Notícias

A importância da Taça Guanabara

Para se preparar melhor para a Libertadores, rubro-negros sonham com título do primeiro turno do Carioca

Por - em

Que o principal objetivo do Flamengo no ano de 2010 é conquistar a Taça Libertadores da América ninguém duvida. No entanto, o tetracampeonato carioca também está em pauta no grupo rubro-negro. E, para conseguir alcançar suas duas principais metas na temporada, o planejamento passa pelo título do primeiro turno do Estadual. Jogadores e comissão técnica apontam que a conquista da Taça Guanabara é fundamental para que a preparação para a Libertadores seja aproveitada ao máximo.

\

Nas três últimas edições do Campeonato Carioca, o Flamengo foi campeão vencendo a Taça Guanabara por duas vezes. Apenas em 2009 o time conquistou a Taça Rio, mas, não estava disputando a Libertadores. Em 2007 e 2008, quando participou do torneio intercontinental, conseguiu o objetivo de vencer o primeiro turno do Estadual, e também o próprio Carioca em seguida, mas acabou eliminado na Taça Libertadores. Dessa vez, Kleberson, que estava em campo na Libertadores 2008, espera ter mais sorte.

\

"Todos sabem que a Libertadores não é um campeonato fácil e que necessita de muita preparação e muita seriedade para vencer. Mas, também queremos muito este tetracampeonato estadual, e por isso, o melhor seria conquistar logo a Taça Guanabara, para o time poder entrar mais tranqüilo no segundo turno, enquanto disputa a Libertadores. Temos condições de conseguir este objetivo, mas vamos ter que trabalhar muito", analisou.

\

Por um lado, se o Flamengo tem a Taça Guanabara como prioridade, de outro, o técnico Andrade não está contando com jogadores importantes de seu elenco neste início da competição. Na partida de domingo, contra o Duque de Caxias, a equipe já sofreu com desfalques, e na quarta-feira, quando enfrenta o Volta Redonda, a situação será parecida. Sem Leonardo Moura, Álvaro, Juan, Petkovic, Adriano e Vagner Love, o treinador rubro-negro vai ter que escalar uma equipe mista.

\

"Claro que estamos ansiosos para ver todo mundo jogando, o Love, que é um jogador que qualquer time gostaria de ter, o Adriano voltando... Mas isso é normal e a quem está entrando no lugar deles vai corresponder bem, tenho certeza. Este grupo é muito forte e vai provar isso", afirmou o zagueiro Ronaldo Angelim, que não jogou na estreia mas já está à disposição para o jogo desta quarta.

\

História - A Taça Guanabara foi criada em 1965 para definir o representante do Estado da Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro) na Taça Brasil. Apesar deste torneio nacional ter durado apenas até 1968, a Taça GB continuou a ser disputada e tornou-se tradição no futebol carioca. Em 1972, a Taça GB passou a equivaler ao primeiro turno do Campeonato Carioca. Apenas em 1980 foi disputada como torneio independente. Em 1981, a Taça GB voltou a ser disputada pelos dois melhores times do primeiro turno do campeonato estadual. Foi, ainda, criada a Taça Rio, equivalente ao segundo turno.

Em 1994 e 1995, a Taça foi disputada pelos dois melhores times da primeira fase do campeonato estadual, que incluía os dois turnos. No ano seguinte, o formato anterior voltou, com a Taça GB equivalendo ao primeiro turno e a Taça Rio, ao segundo. O Flamengo é o maior vencedor da história da competição, com 18 títulos (72, 73, 78, 79, 80, 81, 82, 84, 89, 95, 96, 99, 01, 04, 07 e 08). O Vasco é o segundo, com 11. O Flamengo também é o único pentacampeão da Taça GB (78 a 82).