Notícias

Enquanto muitos clubes teorizam, o Flamengo já colhe frutos de sua estratégia dirigida a crianças

Urubus mascotes ganham a simpatia dos torcedores, trazem novas receitas e novos parceiros comerciais com produtos personalizados.

Por - em

O nascimento de Urubinha, filho do Uruba – mascote do clube –, em 15 de novembro do ano passado, deu início ao maior projeto de relacionamento com torcedores infantis do país. Nem mesmo os grandes clubes estrangeiros possuem uma área tão rica em seus sites dirigida a estes torcedores. O hotsite de Uruba e Urubinha (www.flamengo.com.br/mascote) recebe em média 70 mil acessos e tem 350 mil pageviews mensais. Lá as crianças podem colorir desenhos no computador, jogar online, imprimir passatempos, ver fotos e vídeos e baixar brindes virtuais. Nestes oito meses de veiculação, o hotsite atingiu a expressiva marca de 1 milhão e meio de páginas clicadas pelos internautas.

A performance dos mascotes nas partidas com mando do Flamengo começa a contagiar a torcida. Eles são sempre recebidos com muita festa e retribuem acenando, dançando, posando para fotografias e despertando sorrisos nos rubro-negros que já começam a entoar o canto "uh, uh, uh, é urubu!". As apresentações ocorrem 40 minutos antes do pontapé inicial e nos intervalos.

Sem consumir investimentos do clube, uma vez que o projeto é inteiramente patrocinado, a nova marca já mostra sua força comercial. No próximo Dia das Crianças e no final do ano, os torcedores poderão adquirir produtos licenciados estampados pelos urubus mais marrentos do futebol. "O Flamengo vem planejando cuidadosamente estratégias relacionadas aos jovens torcedores", afirma Luis Pozzi, gerente de patrocínio. "Uruba e Urubinha são o carro-chefe destas ações que terão desdobramentos e já começam a trazer novos torcedores e receitas"

Um dos desdobramentos é uma área do hotsite com conteúdo educacional. Com lançamento previsto para setembro, Uruba e Urubinha auxiliarão pesquisadores na discussão de questões ecológica que complementam os programas escolares. Sobrevoando a cidade, poderão validar os temas abordados que serão analisados e tratados do ponto de vista preservacionista. "São as primeiras etapas de nosso planejamento, mas ainda há muito mais pela frente. Desde já, convidamos nossos jovens torcedores a ir aos jogos conhecer esses dois amalucados rubro-negros ", conclui Luis Pozzi.

MASCOTE: Navegue no site e diverta-se com jogos, imagens para colorir, wallpapers, utilitários para o seu computador, além de fotos e vídeos dos mascotes no Maracanã e no treino de futebol.