Notícias

Leonardo completa 45 anos

Lateral-esquerdo do tetra brasileiro, craque se firmou no Flamengo com apenas 18 anos; Maestro Junior dá os parabéns

Por - em
Nesta sexta-feira (05.09), Leonardo Nascimento de Araújo completa 45 anos, um dos jogadores que comprovaram a máxima "Craque o Flamengo faz em casa". A cria da Gávea estreou no time de profissionais em 1987, no dia em que completou 18 anos. O presente pela maioridade viria naquela mesma temporada, com a titularidade conquistada depois de sair do banco para entrar em campo na primeira rodada do Brasileiro e com o tetracampeonato nacional, sendo o jogador mais jovem do elenco e um dos 5 jogadores que conquistaram o título brasileiro de 1987 que foram campeões do mundo pela Seleção Brasileira em 1994, ao lado de Jorginho, Aldair, Zinho e Bebeto.

O niteroiense também jogou como meia pelo Mais Querido, tendo defendido o Vermelho e Preto de 1987 a 1990, como lateral-esquerdo, e retornando em 2002, após quase 12 anos fora do Flamengo. Na segunda passagem, o craque atuou como meia, como já vinha jogando nos últimos 10 anos. Leo disputou oito jogos, em um mês e meio, e logo encerrou a carreira. Ao todo, foram 178 jogos e 10 gols marcados com o Manto Sagrado. No rol de títulos, além do Campeonato Brasileiro de 1987, ele conquistou as Taças Guanabara de 1988 e 1989, o Torneio Colombino/ESP em 1988 e o Torneio Internacional de Hamburgo, em 1989.

Quando o clube conquistou sua primeira Copa do Brasil, em 1990, Leonardo não estava mais no Flamengo, mas participou da campanha e foi decisivo nas oitavas de final, quando fez dois dos três gols rubro-negros nos dois jogos contra o Taguatinga-DF: no empate por 1 a 1, fora de casa, e na vitória por 2 a 0, no estádio José Bastos Padilha, na Gávea. Em fevereiro do mesmo ano, na despedida de Zico no Maracanã, Leonardo marcou um dos gols do Mais Querido, representado pelos times de 1981 (1º tempo) e 1990 (2º tempo), que empatou em 2 a 2 com um combinado de craques internacionais amigos do Galinho. Recentemente, os ídolos se reencontraram em mais um jogo comemorativo, desta vez pelos 60 anos de idade do Maestro Junior. Leo marcou um dos gols do Time Branco, liderado por Zico, que perdeu por 8 a 6 para o Time Vermelho, capitaneado pelo anfitrião da festa, que, em entrevista ao Site Oficial, retribuiu os parabéns.

"Falar do Leo certamente é uma das coisas mais fáceis. Ele é uma figura extremamente educada em todos os momentos, com um jeito de ver as coisas de uma forma simples e sempre objetivamente. Quando ele dizia que eu era um dos seus ídolos lá atras, hoje quem pode dizer isso sou eu de você, meu amigo, por tudo que acompanho da sua maravilhosa carreira, dentro e sobretudo fora dos campos. Parabéns por tudo", desejou o Maestro.