Com boa atuação, Fla bate por 2 a 0 o Internacional pelo Brasileiro Sub-20, na Gávea
Iago, de falta, e Guilherme marcam os gols da quarta vitória rubro-negra na competição
Por Comunicação - emGuilherme comemora: o camisa 10 do Flamengo marcou o segundo gol na vitória sobre o Inter, pelo Brasileiro Sub-20.
Fotos: Adriano Fontes/CRF
Os gols marcados ainda no primeiro tempo deram a vitória por 2 a 0 do Flamengo sobre o Internacional nesta quarta-feira (30), no Estádio José Bastos Padilha, na Gávea, pela oitava rodada do Brasileiro Sub-20. A equipe chegou a 13 pontos e ocupa provisoriamente a quinta colocação. O zagueiro Iago, de falta, e o camisa 10 Guilherme balançaram as redes.
O Flamengo começou o jogo no ataque, marcando a saída de bola da defesa adversária, em busca de abrir logo o placar. A equipe levou perigo com algumas jogadas, enquanto o Inter só chegou um pouco mais forte pelos 15 minutos, em jogadas bem controladas pelo sistema defensivo comandado pelo zagueiro Iago e pelo goleiro Lucas Furtado.
A partida ainda não tinha grandes chances de gols até os 31 minutos, quando Iago bateu com perfeição uma falta sofrida por Jorge Mora no lado esquerdo do ataque. O capitão rubro-negro bateu forte, cruzado, no canto esquerdo do goleiro colorado. O gol deu confiança para a equipe, que quase ampliou em jogada de Iago e Pedrinho.
Mesmo tendo mais presença no ataque, o Rubro-Negro acabava pecando no último passe, como numa jogada de Mora, aos 39, que acabou sendo afastada pela zaga. No minuto seguinte, Shola cruzou e Pedrinho cabeceou por cima da trave. O segundo gol veio na sequência, numa bola perfeita de Mora para Guilherme que matou no peito e colocou na saída do goleiro, marcando o segundo.
O Inter chegou ameaçando aos 41 em chute cruzado pela direita de ataque bem defendido por Lucas Furtado no canto direito. Na cobrança de escanteio, novo chute, desta vez por cima. O Flamengo, por sua vez, acelerou o jogo e chegou forte com Rayan, Daniel e Shola, mas o adversário afastou a bola.
Assim como no primeiro tempo, as jogadas de ataque de ambas as equipes, após o intervalo, não davam muito trabalho aos goleiros. Aos 13, no entanto, Lucão teve de trabalhar depois de um contra-ataque rápido do Inter, que terminou com boa defesa do camisa 1 do Fla. Shola respondeu e quase ficou na cara do gol, mas adiantou um pouco a bola.
Com a vantagem no placar, o Flamengo procurou tocar bastante a bola e rodar o jogo para encontrar brechas na defesa colorada, só que não conseguia criar muitas chances. A equipe também se esforçava para roubar a bola no campo de ataque, sempre que o oponente tentava sair jogando na defesa. Aos 36, Wanderson cabeceou com perigo após cobrança de escanteio, na única grande chance de gol no segundo tempo.
Antes de começar o duelo com o Inter, o técnico Nuno Campos, que comandou pela primeira vez a equipe na Gávea, da beira do campo, falou, em entrevista para a FlamengoTV, sobre o confronto com a equipe gaúcha e também sobre a filosofia de trabalho que está implementando desde a sua chegada.
"Qualquer jogo é importante para nós, porque fazendo parte do Flamengo temos de estar sempre preparados para ganhar qualquer jogo. É uma premissa, independentemente de quem é o adversário. Depois há objetivos muito maiores a cumprir sempre. Se formos comparar com a partida com o Cruzeiro, que era o primeiro colocado e ganhamos na casa deles, no jogo seguinte tivemos a honra de ter três jogadores na equipe principal no banco de reservas numa partida pela Libertadores. Essa é uma vitória importante de um trabalho que começa a ser feito", disse o treinador português, acrescentando que as novas diretrizes precisam de um certo prazo para serem implementadas.
"É um trabalho que vai demorar um tempo até haver esses resultados de formar jogadores para a primeira equipe. Temos também a vantagem de contarmos com um grande treinador (Filipe Luís) na primeira equipe, com um modelo de jogo muito bom. Isso faz com que os jogadores tenham de se preparar muito bem para quando chegarem a trabalhar na primeira equipe também estejam mais próximo de estarem aptos para jogar e adquirir outras competências e para mostrar o seu valor", completou.
Campeonato Brasileiro Sub-20 - 8ª rodada
Flamengo 2 x 0 Internacional
Data: 30/04/2025
Local: Estádio José Bastos Padilha - Gávea
Flamengo: Lucão, Daniel Sales (Wanderson), Iago, Da Mata, Gusttavo, Rayan Lucas, João Alves (Fabiano), Guilherme (Rafael Couto), Mora (David), Pedrinho (Felipe Lima) e Shola (Alan Santos). Técnico: Nuno Gomes.