Notícias

O pequeno gigante da Gávea

Em entrevista exclusiva ao site oficial do Flamengo, Toró revela desejo de ficar no Fla, elogia o grupo e garante estar pronto para o jogo contra o Náutico

Por - em

Ele tem apenas 1,69m de altura, mas dentro de campo, torna-se um gigante. Jogador de muita raça e disposição no meio-de-campo, aos 23 anos, Toró já tem um currículo de dar inveja a muitos jogadores mais experientes. É campeão da Copa do Brasil, tricampeão carioca, já disputou duas Taças Libertadores da América e já escreveu seu nome nas páginas destes quase 114 anos de história do Clube de Regatas do Flamengo.

\

Revelado pelo rival Fluminense, Rafael Ferreira Francisco chegou à Gávea no início da temporada 2006 com a responsabilidade de, mesmo ainda jovem, acertar o ataque rubro-negro. Afinal, o apelido Toró surgiu porque, nas categorias de base, ele ficou conhecido por fazer " uma chuva de gols" ;. No entanto, acabou sendo testado pelo técnico Ney Franco fazendo uma função mais defensiva. Deu certo. Toró passou a jogar como volante e fez sucesso. Se destacou nas duas partidas da decisão da Copa do Brasil daquele ano, contra o Vasco, e desde então, oscilou entre a titularidade e o banco de reservas, mas sempre cumprindo às expectativas quando se fez necessário. Em 2007, conquistou o título carioca (feito que repetiu em 2008 e também neste ano) e foi um dos principais destaques de uma arrancada memorável da equipe rubro-negra no Campeonato Brasileiro.

\

Neste bate-papo exclusivo com a equipe do site oficial do Flamengo, o volante falou sobre seu futuro, a mudança de posição no campo, a força e a união do elenco rubro-negro, as chances de a equipe conquistar o hexacampeonato brasileiro e suas expectativas para o jogo decisivo deste domingo contra o Náutico, quando, mais uma vez, ele será titular. A partida é decisiva para os rubro-negros na competição e o cabeça-de-área garante: está pronto para mais esse desafio.

\

Site oficial do Flamengo - Toró, você é um jogador que seguiu um caminho bem comum no futebol atual. Começou jogando no ataque e foi recuando até ser volante. Porque você acha que isso aconteceu com você e como está vendo essa fase da sua carreira no Flamengo?

\

Toró - Foi acontecendo naturalmente. Era atacante e quando percebi, estava quase virando goleiro (risos). Mas, falando sério, acho que encontrei minha posição ideal e me sinto muito bem jogando desta maneira.

\

Site oficial do Flamengo - Seu apelido é Toró por causa da chuva de gols que fazia no Flu, mas agora no Flamengo, jogando mais recuado, foram só cinco em pouco mais de 120 jogos. Como você vê isso? Está com saudade de fazer gol?

\

Toró - Fazer gols é ótimo, uma grande emoção. Mas agora ajudo a evitar vários gols, o que também é importante. Mas sempre dou minhas subidas ao ataque, para relembrar os velhos tempos.

\

Site oficial do Flamengo - Você se firmou no Flamengo em uma decisão, contra o Vasco, na Copa do Brasil. Que recordações você tem daquele jogo? Foi o mais importante da sua vida até agora?

\

Toró - Foi uma partida especial, lembro que o time atuou por música. Tive uma boa atuação, elogiada por todos e guardo este momento com carinho.

\

Site oficial do Flamengo - Você já faz parte da história do Flamengo, pelo título da Copa do Brasil e pelo penta tri. Como é para o jogador saber que seu nome está nas páginas deste clube que está prestes a completar 114 anos de vida?

\

Toró - É o sonho de qualquer jogador entrar para a história do Flamengo. Espero continuar ganhando muitos títulos aqui e agradando esta grande torcida que tanto nos apóia.

\

Site oficial do Flamengo - O Ney Franco foi quem te deu a primeira chance de se firmar no Flamengo, mas, você acabou se tornando titular e embalando mesmo sob o comando do Joel. Como você vê o Joel e qual o sentimento que você tem por ele?

\

Toró - É um treinador que sabe conversar com todos, que ganha o respeito e admiração de todo o elenco. Eu gosto muito dele e desejo tudo de melhor para a carreira dele, que já é vitoriosa.

\

Site oficial do Flamengo - Agora às vésperas de mais um jogo decisivo, contra o Náutico, você tem chances de ser titular, depois de um período difícil com a lesão no pé... Como você está se sentindo para esse jogo, tanto física quanto psicologicamente?

\

Toró - Estou muito bem, treinando forte. Me sinto confiante em entrar em campo e ajudar o Flamengo a conquistar os três pontos. Sabemos que lá nos Aflitos será uma guerra, mas estamos preparados.

\

Site oficial do Flamengo - Agora o Andrade é mais um treinador que parece ter o grupo bem na mão, como o próprio Joel tinha em 2007. É por aí? Como é o seu relacionamento com o Andrade?

\

Toró - Com certeza. É outro treinador que todos se sentem bem, fala nossa língua. Espero que o Flamengo consiga este título para coroar o ótimo trabalho do Andrade. Ele merece.

\

Site oficial do Flamengo - Andrade, Pet, Adriano... Todos ídolos e símbolos de identificação desta torcida com o clube. Até que ponto você acha que isso ajuda a equipe?

\

Toró - São pessoas que entendem tudo de Flamengo e ajudam os mais novos. O time só tem a ganhar com eles.

\

Site oficial do Flamengo - Você é um jogador jovem e que ainda tem muito tempo de carreira pela frente. O que você projeta para o futuro? Seu contrato com o Flamengo acaba no final de 2010, você já pensa em renovação?

\

Toró - Gosto muito daqui e penso sim em ficar. Estou feliz no Flamengo.

\

Site oficial do Flamengo - Quem vê de fora percebe esse grupo muito unido, sempre junto. Como é seu relacionamento com os companheiros e você tem algum amigo mais próximo no time?

\

Toró - O grupo é bem unido, fiz grandes amigos aqui no Flamengo. Posso citar o Aírton, o Willians, Leo Moura e outros vários.

\

Site oficial do Flamengo - E como é a vida do Rafael? O que você gosta de fazer nas horas vagas?

\

Toró - Gosto de ficar com minha família, sair para jantar, ouvir música...

\

Site oficial do Flamengo - Naquele time de 2007 o meio-de-campo que era bem brigador e que tinha você como um dos destaques ficou conhecido como Tropa de Elite. Você vê uma possível reedição desta força de marcação em 2009, já que o Flamengo é o time que mais rouba bolas no campeonato?

\

Toró - A qualidade de nossos volantes é imensa. Temos jogadores como Maldonado, Willians, Aírton, que mostram raça durante os 90 minutos da partida. Estes números mostram a força de nosso trabalho.

\

Site oficial do Flamengo - Outra semelhança com aquele ano é a arrancada que o time vem dando no final do ano. A quais fatores você acha que se deve isso e você acredita que o Flamengo está de vez na briga pelo hexa?

\

Toró - Quando o time está bem, a torcida ajuda jogando junto. Aí fica difícil segurar aquele Maracanã lotado. Além disso, estamos conseguindo jogar bem fora de casa, o que ajuda a lutar pelo título.

\

Ficha Técnica

\

Nome completo: Rafael Ferreira Francisco
Apelido: Toró
Data de nascimento: 13 de abril de 1986
Idade: 23 anos
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,69 m
Peso: 72 Kg
Posição: Volante
Número: 21
Jogos pelo Flamengo: 124
Gols marcados: 5