David quer não só evitar como também marcar gols
Depois de golaço no recreativo de sexta, zagueiro promete ajudar no ataque se for necessário
Por Da equipe do site oficial do Flamengo - emOs profissionais de imprensa que assistiram ao treinamento recreativo do Flamengo, na última sexta-feira, no Ninho do Urubu, tiveram a oportunidade de assistir a uma cena não muito comum: um zagueiro fazendo um golaço. O autor da proeza foi David, que atua como atacante nos rachões entre o grupo. Após uma bola lançada no alto, o camisa número 14 arriscou um voleio e acertou em cheio, deixando até os próprios companheiros do time vermelho surpresos. Como sempre bem humorado, ele comemorou o gol, ironizou Vinícius Pacheco, um de seus principais rivais na brincadeira e saiu de campo feliz, apesar da derrota de sua equipe.
E David já deixou sua marca em jogos sérios também. Aliás, no mais importante da história do Flamengo nos últimos anos, ele balançou as redes. Foi do defensor o gol que abriu caminho para a vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Grêmio, na última rodada do Brasileirão de 2009, que deu o hexacampeonato nacional ao clube da Gávea. Sobre a fama de zagueiro artilheiro, ele prefere ser modesto e dizer que sua função não é marcar, e sim evitar gols. Mas, se uma bola sobrar, quem sabe...
"Foi um belo gol, né? Mas é só no rachão mesmo que me aventuro no ataque. Claro que quando surge uma bola aérea, principalmente em um escanteio ou falta pela lateral, nós avançamos e buscamos marcar, mas nossa função é de evitar os gols lá atrás. Fazer um gol é sempre bom, mas a missão principal é não tomar", afirmou.
Aos 23 anos, David fará neste sábado seu jogo de número 31 com a camisa do Flamengo e já marcou dois gols.
Formação Tática
O técnico Rogério Lourenço ainda não definiu os jogadores que irá escalar para a partida contra o Goiás neste sábado. A dúvida do treinador passa ainda pelo esquema da equipe: 4-4-2 ou 3-5-2. Com dois zagueiros ao seu lado ou com apenas um, David se contenta com uma coisa: estar em campo.
"Eu não tenho uma preferência por esquema e deixo essa opção para o professor Rogério. Mas acredito que o time rendeu bem com três zagueiros. Na partida contra o Palmeiras, infelizmente, fiquei de fora, mas contra o Grêmio pude atuar e acredito que a equipe se saiu muito bem", disse o jogador, que só lamentou o fato de a equipe não poder ter sido repetida uma só vez até agora neste Brasileiro.
"Não poder repetir a escalação atrapalha um pouco, porque vocês as vezes está acostumado a jogar com um jogador do seu lado e de repente entra outro que não tem o mesmo estilo de jogo. É complicado. Mas é apenas mais uma dificuldade que temos que superar. Para ser campeão, é preciso superação. Nós sabemos disso e vamos buscar os resultados", completou.