É campeão! Flamengo fatura título da Copa Rio Sub-17
Rubro-Negro bate o Vasco, fora de casa, numa decisão emocionante
Por Comunicação - em
Os Garotos do Ninho buscaram o título da Copa Rio Sub-17 com vitória nos pênaltis sobre o Vasco, na casa do adversário, no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin, na Baixada Fluminense. O adversário devolveu o placar de 2x1 do jogo de ida, no tempo regulamentar, mas o Flamengo se deu melhor nas cobranças de penalidades (5x4) e sagrou-se campeão nesta sexta-feira (14/11), na véspera do aniversário de 130 anos do clube.
Foi na base da superação. A garotada encarnou o espírito rubro-negro e conquistou mais um troféu para as categorias de base. O Flamengo abriu o marcador com gol do capitão Rogério ainda no primeiro tempo. Após sofrer a virada na etapa final, o Mengão faturou o título nos pênaltis. Luis Chape, Diego Guimarães, Matheus Tiago e Daniel Carvalho marcaram empatando a disputa em 4x4. Como o adversário havia perdido uma cobrança, João Vitor ficou com a responsabilidade de decidir e mostrou muita frieza para converter a última batida, começando uma grande festa no gramado.
O jogo
A primeira chegada do Flamengo foi aos 9 minutos. Lucas Falcone cruzou e João Vitor cabeceou à direita do goleiro. O Vasco procurava atacar e teve uma boa oportunidade também numa cabeçada, aos 16. A resposta rubro-negra veio num contra-ataque puxado pelo goleiro Gabriel Werneck que João Vitor não aproveitou por pouco.
A defesa do Fla teve trabalho com Diego Minete, camisa 9 vascaíno, que teve dois chutes bloqueados aos 25. Faltava à equipe do técnico Daniel Franklin acertar o penúltimo e o último passes quando chegava próximo ao gol.
Aos 33, o zagueiro vascaíno errou a saída de bola e deixou João Vitor na cara do gol. O camisa 9 chutou rasteiro e o goleiro pegou. Cinco minutos depois, o Flamengo abriu o marcador em jogada bem trabalhada por Falcone, João Vitor e Gabriel Amancio que cruzou rasteiro para a linda conclusão do capitão Rogério, no ângulo esquerdo, indefensável. Aos 43, o vento quase enganou o goleiro Gabriel Werneck, em cruzamento da direita, por onde o Vasco concentrou bastante as ações ofensivas.
Aos 6 do segundo tempo, o time vascaíno rondou a área em duas oportunidades. O adversário voltou do intervalo disposto a empatar, enquanto o Fla criou um lance importante aos 10, com Rogério. Na sequência, num erro do ataque rubro-negro, o Vasco contragolpeou rápido, com três contra um, mas Gabriel Amancio deu um carrinho providencial e salvou. O adversário empatou aos 27, com Lucas Ovídio.
Aos 30, João Vitor fez boa jogada e tocou para Diego que bateu de canhota para a defesa do goleiro. O Vasco atacava com muitos cruzamentos na área. Em mais uma jogada de bola aérea, Diego Minete cabeceou por cima, perto do travessão, aos 36. Foi num escanteio que o Vasco fez o segundo, marcado por Breno Sales, aos 45. No último lance do jogo, Daniel Carvalho cabeceou para baixo e a bola passou por cima do travessão. O empate em dois gols levou a decisão para os pênaltis e o Flamengo foi mais feliz.