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Patrocínio: Flamengo tem valorização de 57,14%

Próximo objetivo é aumentar a receita com o patrocínio nas mangas

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O Flamengo deu um salto em suas receitas de patrocínio. Com a assinatura do contrato com a BR Foods, empresa que representa a marca Batavo, o clube conseguiu por um ano de contrato R$ 22 milhões para o futebol, num patrocínio master que envolve, entre outras propriedades, a exposição da marca de laticínios no local mais nobre da camisa rubro-negra.

Pelo mesmo espaço (frente e costas), o Flamengo recebeu num período de três meses a cifra de R$ 3,5 milhões da ALE. Dos R$ 14 milhões anuais (projeção do valor pago pela ALE) para os R$ 22 milhões oferecidos pela Batavo, o aumento chega a 57,14%. "Agora, o Flamengo finalmente está se aproximando de valores de marketing compatíveis com o tamanho da sua marca e da sua torcida. A partir desse ano a coisa mudou. E vai continuar melhorando", comenta o vice-presidente de marketing do clube, Henrique Brandão.

Uma valorização ainda maior, se considerados os números do último contrato com a Petrobras. O valor era de R$ 16,2 milhões em 2008, mas para o patrocínio de todas as modalidades esportivas do clube - a exposição da marca da empresa de petróleo e de sua distribuidora aparecia em todos os espaços do uniforme do futebol, inclusive nos calções e nos meiões. Já a Batavo patrocina exclusivamente o futebol, profissional e amador, e pode aplicar sua marca somente na parte da frente e das costas dos uniformes. O que libera outros espaços para o marketing trabalhar no mercado.

O próximo desafio, segundo o diretor executivo de marketing, Harrison Baptista, é fechar um novo contrato  de patrocínio,desta vez para as mangas do futebol.  O objetivo é conseguir mais 10 milhões de dinheiro novo para o clube. "A empresa que anunciou antes teve um ótimo retorno. É um espaço nobre, com alta visibilidade. O Flamengo é um clube com penetração nacional, líder em todas as classes sociais. Associar a marca da empresa ao clube é uma relação vitoriosa para os dois lados".

Para Luis Pozzi, gerente de Patrocínios do clube, outro fator pode ser apontado para esse fluxo. "A recuperação econômica do país, depois da crise mundial em 2008, favoreceu o investimento nos clubes de maior visibilidade como o Flamengo".

Números - O Flamengo arrecadou no segundo semestre um total de R$ 8.750.000,00 com patrocínios para o futebol no segundo semestre - R$ 3 milhões da Olympikus (julho, agosto e setembro), R$ 3,5 milhões da ALE (outubro, novembro e dezembro) e outros R$ 2.250,000,00 com a Hypermarcas (que detém a marca Bozzano, pela exposição nas mangas, de julho a dezembro). Projetados para um ano, esses valores equivalem a um patrocínio de 17,5 milhões. Se alcançar a meta, o clube receberá um total de R$ 32 milhões anuais para o futebol.