Atletas e bons alunos! Garotos do Ninho se formam na escola
Parceria entre Flamengo e Recreio Christian School garante ensino de qualidade para os jogadores das categorias de base
Por Comunicação - em
Um dia especial que vai ficar marcado para 26 atletas das categorias de base do Flamengo. E olha que o clube não conquistou nenhum título nesta data. Vestidos de beca, os Garotos do Ninho completaram uma etapa muito importante na vida: a formatura na escola. Os alunos concluíram seus estudos na Recreio Christian School, sendo 15 no ensino médio, nove no ensino fundamental 2 e dois no ensino fundamental 1. A cerimônia foi realizada na unidade da Barra do Ibemec.
A parceria entre Flamengo e Recreio Christian School (RCS) proporciona o acesso ao ensino de qualidade aos atletas, que levam uma vida diferente desde a infância. Conciliar os estudos e ter a mesma rotina de jovens comuns não é nada fácil para quem ainda têm em seu dia a dia, jogos, treinos e, muitas vezes, viagens.
A mesa da cerimônia foi formada por Alfredo Almeida, diretor de futebol de base do Flamengo, Patricia Negreiros e Beatriz Silva, coordenadora e pedagoga, respectivamente, do departamento de desenvolvimento humano do clube, e Gabriel Frozi e Ester Frozi, diretores da Recreio Christhian School. Familiares dos atletas também estiveram presentes, assim como muitos funcionários do Flamengo e membros do corpo docente da RCS.
Nascido em Portugal, Alfredo Almeida está há três anos no Brasil e acompanha de perto as diferenças existentes no futebol dos dois países, seja no profissional ou nas categorias de base. Depois de agradecer atletas, diretores e professores da RCS, ele frisou que os estudos são imprescindíveis na vida dos meninos que buscam o futebol profissional.
"Primeiro vamos criar cidadãos e depois jogadores de futebol. Enquanto eu estiver nesta posição, a formação é inegociável. É um compromisso com os familiares dos nossos atletas. Não quero ser lembrado pelos títulos. Os pais deixaram seu bem mais valioso sob a nossa responsabilidade. Somos responsáveis por fazê-los sair melhores do que entraram. Meu foco não é 'vai ser jogador' e sim, 'também jogador'. Disso não vou abdicar", garantiu Alfredo.
Felicidade e realização. Estes eram os sentimentos de Patricia Negreiros. A coordenadora de desenvolvimento humano do Flamengo deixou claro que educação, escola e estudos caminham juntos para a formação completa de um atleta profissional.
"Não é estudar para o caso de não se tornar jogador de futebol. Estudar não é plano B. Para ser jogador de futebol é importante saber falar, escrever e entender a cultura do jogo", garante Patricia, que falou um pouco sobre o ano letivo dos garotos da base rubro-negra.
"Os pais nem acreditam. Vida de atleta não é fácil. Têm muitos obstáculos: os que não querem ir à aula, os que esquecem os uniformes, sem falar nos desafios, nas faltas, muitas justificadas por causa dos jogos e das viagens. Esse é o meu time, formado por sonhos, brilho nos olhos e vontade de aprender. As oportunidades estão sempre aí. Sabe mais sobre futebol, aquele que não sabe só sobre futebol", completou.
A beca não se parece nem um pouco com o uniforme rubro-negro. Mesmo assim, os Garotos do Ninho pareciam bem à vontade com a tradicional indumentária. O goleiro Leo Nannetti foi o escolhido para fazer o tradicional juramento da formatura do ensino médio. Da mesma posição, Eduardo Clasen atacou de orador, ao lado do lateral-direito Heitor Guerra. Lucas Falcone foi apontado como o melhor aluno. Já os meninos do ensino fundamental, ali pelos seus 14 anos, encantaram todos os presentes pela desenvoltura e naturalidade, especialmente os oradores Davi Rodrigues e Arthur Menghini.
Ao mesmo tempo em que havia a peculiaridade de ser uma turma formada somente por atletas de futebol de base, em alguns momentos era uma formatura igual a todas as outras. Um ciclo importante de suas vidas foi fechado com as últimas formalidades. O diretor Gabriel Frozi, que revelou ter sido atleta de base, não escondeu a emoção ao fazer a entrega dos canudos e, por fim, chegou a tão esperada hora de jogar os capelos para o alto. E fica a certeza: craque, o Flamengo forma em casa.
