Flamengo vence o Corinthians fora de casa e se classifica no Brasileiro Sub-17
Rubro-Negro fica em terceiro lugar e vai enfrentar, em seus domínios, o Atlético-MG pelas quartas de final
Por Comunicação - em
Os Garotos do Ninho mostraram muito espírito de luta, bateram por 2x1 o Corinthians, fora de casa, e se classificaram em terceiro lugar para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-17. Ryan Roberto e João Vitor marcaram os gols da vitória do Flamengo, no duelo disputado no Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha), localizado no Parque São Jorge, em São Paulo.
O adversário do Flamengo na briga por uma vaga na semifinal será o Atlético-MG, que ficou em sexto. Pelo regulamento, as quartas de final do Brasileiro Sub-17 são disputadas em jogo único, sem vantagem para nenhuma equipe, com mando de campo do Rubro-Negro, por ter se classificado em melhor posição do que a equipe mineira.
O jogo
O primeiro ataque perigoso do Flamengo foi aos 4 minutos, quando Ryan Roberto desceu pela esquerda, chutou cruzado e o goleiro espalmou para escanteio. A resposta do Corinthians veio em duas oportunidades, em sequência, aos 10, com Nicolas e depois com Cristian.
Aos 16, Ryan Roberto chutou e o goleiro corintiano trabalhou novamente. Aos 19, Jhefinho bateu de fora da área, por cima do travessão. O Flamengo rondava a área da equipe paulista, mas o gol não saía por detalhes.
Até que, nos últimos segundos do primeiro tempo, Ryan Roberto arrancou pela esquerda, driblou dois jogadores e chutou com força, pelo alto, na entrada da pequena área para marcar seu 11° gol no Brasileiro Sub-17. Foi a última jogada antes de o árbitro apitar para o início do intervalo.
O Corinthians chegou forte logo com um minuto do segundo tempo, com Kawe que arrematou por cima. Aos dois, Ryan Roberto quase marcou novamente. Depois de driblar dois adversários, o atacante bateu forte para grande defesa de Milani, o camisa 1 corintiano. Poucos segundos depois, João Vitor invadiu a área pela esquerda e cruzou. A bola atravessou a pequena área, mas ninguém chegou para fazer o gol.
O jogo ficou aberto e o Corinthians partiu para o ataque e levou perigo duas vezes, ambas aos 7, em chutes para fora. Quatro minutos depois, Gabriel Werneck fez linda defesa no canto direito, após espalmar par escanteio o chute do camisa 10 Guilherme Amorim. E o time paulista voltou a assustar em dois tiros de canto.
O adversário cresceu bastante de produção e passou a pressionar a equipe rubro-negra. A resposta veio num contra-ataque muito rápido. João Vitor escapou em direção ao gol, foi derrubado e sofreu pênalti quando se preparava para marcar o gol. O próprio João Vitor bateu sem chances e ampliou, aos 19.
O segundo gol rubro-negro abaixou o ímpeto do Corinthians, que mesmo assim teve uma chance de gol com o camisa 19 Kayke, aos 28. Enquanto isso, o Flamengo tentava escapar rapidamente nos contra golpes. Gabriel Werneck voltou a fazer uma intervenção importante aos 31, em chute de Kawe. No lance seguinte, o zagueiro Iago Machado diminuiu.
O Flamengo chegou bem aos 37. João Vitor achou o atacante Pedro dentro da área, mas o goleiro adversário conseguiu chegar na frente. O Corinthians precisava do empate para se classificar e tentou partir para o ataque. O Flamengo, no entanto, foi quem levou perigo, com um chute de Enzo na trave esquerda. Já nos acréscimos, no último lance de perigo, Pedro voltou a exigir do goleiro corintiano, que fez defesa difícil. Em seguida, o árbitro encerrou a partida.