Flamengo é campeão da Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15
Equipe vence o Vasco nesta sexta-feira e recebe a taça das mãos de Zico, no CFZ
Por Comunicação - em
Uma conquista com tudo o que se tem direito. O Flamengo venceu por 8x7 o Vasco, nos pênaltis, após empate em 1x1, e chegou a cinco títulos da Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15. A decisão foi disputada nesta sexta-feira (5), no Estádio Antunes, no CFZ, que fica no Recreio dos Bandeirantes.
A vitória rubro-negra acabou com a supremacia do rival. Agora, os dois clubes estão empatados com cinco conquistas, cada um. Marcos Pierre marcou o gol rubro-negro, no tempo regulamentar.
O jogo
O primeiro tempo da decisão foi bastante disputado e, como reza a tradição, os dois times ficaram se estudando bastante. O equilíbrio prevaleceu na maior parte dos 35 minutos iniciais e o empate acabou selando a primeira metade da partida.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, o goleiro Alessandro Alan pegou uma cobrança de escanteio e saiu jogando rápido com Marcos Pierre no campo de defesa. O camisa 11 saiu arrastando até a entrada da área e tocou para na direita para Lucca Tatsch, que devolveu na medida para Marcos Pierre cabecear para o gol.
Aos 18, o camisa 2 do Fla Ricardo Pietro entrou costurando e bateu cruzado. A bola passou raspando a trave direita do goleiro. O Rubro-Negro estava melhor no jogo e parecia que o segundo gol era questão de tempo. O Vasco, entretanto, causava problemas nos contra-ataques e acabou chegando o empate aos 22, numa saída rápida, com o lateral-direito Matheus Sampaio.
O adversário tentou ganhar gás com o empate para tentar a virada. Os Garotos do Ninho, por outro lado, procuravam se reequilibrar em busca de mais um gol. O lateral-direito Ricardo era sempre uma opção de desafogo e fez mais uma boa jogada que levou perigo, aos 29. O apito final levou a definição do título para a prorrogação.
O Flamengo começou arriscando mais no primeiro tempo da prorrogação, buscando definir o título de uma vez, enquanto o Vasco continuava apostando nos contra golpes. Os dez minutos inicias foram sem lances de perigo. Um dos fatores foi o sol quente desta sexta-feira no Rio.
O segundo tempo da prorrogação do duelo pela disputa do título foram na mesma tônica do primeiro. As equipes não arriscaram praticamentte nada e a igualdade se manteve. As cobranças de pênaltis apontaram o Flamengo como o grande campeão da XXV Copa da Amizade Brasil-Japão.
Depois de dez cobranças de cada lado, o Mengão venceu por 8x7 e a festa tomou conta do CFZ. O capitão Thauan Thiago recebeu a taça das mãos de Zico, o Galinho de Quintino, maior ídolo da história do Clube de Regatas do Flamengo.
Flamengo
Alessandro Alan, Ricardo Pietro, Felipe Pina, Nathan Ribeiro, Rafael Barreto, Lucca Tatsch, Mateus Teixeira, Thauan Thiago, Noáh Gerlach, Marcos Pierre e José Eduardo. Técnico: João Marcos Fernandes.
Suplentes: Thalles Oliveira, Guilherme Matheus, Lucas Guedes, Samuel Júlio, Klismann Sotelle, Ryan Carvalho, Guilherme Ariel, Thomas Robson, Fabio Henrique, Marcos Motta e Marcelo Portela.
Ficha Técnica
Flamengo 1 (8) x (7) 1 Vasco
Local: Estádio Antunes, CFZ, Recreio dos Bandeirantes-RJ
Data e horário: 05/09/2025, às 10h
Gol: Marcos Pierre