Flamengo e Vasco ficam no empate no Engenhão
Rubro-Negros, com um jogador a mais, pressionam até o fim, mas placar fica no 1 a 1
Por Da equipe do site oficial - emMais um clássico, mais um empate. A rotina dos duelos entre times cariocas no Campeonato Brasileiro de 2010 teve mais um capítulo neste final de semana. O Flamengo saiu atrás no placar, mas soube aproveitar a superioridade numérica no segundo tempo para arrancar um empate contra o Vasco, em 1 a 1, neste domingo, no Engenhão. Cesinha fez o gol cruzmaltino e Renato marcou para os rubro-negros.
O time da Gávea segue em 13º lugar, com 38 pontos, na última vaga dos clubes que estariam classificados para a Copa Sul-Americana de 2011. O próximo desafio do Rubro-Negro é já na quarta-feira, às 22h, novamente no Engenhão. O resultado também faz com que o Fla termine o ano de 2010 sem perder uma partida sequer para o grande rival.
Vasco abre placar com gol "inusitado"
O Flamengo não conseguiu impor seu futebol no primeiro tempo do clássico. Quem começou melhor foi o Vasco, com mais posse de bola e apostando na velocidade de Eder Luis para dar trabalho à defesa rubro-negra, especialmente nos 15 minutos iniciais. Aos poucos, a equipe da Gávea foi começando a equilibrar a partida, e o jogo começou a ganhar contornos de clássico.
As torcidas começaram a se empolgar um pouco mais, as jogadas ficaram um pouco mais ríspidas e as tradicionais reclamações com a arbitragem começaram. Neste cenário, o Flamengo teve até boas chances de marcar, com Kleberson, de cabeça, aos 16, e com Renato, aos 21, em chute de fora da área.
Mas quem abriu o placar foi mesmo o Cruzmaltino. Zé Roberto fez jogada pela ponta, aos 26, e cruzou para a área. A bola bateu em dois defensores rubro-negros, no travessão, matou o goleiro Marcelo Lomba e sobrou para Cesinha, livre, fazer 1 a 0. O gol acabou diminuindo um pouco o ritmo do jogo.
Empate com "dedo do treinador"
Com o intuito de avançar um pouco mais a equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu mexer no time no intervalo: colocou Petkovic no lugar de Kleberson. Precisando de um gol, o Flamengo adotou, de fato, uma postura mais ofensiva, e foi para cima do Vasco, que, por sua vez, segurava ao máximo a posse de bola para tentar sair apenas nos contra-ataques.
Com 15 minutos, Luxa mexeu de novo, de forma ousada: sacou o lateral Juan para lançar o meia Marquinhos, posicionando Renato na esquerda. Na frente, tirou Deivid e colocou Diogo. E o camisa 43, logo em seu primeiro lance no jogo, quase marcou em chute de dentro da área, que colocou fogo na torcida rubro-negra e na partida, que ficou ainda mais inflamada aos 21, quando Dedé deu entrada dura em Willians e foi expulso.
Tendo um a mais em campo, o Fla foi ainda mais para o ataque. Luemburgo ainda trocou as posições de Leo Moura e Willians no campo, e também colocou Marquinhos para jogar mais aberto pela esquerda. Deu certo. O time aproveitou a chance que teve para deixar tudo igual, aos 35. E a jogada saiu justamente dos pés de Marquinhos, que deu cruzamento na medida para Renato, de cabeça, deixar tudo igual: 1 a 1. No fim, os rubro-negros ainda tiveram a chance de virar, mas o placar ficou mesmo empatado.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 FLAMENGO
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/10/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Luiz A. Muniz de Oliveira (RJ)
Público e renda: 21.519 (pagantes), R$ 575.820,00
Cartões amarelos: Felipe (20'/2ºT) e Marquinhos (37'/2ºT, Eder Luis (37'/2ºT).
Cartões vermelhos: Dedé (19'/2º).
GOLS: Vasco: Cesinha (27'/1ºT), ; Flamengo: Renato (35'/2ºT)
VASCO: Fernando\
Prass, Fagner, Cesinha, Dedé e Diogo; Rafael Carioca, Rômulo, Felipe \
(Felipe Bastos - 28'/2ºT); Zé Roberto (Jadson Vieira 23'/2ºT), Eder Luis\
e Nunes(Renato Augusto 48'/2ºT). Técnico: Paulo César Gusmão
FLAMENGO:\
Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, David e Juan (Marquinhos - \
16'/2ºT); Maldonado, Willians, Kleberson (Petkovic - intervalo), Renato;\
Diego Maurício e Deivid (Diogo - 16'/2ºT).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Siga o perfil oficial do Flamengo no Twitter
Confira a página de promoções no Site Oficial do Flamengo
Confira a galeria de vídeos do Site Oficial do Flamengo
\ \