Notícias

Retrospectiva 2000: Dez anos que vão entrar para a história

Títulos no futebol e no basquete, além de mudanças na presidência marcam o Flamengo de 2000 a 2009

Por - em

Em dez anos, muita coisa mudou no mundo, no Brasil, e, é claro, no Clube de Regatas do Flamengo. De 2000 a 2009, diversos fatos entraram para a história. A queda das Torres Gêmeas, as eleições de Lula e Barack Obama, a prisão e execução de Saddan Hussein, a Nova Crise, a descoberta do Pré-Sal, o pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002, a morte de Michael Jackson... Mas, na Gávea, neste final dos anos 2000, só se fala em uma coisa: o hexacampeonato nacional conquistado pelo Mengão.

\

A última década foi de muitas conquistas e mudanças no Mais Querido do Brasil. Foram seis títulos cariocas, uma Copa dos Campeões, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro conquistados no futebol. Nas quadras, o time conquistou dois Campeonatos Cariocas de Futsal, além de ter se tornado a maior potência brasileira de basquete, faturando seis Estaduais, dois Nacionais e um Sul-Americano. O Rubro-Negro ainda foi campeão brasileiro de vôlei feminino.

\

O vermelho e o preto também reinaram na piscina. Foram sete títulos brasileiros e um sul-americano no Nado Sincronizado. O clube conquistou ainda cinco cariocas, um Troféu Brasil e dois títulos do Troféu José Finkel de natação. Na modalidade que o gerou, o Rubro-Negro também foi vitorioso, conquistando cinco vezes o Campeonato Carioca de Remo. Na ginástica, Diego Hypólito, Danielle Hypólito e Jade Barbosa se destacaram cada vez mais. Foram diversos títulos conquistados em várias modalidades esportivas, e o site oficial do Flamengo relembra, ano a ano, estes 10 anos memoráveis para o clube, começando por 2000.

\

2000: O ano do "chocolate"

\

O primeiro ano desta vitoriosa década para o Flamengo foi marcado por conquistas importantes nos esportes olímpicos. Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Bicampeonato Brasileiro Adulto Feminino e o Campeonato Brasileiro Absoluto pela décima segunda vez consecutiva. No Nado Sincronizado, o Flamengo faturou o Tetracampeonato Brasileiro Absoluto e o Tetracampeonato Estadual Absoluto. O clube ainda leva a melhor em diversos torneios de base, mas no futebol profissional, a Nação só comemorou um título. Mas ele valeu muito.

\

No primeiro jogo da temporada, o Flamengo conquista o Troféu São Sebastião vencendo por 1x0 o Fluminense. Parecia ser um início de ano promissor, de uma equipe que tinha jogadores promissores em seu elenco. Julio Cesar, Juan, Fabão, Fabio Baiano, Reinaldo, Petkovic, Lucio, Tuta, Leandro Machado, Iranildo, Rocha, Beto, Mozart, Clemer, Maurinho e Luis Alberto eram alguns dos integrantes daquele elenco, que não foi bem no Rio-São Paulo (quando Adriano, hoje Imperador, fez sua estreia pelo Flamengo no profissional) e nem no Campeonato Brasileiro, quando não conseguiu chegar às finais.

\

O time também acabou eliminado da Copa do Brasil, pelo Palmeiras, e da Mercosul, pelo River Plate. No entanto, um título foi o bastante para fazer daquele ano inesquecível para o torcedor rubro-negro. Ele veio justamente na metade de 2000. No dia 17 de junho, com gols de Reinaldo e Tuta, o Rubro-Negro vencia o Vasco, por 2 a 1, e conquistava o bicampeonato estadual sobre seu maior rival. A história daquele título, no entanto, começou a ser escrita na Taça Guanabara.

Era domingo de Páscoa e o Flamengo, que vinha de um título carioca justamente contra o Vasco, em 1999, reencontrava seu arqui-rival na decisão do primeiro turno do Estadual. O resultado, porém, acabou não sendo o esperado pelos rubro-negros. Com o Baixinho Romário inspirado, os vascaínos venceram a partida por 5 a 1 e ainda provocaram os flamengusitas, cantando "uh, é chocolate". Mal sabiam eles que o troco estava guardado.

\

Veio a Taça Rio, que o Flamengo conquistou, ganhando o direito de decidir o Estadual contra o Vasco mais uma vez. Pelo segundo ano consecutivo, os times de maior torcida da cidade estavam frente a frente, brigando pelo título de melhor do Rio. E, pelo segundo ano consecutivo, o Mengão levou a melhor. E com um gostinho especial. O time comandado pelo eterno ídolo Carlinhos venceu as duas partidas com tranqüilidade: 3 a 0 e 2 a 1. A soma dos resultados? 5 a 1, nem mais nem menos do que o jogo da Taça Guanabara. Um chocolate feito na medida e sob encomenda, que entrou para a história.

\

Momento do Ano: Conquista do Campeonato Carioca de 2000
Personagem do Ano: Athirson
Jogo do Ano: Flamengo 3 x 0 Vasco, primeiro jogo da decisão do Estadual
Artilheiro do Ano: Petkovic, com 28 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2000, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.