Notícias

Zico rasga elogios a Joel Santana

Galinho diz que o técnico, Ibson e Fábio Luciano são os responsáveis pela boa fase do Fla

Por - em

GLOBOESPORTE.COM

Galinho diz que o técnico, Ibson e Fábio Luciano são os responsáveis pela boa fase do Fla

GLOBOESPORTE.COM

Da Turquia, Zico comemora a boa fase do Flamengo no BrasileirãoA arrancada do Flamengo no Brasileirão repercute na Turquia. Direto do país euro-asiático, onde comanda o Fenerbahçe, Zico declara na coluna semanal que tem em seu site oficial que tem acompanhado a participação do Rubro-Negro no campeonato nacional e vibra com a possibilidade de classificação para a Libertadores, apesar que garantir que "um time com o peso e a tradição rubro-negra deve estar sempre brigando pelo título.

No texto, o Galinho garante que acompanhou vários jogos do Mengão na atual temporada, em especial os últimos cinco (vitórias sobre São Paulo, Paraná, Vasco e Grêmio, e derrota no Fla-Flu), e faz elogios rasgados ao treinador Joel Santana. Ibson e Fábio Luciano também são apontados como responsáveis pela boa fase.

Zico reconhece que a equipe rubro-negra está longe de encantar, mas joga com raça e empenho durante os noventa minutos, mérito, segundo ele, de Joel. O eterno camisa dez da Gávea diz que o carisma e o bom-humor do treinador fazem com que o time corra por ele, e faz questão de ressaltar que o Natalino "conhece, sim, de futebol. E muito".

O maior ídolo da história do Flamengo assume de vez o lado torcedor quando afirma que, se Obina não tivesse se lesionado e Souza repetisse as atuações dos tempos de Goiás, o time estaria brigando pelo título, e encerra o texto torcendo por um 2008 de glórias.

O Flamengo de Joel

E não é que depois de freqüentar a parte de baixo da classificação o Flamengo aparece lutando pela vaga na Libertadores? Não que seja o que eu e todo torcedor deve esperar, afinal um time com o peso e a tradição rubro-negra deve estar sempre brigando pelo título. Mas, pelas circunstâncias todas, já é uma grande vitória. E na minha opinião essa virada tem um responsável principal que é o Joel Santana. Este é o tema na Conexão desta semana.

Tive a oportunidade de acompanhar na Turquia vários jogos do Flamengo, especialmente os últimos cinco, e observei o quanto o time tem evoluído no Brasileiro. E o marco foi a chegada do Joel Santana, com os reforços do Ibson, que está bem mais maduro após passar por Portugal e tem sido muito importante em alguns jogos, e do Fábio Luciano, que deu maior tranquilidade para defesa e possui uma liderança que ajuda muito o grupo.

O Flamengo está longe de encantar, mas até mesmo a torcida reconhece o desempenho do time em jogos como este último diante do Grêmio, em que sobrou raça dos jogadores. E isso é a cara do Joel. Posso falar bem sobre ele porque o conheço de longa data. Quando não estava em atividade, ele sempre participou da tradicional pelada que é disputada nas quartas à noite no Centro de Futebol. Além disso, em sua passagem pelo futebol japonês conversávamos muito pelo telefone trocando idéias sobre futebol.

Joel é um sujeito que consegue fazer o time jogar para ele. Com bom-humor e carisma, ele leva os jogadores a acreditarem nele e extrai o que cada um tem de melhor. Isso já seria um mérito incrível. Mas acho que não é justo dizer que o segredo é só esse. Joel conhece, sim, de futebol. E muito. Sabe ver o jogo, mexer no time e virou um especialista em apagar incêndios. A longa experiência e o currículo repleto de títulos com times sem estrelas sempre o deixaram com a fama de treinador folclórico, sortudo...

Deixo aqui o meu depoimento fazendo justiça ao belo trabalho realizado pelo Joel. Mas o campeonato ainda tem seis rodadas e o time agora que está mais perto da vaga na Libertadores, deve redobrar a luta. Fico pensando se o time tivesse nesse campeonato um atacante de área mais efetivo... se Obina não tivesse se lesionado, se o Souza jogasse como nos tempos do Goiás. Com um time em que os laterais são destaques no ataque, o Fla briga pela Libertadores. Com atacantes efetivos estaria lutando com o São Paulo pelo título.

Mas não adianta reclamar agora. Cabe lutar e eu fico na torcida para que Joel continue para o ano que vem e tenha respaldo da diretoria com reforços à altura do Flamengo. Todo grande time possui uma espinha dorsal. O Flamengo de hoje tem um bom goleiro, um ótimo zagueiro, um ótimo meia e falta na frente gente que decida e que imponha mais respeito. Os exemplos de anos anteriores devem ser levados em conta para se planejar o futuro. Já é hora do Flamengo aprender que tem que entrar no Brasileiro pra ganhar o título, principalmente com a torcida que tem. Será que veremos isso em 2008?

Até a semana que vem!\ Zico\