Notícias

Documentário sobre o artista plástico Jano

Artista se encanta pelo Flamengo ao chegar ao Brasil

Por - em

Jano veio ao Rio de Janeiro em 2000 e tornou-se rubro-negro. O filme revela isso e os planos dele no Maracanã lotado em um jogo do Flamengo (não se fica sabendo contra quem, pois isso não é relevante...) são muito bonitos. Ele sofre até uma pequena ‘censura’ do editor do seu Caderno sobre o Rio de Janeiro sobre o excesso de personagens com a camisa do Flamengo.

Ele nem se incomoda. Segue abaixo a sinopse/local/hora.

Cineclube FGV encerra a programação do primeiro semestre, na próxima sexta-feira, com a projeção do filme Rio de Jano, documentário de 75min. (2003), de Eduardo Souza Lima, Anna Azevedo e Renata Baldi.

Ao longo de 50 dias de filmagem, o desenhista e caricaturista francês Jano (pronuncia-se Janô) percorre o Rio de Janeiro e registra em seu caderno de viagem, os locais e personagens que conhece e que, segundo sua visão, são característicos e únicos de nossa cidade.

Em abril deste ano, o filme esteve em cartaz no Centro Georges Pompidou, Paris, integrando a exposição dedicada a autores de quadrinhos criados a partir de viagens.

Após a sessão haverá debate sobre o filme com os três diretores e com Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CPDOC.

DATA: 29 de JUNHO - Sexta-feira – 18h30\ LOCAL: Prédio da FGV no Centro - Rua da Candelária, 6, Centro, RJ (perto do CCBB)\

Sessão grátis, aberta ao público.

Quem desejar ler mais sobre o filme e o personagem, leia a matéria de Carlos Alberto Mattos no seu site DocBlog:

http://oglobo.globo.com/blogs/docblog/post.asp?cod_Post=16180