Notícias

Clipp 9/dezembro

Noticiário do Flamengo na midiaFLA ESTÁ NA FINAL DO ESTADUAL DE BASQUETE

Por - em

O Globo

RENOVAÇÃO NO FLA

Contratado pelo Flamengo em julho de 2006, o apoiador Léo Medeiros deve ter no começo da semana uma posição sobre seu caso. O contrato termina no fim do mês, mas a diretoria do Flamengo e o técnico Joel Santana já demonstraram interesse em sua permanência. O Flamengo tem bom trânsito com o Cruzeiro, que detém seus direitos, e o negócio está bem encaminhado. De olho na Libertadores, ele não quer sair.

Coluna Ancelmo Gois

Raça, amor e paixão

Depois da CBF, que lhe deu até prêmio, e de Cesar Maia, que decidiu tombá-la como bem imaterial do Rio, a Nike resolveu surfar também na onda do sucesso da torcida rubro-negra. A fabricante dos uniformes do Fla confeccionou uma linha especial de camisas e jaquetas, masculinas e femininas.

Esta aí da foto, vestida pelo meia Ibson, ídolo da torcida, homenageia Raul, goleiro que usava amarelo e era a muralha do time campeão do mundo, em 1981. Mengôôôô!

Jornal dos Sports

Bruno muito perto de renovar com o Flamengo

Kleber Leite mostra otimismo ao falar sobre a possibilidade de o goleiro continuar na Gávea

Thiago Bokel

O goleiro Bruno deve continuar como o dono da camisa 1. Diretoria está otimista

Depois de muita negociação, finalmente o Flamengo está próximo de finalizar a compra dos direitos federativos do goleiro Bruno, junto ao MSI, grupo de investimento ao qual ele está vinculado. O único entrave está na oferta feita por dois clubes italianos, um deles é o Milan, de pagamento à vista. Mesmo assim, o vice de futebol Kleber Leite está muito otimista com o rumo das conversas.

“O Bruno pretende ficar no Flamengo já é um grande passo para que esta situação seja resolvida de forma positiva. Já temos uma alternativa viável para concretizar a negociação”, afirmou o dirigente.

Verba da  Fla-TV\ A possibilidade de ficar com Bruno está baseada na verba que virá da Fla-TV, e a compra seria parcelada em dez vezes, o que não agradou ao grupo estrangeiro. Até por isso, o empresário do jogador, Eduardo Uram, ainda não considera que a negociação esteja finalizada.\

“Acredito que esse caso será resolvido até a próxima semana. O maior problema é que os dois clubes italianos propuseram o pagamento à vista, mas isso não é tão difícil de ser contornado”, disse o empresário.

A princípio, o Flamengo iria propor a compra de 50% dos direitos de Bruno, mas com essa alternativa da Fla-TV ficando cada vez mais viável, há a possibilidade do clube adquirir integralmente os direitos federativos do goleiro.

O MSI pediu salgados 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 6,5 milhões) para liberar o jogador, que assinaria por cinco anos com o Fla.

História antiga

Em junho deste ano, a renovação de Bruno foi muito difícil de ser concluída, e isso atrapalhou o goleiro, que falhou algumas vezes, fato raro de acontecer ultimamente.

A permanência do camisa 1 era considerada como prioridade por Kleber Leite neste início de temporada.

Assim como no caso de Bruno, o cabeça-de-área Cristian também deverá permanecer no clube, apesar do assédio do Lokomotiv  Moscou, da Rússia, que ainda não formalizou uma proposta oficial pelo jogador, que tem seus direitos econômicos divididos entre Flamengo e Atlético-PR.

Na sexta-feira, o homem-forte do futebol atleticano, Mário Celso Petráglia, confirmou essa informação.

Com isso, mesmo que sem ter anunciado ainda contratação alguma, exceto a do apoiador Kleberson, o Flamengo já conseguiu manter a base do time que conseguiu a classificação para a Libertadores.

O vice de futebol do clube, Kleber Leite, já disse várias vezes que o clube não irá fazer muitas contratações para 2008.\ No máximo, quatro jogadores deverão chegar.\

Cesar Maia receberá a camisa 12 rubro-negra

Depois do prefeito da cidade do Rio de Janeiro Cesar Maia ter anunciado o tombamento da torcida do Flamengo como bem cultural do Rio de Janeiro, ontem foi a vez de a diretoria responder a homenagem.O presidente Marcio Braga confirmou ontem que irá entregar no dia 19 deste mês a camisa 12 ao político, que não esconde de ninguém sua paixão por um dos maiores rivais rubro-negros, o Botafogo.

"Irei entregar a camisa 12 em nome da torcida por essa linda homenagem que o prefeito fez à nação. Alguns torcedores ilustres também estarão presente e levaremos também a Charanga (bandinha da torcida) para essa cerimônia", adiantou o presidente do clube, Marcio Braga.

Acosta - Segundo Kleber Leite, a contratação do uruguaio Beto Acosta não irá acontecer. O jogador foi o vice-artilheiro do último Brasileiro com 19 gols. O Fla chegou até a sondar o gringo em agosto, mas um entrave surgiu. "O empresário dele quis fazer leilão, oferecendo o Acosta para vários clubes. As chances dele vestir a camisa do Flamengo, a partir deste momento, são zero", afirmou o dirigente, que também negou que Conca estivesse perto de fechar com o clube, como foi especulado. Como, pela legislação, os clubes só podem ter três jogadores estrangeiros no elenco, se Acosta e Conca fossem contratados, o Flamengo teria que dispensar um dos argentinos, Colace ou Maxi.

Ex-Inter, Bolívar poderia ser uma opção para a zaga rubro-negra

Como o vice de futebol Kleber Leite já havia adiantado, o Flamengo está atrás de um zagueiro, e um nome muito comentado nos últimos dias foi o de Bolívar, atualmente no Monaco, da França. O jogador foi campeão da Libertadores em 2006 pelo Internacional, e teria a bagagem necessária para disputar a competição sul-americana. No entanto, a negociação não será fácil.

O único clube a apresentar uma proposta oficial pelo zagueiro foi o Cruzeiro. O próprio Inter o sondou, pois há a possibilidade da saída do atual xerife, Índio. O Flamengo não chegou a sondá-lo, mas o empresário Reinaldo Pitta, que tem forte influência na Gávea, consultou o procurador do jogador, conhecido no meio do futebol como Neco, para saber se havia interesse de Bolívar disputar a Libertadores pelo clube rubro-negro.

“Qual jogador não gostaria de disputar a Libertadores pelo Flamengo? A festa da torcida no Brasileiro foi maravilhosa”, elogiou Bolívar.

Rival Cruzeiro\ Por mais que o zagueiro demonstre interesse em jogar na Gávea, o Flamengo largou atrás na disputa pelo jogador, pois o Cruzeiro disputará a fase classificatória para a Libertadores, por ter sido o quinto colocado no Campeonato Brasileiro e já formalizou seu interesse.\

Além disso, o técnico Abel Braga gosta muito do seu futebol e quer levá-lo para o Sul. Bolívar tem um filho recém-nascido e pleiteia junto ao seu atual clube se há a possibilidade de ser emprestado por um ano a um clube brasileiro.

Toró interessa ao futebol alemão

O apoiador Toró está com a bola toda. Além de ter sido convocado, pelo técnico Dunga, para a Seleção Olímpica, que disputará o amistoso contra a seleção do Campeonato Brasileiro, amanhã, às 16h, no Engenhão, o jogador recebeu uma proposta de um clube do futebol alemão, mas ninguém dentro da Gávea quis revelar de quem seria a oferta.

Torozinho, como é carinhosamente chamado pelo técnico Joel Santana, não vinha fazendo um grande papel no Flamengo, até o meio do ano, e, por isso, muitos dentro do clube estão aprovando a possível saída do atleta, mas se depender do treinador e de seus companheiros, Toró vai continuar na Gávea até o final de seu contrato, que acaba só em outubro de 2010.

O jogador tem apenas 21 anos e se destacou nas categorias de base do Fluminense, onde ganhou seu apelido, por fazer chover em campo, antes de se transferir para o Flamengo em 2006.

Na raça, Mengão está na decisão

De virada, time vence o Macaé e agora vai lutar pelo tricampeonato do Estadual de basquete

Mariana Land

Duda parte para a bandeja e marca dois pontos para o Flamengo

Numa reação sensacional, o Flamengo venceu por 79 a 78 (37 a 42) o Macaé, ontem, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, e fechou em 2 a 0 a série melhor de três dos playoffs das semifinais do Estadual de Basquete. Agora, a equipe rubro-negra, que segue invicta e busca o tricampeonato, espera o vencedor da série Vasco x Fluminense.

O Macaé aproveitando bem as bolas de três pontos tomou a iniciativa da partida e controlou o placar nos dois primeiros períodos. O técnico Paulo Chupeta mudava constantemente a formação do Flamengo, mas a equipe do Interior virou na frente do placar: 42 a 37\ No terceiro quarto, a equipe rubro-negra forçou a marcação para induzir o adversário aos erros. O Macaé, no entanto, manteve a sua consistência, sem se intimidar com a pressão da torcida,  e conseguiu segurar a liderança no marcador até o fim: 64 a 56.\

No último quarto, o Flamengo entrou com tudo e foi tirando a vantagem do Macaé. Marcelinho e Duda tinham grandes atuações individuais, assim como Fred, e o Flamengo passou a frente faltando dois minutos. A torcida fez a sua parte e, após uma jogada polêmcia, o Flamengo teve a vantagem de converter dois pontos com Fred e abrir quatro pontos a cinco segundos do fim. O Macaé acertou uma bola de três, mas não dava mais.

As duas equipes criticaram a arbitragem.

“Foi permitido muito agarra-agarra. Isso não é basquete. Mas valeu a vitória do Flamengo”, disse Marcelinho, destaque da equipe do Flamengo.

Pelo lado do Macaé, o técnico Enio Vecchi foi mais enfático.

“Não quero tirar os méritos do Flamengo, mas a atuação da arbitragem deixou muito a desejar. Faltou critério. É uma pena porque lá no exterior é um outro tipo de arbitragem”, desabafou o treinador.

FLAMENGO

Marcelinho (21), Fred (9), Amiel (6), Coloneze (3) e Alírio (5) Entraram: Hélio (15), Wagner (1), Fernando (11) e Duda (8)\ Técnico: Paulo Chupeta\

MACAÉ

Leandro (27), Gianechini (16), Cazé (7), Caçamba (12) e Lucas (11)Entraram: Daniel (5), Cristiano e Marcelão.\ Técnico: Enio Vecchi\

Local: Ginásio Hélio Maurício, na Gávea

Marcos de Castro

Banho De Cuia

Disputar o título

Marcos de Castro castro@jsports.com.br

Diz a velha frase feita do futebol que "torcida não ganha jogo". E é verdade. Está aí a melhor comprovação disso no Campeonato Brasileiro deste 2007: se torcida ganhasse, o Flamengo teria sido campeão — mas campeão disparado, não um campeão qualquer. Para ser campeão em 2008, o Flamengo tem de ter um time correspondente à grandeza de sua torcida, essa paixão maior entre todos os clubes brasileiros, entre todos os clubes mundiais.

No embalo de uma torcida comovedora, que impressionou todo o Brasil em 2007, batendo recordes de público a cada nova rodada, o Flamengo tem obrigação moral de botar em campo um timaço em 2008. O presidente Márcio Braga sabe disso, foi ele que começou comprando Carpeggiani (até então conhecido como Paulo César, no Inter, um senhor jogador) e Cláudio Adão, ao ser eleito pela primeira vez, em 1977, se a memória cansada de guerra não está me traindo.

Que houve então? Com o timaço armado, o Flamengo, que já tinha pratas da casa como Zico, dominou de forma absoluta o futebol brasileiro dos anos 80. A torcida ria à toa — e tinha motivos para isso: o Flamengo era campeão um ano sim, outro não (e às vezes um ano sim, outro também). Por exemplo, nos oito anos que vão de 1980 a 1987, conquistou por quatro vezes o título brasileiro (80, 82, 83 e 87), e em 81 foi campeão da Libertadores e campeão mundial, inaugurando o grande confronto América do Sul x Europa que então se dava em Tóquio e hoje é em Iocoama. Agora, há 15 anos não ganha um título.

Técnico o Flamengo já tem para o que der e vier, a velha raposa Joel Santana sabe das coisas como poucos. O clube precisa armar um time que não seja uma traição à sua torcida, ao amor incomparável dessa torcida. Isso não quer dizer que o de 2007 merecesse essa qualificação. Longe disso. O time não traía sua maravilhosa torcida, era um time digno, mas não tinha craques, e todo time com vocação de campeão tem de tê-los.

O Flamengo não pode ficar chorando as pitangas na velha ladainha de que não há dinheiro. Dinheiro se inventa — e para uma força como o Flamengo isso não é difícil. Aí virão os craques e os títulos voltarão. E a torcida de novo botará gente pelo ladrão.

O Dia

Afinal, torcida ganha jogo ou não?

Torcedores deram show e reacenderam polêmica se a força da arquibancada faz diferença: apoiado pela massa, Fla chegou à Libertadores. Já os corintianos torceram em vão e o time caiu para a Segundona

Janir Júnior

Rio - O Campeonato Brasileiro de 2007 ficou marcado pela volta dos torcedores aos estádios e reacendeu velha polêmica resumida na frase: torcida ganha jogo? Aos gritos de raça, amor e paixão, os rubro-negros começaram a apoiar o Flamengo ainda na zona de rebaixamento e, com show de cores e apoio irrestrito, chegaram com o time à tão sonhada vaga na Libertadores.

Mas e o Corinthians? Mesmo apoiado pela Fiel, que, como diz a música, cantava que era um bando de loucos que gritavam até ficar roucos, o time caiu para a Segundona.

Tem ainda o exemplo do Bahia, que subiu da Terceira para a Segunda Divisão, com a maior média de todos os clubes do Brasil, inclusive a do Flamengo: os baianos tiveram 40,4 mil torcedores pagantes por partida.

Pessoas ligadas ao futebol opinam sobre o assunto e comentam as manifestações das arquibancadas. Para o ex-jogador Júnior, pode se dizer que a torcida do Flamengo conduziu o time rumo à Libertadores. “Em outros tempos, como no Brasileiro de 92, o time levava a torcida. Neste ano, os torcedores fizeram o time dar a virada”, acredita Júnior.

Pelo lado do Corinthians, a torcida também deu show nas arquibancadas, mas viu a equipe ser rebaixada para a Segundona. Depois do rebaixamento, a diretoria agradeceu o apoio com os dizeres: ‘Nunca vou te abandonar porque te amo. Nós somos Corinthians. Obrigado guerreiros e fiel torcida’.

Para torcedores corintianos, a força da arquibancada não bastou, pois o clube viveu momentos extremamente conturbados fora de campo. Mas, para voltar à elite do futebol brasileiro, eles garantem que farão a diferença e mostrarão que a Fiel ganha jogo, sim. “Continuaremos sendo os astros e todos os demais apenas coadjuvantes. Tivemos um comportamento maravilhoso, mostrando ao mundo que, mesmo na derrota, a paixão dos trinta milhões de corintianos nunca se acaba”, afirmou Betão, membro da Gaviões da Fiel.\ Fábio Luciano jogou no Corinthians e está no Flamengo. Ele afirma que a torcida faz a diferença, ainda mais a rubro-negra: “Aqui, é diferente. A torcida comparece e nos ajuda de forma impressionante”.\

Leonardo Moura também destacara o poder de reverter uma situação sendo apoiado pela massa: “Com certeza, a torcida nos ajudou”.

Nonato, vice-artilheiro da Série C, com 19 gols, afirma que o apoio irrestrito da torcida do Bahia fez o time ganhar na Fonte Nova. “Eles nos empurraram para as vitórias”, diz o jogador.

A morte de sete torcedores devido à queda de parte da arquibancada deixou todos tristes. Mas o que ficará na memória do Brasileiro 2007 será a torcida que, na vitória ou na derrota, fez a diferença.

OS NÚMEROS DE QUEM ESTÁ EM ALTA

RECORDES DO FLA\ A torcida do Flamengo bateu recorde de público no Brasileiro, levando 82.044 pagantes contra o Atlético-PR, e superou a marca de um milhão de torcedores nos estádios.\

MELHOR MÉDIA\ O Brasileiro de 2007 terminou com a melhor média de público das duas últimas décadas. Foram 17.424 pagantes por jogo, o que não acontecia desde 1987.\

BAHIA DESPONTA\ Em plena Série C, o Bahia, que subiu para a Segundona. teve média de 40,4 mil torcedores, superando o Flamengo, que teve 39.221 na média.\

FOGÃO EM ALTA\ A média do Botafogo em toda temporada 2007 foi excelente: 24.659 pagantes por jogo. No Maracanã, onde disputou 32 partidas, cerca de 820 mil torcedores pagaram ingresso, dando a média de 25.721 ao clube.\

MENOR ENTRE OS 4\ Entre os quatro clubes cariocas, o Vasco foi o que teve menor média de público no Brasileiro: 15.143 pagantes por jogo. O Fluminense teve 17.071, e o Botafogo, 17.730.\

Flamengo deseja contar com o zagueiro Bolivar em 2008

Rio - O Flamengo terá de brigar com o Cruzeiro para tentar acertar a sua primeira contratação para a disputa da temporada de 2008 e, principalmente, a Libertadores da América. O clube da Gávea tem interesse em trazer o zagueiro Bolívar, que foi campeão da Libertadores com o Internacional em 2006.

Atualmente, o defensor está defendendo o Monaco, da França, e tem contrato em vigor até meados de 2011. No entanto, ele já revelou estar sabendo do interesse do Cruzeiro, mas destaca que ficaria muito satisfeito se tiver a oportunidade de defender as cores dos mineiros ou do Flamengo na principal competição sul-americana.

Gazeta Esportiva

Flamengo presenteará o prefeito César Maia com a camisa 12\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A diretoria do Flamengo confirmou, neste sábado, que no próximo dia 19 vai presentear o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, com um uniforme do clube, com a camisa de número 12.\ A medida é uma retribuição ao gesto do político, que na semana passada decretou a torcida rubro-negra como Bem Cultural do Rio de Janeiro pelo grande papel desempenhado durante o Campeonato Brasileiro deste ano.\

Nesta competição, os torcedores rubro-negros foram responsáveis por oito dos dez maiores público da competição, todos no Maracanã, além do recorde: 82.044 pagantes na vitória sobre o Atlético-PR, no dia 25 de novembro, que garantiu a classificação à Libertadores da América.

Flamengo procura zagueiro com experiência para o próximo ano\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A diretoria do Flamengo está procurando um zagueiro com experiência internacional para reforçar a equipe na disputa da próxima Copa Libertadores da América. Este jogador chegaria para fazer dupla com Fábio Luciano, apesar de Ronaldo Angelim ter feito um bom ano na Gávea.\ O nome que estaria negociando com os dirigentes seria o de Bolívar, que defende o Monaco, da França, e que no Brasil atuou pelo Internacional, de Porto Alegre. O jogador até deu algumas entrevistas dizendo que pretende retornar ao futebol brasileiro porque sua esposa está com saudades de casa.\

Mas dois fatores podem afastar esse atleta do Flamengo. Primeiro o fato de o técnico do Monaco, o brasileiro Ricardo Gomes, contar com o atleta. Além disso, o Cruzeiro estaria em negociações muito mais adiantadas para repatriar o zagueiro.

“Não queremos ficar falando em nomes, pois isso não contribuiu em nada para que as negociações estivessem adiantadas. O Flamengo tem interesse em todo grande jogador e pretende reforçar ainda mais a sua equipe. Mas na hora certa todos serão avisados sobre contratações - afirmou o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, tentando afastar as especulações

PeléNet

Flamengo ainda convive com os problemas de salários atrasados

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O ano de 2007 foi muito bom para o Flamengo dentro de campo. O Rubro-Negro faturou o Campeonato Estadual e ficou em terceiro lugar no Brasileiro, garantindo uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Porém, fora das quatro linhas, a situação está longe de ser brilhante.

Os jogadores e, principalmente, os funcionários do Flamengo ainda não receberam os salários de outubro e novembro. No caso dos atletas, a premiação do Estadual e do Brasileiro também não foi paga.

A diretoria rubro-negra, através do presidente Márcio Braga, não fala abertamente sobre o caso. Mas a expectativa é de que tudo seja quitado até o próximo dia 15.

O Flamengo aguarda somente receber o dinheiro da Petrobras, patrocinadora do clube, que está bloqueado na Justiça. O valor não é confirmado, mas gira em torno de R$ 15 milhões.

Rômulo confia em recuperação rápida para voltar ao Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A recuperação de Rômulo vem surpreendendo a todos no Flamengo. O volante rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho direito na vitória rubro-negra por 2 a 1 sobre o Vasco, dia 18 de outubro, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Titular da equipe antes do problema, o jovem não esconde ter o objetivo de voltar ao time o mais rápido possível.

"Venho evoluindo bem. Ganho massa muscular muito rápido e estou me fortalecendo. Acho que a recuperação vai ser mais rápida do que seis meses (tempo estipulado pelo departamento médico)", disse.

Rômulo pretende ficar a disposição do técnico Joel Santana já para a disputa da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Estadual).

Atual campeão carioca, o Flamengo estréia na competição dia 20 de janeiro, contra o Boavista, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Joel Santana, técnico do Flamengo e celebridade

Joel nos braços do povo: ele disse sim aos pés do Cristo Redentor\ Joel Santana virou celebridade. Comemorado pela nação flamenguista como o herói da boa campanha da equipe no Campeonato Brasileiro, ele agora está lucrando com a fama. Ele já anunciou sua permanência no Flamengo em frente ao Cristo Redentor. Agora, será uma das estrelas das comemorações do Chanuká, uma festa judaica.\

No domingo, ele irá acender a sexta vela do candelabro gigante, parte das celebrações do feriado judaico, chamado de Festa das Luzes. A vela ficará acesa no Posto 4 da Praia de Copacabana, onde também haverá apresentação infantil de danças típicas, show de música e distribuição de sonhos e de mais de quatro mil moedas de chocolate.

Na festa de Chanuká, o povo judeu celebra a vitória de uma pequena minoria contra os gregos, império que na época dominava o mundo e que era contrário à prática outra religião. Desde então, os judeus de todo o mundo celebram a alegria pela reconquista da liberdade religiosa e pela preservação de sua identidade. As luzes da chanukiá são a recordação de um pequeno e único vaso de azeite puro que se recuperou das ruínas do Templo Sagrado, em Jerusalém. Ele era suficiente para acender o candelabro por somente uma única noite, mas iluminou, por milagre, a chanukiá durante oito dias.

Edição 2007 do Brasileiro valoriza o jogo limpo

Paulo Cobos\ Da Folhapress\ Em São Paulo\

O Campeonato Brasileiro encerrado no domingo passado não foi nenhum esmero de técnica, mas pelo menos valorizou, e muito, o jogo limpo.

A competição acabou com média de 44 faltas cometidas por partida. Ainda é mais do que as ligas européias, que flutuam na casa das 30 infrações por partida. Mas é bem menos do que o padrão nacional desde a década de 80.

Desde que o Datafolha começou a tabular essa estatística, em 1988, a média atual é a segunda menor da história. Só perde justamente para o campeonato de 1988, mas naquela ocasião o instituto não levantava os dados de todos os confrontos, como acontece agora, quando o torneio teve 380 partidas desde o mês de maio.

A média atual representa 16 faltas a menos em 90 minutos do que aconteceu, por exemplo, no Brasileiro de 1999.

Como aconteceu em outras estatísticas, o Corinthians novamente foi pior do que a média na violência. Principalmente depois que o técnico Nelsinho Baptista assumiu o comando, o clube foi mais faltoso, terminando como o quarto com mais infrações (23,4 por jogo).

Equipes e jogadores recordistas de faltas cometidas no campeonato que acabou com o São Paulo como campeão seriam figurantes no ranking de violência de edições passadas do principal certame nacional.

Em 2007, por exemplo, o time mais faltoso foi o Juventude, com média de 24,3 infrações partida. Com esse número, o clube gaúcho não ficaria entre os sete clubes com mais infrações de nenhum Campeonato Brasileiro disputado no período de 1995 a 2006.

Quem exagerou um pouco mais nas faltas foi punido na classificação, derrubando tese de que o número de infrações é vantajoso para o time que as comete. Os quatro rebaixados (Corinthians, Paraná, Juventude e América-RN) ficaram entre os seis com mais faltas cometidas. Já os três menos faltosos (Fluminense, Flamengo e Santos) ficaram entre os cinco primeiros colocados na tabela.

Nenhum jogador nesta temporada superou a média de quatro faltas por partida.

O recordista foi o volante Júlio César, com 3,6 por partida. Com esse número, ele não ficaria no top 10 da lista individual em todos os Nacionais disputados entre 1994 e 2003.

A queda no número de faltas fez o número de cartões diminuir consideravelmente. O número de expulsões caiu cerca de 25% em relação ao ano passado, e o de amarelos, 10%.

Revides e reclamações foram motivos constantes de expulsões, tanto que o recordista de vermelhos foi um jogador de ataque -o bom e temperamental uruguaio Acosta.

Apesar de nem sempre manter o rigor nos julgamentos de segunda instância (como no caso do atleticano Coelho depois de sua agressão contra o cruzeirense Kerlon e seu "drible da foca''), o STJD foi duro ao coibir lances violentos.

Com os técnicos nem sempre ocorreu o mesmo rigor -mesmo depois de mandar seus jogadores "pegarem'' os do Santos em uma derrota, Joel Santana saiu sem punição grave.

Além do jogo limpo, o Brasileiro-07 rebateu o baixo nível técnico com um forte crescimento na bilheteria, puxado principalmente pelo Flamengo e sua média de 40 mil fãs no Maracanã por partida. A média ficou em 17,2 mil pagantes por partida, a maior da era dos pontos corridos e um crescimento de cerca de 40% em relação ao ano passado.

GloboEsporte

Bolívar na mira de Flamengo e Cruzeiro

Zagueiro, campeão da Libertadores pelo Inter em 2006, pode disputar o torneio em 2008

Zagueiro Bolívar vibra com gol do Internacional. Atleta pode voltar ao Brasil: Flamengo ou Cruzeiro

O zagueiro Bolívar, campeão da Libertadores 2006 pelo Internacional, está na mira de dois clubes brasileiros que disputarão o torneio das Américas em 2008: Flamengo e Cruzeiro. A diretoria rubro-negra já confirmou que pretende contratar um zagueiro para a próxima temporada. Empresários ligados à Raposa fizeram sondagens sobre a situação do jogador.

O zagueiro, que defende o Monaco, da França, disse conhecer o interesse dos mineiros por meio de seu empresário, Neco Cirne, e admitiu voltar para o Brasil no próximo ano. O atleta está há um ano e meio fora do país.

Flamengo ou Cruzeiro?

- Tenho uma filha que nasceu há dois meses, a Victoria, e minha esposa sente saudades de casa e isso é um fator que pesa muito. Eu gosto de jogar grandes competições e disputar títulos. Não que isso não aconteça aqui. Mas o Monaco é um time médio. E Flamengo e Cruzeiro são grandes equipes do Brasil, que têm estrutura e vão disputar a Libertadores, competição pela qual já fui campeão pelo Inter. Se se concretizar vou ficar bastante contente em vestir a camisa tanto do Cruzeiro quanto a do Flamengo - declara o zagueiro.

Bolívar também demonstrou muita ansiedade para a definição de seu futuro. Para isso ele até já estipulou um prazo. O contrato do zagueiro com o Monaco é válido até março de 2011.

- Acredito que deva ser empréstimo por um ano. Mas vou aguardar. O Brasileirão terminou agora e os jogadores ficam um pouco ansiosos em relação ao futuro. Adilson Batista chegou agora ao clube (Cruzeiro) e deve estar olhando alguns jogadores. Talvez nesta semana ou na outra haja uma definição - afirma.

Fla vence Macaé e é finalista do Carioca

Time consegue a virada no último quarto e espera Vasco ou Fluminense na decisão

O Flamengo é o primeiro finalista do Campeonato Carioca Masculino de Basquete. A equipe rubro-negra conquistou a vaga na decisão após vencer, neste sábado, o Macaé por 79 a 78 (37 a 42 no primeiro tempo). O adversário do Flamengo na decisão sai da outra semifinal, entre Vasco e Fluminense.

O jogo começou com o Macaé atuando muito bem, marcando o Flamengo com inteligência e aproveitando melhor as posses de bola. Os rubro-negros, por sua vez, não mostravam a determinação que a torcida que compareceu ao Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, esperava. com boa atuação de Leandro e de Cazé, o Macaé terminou o primeiro quarto na frente: 22 a 17.

No segundo quarto, com mais aplicação na defesa, o Flamengo equilibrou o jogo. Mesmo não tendo passado a frente no placar, o time empatou o quarto em 20 a 20, terminando a primeira metade da partida com a diferença de cinco pontos para os rivais, a mesma do primeiro período (37 a 42). O destaque da primeira metade do jogo foi o ala Leandro, do Macaé, com 16 pontos marcados, sendo nove em cestas de três pontos.

No segundo tempo, com a melhora na defesa e o apoio da torcida, o Flamengo começou a construir virada no terceiro período. Mesmo perdendo por 22 a 21, a equipe mostrou mais qualidade no trabalho das posses de bola, pecando apenas nas finalizações. A desvantagem de oito pontos no início do último período (64 a 56) começou a cair quando o Flamengo mudou a marcação, passando a pressionar a saída de bola do Macaé. Com isso, os macaenses começaram a erar passes, e o Rubro-Negro aproveitou, principalmente com Hélio, que acertiou bons arremessos da zona morta.

A 2m15s do fim, o armador Duda conseguiu uma enterrada sensacional, virando o placar para 72 a 71 e levantando a torcida na Gávea. A partir daí, o Flamengo comandou o placar, e nem mesmo uma cesta de três pontos do Macaé com o cronômetro zerado impediu que o Rubro-Negro confirmasse sua vaga na final do Estadual.

Corinthians fará parceria com o Flamengo

Os dois clubes com as maiores torcidas do Brasil terão ação de marketing em comum

Leo Moura, do Flamengo, se livra da marcação contra o Corinthians

A parceria com o Flamengo no setor de marketing será um dos trunfos do Corinthians para engordar a conta bancária em 2008. Na visão do vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg, a união das duas maiores torcidas do país será fundamental.

- É melhor manter viva essa chama positiva com o Flamengo do que tentar impulsionar a rivalidade com Palmeiras ou São Paulo. No fundo, estamos liderando a força do bem - explicou o responsável pelo plano de marketing do Timão.

O presidente Andrés Sanches também não esconde a empolgação quando o assunto é a parceria.

- Se juntar Corinthians e Flamengo, as maiores paixões do Brasil, você consegue negociar tudo. Temos 55% do mercado consumidor do futebol - afirmou Andrés ao canal "SporTV".

Fla presenteará Cesar Maia com camisa 12

Como retribuição ao prefeito do Rio, clube fará homenagem ao prefeito botafoguense

O Flamengo pretende retribuir a homenagem do prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, à torcida do Flamengo. Segundo o presidente rubro-negro Marcio Braga, a diretoria do clube se encontrará com o botafoguense Cesar Maia no próximo dia 19 e entregará um presente em nome de toda a torcida.

- Vamos levar ao prefeito a camisa 12, a camisa da torcida do Flamengo como agradecimento - afirmou Marcio Braga.

Alguns torcedores também estarão presentes à visita e a banda Charanga Rubro-Negra também deverá participar.

Nesta semana, a Prefeitura decretou a torcida rubro-negra como Bem Cultural do Rio de Janeiro. Foi uma homenagem à nação rubro-negra pela participação ativa no Campeonato Brasileiro, com oito dos dez maiores público da competição, além do recorde: 82.044 pagantes contra o Atlético-PR.

Lance

Bolívar está na mira do Flamengo para a Libertadores

Zagueiro está no Monaco e foi oferecido à equipe Rubro-Negra

Bolívar foi campeão da Libertadores pelo Inter em 2006

Guilherme de Paula RIO DE JANEIRO

ato  Rodrigo Benchimol RIO DE JANEIRO

A diretoria rubro-negra já anunciou que pretende contratar um zagueiro para a Libertadores. Bolívar, do Monaco, da França, pode ser o escolhido. Oferecido na Gávea e pretendido pelo Cruzeiro, ele confirmou que adoraria disputar a competição pelo Flamengo.

Bolívar disse que pretende voltar para o Brasil por questões familiares. Ele foi campeão da Libertadores pelo Internacional em 2006 - ou seja, tem o currículo vitorioso exigido por Joel Santana e diretoria - sob o comando de Abel Braga.

- Conversei com meu empresário, que me passou que alguns clubes brasileiros estão interessados. Mas não sei quais são. Estou com uma filha de dois meses de idade e seria melhor voltar por causa disso - disse Bolívar, ao LANCE!, mostrando-se animado quando soube que um dos clubes é o Flamengo.

- Fico muito contente. Qual o jogador que não gostaria de disputar uma Libertadores pelo Flamengo? Eu acompanhei o Brasileiro e vi a festa que a torcida fez. Imagine como ela não seria na Libertadores? - completou o zagueiro.

Titular no Monaco, clube com o qual tem contrato até maio de 2011, Bolívar já conversou com a diretoria francesa sobre uma liberação por um ano. Segundo o LANCE! apurou, seu empréstimo custaria algo em torno de US$ 500 mil (cerca de R$ 884 mil).

Seu empresário, conhecido como Neco, confirmou o interesse do Flamengo e também do Cruzeiro.

- Realmente, existem algumas conversas com o Flamengo, mas não estou cuidando disso. Mas quem não gostaria de jogar no Fla? Acho que hoje são de 60% as chances de isso acontecer - disse Neco.

Bolívar foi oferecido ao Fla pelo empresário Reinaldo Pitta, que, assim como o vice de futebol, Kléber Leite, não foi encontrado nesta sexta-feira.

Empresário quer Jônatas por um ano no Fla

Inicialmente, volante seria emprestado ao clube por apenas seis meses

LANCEPRESS!

A contratação de Jônatas só será definida na próxima semana. Pelo menos é esta a previsão de acontecimentos novos da diretoria rubro-negra. O volante já manifestou a vontade de retornar ao Flamengo, já que não está sendo aproveitado no Espanyol (ESP).

Para que isto aconteça, o empresário Eduardo Uram vem conduzindo as negociações com cautela. Sua preocupação é administrar a carreira de Jônatas e um período na Gávea seria bom para que ele voltasse a brilhar.

Por conta disso, o tempo de contrato negociado até agora será um assunto novo nas próximas conversas com os dirigentes espanhóis. É que, inicialmente, a vinda de Jônatas seria somente para a disputa da Libertadores. Ou seja, um contrato de seis meses.

No entanto, este período é considerado curto para que os objetivos do retorno do volante sejam alcançados no Brasil.

- A solução de seis meses me parece paliativa. Como representante do jogador, seria melhor um período mais longo. A saída dele do Flamengo foi traumática na época em que ele se transferiu para o Espanyol e isto aconteceria novamente em caso de ele ficar aqui somente por seis meses - explicou Uram.

Com isso, a solução deverá ser uma negociação por um contrato de um ano. Porém, os dirigentes espanhóis não tratam o assunto com tanta pressa e ainda estudam se aproveitarão ou não Jônatas em 2008.

Eles entendem que um empréstimo sem custos é algo inviável e que o Flamengo terá de pagar por isso. A imprensa espanhola noticiou o interesse rubro-negro pelo jogador, frisando que Jônatas é o único com as mesmas características do contundido De la Peña.

Jogo beneficente reunirá campeões de 87

Ex-jogadores do Flamengo participarão de uma partida realizada por Zico

O Jogo das Estrelas, partida beneficente realizada por Zico, terá uma atração especial este ano. Será a primeira vez que a equipe do Flamengo campeã brasileira de1987 se reunirá após a conquista.

Além dos craques rubro-negros, estão confirmados outros jogadores importantes, como Nakata, Arce, Júnior, Amoroso, Carlos Alberto, Emerson, Seedorf, Vagner Love e Serginho.

Outra atração no evento será a participação de Ana Paula de Oliveira, que vai bandeirar a partida. Ela já confirmou presença.

A partida será dia 27 deste mês (uma quinta-feira), no Maracanã. Os ingressos custarão R$ 10 a arquibancada e R$ 6 as cadeiras de campo.

Fla se supera e garante vaga na decisão

Equipe rubro-negra começa mal, mas reage e bate Liga Macaense (79 a 78) nos últimos minutos

Time rubro-negro mostrou poder de reação no último quarto

Felipe David RIO DE JANEIRO

O Flamengo é o primeiro finalista do Campeonato Estadual Masculino de Basquete. Na noite deste sábado, a equipe do técnico Paulo Chupeta confirmou o favoritismo e derrotou a Liga Macaense por 79 a 78 (37 a 42 no primeiro tempo), no ginásio da Gávea, na segunda partida das semifinais da competição. No primeiro confronto, vitória rubro-negra por 90 a 82 em Macaé.

Na outra semi, o Vasco lidera por 1 a 0 contra o Fluminense e está a uma vitória de garantir sua vaga na decisão. A próxima partida acontece neste domingo, às 10h (de Brasília), no Club Municipal.

O JOGO

O primeiro tempo começou muito equilibrado. O Flamengo, aparentando nervosismo, teve dificuldades em superar a boa defesa por zona da equipe adversária, e terminou o primeiro quarto perdendo por 22 a 17. No segundo quarto, o time rubro-negro organizou com mais calma as jogadas ofensivas. No entanto, falhava excessivamente na marcação e permitiu com que a Liga Macaense fosse para o intervalo cinco pontos à frente: 42 a 37.\ O panorama não mudou no segundo tempo. Com Marcelinho Machado muito marcado, o Flamengo não criava boas jogadas e ficava vulnerável aos rápidos contra-ataques do time do técnico Ênio Vecchi.\

Mas nos últimos dez minutos de jogo, a história foi diferente: apesar dos excessivos erros das duas duas equipes, o Flamengo mostrou ter mais conjunto que a Liga Macaense, e aproveitou-se dos contra-ataques para se manter próximo no placar. A equipe de Macaé dependia muito do ala Gianechini, e mostrava pouca inspiração no ataque. Já a equipe rubro-negra contava com boas atuações de Duda, que fez uma jogada digna dos astros da NBA. Com o apoio da inflamada torcida, o Flamengo fechou a partida em 79 a 78 e garantiu vaga na decisão.

FICA TÉCNICA:

FLAMENGO - Fred, Marcelinho, Amiel, Coloneze e Alírio. Técnico: Paulo Chupeta

LIGA MACAENSE - Daniel Caçamba, Leandro, Ricardo Gianechini, Cristiano Baierle e Marcelão. Técnico: Enio Vecchi