Notícias

Vaga na Libertadores pode vir já no próximo domingo

Vitória contra o Goiás e combinação de resultados pode garantir o Mengão na competição internacional

Por - em

O sonho do hexacampeonato brasileiro está vivo na Gávea. Porém, a primeira meta estabelecida pelos rubro-negros com a arrancada da equipe no Brasileirão 2009 era garantir uma vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem, ou seja, terminar entre os quatro primeiros colocados da competição. E este objetivo pode ser alcançado já no próximo domingo, quando o time do técnico Andrade enfrenta o Goiás, no Maracanã.

Para isso, basta apenas uma combinação de resultados. Se o Rubro-Negro derrotar o Goiás no domingo, às 19h30, chegará aos 63 pontos. Precisará, portanto, torcer para que o Cruzeiro, sexto colocado com 55 pontos, não vença o Atlético-PR no sábado, às 19h30, em Curitiba. Além disso, o duelo entre Atlético-MG e Internacional, no domingo, às 19h30, no Mineirão, não pode terminar empatado. Afinal, as duas equipes têm 56 pontos, e uma delas disparando praticamente tira a outra da disputa.

Se essa combinação acontecer, o Flamengo vai encerrar a rodada com a vaga na Libertadores garantida, e vai abrir sete pontos do quinto colocado, a apenas duas rodadas para o fim. O São Paulo lidera o Campeonato Brasileiro com 62 pontos, enquanto o Palmeiras é o terceiro colocado, com 59. No fim de semana, o Tricolor paulista encara o Botafogo, domingo, no Engenhão, às 17h, enquanto a equipe alviverde entra em campo nesta quarta-feira, para enfrentar o Grêmio, no Olímpico, às 21h50.

No segundo turno, porém, ninguém é melhor do que o Flamengo. Após a vitória sobre o Náutico neste fim de semana, e do tropeço do Cruzeiro com o Grêmio no Mineirão, o Flamengo chegou aos 33 pontos em 16 jogos na segunda etapa do Brasileiro e assumiu a liderança do returno no saldo de gols: 12 a 10.

"Estão todos correndo pelos companheiros. Cada jogador que entra, dá conta do recado. Espero que a gente possa, cada vez, chegar no topo da tabela para conquistar esse título", disse o camisa 2.

Torcida pelo rival
No próximo domingo, o Flamengo irá receber o Goiás no Maracanã, às 19h30. Duas horas antes, porém, a equipe estará de olho em um bairro próximo, o Engenho de Dentro. No Engenhão, o Botafogo recebe o São Paulo, precisando de uma vitória para afastar de vez o fantasma do rebaixamento e, indiretamente, ajudar o Rubro-Negro na luta pelo título contra o Tricolor Paulista. Ex-alvinegro, o meia-atacante Zé Roberto não esconde: vai torcer pelo ex-clube.

"Vamos torcer muito para o Botafogo. Mas também precisamos fazer nosso papel e vencer o Goiás. Tenho muitos amigos no Botafogo e acho que, pela situação, o time fará um jogo difícil e dificultará a vida do São Paulo", disse Zé em entrevista à Rádio Brasil.

Caso o Flamengo vença o Goiás e o Botafogo supere o São Paulo, os rubro-negros assumem o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro, com 63 pontos, contra 62 da equipe paulista, a duas rodadas do final da competição. Até um empate no jogo do Engenhão deixa o Mengão na liderança pelos critérios de desempate. O time da Gávea ainda enfrenta o Corinthians, em São Paulo, e o Grêmio, no Maracanã. Já o São Paulo, pega o Goiás, em Goiânia, e finaliza sua campanha contra o Sport no Morumbi.

"Sabemos que não depende apenas de nós. O São Paulo está com dois pontos a mais. Eu destaco o trabalho desse grupo. Difícil não é chegar no G-4, mas se manter. Se não conseguir o objetivo, já considero este time campeão", completou o goleiro Bruno.