Notícias

Adriano já é do Mengão

Clube apresenta jogador na tarde desta quinta, na Gávea.

Por - em

Agora está confirmado. O Flamengo acertou a contratação do atacante Adriano. O jogador será apresentado nesta quinta, às 15 horas, no Salão Nobre, no segundo andar da sede social da Gávea.

O jogador – Estrela do futebol mundial, Adriano volta à Gávea aos 27 anos, depois de atuar por três equipes da Itália (Inter de Milão, em diversas temporadas; e Fiorentina e Parma) e de uma breve passagem pelo São Paulo, no ano passado. Foi na equipe milanesa que brilhou mais intensamente, ganhando o apelido de “Imperador”.

Nascido no Rio de Janeiro, Adriano de Souza Leite foi revelado pelo Flamengo. Antes mesmo de completar 18 anos, no dia 2 de fevereiro de 2000, fez sua estreia pela equipe profissional num empate diante do Botafogo, válido pelo Torneio Rio-São Paulo. Quatro dias depois, contra o São Paulo, foi um dos destaques da equipe, marcando um dos gols na goleada de 5 a 2, também pelo Rio-São Paulo. Ainda naquele ano, seu futebol baseado no seu vigor físico arrancaria elogios de Emerson Leão, então treinador da seleção brasileira principal.

Pelo Flamengo, Adriano participou do elenco que conquistou em 2001 duas competições: o tricampeonato carioca e a Copa dos Campeões. Antes de se transferir para a Europa, o último adversário que enfrentou foi o San Lorenzo, da Argentina, no dia 28 de julho de 2001. Saiu da Gávea com a marca de 12 gols em 46 participações com a camisa rubro-negra.

Na seleção brasileira, sua primeira convocação veio em 2000. Foi um dos destaques na campanha da conquista da Copa América de 2004, ao marcar o gol de empate na final contra a Argentina, já nos descontos. No ano de 2005, Adriano terminou a Copa das Confederações no topo da artilharia, com sete gols, e foi apontado como melhor jogador da competição. Na Copa da Alemanha, em 2006, formou a dupla de ataque com Ronaldo.

Na Itália, começou pela Internazionale, mas logo seria emprestado à Fiorentina e, depois, ao Parma. Em 2004 marcou 15 gols nas 16 partidas em que vestiu a camisa neroazzurra na temporada. Pela equipe milanesa, participou das conquistas das Copas da Itália (2005 e 2006), da Supercopa da Itália (2005 e 2006) e do campeonato italiano (2006, 2007 e 2008).

No ano passado atuou pelo São Paulo, onde assinalou 16 gols, cinco deles na Taça Libertadores. Com o fim do seu contrato por empréstimo, seguiria novamente para a Inter, onde boas atuações renderam novas convocações para a seleção brasileira.

Em abril, o jogador acertou a rescisão amigável de seu contrato com o clube italiano, e manifestou sua vontade de voltar a vestir a camisa do Flamengo. Volta ao clube como um dos principais reforços para o campeonato brasileiro.

Atualizado às 19h.