Notícias

Guia da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019

Tudo que você precisa saber sobre o grupo do Mais Querido na principal competição de base

Por - em

A Copa São Paulo de Futebol Júnior vai começar e os Garotos do Ninho estão prontos para iniciar mais uma caminhada em busca do grande título da competição. Atual campeão do torneio, o Flamengo quer manter a taça na Gávea e inicia a caminhada rumo ao pentacampeonato contra o River-PI no dia 3 de janeiro.
 
O regulamento da Copa São Paulo divide os 128 times participantes em 32 grupos com quatro equipes cada. Se classificam dois clubes de cada chave, que avançam para a segunda fase. Depois, os remanescentes seguem pela terceira fase, oitavas de final, quartas, semifinal e, por fim, a grande decisão.
 
Em preparação intensa durante a temporada, os jovens do Sub-20 tiveram um ano com saldo positivo. Além do título da Copinha, o Rubro-Negro ainda conquistou a Taça Guanabara, Campeonato Carioca e o Trofeo Dossena (Itália).
 
Garotos do Ninho buscam pentacampeonato
O Rubro-Negro já se sagrou campeão da Copinha em quatro oportunidades. Em 1990, o Mengo foi comandando por Djalminha, meio-campista que brilhou e foi fundamental na conquista. Além dele, o zagueiro Júnior Baiano, autor do gol do título contra o Juventus e um dos maiores artilheiros de sua posição na história do clube, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes também fizeram parte daquela geração.
 
Já em 2011, o Mengão retornou ao Estádio do Pacaembu para levantar a taça mais uma vez. Enfrentando o Bahia, a equipe do goleiro César bateu o Bahia por 2 a 1, gols de Frauches e Negueba, e conquistou o título pela segunda vez.
 
O Rubro-Negro voltou a levantar a taça em 2016. O elenco que contava Thiago, Léo Duarte, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu, derrotou o então campeão Corinthians nos pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal, gols de Trindade e Savio. Com o goleiro defendendo três penalidades, Patrick foi o autor da cobrança que garantiu o título.

Para começar bem o ano de 2018, o Flamengo conseguiu ficar invicto na grande campanha realizada. Vivendo uma Copinha de superação, o Mais Querido recebeu o forte São Paulo na decisão no Pacaembu e lutou do início ao fim. Com um gol relâmpago de Wendel logo no início da partida, o Mais Querido soube se defender, teve atuação gigante do goleiro Yago Darub, venceu por 1 a 0 e conquistou o troféu.

Relembre os bastidores do título de 2018


Elenco rubro-negro
Goleiros: 
Pedro Caracoci
Victor Hugo
Yago Darub
Pedro Victor

Laterais:
Michael
Pablo
Ramon
Vitor Ricardo
Vitinho

Zagueiros:
Aderlan
Patrick
Nathan
Natan

Volantes:
Matheus Alves
Henrique
Gomes

Meias:
Luiz Henrique
Reinier
Marx

Atacantes:
Bill
Vitor Gabriel
Wendel
Yuri
Rodrigo Muniz 
Rhyan Paradela

Os adversários
O Jaguariúna Futebol Clube é o único time de futebol profissional do município e será a sede rubro-negra na Copinha. A equipe se profissionalizou em 2015 e começou a administrar o Estádio Municipal em 2018, iniciando o planejamento para a próxima edição do torneio Sub-20.

O Trindade Atlético Clube é de Goiás e fará sua terceira participação seguida na Copa São Paulo. A equipe é comandada pelo técnico Raphael Miranda, iniciou os treinamentos visando a competição no dia 14 de novembro e embarca para Jaguariúna no dia 31 de dezembro.

Já o River Atlético Clube (PI) fez uma grande campanha na Copa do Nordeste Sub-20 e chegou à semifinal, mas perdeu nos pênaltis para o Fortaleza. Apesar disso, a caminhada foi histórica e o clube teve Matheus como o artilheiro da competição. Alguns destaques das categorias de base foram promovidos ao profissional, mas estarão na Copa SP.

Na última edição, o River caiu ainda na primeira fase, ficando em terceiro com uma vitória e duas derrotas no grupo de Botafogo, Capivariano e Velo Clube. O Trindade conseguiu avançar em sua chave, que ainda tinha Grêmio, Bragantino e União Mogi, com uma vitória e dois empates, caindo em seguida diante do Goiás.

Quem avançar no grupo rubro-negro encara o primeiro e segundo colocados do Grupo 16, que tem Botafogo (SP), CRB, Figueirense e Itapirense.
 
Datas das partidas
Com sede estabelecida em Jaguariúna (SP), o Rubro-Negro jogará todas as suas partidas da primeira fase no estádio local.
 
03/01, quinta-feira: Flamengo x River-PI, às 16h
06/01, domingo: Trindade x Flamengo, às 16h
09/01, quarta-feira: Jaguariúna x Flamengo, às 16h
 
Curiosidades 
O elenco rubro-negro terá 14 nomes que foram campeões da Copinha anteriormente. Os goleiros Pedro Caracoci, Victor Hugo e Yago Darub; os laterais Michael, Ramon e Pablo; os zagueiros Aderlan e Patrick; o volante Matheus Alves; o meio-campista Luiz Henrique; e os atacantes Yuri, Bill, Vitor Gabriel e Wendel.

Pedro Victor, Natan, Rhyan, Rodrigo Muniz, Reinier e Gomes estavam com a equipe Sub-17 campeã da Adidas Generation Cup, Evergrande Cup, Taça Guanabara e Copa do Brasil.

Reinier é o jogador mais novo do elenco rubro-negro com 16. O jovem completará 17 anos em 19 de janeiro.

Yago Darub, Aderlan, Michael, Luiz Henrique e Bill são os mais velhos, com 19. Todos completam 20 anos em 2019.
 
O Flamengo é o clube com melhor aproveitamento em finais, vencendo as quatro decisões que disputou (1990, 2011, 2016 e 2018).

Transmissão
A competição terá transmissão ao vivo do SporTV e da ESPN.


Cobertura nas redes sociais
Você também pode acompanhar o Sub-20 nas redes sociais oficiais do Flamengo, usando a hashtag #GarotosDoNinho. Siga-nos no Twitter, no Instagram e curta nossa página no Facebook. A FlaTV também leva à Nação Rubro-Negra imagens exclusivas de bastidores e da partida. Inscreva-se com um clique, é de graça!