Notícias

Patricia Amorim: "Vou priorizar as obras para entregar o CT"

Presidente do Flamengo responde a perguntas enviadas pelos internautas do site oficial

Por - em
Eleita em dezembro, superando cinco candidatos, a presidente Patricia\ Amorim assumiu de fato a presidência do clube no dia 4 de janeiro. E\ não tem parado. São sucessivas reuniões, contatos para definição de\ equipe de trabalho, entrevistas, leitura de contratos, entre outras atividades diárias.
\
\ Em entrevista ao site oficial, Patricia Amorim explica os seus planos\ para o futebol e para os esportes olímpicos. Antecipa ainda algumas das mudanças que\ pretende implantar no clube. "Empregaremos uma gestão moderna, com\ visão dos resultados e rentabilidade, fazendo uso de profissionais\ focados no desempenho. Acredito que desta forma faremos um Flamengo\ Campeão", afirma.
\
\ Leia aqui as respostas a perguntas enviadas pelos internautas no "Você Entrevista".
\
\
Nelson Roberto Barroso Pereira , 56 anos, professor, São Gonçalo (RJ) – A senhora já escolheu o seu staff?  
\ Patricia Amorim – Aos poucos\ estamos arrumando a casa e organizando todos os setores. Já nomeei\ alguns cargos, mas ainda faltam outros para finalizar.
\
\ Diego Lessa Dourado, 22 anos, estudante, Livramento de Nossa Senhora (BA) - Você\ já chegou arrumando a casa. Manteve o Marcos Braz, que merece\ continuar, por está fazendo um grande trabalho, inclusive foi ele quem\ efetivou o Andrade, que há muito tempo já deveria ter tido essa\ oportunidade. O que esperar do Flamengo em 2010, com o trabalho de\ Andrade e da nova diretoria e de possíveis novos jogadores? Qual o\ principal objetivo em 2010?
\ Patricia Amorim – Vocês podem\ esperar um Flamengo competitivo e que vai brigar de igual com todos os\ times. Queremos fazer uma excelente campanha na Libertadores e faremos\ o possível para reforçar o elenco da melhor maneira possível.\ Conseguimos manter a base do time campeão brasileiro, o que já foi uma\ grande vitória e agora vamos trazer outras peças para fazer o time\ ainda mais forte.
\
\ Estevan Henrique Campelo, 29 anos, matemático, Campo Grande (MS) -\ Srª Patricia, o modelo atual de gestão e administração dos clubes\ brasileiros estão um tanto ultrapassado. Sabendo disso, qual é a sua\ visão para o futuro das administrações do Flamengo? E como conciliar\ este fato com a sua função de vereadora? Grato, parabéns e sucesso.

\ Patricia Amorim – Até hoje todos os\ presidentes do Flamengo conciliaram. Não tenho problemas com o tempo. Muito pelo contrário. Sempre trabalhei para vencer o tempo e sempre\ consegui vencê-lo. Isso não é problema para mim. O Flamengo será um\ clube integrado, com princípios e valores sólidos, liderado por uma\ gestão profissional focada no desempenho e na paixão que move esta\ marca. Minha eleição foi baseada em três vertentes – liderança,\ credibilidade e gestão. Faremos a integração entre todos os entes do\ clube para atender aos anseios dos associados, torcedores e\ colaboradores, melhorando a prestação de serviços e protegendo o\ patrimônio do clube. A credibilidade será inabalável e para isso\ teremos uma gestão transparente, com responsabilidade e ética.\ Empregaremos uma gestão moderna, com visão dos resultados e\ rentabilidade, fazendo uso de profissionais focados no desempenho.\ Acredito que desta forma faremos um Flamengo Campeão.
\
\ Nélio Noronha, 54 anos, contador, Rio de Janeiro (RJ) - Prezada\ presidente, Flamengo, o ano de 2009 foi excelente para o Flamengo.\ Precisamos manter a base formada em 2009 e contratar reforços. Nossos\ patrocínios serão suficientes para manter um elenco competitivo em\ 2010, pois, disputaremos além dos campeonatos tradicionais, a\ Libertadores da América?  

\ Patricia Amorim – A base já foi\ mantida e novos reforços estão sendo contratados. Estamos negociando\ com várias empresas e em breve teremos novidades sobre a questão dos\ patrocínios.
\
\ Luciano Solano, 29 anos, técnico em metrologia, Anápolis (GO) –
\ É um privilégio ter uma mulher no comando de uns dos maiores clubes do\ planeta. Pergunto para minha presidente, quando a maior torcida do\ mundo vai ganhar seu próprio estádio é um Centro de Treinamento (CT)\ digno da grandeza do clube?  

\ Patricia Amorim – Luciano, antes de\ mais nada, obrigada. Vou priorizar as obras para entregar o Centro de\ Treinamento (CT) pronto o mais rápido possível. Pode parecer mais uma\ daquelas promessas de campanha que os sócios estão cansados de ouvir.\ Eu não os culpo por isto. Você mesmo lembra que há mais de 20 anos se\ fala nisto. Infelizmente, é verdade. Avançamos muito pouco neste\ projeto. Temos que correr contra o tempo. E o CT é fundamental para que\ o Flamengo se situe entre os clubes de melhor estrutura deste país.\ Posso fazer esta afirmação porque ele será prioritário dentro do que\ chamo de revitalização do nosso patrimônio. Além disso, o CT é uma peça\ central na estrutura profissional de futebol que pretendo implantar.\ Lá, todas as divisões de base serão centralizadas e terão uma estrutura\ de alto nível para treinar, com campos de treinamento, sala de\ ginástica, centro médico e fisiológico, alojamento e área de lazer.\ Vamos tomar providências emergenciais de modo a que tenhamos condições\ de gerar os recursos que financiem as obras. O Flamengo não está\ usufruindo inclusive das leis de incentivo ao esporte que podem\ perfeitamente financiar estas obras. Vamos criar as condições para que\ possamos buscar este tipo de recurso.
\
\ Alessandro Satiro da Silva, 24 anos, contador, Muniz Freire (ES) –\ Quais são seus planos para as categorias de base do Flamengo voltar a\ revelar os craques necessários para o futebol? Partindo do ponto de que\ cada craque revelado é sinal de lucro futuros para o clube.
\ Patricia Amorim – Essa é uma das\ minhas prioridades. Essa sempre foi a tradição rubro-negra e temos que\ voltar a nos orgulhar disso. Na década de 80, o Flamengo era a base da\ Seleção Brasileira principal e, atualmente, nós não temos um jogador na\ Sub-17 que vai disputar o Mundial na Nigéria, e temos apenas o Fabrício\ na Sub-20. A equipe atual ainda conta com algumas pratas da casa, entre\ elas Adriano. O técnico Andrade também foi criado na Gávea. Por isso a\ urgência de terminarmos as obras no Ninho do Urubu para podermos voltar\ a investir pesado nas categorias de base e formar novos craques. Como\ já mencionei, essa é a nossa tradição e isso é o que eu vou fazer!
\
\ Raimundo Rodrigues de Carvalho Neto, 36 anos, administrador de empresas, Teresina (PI) –\ Patricia, é do conhecimento de todos que grandes clubes do futebol\ brasileiro passaram por uma modernização administrativa, principalmente\ os de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas, essa modernização surtiu\ efeito e acho até que em curto prazo, levando esses clubes a ter uma\ hegemonia nos últimos anos no Brasileirão.  Gostaria de saber quais são\ os seus planos para que o Mengão permaneça no topo?

\ Patricia Amorim –  Vou convocar\ todos os rubro-negros, de todos os grupos, para se unirem na empreitada\ de resgatar a credibilidade do Flamengo. Os problemas do Flamengo não\ serão resolvidos por uma única pessoa, será necessária uma ação\ integrada que envolva a participação e o empenho de todos. Também vou\ apresentar ao conselho a criação da lei de responsabilidade\ econômico-financeira, inspirada na Lei de Responsabilidade Fiscal, na\ qual os gastos são limitados e o gestor não pode gastar mais do que o\ orçamento prevê. A minha gestão vai representar o resgate da\ credibilidade. Teremos transparência nas ações, nas contratações, nas\ escolhas. E foco na gestão. A boa organização e a articulação que o\ Flamengo precisa ter com os gestores do esporte.
\
\ Diego Lessa Dourado, 22 anos, estudante, Livramento de Nossa Senhora (BA) – Olá\ Patricia. Primeiramente, quero lhe felicitar pela vitória na eleição\ presidencial do clube mais querido do Brasil. Como pretende administrar\ essa dívida do Flamengo que tanto atrapalha no crescimento do clube?  
\ Patricia Amorim – Este é um desafio\ e tanto. Começa, primeiro, por parar de fazê-la crescer. Para isso, é\ preciso equilibrar o orçamento e cumpri-lo à risca, trabalhando com\ extremo rigor e bom senso. Além disso, vamos restabelecer a\ credibilidade do clube. E isto significa ter ética e transparência nas\ ações, duas premissas que pretendo adotar no meu modo de administrar.\ Vamos honrar os compromissos. O que eu negociar em relação à nossa\ dívida, será cumprido. Não sou mágica, é claro que não conseguiremos\ pagar toda esta dívida de uma hora para a outra, nem conseguiremos\ fazê-la durante os três anos de mandato. Se prometesse isto estaria\ mentindo, sendo demagógica.
\
\ Esta dívida tem anos de acúmulo. Antes de tudo, é preciso saber o\ tamanho real dela, o seu perfil, quem são os credores, as demandas\ imediatas e as que podem ser renegociadas.
\
\ Meu primeiro passo será contratar uma auditoria externa independente\ para fazer todo este levantamento, saber qual o nosso real passivo e o\ que já foi comprometido com antecipação de receitas. Já comecei este\ trabalho em conjunto com profissionais e empresários especializados em\ finanças e gestão que me apóiam. Não temos tempo a perder. Para se ter\ um quadro completo vai demorar um pouco. Eu tenho repetido sempre:\ antes de tudo é preciso arrumar a casa. E nós vamos arrumar a casa. Ao\ mesmo tempo, manteremos o Flamengo em atividade, estabelecendo e\ cobrando metas em todos os setores e buscando desempenho esportivo de\ alto nível. É aquela velha história: teremos que trocar o pneu com o\ carro andando, pois o calendário esportivo começa logo em janeiro,\ pouco tempo depois da posse e o Flamengo não pode parar. Nosso\ compromisso é com a vitória, nas finanças e nas competições. Foi assim\ que aprendi no Flamengo. E assim que cobrarei.
\
\ Walkir Aranha Vasconcellos, 51 anos, administrador, Niterói (RJ) –\ Primeiramente, parabéns pela vitória. Patricia, você pretende voltar a\ investir no desenvolvimento dos esportes olímpicos como vôlei, natação\ e outros no Flamengo? Quais os seus planos para esses esportes?\ Voltaremos a ter atletas de ponta defendo o Manto Sagrado?  

\ Patricia Amorim – O Flamengo\ atingiu o ápice em 1988, com 27 atletas na delegação brasileira. Na\ última Olimpíada, mandamos apenas três. Precisamos nos preparar para\ Londres-2012 e seguir até os jogos de 2016 no Rio. É impossível que o\ clube não seja o catalisador deste processo com uma Olimpíada aqui na\ cidade. O Flamengo é a melhor vila olímpica que pode existir. Temos de\ ter a competência de manter os atletas em casa. Agora as modalidades\ podem tem seus patrocinadores e assim podem se sustentar, o que não\ acontecia na vigência do contrato com a Petrobras. Vamos desenvolver\ projetos de patrocínio com enquadramento nas Leis de Incentivo para\ captação de recursos. Teremos uma gestão executiva e profissional, com\ capacitação técnica e infra-estrutura para as equipes de alto\ rendimento.
\
\ Mauricio Neves de Jesus, 36 anos, advogado, Lages (SC) –\ Presidente, você pretende realizar algum ato oficial pelo\ reconhecimento do título de campeão Brasileiro de 1987 por parte da CBF?

\ Patricia Amorim –  Vamos fazer de tudo para que este título seja reconhecido.
\
\ * A equipe do site oficial agradece a todos aqueles que enviaram\ perguntas para a presidente Patricia Amorim. Infelizmente, pelo volume\ de questões, a equipe do site oficial teve que selecionar algumas das mais\ representativas.

\
\