Notícias

Maldonado: 'Libertadores é o nosso maior objetivo da temporada'

Volante chileno responde às perguntas dos internautas no "Você Entrevista"

Por - em
O chileno Maldonado não jogou a partida que valeu o hexa, a da vitória\ sobre o Grêmio. Mas a maioria da torcida tem seu sobrenome na ponta da\ língua quando lista a melhor formação do Flamengo durante a conquista.\ Foi com o volante de 30 anos, nascido em Curicó, que o Rubro-Negro\ começou a arrancada que o levou ao título.
\
\ Com o Flamengo, o camisa 13 deu o toque de experiência que faltava para\ acertar o sistema defensivo. Suas boas atuações o levaram a ser\ convocado por Marcelo Bielsa, técnico da seleção chilena. Por falta de\ sorte, justamente no jogo em que voultou a vestir a camisa de la Roja, diante da\ Eslováquia, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho. A contusão o deixou de muletas e o deixou fora das três ultimas partidas do Flamengo no Campeonato\ Brasileiro. Mas o torcedor não esquece a tranqüilidade no combate aos adversários, a personalidade na saída de bola e,\ principalmente, o importantíssimo gol que o chileno marcou no Mineirão,\ o segundo da vitória sobre o Atlético-MG.
\
\ Curiosamente, Maldonado chegou à Gávea sem muito alarde, em agosto de\ 2009, ao lado do zagueiro Álvaro – outra contratação fundamental para o\ título. Poucos dias depois, já estava em campo. Dali em diante o\ Flamengo emplacaria uma sequência de 10 jogos de invencibilidade na\ competição.
\
\ Antes de passar pelo clube carioca, o volante revelado pelo Colo Colo\ passou pelo São Paulo, Cruzeiro (onde foi campeão brasileiro em 2003, sob o\ comando de Wanderley Luxemburgo), Santos e Fenerbahçe.
\
\ Ainda em recuperação, o jogador respondeu às perguntas enviadas pelos internautas por meio do Você Entrevista. Confira o resultado.

\
\ Isabela de S. B. Gonçalves, 15 anos, estudante, Petrópolis (RJ) –\ Maldonado, antes de você chegar ao Flamengo, o time estava com uma\ defesa frágil e levando muitos gols. Você chegou ao time, se tornou\ titular, arrumou a defesa e o time foi campeão. Como você analisa esses\ jogos que teve pelo Flamengo?

\
\
Maldonado – O time já estava\ com uma boa fase e meu papel foi o de ajudar a melhorar ainda mais.\ Felizmente, deu tudo certo e os setores do time se entendiam cada vez\ mais. Gostei muito dos jogos que realizei no Flamengo, o que também\ ajudou a me levar de volta à seleção chilena.
\
\
Anderson Júnior Diniz Barroso, 22 anos, administrador, Manaus (AM) – Qual é a emoção de se tornar campeão com o Flamengo?
\ Maldonado – É uma emoção única\ saber que demos esta alegria à maior torcida do Brasil. O clube estava\ há bastante tempo buscando novamente o título brasileiro e este time\ ficará marcado na história.
\
\
Isis Kezia de Lima Alves de Moraes, 21 anos, Apodi (RN) – Maldonado,  você tem pretensões de continuar no Flamengo em 2010?
\
Maldonado – Claro, tenho contrato com o clube e estou trabalhando todos os dias para me recuperar logo.
\
\ Wesley Rodrigo Lima Mendes, monitor de lan house, Duque de Caxias (RJ) – O que o Flamengo significa na tua vida hoje?

\ Maldonado – É um lugar que me sinto\ bem, um clube que aprendi a respeitar e a gostar. Espero voltar logo e\ entrar novamente em campo com a camisa rubro-negra.
\
\ Wagner Paulo de Carvalho, 45 anos, frentista, Nova Friburgo (RJ) –
Descreva para os torcedores o que é estar dentro do Maracanã lotado jogando com a camisa do Flamengo?

\ Maldonado – É algo realmente\ especial para um atleta. A energia que a torcida passa para o campo é\ contagiante e isso foi fundamental para a conquista do título.
\
\ Renato Mendes de Oliveira, 22 anos, músico, Itaboraí (RJ) –
Maldonado, você nunca tinha jogado em uma equipe do Rio de Janeiro. O que mais te impressionou no futebol carioca?

\ Maldonado – As torcidas aqui no Rio\ de Janeiro são bem animadas e o Maracanã também é outro atrativo. Todo\ mundo gosta de jogar neste estádio.
\
\
Marcel de Queiroz Pereira, 32 anos, economista, Rio de Janeiro (RJ) –\ Maldonado, é difícil um jogador estrangeiro chegar e se adaptar ao\ futebol brasileiro? Você acha que o torcedor tem a mesma paciência com\ estrangeiros do que tem com brasileiros?
\ Maldonado – O torcedor deseja ver o\ jogador se empenhar em campo, honrar a camisa. É isso que sempre busco\ fazer nos clubes que jogo e tem dado certo.
\
\ Pedro Paulo, 19 anos, atleta, Manaus (AM) – Maldonado, quais são as principais diferenças entre as torcidas do: Colo-Colo, Fenerbahçe e Flamengo?

\ Maldonado – Todas são fanáticas e nos apóiam muito. A diferença é que a torcida do Flamengo é a maior do mundo.
\
\ Josué Santiago Mariano Junior, 42 anos, músico, Rio de Janeiro (RJ) – Qual a influência do Andrade no seu futebol, já que ele jogou na mesma posição? Ele dá uma atenção especial?

\ Maldonado – O Andrade conhece tudo\ de futebol e sempre dá conselhos, não só para os jogadores de\ meio-campo, mas também para os atacantes, zagueiros, laterais... Tem\ sido gratificante trabalhar com ele.
\
\ Marcelo Nunes Andrade, 24 anos, assistente administrativo, Goiânia (GO) –\ Olá Maldonado! Parabéns pelo trabalho! Você em pouco tempo tornou-se\ peça chave no esquema do Fla e sua ausência temporária foi sentida no\ meio campo. Como jogador internacional, o que você acha mais importante\ ao Flamengo para a disputa da Libertadores 2010?
\ Maldonado – A Libertadores precisa\ ser disputada a cada jogo, com a atenção máxima em cada partida. É o\ nosso maior objetivo da temporada e queremos dar este presente para o\ torcedor do Flamengo.
\
\ Josué Santiago Mariano Junior, 42 anos, músico, Rio de Janeiro (RJ) – Que tipo de jogadores o Flamengo precisará se reforçar para Libertadores?
\ Maldonado – Temos uma comissão\ técnica experiente e que está atenta a estes fatores. Nosso elenco é\ ótimo, mas reforços sempre são bem-vindos.
\
\
Douglas Gomes Diniz Almeida, 26 anos, administrador de empresas, Ceilândia (DF) –\ Desde o Mancuso o Flamengo não tinha um volante com tanta qualidade\ como você. Você tem vontade de ficar muito tempo no Flamengo e se\ tornar um ídolo para a Nação Rubro-Negra?
\ Maldonado –
Gosto muito daqui e espero ganhar outros títulos\ no Flamengo. Não tenho a pretensão de me tornar ídolo, mas garanto\ sempre que entrarei em campo para suar a camisa e conseguir as vitórias.
\