Notícias

Pelo Flamengo, Varela registra as duas maiores velocidades da final

Lateral atingiu a maior velocidade da decisão aos 92' e esteve entre os atletas mais participativos em pressão, recuperação e construção ofensiva

Por - em


Não foi apenas a atuação de Guilhermo Varela que chamou a atenção na final da CONMEBOL Libertadores, vencida pelo Flamengo por 1 a 0 sobre o Palmeiras no último sábado (29). De acordo com os dados físicos da partida, o lateral-direito registrou as duas maiores velocidades máximas da final pelo lado rubro-negro: a maior delas aos 92 minutos (33,19km/h), e a segunda (32,6km/h) ainda no primeiro tempo.

A jogada em que registrou o pico de velocidade da partida ilustra bem a entrega de Varela durante a disputa. Ele antecipou uma virada de jogo da equipe palmeirense, desarmou o adversário e se mandou para o ataque. O lateral acabou perdendo a bola, mas não sem disputar na raça a posse com o zagueiro. Na sequência, ele ainda pressionou a troca de passes do Palmeiras no campo de ataque.


Apoie o Mengão de onde estiver ❤️🖤. Se você ama o Mais Querido, seja Sócio-Torcedor Nação a partir de R$19,81/Mês. Saiba mais em nacao.flamengo.com.br.

Além dos índices de velocidade, Varela teve participação relevante em diferentes fases do jogo. O uruguaio foi um dos dois jogadores com mais recuperações de posse (14), além de ter atuação intensa nas ações de pressão, exatamente como no lance descrito anteriormente.

Com a bola, também se destacou: Varela foi o segundo jogador do Flamengo com maior volume de passes (69) na decisão, ficando atrás de Léo Pereira (77). Também foi o segundo com mais passes progressivos (16), atrás de Alex Sandro (17) e empatado com o zagueiro. 

Nas métricas físicas, o lateral esteve entre os atletas com maior intensidade, registrando 13% de sua distância total percorrida em alta velocidade, uma das maiores proporções da equipe na final.

Com o jogo deste sábado, Varela chegou a 123 partidas pelo Flamengo, com quatro gols marcados. Em 2025, soma 48 jogos e dois gols, mantendo presença constante na equipe ao longo da temporada.

Imagem Flamengo