Flamengo bate o Fluminense de virada e conquista o pentacampeonato da Taça Guanabara Feminina
Leidiane e Valéria Cantuário saíram do banco para marcar os gols da vitória rubro-negra por 2 a 1, nas Laranjeiras.
Por Rômulo Paranhos - emSer rubro-negro é acreditar até o fim! E foi com esse lema que o Flamengo conquistou, neste sábado (25), o pentacampeonato da Taça Guanabara Feminina. Após sair perdendo, as Meninas da Gávea viraram no último minuto pra cima do Fluminense por 2 a 1, nas Laranjeiras, e conquistaram o quinto título consecutivo do primeiro turno do Estadual. Leidiane e Valéria Cantuário entraram na reta final da segunda etapa para marcar os gols rubro-negros.
Agora, o Mais Querido enfrentará o Vasco na semifinal do Carioca Feminino em dois jogos. Como terminou na liderança da Taça Guanabara, as rubro-negras vão decidir a classificação para a final em casa e terão a vantagem do empate.

O jogo
Na reestreia do técnico Celso Silva, o Flamengo começou o clássico valorizando a posse de bola, trocando passes para tentar chegar ao ataque. O Fluminense, com o passar dos minutos, também foi chegando no setor ofensivo, levando perigo à meta de Vivi Holzel. Aos 21’, Monalisa cruzou na área e Keke cabeceou contra o próprio patrimônio, quase marcando gol contra.
As Meninas da Gávea chegaram com perigo novamente aos 32’. Duda Rodrigues recebeu pela direita da área, cortou pra dentro e arriscou o chute que passou muito perto do gol. Na sequência, Vitória Almeida ganhou na velocidade e soltou a bomba. Jany espalmou para escanteio. Na cobrança, Glaucia bateu na área e Núbia cabeceou rente ao travessão.
A equipe tricolor, por sua vez, chegou duas vezes levando muito perigo. Vale frisar que o gramado ruim prejudicava o toque de bola do time rubro-negro. Sob forte calor em Laranjeiras, a primeira etapa terminou com 0 a 0 no placar. O resultado dá o título da Taça Guanabara ao Flamengo.
No início do segundo tempo, o Fluminense abriu o placar com Lurdinha: 1 a 0. Após o gol, as Meninas da Gávea se mandaram para o ataque em busca do empate. Por outro lado, o time tricolor se fechava todo atrás para garantir o resultado e dificultava as investidas do Flamengo.
Aos 32’, Djeni conduziu pelo meio e arriscou o chute da entrada da área. A bola passou perto do travessão. No seu primeiro lance em campo, Cristiane emendou uma bicicleta dentro da área, mas a bola foi pra fora. Outra que tinha acabado de entrar, Leidiane dominou na área e bateu para o gol. Jany fez boa defesa e espalmou para escanteio.
Precisando do empate para conquistar o título da Taça Guanabara, o Mengão se mandou todo para o ataque e foi recompensado com o gol aos 45’. Após escanteio cobrado na área, a bola sobrou nos pés de Leidiane, que pegou em cheio na bola e estufou as redes: 1 a 1.
Nos acréscimos, a mística rubro-negra de acreditar até o fim entrou em campo e o Flamengo buscou a virada heroica no último minuto! Mariana cruzou na área e Valéria Cantuário apareceu livre para cabecear no canto, decretando a vitória e o pentacampeonato consecutivo da Taça Guanabara Feminina. Agora, o Mais Querido vai enfrentar o Vasco na semifinal do Carioca.

Flamengo
Vivi Holzel; Monalisa, Núbia (Flávia Mota), Agustina e Jucinara; Thaisa (Valéria Cantuário), Djeni (Leidiane) e Ju Ferreira; Glaucia (Mariana), Duda Rodrigues (Fernanda) e Vitória Almeida (Cristiane).
Técnico: Celso Silva.
Fluminense
Jany; Keke, Gislaine, Cotrim e Sorriso; Claudinha, Xerife e Raquel; Kamilla, Lurdinha e Lele.
Técnico: Saulo Silva.
Ficha técnica
Fluminense 2x1 Flamengo – Taça Guanabara Feminina | 7ª Rodada
Local: Laranjeiras
Data e horário: 25/10/2025 às 15h
Arbitragem: Jhonatan Costa dos Reis, Bárbara Maia Fraga e Gabrielle da Silva
Cartões amarelos: Glaucia (FLA)
Gols: Lurdinha (4’2ºT) e Leidiane (45’2ºT).