de Janeiro antes dos jogos no Maracanã.

"Para mim, o fundamental é não mudar nada. Fazer tudo o que fizemos até agora, aquilo que nos trouxe até a liderança. Qualquer mudança agora vai ser desgastante, vai ser traumática", disse Pet. "E sair do Rio agora com certeza vai ser desgastante", completou.

O medo dos dirigentes flamenguistas é o clima de comemoração que tomou conta dos torcedores. "O torcedor tem todo direito de se manifestar. Mas cabe à diretoria se posicionar para que isso não afete o grupo. Temos de respeitar o próximo clube que vamos enfrentar, que é o Grêmio", explicou o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz.

Episódios assim já atrapalharam o Fla. Na 36ª rodada, o time entrou em campo, no Maracanã, contra o Goiás, sabendo dos resultados da rodada - líder na época, o São Paulo foi derrotado pelo Botafogo no jogo das 17h e o Fla só entrou em campo às 19h30. Uma vitória deixaria a equipe no primeiro lugar. Afobado, o rubro-negro só empatou.

"No último jogo, a ansiedade com que entramos em campo foi muito grande. Sabíamos do resultado do São Paulo e tentamos resolver o jogo de qualquer forma. Quando não conseguimos, fomos nos enervando. A cada minuto que passava, a equipe ficava mais ansiosa. Mas temos de nos conter (contra o Grêmio)", analisou o zagueiro Ronaldo Angelim.

O lateral Léo Moura não se manifestou diretamente contra o retiro, mas foi claro ao afirmar que não via motivos para isso. "Nós temos jogadores rodados, que já viveram situações como essa, que sabem o que fazer. E o Flamengo tem um Centro de Treinamento onde os torcedores não tem acesso, não tem motivo para sair".

Principal interessado, o técnico Andrade prefere ser imparcial. "Aquele empate com o Goiás deixou o time mais maduro, calejado, experiente. E há tropeços que vem na hora certa. Aquele serviu de alerta. No campeonato inteiro não conseguimos a liderança. E conseguimos agora, na penúltima rodada. Acho que isso é um grande passo que demos. Mas temos de buscar o título, que é o mais importante para o Flamengo".

 

 

 

Última rodada terá quatro times na briga por título e duas 'vagas' na Série B

Do UOL Esporte
Em São PaulO

 

 

O Campeonato Brasileiro mais imprevisível desde o início dos pontos corridos, em 2003, chegará à sua última rodada com quatro equipes com chances matemáticas de conquistar o título. Depois das partidas deste domingo, quem entra com vantagem nessa disputa é o Flamengo, que assumiu a liderança pela primeira vez na competição após vencer o Corinthians por 2 a 0. Com isso, depende apenas das suas forças contra o Grêmio, no Maracanã, para faturar mais um troféu na sua história.

 

 

"O futebol está sempre trazendo grandes surpresas. O Grêmio só ganhou um jogo fora de casa, mas vai que ganha o segundo justamente sobre o nosso time. E aí? Então temos de manter a calma. O time deles é bom e será uma missão dura", analisou o técnico Andrade.

 

Líder até o início desta rodada, o São Paulo vai para a última partida em desvantagem em relação aos rivais diretos. Após perder por 4 a 2 para o Goiás, a equipe tricolor estacionou nos 62 pontos e caiu para a quarta colocação. Para ficar com o quarto título consecutivo (o sétimo em sua história), o time do Morumbi precisa vencer o Sport em sua casa e torcer para que Flamengo, Internacional e Palmeiras tropecem.

O Internacional, por sua vez, soma os mesmos 62 pontos que Palmeiras e São Paulo, mas leva vantagem no número de vitórias. Na última rodada, os gaúchos, que praticamente asseguraram uma vaga na Copa Libertadores de 2010, recebem o Santo André, que ainda luta para escapar do rebaixamento.

 

Quem também está no G-4 e voltou a ambicionar a conquista do título nacional é o Palmeiras. Após uma queda de rendimento na reta final da competição e diversos problemas (como ter o seu ônibus apedrejado), a equipe comandada por Muricy Ramalho derrotou o Atlético-MG por 3 a 1 e vai encarar o Botafogo, na última rodada, ainda com chances claras de ficar com o troféu.

"O torcedor sempre esteve do nosso lado. Hoje [domingo] lotou e incentivou. No início cobrou, mas é assim mesmo. Se você der a resposta, eles continuam incentivando", ressaltou Diego Souza, autor de um gol do meio de campo nesta rodada.

 

Depois da derrota deste domingo, o Atlético-MG, que já chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, irá apenas cumprir tabela na última rodada, já que não tem chances nem de conquistar uma vaga na Libertadores. Seu rival Cruzeiro, no entanto, ainda alimenta esperanças. Com 59 pontos, a equipe treinada por Adilson Batista precisa vencer e torcer para que São Paulo ou Palmeiras percam seus respectivos jogos.

Se a parte de cima da tabela viu a ascensão de Flamengo, Internacional e Palmeiras, além da queda do São Paulo, a zona do rebaixamento apresentou fenômeno semelhante. O grande destaque na luta para não cair foi o Fluminense. Após 27 rodadas na 'degola', a equipe tricolor goleou o Vitória por 4 a 0 e deixou o Z-4, somando agora 45 pontos.

Se o Flu pode respirar mais aliviado após a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba voltou a sentir a ameaça real do rebaixamento. Derrotado pelo Cruzeiro por 4 a 1, o time da capital paranaense permanece com 44 pontos e está apenas uma posição acima da "degola".

A situação do Coritiba, no entanto, é pouco confortável porque o Botafogo, atual 17º colocado, também está com os mesmos 44 pontos, já que perdeu para o Atlético-PR por 2 a 0. Na última rodada, os cariocas recebem o Palmeiras, no Engenhão, enquanto os paranaenses têm pela frente o embalado Fluminense.

 

"Agora é tudo ou nada contra o Palmeiras. A gente teve chances para não ficar entre os rebaixados e não aproveitamos. Não sei como ficaram os próximos jogos, mas temos de vencer", explicou o botafoguense Reinaldo.

Já no duelo entre