Notícias

A “Tropa de Elite” está de volta

Meio-de-campo com alto poder de roubadas de bola é uma das chaves para a arrancada do Flamengo no Brasileirão 2009

Por - em

A expressão "Tropa de Elite" no meio-de-campo rubro-negro ficou famosa em 2007 quando o time ainda era treinado por Joel Santana. O apelido pegou devido ao sucesso do filme homônimo e foi dado devido ao forte poder de marcação daquele setor que era formado por Romulo [depois Jailton], Toró, Cristian e Ibson. No entanto, a expressão pode ser revivida neste ano de 2009 com o quarteto de volantes formado por: Maldonado, Airton, Willians e Toró.

\

E os números comprovam que esta eficiência é fundamental para a arrancada do Flamengo nesta edição do Brasileirão, assim como foi há dois anos. O Flamengo lidera o ranking das roubadas de bola do Campeonato Brasileiro 2009, com 669 desarmes. Pouco menos de cem roubos a mais do que o segundo colocado, Palmeiras, que tem 573, e mais de cem à frente do São Paulo, que tem 564 e é o terceiro. Curiosamente, ambos são os principais rivais do Flamengo na luta pelo hexacampeonato brasileiro.

\

"Esses números mostram a qualidade do nosso trabalho. Graças a Deus tudo está dando certo", comemorou o volante Airton, em entrevista exclusiva ao site oficial do Flamengo.

\

Fala-se muito de como Petkovic organizou o sistema de criação do Flamengo. Afinal, com o sérvio em campo como titular, o time da Gávea está invicto no Brasileirão. No entanto, outro jogador que chegou e mostrou não só ser pé quente como ter importância fundamental no esquema do técnico Andrade é o chileno Maldonado, muito elogiado pelos companheiros.

\

"Nosso meio campo mostra criatividade e pegada. A chegada do Maldonado trouxe experiência e muita qualidade também", afirmou o reserva Toró.

\

O principal responsável por tamanha eficácia nos desarmes é Willians. O camisa 8 é o maior ladrão de bolas desta edição do Campeonato Brasileiro. Com 122 roubadas em 26 jogos, uma média de quase cinco desarmes por jogo, o cabeça-de-área é peça-chave na equipe rubro-negra, garante que vai seguir se doando pela equipe na luta pelo hexa-campeonato e também aproveita para elogiar Maldonado, Álvaro e Petkovic.

\

"É bom saber destes dados. Espero continuar ajudando o time com minha disposição em campo. Sobre o Maldonado, não só ele, como o Álvaro e o Pet, estão sendo importantes no grande segundo turno que estamos fazendo no Campeonato Brasileiro", analisou.

\

Maldonado, por sua vez, agradece o reconhecimento dos companheiros e da torcida, mas garante que ainda há muito trabalho a ser feito nas próximas quatro rodadas para manter o Flamengo no G4 e, quem sabe, até lutar pelo título. Segundo ele, o time já está bem arrumado e, se mantiver o ritmo, pode sonhar alto.

\

"Agradeço aos elogios, mas encontrar um time arrumado na minha chegada foi fundamental para entrar bem na equipe. O Flamengo já mostra um padrão de jogo há bastante tempo e quero continuar contribuindo para isso", finalizou.

Corrigido, às 15h30.