Notícias

É CAMPEÃO! Sub-15 derrota Fluminense nos pênaltis e conquista o Campeonato Carioca

Goleiro Christian brilha mais uma vez e Garotos do Ninho comemoram na Gávea o nono título estadual da categoria na história.

Por - em
Donos da melhor campanha do Campeonato Estadual Sub-15 com 19 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, e um impressionante e efetivo ataque que marcou 70 gols e uma defesa equilibrada que levou apenas 15 ao longo de toda a competição, os Garotos do Ninho tiveram muitas dificuldades na tensa final do Campeonato Carioca contra o Fluminense disputada na manhã deste sábado (10), na Gávea. Ainda assim, a equipe comandada pelo treinador Mario Jorge superou o primeiro tempo ruim e uma desvantagem parcial de 2x0 no placar para se recuperar no decorrer do clássico e, com muita luta e espírito de equipe, características desse grupo de atletas, conquistar o nono título rubro-negro na história da competição, após perder por 2x1 (Ryan Luka) no tempo regulamentar e vencer por 4x3 nos pênaltis.


O jogo



Os Garotos do Ninho chegaram com perigo ao ataque aos 15 minutos de jogo, quando João Pedro bateu cruzado e Cayo Felipe fez boa defesa. O Fluminense abriu o placar aos 24 minutos, em finalização de Eduardo de dentro da área. Aos 28, Daniel Campos bateu cruzado, nas mãos de Cayo Felipe. Aos 36 minutos, o Fluminense ampliou, com Miguel Martins. 

No último lance do primeiro tempo, os ventos começaram a virar para o lado rubro-negro. Aos 40 minutos, Eduardo, que já tinha cartão amarelo, chutou a bola para longe após a marcação de uma falta a favor do Flamengo e foi expulso de campo corretamente. Na cobrança da falta, Ryan Luka subiu mais do que a zaga adversária e cabeceou bonito para fazer o primeiro gol do Mais Querido na Gávea, se consolidando ainda mais na artilharia da categoria na temporada 2018, agora com 29 gols. 



Os Garotos do Ninho voltaram para o segundo tempo dispostos a serem campeões, e partiram para cima do adversário. Aos oito minutos, Daniel Campos bateu forte da entrada da área e Cayo Felipe espalmou. No rebote, a zaga apareceu para afastar o perigo. No minuto seguinte, Richard arriscou de fora da área e a bola tirou tinta da trave tricolor. O Flamengo fazia pressão em busca do empate. Aos 18, foi a vez de Werton, que havia entrado no lugar de João Pedro, bater cruzado para mais uma defesa de Cayo Felipe. 

O Mais Querido manteve a pressão e tentou o gol de empate, que daria o título sem a necessidade das cobranças de penalidades, até o apito final. Mas o Fluminense conseguiu se fechar, segurou a pressão e manteve a vantagem de um gol no placar. Vieram, então, os pênaltis. E mais uma vez, como havia acontecido na final da Nike Premier Cup no primeiro semestre, o paredão Christian se agigantou, pegou a cobrança de Matheus Martins e viu Joilson chutar para fora. Pedrinho, filho do ex-meio campo Beto, cobrou com categoria a última penalidade rubro-negra e aí foi só partir para o abraço. Foi o nono título estadual do Flamengo na categoria Sub-15, que chega ao final da temporada 2018 com números que chamam a atenção.



Além dos títulos do Campeonato Estadual e da Nike Premier Cup, a categoria marcou impressionantes 135 gols na temporada, e sofreu apenas 35, ficando com um saldo positivo de incríveis 100 gols. O artilheiro rubro-negro foi o centroavante Ryan Luka, que marcou seu 29º gol na final contra o Fluminense. Logo em seguida aparece o atacante João Pedro, com 23 gols.

“A sensação é, em primeiro lugar, de alívio. Tivemos um ano muito bom, mas perdemos três competições justamente nas cobranças de pênaltis. Não podíamos perder esse Estadual novamente dessa forma, após a bela campanha que tivemos ao longo do campeonato. Depois, de agradecimento. A todo o grupo de trabalho, aos atletas, que foram fenomenais durante toda a temporada, à comissão técnica, todos fundamentais para esse título dentro das suas funções, e à diretoria, que nos deu todo o respaldo e estrutura para trabalharmos em prol do melhor para o Flamengo. Sou muito feliz e grato, a todos”, disse o treinador campeão Mario Jorge.



Flamengo: Christian, Samuel, Diego, Kaiky, Richard; Jorge, Daniel Campos (Leonardo), Victor Hugo (Ryan Matheus); Oliveira (Pedrinho), João Pedro (Werton) e Ryan Luka. Treinador: Mario Jorge.