Notícias

Retrospectiva 2000: O bi e as decepções em 2008

Fla é campeão carioca, mas eliminado da Taça Libertadores e chega em quinto no Brasileiro

Por - em

Os primeiros passos do time de futebol do Flamengo na temporada 2008 foram muito animadores. O clube vinha de um ano positivo, de um novo projeto em lançamento, o canal de TV do Flamengo na internet, a FLATV, e a torcida estava animada. E o time começou correspondendo: teve o seu melhor começo de ano desde 1982, quando venceu as seis primeiras partidas em competições oficiais no ano, terminando em primeiro lugar no Grupo A da Taça Guanabara 2008. Após passar pelo Vasco da Gama nas semi-finais, o Rubro-Negro conquistou o título do primeiro turno em cima do Botafogo, garantindo a sua vaga na final do Campeonato Carioca.

\

Em paralelo, o time jogava a Taça Libertadores da América. Na competição internacional, a equipe do técnico Joel Santana também começou a todo vapor. Os rubro-negros não deram chances aos adversários e se classificaram em primeiro lugar em seu grupo na fase de classificação, e no segundo lugar geral da primeira fase do torneio. O bicampeonato continental parecia estar cada vez mais próximo. Até a história do Flamengo se encontrar com a do América do México.

\

As finais da Libertadores e do Carioca caíram na mesma semana. Primeiro, veio o jogo de ida da decisão do Campeonato Estadual. Assim como em 2007, a competição foi decidida entre Flamengo e Botafogo. E, a exemplo do que aconteceu no ano anterior, quem levou a melhor foi o Mais Querido. Desta vez, com muito mais tranqüilidade. No dia 27 de abril, vitória do Fla por 1 a 0, com gol de Obina.

\

Com a vantagem estabelecida, era hora de voltar as atenções para a Libertadores. E o resultado foi positivo de novo. No primeiro jogo das oitavas-de-final, vitória heróica do Mengão por 4 a 2 sobre os mexicanos em pleno Estádio Azteca. Vitória que deu mais gás ao time da Gávea para entrar com tudo na finalíssima do Carioca. Obina marcou duas vezes e Tardelli completou a vitória rubro-negra por 3 a 1, que deu o bicampeonato carioca ao Flamengo.

\

O clima era de festa para o jogo de volta da Libertadores. Vantagem de dois gols, despedida do técnico Joel Santana, herói da classificação para a competição e do título carioca, que estava de saída para a seleção da África do Sul... Tudo parecia estar conspirar para mais um resultado favorável ao time rubro-negro. Mas, não foi isso o que aconteceu. Em um Maracanã lotado, o time sofre derrota inacreditável por 3 a 0 e acaba eliminado da competição, causando uma grande frustração em sua torcida.

\

No Campeonato Brasileiro, o Fla seria comandado pelo técnico Caio Júnior. Novamente, início animador. O clube tem seu melhor início na competição, atingindo aproveitamento superior a 80%, mas, com a abertura da janela européia, perde alguns jogadores importantes e começa a sentir a diferença no campo. Após algumas contratações no meio da temporada, as vitórias voltam, porém, o time não foi o mesmo da arrancada de 2007 e do Campeonato Carioca. Depois de alguns tropeços, principalmente no Maracanã, o Flamengo termina o campeonato apenas na quinta colocação fora da Taça Libertadores do próximo ano. No final do ano, o técnico Caio Júnior é demitido e o clube contrata o Cuca para seu lugar.

\

Outros Esportes: No Basquete, o ano é inesquecível para o Flamengo. O clube arrasa no Nacional, conquistando o título inédito com 31 jogos disputados e 28 vitórias.Na Liga Sul-Americana, o time tem a melhor campanha da primeira fase, passa pelo Sol de América nas quartas e Boca Júniors na semi, mas perde o título na final para o Regatas Corrientes, depois de partidas confusas na Argentina. No Carioca, o Flamengo não deu chances pra nenhuma zebra. O time rubro-negro conquistou o título de forma invicta garantindo assim o tetra, feito que o clube não conseguia desde a década de 50. No final do ano, o time rubro-negro ainda anuncia a contratação do pivô Baby, da Seleção Brasileira, e até pouco tempo da NBA.

\

No ano de 2008, o Flamengo montou sua primeira equipe de futsal feminino de sua história e logo de cara conseguiu um grande resultado. O time rubro-negro foi campeão do Campeonato Metropolitano, conquistando esse título inédito. No masculino, 2008 também foi um grande ano para o futsal rubro-negro. O time ganha a Taça Ricardo Lucena, mas é eliminado do Campeonato Metropolitano nas semis. Já no Campeonato Carioca de Futsal, o clube conquista o seu segundo título na história, com um grupo que marcou história na modalidade.

\

As piscinas também ficaram rubro-negras naquela temporada. No nado sincronizado, o clube conquista o Campeonato Brasileiro de Categorias, e as atletas do Mengão conquistam grandes resultados pela Seleção. No Campeonato Sul-Americano de Nado Sincronizado 2008, o país conquistou dois ouros no solo com Giovana Stephan e mais um ouro por equipe com participação de seis atletas do Fla representando o Brasil. Na natação, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Absoluto pela trigésima terceira vez na história.

\

Momento do Ano: Conquista do Campeonato Carioca de 2008
Personagem do Ano: Obina
Jogo do Ano: Flamengo 3 x 1 Botafogo, segundo jogo da decisão do Estadual
Artilheiro do Ano: Marcinho, com 17 gols

\

Para conferir todos os jogos do Flamengo no ano 2008, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.
Para mais informações sobre o futebol do Flamengo neste ano, basta acessar este link.
Relembre também o primeiro e o segundo jogos da decisão do Campeonato Carioca.