Notícias

Sub-12 é campeão invicto da IBERCUP World Qualifier e disputará o campeonato mundial na Inglaterra

Garotos do Ninho derrotam Inter de Milão na final e representarão o Brasil no mundial, em maio.

Por - em
Acostumados a vencer desde cedo. Essa é a realidade de todo atleta que veste o Manto Sagrado rubro-negro. E com os Garotos do Ninho da categoria Sub-12, não poderia ser diferente. Com campanha de gente grande e muita qualidade técnica e organização demonstradas dentro de campo, os comandados do treinador Márcio Barbosa (eleito o melhor técnico da competição) tiveram retrospecto quase perfeito de sete vitórias e apenas um empate (1x1 na final contra a Inter de Milão) ao longo de todo o torneio, com saldo positivo expressivo de 45 gols a favor e apenas 8 gols contra. Assim, conquistaram de forma mais do que justa a etapa brasileira da IBERCUP World Qualifier, disputada no CT Hélio Dourado, em Porto Alegre.

Com o título garantido, o Mais Querido carimbou seu passaporte para representar o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, no final de maio, na cidade de Bolton, na Inglaterra. Lá, enfrentará os campeões dos Qualifiers realizados em Portugal, nos Estados Unidos e na Dinamarca, na busca por mais um título mundial para o futebol de base rubro-negro.



Campanha

Logo na estreia, os Garotos do Ninho mostraram que entraram na competição com o intuito de serem campeões, e aplicaram uma histórica goleada nos argentinos do Andres Guacirari por nada menos que 14x3. Na segunda rodada, duelo brasileiro contra o Grêmio Maranhense, e vitória do Mais Querido por econômicos 3x0. Nos dois jogos finais da primeira fase, mais duas goleadas rubro-negras: 6x0 contra o FSA, da Bahia, na terceira rodada, e 4x1 para cima do Juventude, de Caxias do Sul, na quarta e última rodada da fase de grupos.



Com muita moral, os Garotos do Ninho garantiram classificação para a segunda fase, quando enfrentaram Chapecoense e Internacional. Apenas o líder do grupo passaria para a semifinal. No primeiro jogo, vitória tranquila por 3x0 contra o Internacional de Porto Alegre. Contra a Chapecoense, mais uma das incontáveis goleadas rubro-negras na competição: inapeláveis 9x2.

Veio então a semifinal, e o clássico nacional contra o Grêmio, que a princípio poderia parecer duro, foi fácil e rapidamente resolvido pelos Garotos do Ninho, que impuseram ao adversário mais uma goleada na competição: 5x1. A vaga na decisão estava garantida.

A final

Na final, os italianos da Inter de Milão pela frente, e o jogo mais duro de todo o torneio. Como qualquer partida internacional, o duelo foi muito equilibrado e disputado desde o primeiro minuto. Os italianos saíram na frente no início do jogo, e mantiveram a vantagem até o intervalo. O Flamengo voltou para a segunda etapa decidido a ser campeão, e pressionou desde o primeiro lance. Nos primeiros minutos, o Mais Querido acertou uma bola na trave e viu a zaga italiana salvar outra em cima da linha. 



Na metade do segundo tempo, David Viana, artilheiro da competição com impressionantes 19 gols e eleito o melhor jogador do torneio, chutou forte de fora da área, o goleiro deu rebote e Matheus apareceu bem posicionado dentro da área para igualar o marcador, levando a decisão para as penalidades máximas. Nas cinco primeiras cobranças de cada equipe, 100% de aproveitamento (o goleiro rubro-negro Leo defendeu uma, mas a arbitragem mandou voltar assinalando irregularidade no lance, e na segunda oportunidade o atleta italiano fez o gol). Com emoção até o fim, apenas na sétima cobrança as coisas foram definidas. A Inter de Milão desperdiçou a cobrança, e coube novamente a Matheus bater o pênati decisivo, estufar as redes e carimbar a vaga rubro-negra para o Campeonato Mundial da Inglaterra, em maio.

“Foi uma experiência única, principalmente para esses meninos de 11, 12 anos de idade. O resultado positivo que obtivemos apenas refletiu o trabalho de excelência realizado por todos os membros da comissão técnica, que abraçaram o nosso projeto desde o início. Treinamos forte no forte calor carioca de janeiro, para podermos entrar em campo preparados e jogarmos essa competição tão difícil no alto nível que um clube como o Flamengo merece. Nossa classificação para o Mundial da Inglaterra é sensacional. Termos a oportunidade de oferecer essa experiência para esses meninos é algo ímpar, além de reforçar ainda mais a marca Flamengo no cenário mundial do futebol de base”, disse Rodrigo Nunes, Coordenador Técnico da categoria e um dos responsáveis por mais um início de temporada promissor e vencedor para o futebol de base rubro-negro.