Andrade traça esboço da equipe para a estreia
Vinícius Pacheco, Leo Medeiros e Obina podem ganhar oportunidade contra o Duque de Caxias
Por Da equipe do site oficial do Flamengo - emO técnico Andrade já definiu um esboço do time que enfrenta o Duque de Caxias, domingo, às 17 horas, no Maracanã, na primeira partida oficial do Flamengo no ano de 2010. Com muitos desfalques, devido a lesões, problemas físicos, suspensões e inscrições que ainda não foram feitas, o Rubro-Negro deve entrar em campo com uma equipe bem diferente da que conquistou o título brasileiro em 2009.
Nesta quarta-feira, o treinador comanda os primeiros treinamentos coletivos antes do jogo, e dará uma primeira noção de como pretende escalar a equipe. Andrade pode ter até oito desfalques na partida de domingo. Leo Moura, que operou o nariz, Maldonado, recuperando-se de cirurgia no joelho, e Juan, suspenso por dez jogos devido à polêmica discussão com Maicossuel no ano passado, já estão fora, assim como Petkovic, que ainda não está em plena forma física.
"Estamos aguardando o parecer do departamento médico e da preparação física para ver os jogadores que estão em condições de estrear. Teremos um coletivo na quarta e outro na sexta. O trabalho vem sendo mais físico e técnico, e está acima do que esperávamos. A partir de agora é arrumar mais o time taticamente", disse o treinador.
Adriano, com uma bolha no pé, Ronaldo Angelim, que se reapresentou bem depois do resto do elenco, Fernando, recém-contratado e ainda sem estar inscrito, e Obina, que ainda pode ser punido por causa do incidente com Maurício, ainda no Palmeiras, no ano passado, são as dúvidas. Mas Andrade já desenhou em sua cabeça os piores cenários possíveis para escalar sua equipe.
"De repente só vamos estrear com 3 ou 4 jogadores que terminaram o ano passado como titular. Então nós pedimos para terem calma, pois este início será mais complicado. Tenho certeza de que agora o torcedor vai jogar do nosso lado, como sempre jogou. Sobre o time, conto com os jogadores que estão aqui hoje. Se chegarem reforços, melhor ainda, mas vou buscar as opcóes que tenho no elenco no momento", analisou.
Quem colhe os frutos disso são os jogadores que, até então, não tinham muitas oportunidades, e até os que retornaram de empréstimo. O jovem Jorbison, que está disputando um torneio com a Seleção Sub-20, deve ganhar a vaga na lateral-esquerda, mas Leo Medeiros pode ser improvisado. Vinícius Pacheco e Erick Flores brigam pela vaga de Pet e Gil deve ganhar a vaga que era de Zé Roberto.
"Tenho um time na cabeça, mas preciso colocar em prática. Na teoria, sempre dá tudo certo. É preciso ver como fica no campo e testar alterações também. Falta decidir o substituto do Pet e quem será o companheiro do Adriano ou do Obina. Pensei em já escalar o Fernando, mas ainda é cedo pela parte física. No meio, tenho o Vinícius e o Erick, e na frente, a principio, é o Gil como companheiro do Adriano ou do Obina", finalizou.
Sendo assim, a base do time que deve estrear é: Bruno, Everton Silva, Álvaro, David e Jorbison (Léo Medeiros); Toró, Willians, Kleberson e Vinícius Pacheco (Erick Flores); Obina (Adriano) e Gil.