Notícias

Raio-X: Conheça a Universidad Católica

Time chileno é o adversário do Flamengo nesta quarta, na estreia da Libertadores

Por - em

Nesta quarta-feira, o Flamengo inicia sua luta pelo bicampeonato da Taça Libertadores da América. E o adversário é um dos grandes times do futebol chileno, a Universidad Católica, que atravessa um mau momento em seu campeonato nacional, mas que tem muita tradição nas competições locais. Além disso, o time também já decidiu uma Libertadores e conquistou uma Copa Interamericana.

\

Atualmente, a equipe conta com jogadores perigosos como Diaz, Mirosevic e Morales, e vem ao Rio de Janeiro para tentar beliscar pontos do campeão brasileiro no Maracanã. E, para o torcedor que não conhece a UC, o site oficial do Flamengo preparou um raio-x deste primeiro rival do Rubro-Negro no caminho para o bicampeonato da Taça Libertadores da América.

\

Confira abaixo uma breve história da Universidad Católica, seus pontos fortes, o retrospecto contra o Flamengo e a análise do técnico Andrade e do observador Paulo Henrique sobre a equipe.

\

História: O Club Deportivo Universidad Católica, fundado oficialmente no dia 21 de abril de 1937, na cidade de Santiago, já conquistou nove Campeonatos Chilenos, dentre outros títulos, como os de Copa Chile e os das disputadas Liguillas Pré-Libertadores. Internacionalmente, é o segundo clube chileno em importância, tendo chegado a uma final da Taça Libertadores da América, em 1993, e obtido o título da Copa Interamericana de 1994, quando derrotou o Deportivo Saprissa. Ainda é o segundo clube chileno no que se refere a participações e resultados na Taça Libertadores, seguido à distância pelo terceiro colocado.

\

A Universidad Católica tem como rival tradicional a Universidad de Chile, contra quem fez o maior clássico chileno por muitos anos, e também o Colo-Colo, com o qual decidiu vários Campeonatos Chilenos e Copas Chile, além de já o ter confrontado em 16 partidas de Taça Libertadores. Varias pesquisas de opinião pública colocam a Universidad Católica, como o clube detentor da terceira maior torcida do futebol chileno. Segundo uma enquete de abril de 2008, realizada pelo Diário La Tercera em todo o país, o clube possui 9% das preferências dos chilenos.

\

Momento Atual: No último sábado, o Universidad perdeu por 2 a 1 para o líder Unión Española, fora de casa, com um gol aos 44 do segundo tempo. Antes, o time havia sido derrotado em casa por 2 a 0 pelo Cobresal (sétimo colocado),  e empatado em 1 a 1 com o San Luis (17º), como visitante. A última vitória aconteceu no dia 2 de fevereiro: 4 a 0 sobre o Santiago Morning, atual 14º na tabela. Em enquete publicada no site oficial da UC, até a tarde desta tarde, dos mais de 6 mil votos pedindo palpites sobre o resultado do jogo, 59% acham que a equipe sairá derrotada do Maracanã. Apenas 4% acreditam no empate, e 37% vêem possibilidades de vitória.

\

Time-Base: Garcés, Fuentes, Henríquez, Martinez; Valenzuela, Ormeño, Silva, Toloza; Mirosevic, Díaz; Morales.

\

Opinião do treinador Andrade: O time deles não tem pressa, valoriza bastante a posse de bola, joga com três zagueiros e dois volantes, e também usa muito a bola parada. Não podemos vacilar nesse tipo de jogada nem perder pontos dessa maneira novamente. Então temos que ter muita atenção, principalmente à bola aérea.

\

Opinião do observador Paulo Henrique: Tem uma equipe muito boa. O lateral direito, [Rodrigo] Valenzuela, é da seleção chilena. O [meia pelo lado direito Milovan] Mirosevic tem muita qualidade de passe e chega bem na frente. O argentino Damián Díaz, que divide essa responsabilidade de criação, também é muito bom. O Mirosevic joga pelo lado direito e o Díaz pelo lado esquerdo. Eles jogam com um sistema 3-3-3-1, fazendo uma linha de três no meio-campo, com o atacante Morales, que marcou dois gols nesse primeiro jogo. O Morales é um jogador que se movimenta muito na área mas sai pouco, ele fica mais como referência.

\

Opinião do especialista Alejandro Saavedra (jornalista chileno): A UC acaba de assinar contrato com o zagueiro Waldo Ponce, que em principio ia ao Zaragoza. Mirosevic e Damián Diaz formam uma dupla que deve ser temida. Jogam muito bem juntos. Controlam bem a bola e organizam na meia cancha até a área contrária. Ambos são capazes de finalizar a gol, mas sua principal virtude são os passes para jogadas de gol. Mirosevic é a alma da equipe, capitão e líder. É um desses jogadores capazes de resolver sozinho e de fazer os gols se o time anda mal. Ambos têm equipes armados do campeonato passado.

\

Poucos saíram e só fizeram mexidas que encorpam o elenco para enfrentar vários campeonatos simultaneamente. A UC tem o estigma de jogar muito bem, mas os resultados não refletem esse jogo bonito. Sempre sofrem gols nos minutos finais. Morales tem a capacidade de arrematar de longa distância, de surpreender na área e de roubar bolas. Damián Díaz e Mirosevic jogam em função de municiá-lo. Tem bom arranque, pode jogar no contragolpe e ser letal. Num dia bom, dificilmente desperdiça as chances.

\

Retrospecto: O Flamengo nunca venceu a Universidad Católica. Em dois jogos disputados, ambos pela Taça Libertadores da América de 2002, duas derrotas:

\

C.R. Flamengo 1 x 3 Universidad Católica (Chile) Taça Libertadores da América 14/02/2002
C.R. Flamengo 1 x 2 Universidad Católica (Chile) Taça Libertadores da América 13/03/2002