Notícias

Presidente são-paulino ratificou penta do Fla

Entregar a taça de pentacampeão brasileiro ao Flamengo, que era para ser um ato de cavalheirismo, passou à obrigação para o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.Lance

Por - em

Presidente são-paulino ratificou penta do Fla

Lance

Entregar a taça de pentacampeão brasileiro ao Flamengo, que era para ser um ato de cavalheirismo, passou à obrigação para o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

Pelo menos, de acordo com um comunicado do Clube dos 13, datado de 24 de junho de 1988, que tem entre seus signatários o dirigente do Tricolor.

O LANCE! teve acesso ao comunicado que será divulgado nesta segunda pelo Clube dos 13. O documento tem sete cláusulas e foi redigido após reunião na sede do Palmeiras.

Nele, os 13 clubes que participaram do encontro, além do Vasco (que não estava presente mas constou entre aqueles que ratificaram a nota) reservaram duas cláusulas para falar sobre o título do Flamengo na Copa União de 1987.

Na quinta, o Clube dos 13 enfatizou que a CBF errou ao não acatar a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que cassou o ato de proclamação de Sport e Guarani como os campeões brasileiros de 1987.

E na cláusula sétima foi expressada a opinião dos sócios do Clube dos 13 sobre os vencedores da competição. Para os membros, não há dúvidas sobre o quarto título de campeão brasileiro do Rubro-Negro.

“À vista de todo o exposto, confirmar, de forma maiúscula, que efetivamente o Flamengo e o Internacional são os legítimos campeão e vice brasileiro de 1987, qualquer que venha a ser, no futuro, próximo ou remoto, a decisão final que a respeito vier a ser tomada...” – escreveram na nota os membros do Clube dos 13.

Nesta reunião, Juvenal Juvêncio exercia seu primeiro mandato de presidente do São Paulo, referente ao biênio 1988/1989. E o desejo do dirigente em ver o Flamengo campeão era tanto que há atas de outras reuniões que registram sua inconformidade com o título dado ao Sport.

Carlos Miguel Aidar, que assinou o comunicado de 1988 como o presidente do Clube dos 13, já havia deixado a presidência do São Paulo, mas estava à frente do Conselho Deliberativo do clube.

Nesta segunda-feira, o Flamengo notificará o São Paulo sobre seu direito à taça.

Fonte: Lancenet