Notícias

Retrospectiva 2000: O ano do Orgulho Rubro-Negro foi 2007

Tri carioca, arrancada no Brasileiro e eliminação honrosa na Libertadores reataram harmonia entre time e torcida

Por - em

O maior patrimônio do Clube de Regatas do Flamengo é a sua torcida. E, no ano de 2007, esta relação ficou ainda mais forte. O que se viu nesta temporada foi uma verdadeira história de amor. Os rubro-negros da arquibancada se identificar com os rubro-negros dentro de campo, houve um feedback e o ano terminou com a equipe sendo aplaudida de pé pelo título estadual, a eliminação, de certa forma, honrosa na Taça Libertadores e uma arrancada fenomenal no Campeonato Brasileiro.

\

Em 2007, a torcida do Flamengo voltou a mostrar sua força, ela teve 8 dos 10 maiores públicos do Campeonato Brasileiro, além da maior média de público da competição com 48.619 presentes por jogo no Maracanã. No ano a média do Flamengo foi de 42.015 presentes já no Carioca foi de 30.979 e na Libertadores, de 33.615. Ainda este ano a Torcida do Flamengo foi tombada como Bem Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e ganhou o Prêmio Torcida de Ouro do Campeonato Brasileiro 2007 entregue pela CBF e o Prêmio Faz a Diferença do Jornal Globo.

\

O ano de 2007 era visto com muitas expectativas pelos torcedores rubro-negros. O clube voltava a Libertadores após cinco anos fora, e para chegar lá, no ano anterior o clube ganhou a Copa do Brasil 2006 em cima do Vasco, título conquistado pelo clube apenas em 1990 até então. Outro motivo de algum entusiasmo entre os torcedores, era que o clube conseguiu terminar o Brasileiro anterior no meio da tabela, fato que não ocorria a algum tempo quando o clube acabava ficando na parte inferior da tabela. Além disso, o clube reforçou o seu elenco para fazer uma boa temporada, e pela primeira vez em muito tempo, resolveu manter o técnico por um bom período.

\

Começou o ano ganhando a Taça Guanabara em cima do Madureira, depois de passar do Vasco nos penaltys nas semifinais. Mas a final não foi fácil como parecia. O clube ja havia perdido por 4x1 pro Madureira na primeira fase da Taça Guanabara e ainda perdeu o primeiro jogo da final, por 1x0. Mas no jogo decisivo, nada conseguiu parar o time rubro-negro, que apoiado por mais de 60 mil torcedores venceu o jogo por 4x1 e se sagrou campeão da Taça e ainda garantiu a vaga pra final do Carioca.

\

Na Taça Rio, começou disputando com o time formado com reservas, devido a Libertadores. Com a equipe reserva, o clube apenas fez figuração na segunda fase do Carioca, e não se classificou para a fase final.

\

O Botafogo foi campeão da Taça Rio e foi jogar com o Flamengo a final do Estadual de 2007. O alvinegro era favorito, e muitos especialistas o colocavam como o melhor time do país. Na Taça Guanabara, os dois clubes fizeram uma grande partida que terminou empatada em 3x3 e assim seria o ano todo, dos cinco jogos entre os clubes, todos acabaram em empate. Após um primeiro jogo jogo disputado que acabou empatado, os botafoguenses ficaram chateados, pois abriram 2x0 e após uma falha do goleiro e um pênalt cometido pelo mesmo, que foi expulso, o Flamengo empatou o jogo.

\

Já na segunda partida, o clube de General Severiano, começou melhor mas foi o Flamengo que saiu na frente com Souza. O alvinegro correu atrás do prejuízo e virou a partida, mas o clube da Gávea foi buscar o resultado, e com um gol de fora da area de Renato Augusto, o Flamengo empatou o jogo, levando assim para os penaltis, e ali começou a brilhar o goleiro Bruno, que pegou duas cobranças e após a cobrança convertida de Leo Moura, o Flamengo conquistou o Campeonato Estadual 2007, diante de mais de 63 mil torcedores.

\

Na Libertadores, depois de uma excelente primeira fase, terminando em primeiro em seu grupo e segundo na classificação geram. O Flamengo foi até o Uruguai, enfrentar o Defensor nas oitavas de final. Lá acabou entregando a chance de conquistar o Bicampeonato, o clube perdeu por 3x0 após uma péssima partida. No Rio, a torcida fez a sua parte e colocou 60 mil pessoas no Maracanã. Mesmo em noite inspirada de Renato Abreu que fez dois belos gols, o Flamengo não conseguiu tirar a diferença conquistada pelo clube uruguaio, que acabou contando com uma arbitragem contestada de Héctor Baldassi no Maracanã. O Flamengo acabou eliminado da Libertadores, mas mesmo com a derrota, a torcida aplaudiu os jogadores de pé no final da partida.

\

No Campeonato Brasileiro de 2007, o Flamengo teve diversos jogos adiados devido ao Pan 2007, com isso a equipe ficou 13 rodadas na zona de rebaixamento. Ney Franco foi demitido, e o clube trouxe Joel Santana junto com alguns reforços como Ibson, Fabio Luciano e Maxi. A Torcida do Flamengo continuou incentivando a equipe mais e mais e o clube conseguiu terminar em terceiro lugar, numa arrancada incrível conquistando a vaga para a Libertadores 2008 com uma rodada de antecedência.

\

Outros esportes: O ano também foi marcado pelas contratações e grandes resultados no basquete. Marcelinho Machado, Duda e companhia chegaram à Gávea e levaram o time rubro-negro ao seu primeiro título na história do Campeonato Nacional da modalidade, desde que ele passou a ser organizado pela CBB. O troféu só veio em 2008, mas a campanha começou no ano anterior.

\

Os heróis do Flamengo na quadra também aproveitaram este movimento da torcida de abraçar o clube e foram empurrados por um sexto jogador, que se tornou tradicional também no basquete. No primeiro semestre, o time terminou o nacional 2006-2007 em sétimo lugar, e para a temporada seguinte, se reforçou. Deu certo e o time conquistou, pela terceira vez seguida, o Campeonato Estadual Masculino de Basquete, com uma final contra a equipe do Vasco da Gama. As posições se repetiram no Estadual de Remo: Flamengo em primeiro, e Vasco em segundo. De novo.

\

O ano de 2007 também foi especial para o futsal. O futebol de salão rubro-negro voltou à atividade em 2007. A diretoria resolveu investir novamente no esporte. Montou um time jovem que disputou o Campeonato Estadual de Futsal no primeiro semestre. O time chegou às semi-finais, onde foi eliminado pelo Cabo Frio.No segundo semestre, a equipe se reforçou, para participar do Campeonato Carioca de Futsal. Com nomes como Michel Marques, o goleiro Breno e o pivô Sixel, a equipe ganhou quase todas as partidas da pré-temporada, e fez bonito na competição, chegando até as semifinais.

\

Berço de talentos como Diego Hypólito, Jade Barbosa, Danielle Hypólito e Victor Rosa, o Flamengo é a base da ginástica brasileira. Com todos esses craques, a equipe rubro-negra se sagrou, mais uma vez, campeão brasileiro. Seus atletas conseguiram ainda resultados expressivos em competições representando o Brasil. Diego Hypólito foi campeão pan-americano e mundial, e já está classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim. Seu suplente é Victor Rosa. Jade Barbosa também garantiu um ouro no Pan, onde Danielle Hypólito conseguiu também uma prata. Além disso, dois atletas rubro-negros, Diego Hypólito e Jade Barbosa, também foram indicados para o Prêmio Brasil Olímpico de 2007, e Jade levou o prêmio como melhor atleta brasileira do ano, no masculino o prêmio acabou ficando com Thiago Pereira.

\

O ano também marcou o lançamento da Superleague Formula, uma competição de automobilismo entre clubes de futebol. Na temporada, realizada na Europa, o Flamengo, representado pelo piloto Tuka Rocha, acabou não indo muito bem.

\

Momento do Ano: Arrancada no final do Campeonato Brasileiro
Personagem do Ano: Ibson
Jogo do Ano: Flamengo 2 x 2 Botafogo, segundo jogo da decisão do Estadual
Artilheiro do Ano: Souza, com 15 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2007, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.
Relembre também a decisão do Estadual de 2007 clicando aqui.