Notícias

Vinicius Júnior faz coletiva emocionante em sua despedida do clube

Jovem craque vai para o Real Madrid em julho e espera conquistar o mundo

Por - em
Foi breve, mas foi intenso. Poucas vezes na história do Flamengo um jogador mexeu tanto em tão pouco tempo com a Nação. Vinicius Júnior virou profissional aos 17, conquistou a torcida em poucas partidas, virou ídolo, mostrou talento, habilidade, ousadia e alegria em campo, encheu estádios e provocou a corrida de jornalistas atrás de sua palavra. Vestiu a camisa 20, fez gols, mas não levantou títulos com o time profissional. Na base, no entanto, foi o Ai, Jesus dos confrontos contra os rivais. Na Seleção de base, brilhou e chamou a atenção do mundo. Tudo isso em pouco mais de um ano. 

Vinícius de Oliveira Júnior chegou ao Flamengo aos 10 anos de idade. Na base rubro-negra, ele conquistou o Campeonato Carioca Sub-13 (2013), a Copa Guri Sub-14 (2014), a Copa Brasil Sub-15 (2015) e o Campeonato Carioca Sub-17 (2016). O jovem de 17 anos foi vendido ao clube espanhol em maio de 2017, na maior transação da história do clube, com o valor final de 45 milhões de euros. O acordo dos times permitia que o atacante ficasse no clube até julho de 2018, quando seria decidido seu futuro. O martelo foi batido e ele seguirá para a capital espanhola no ínicio do próximo mês para fazer parte do elenco vencedor da última edição da Liga dos Campeões. 

Alçado ao time profissional em 2017, fez sua estreia contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, em 13/05/2017, no empate em 1 a 1. Seu primeiro gol veio 15 jogos depois, contra o chileno Palestino, na Iha do Urubu, em partida válida pela Copa Conmebol Sul-Americana, na vitória por 5 a 0. Foram ao todo 14 gols no profissional, em 70 jogos.

Vinicius Junior oficializou nesta segunda-feira sua saída do Flamengo, em entrevista coletiva concedida na sala de imprensa Victorino Chermont, no Ninho do Urubu. Acompanhado do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e do diretor Executivo de Futebol, Carlos Noval, Vinicius falou à imprensa sobre sua passagem no clube, agradeceu constantemente aos funcionários do clube desde a base e mostrou o que espera de sua ida ao Real Madrid. 


Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

"Consegui realizar meus sonhos dentro do Flamengo. Fiquei muito feliz com a torcida gritando meu nome. Eu fugia de casa com meu pai para ver o Flamengo jogar. Estar saindo do maior clube do mundo não tem explicação. Eu saio honrado, feliz e muito agradecido com cada técnico que me ajudou no Flamengo. E tenho certeza que todos vão continuar me apoiando", disse o agora ex-camisa 20 do Flamengo, em sua coletiva de despedida, que foi dominada pelo tema de agradecimento. Vincius citou nomes e fez questão de mostrar que sua passagem pelo Flamengo teve a participação de muita gente importante. 

"Agradeço ao presidente, ao Noval, ao Rodrigo Caetano, a todos os treinadores da base e às pessoas que ajudaram a me tornar essa pessoa que sou hoje. Saio do Flamengo feliz e honrado. Tudo o que aprendi foi aqui, dentro e fora de campo. Cada dia que passei aqui eu fiz novas amizades e grandes amigos que vou levar para o resto da vida. Sou flamengo desde pequeno e sempre foi meu sonho vestir essa camisa. Hoje estou me despedindo desse clube que fez de tudo por mim. Me despeço para ir em busca do meu sonho e também realizar todos os sonhos que tenho na vida".

O presidente Eduardo Bandeira de Mello começou a coletiva agradecendo também ao jogador e mostrou confiança na volta de Vinicius ao Flamengo um dia, já consagrado e campeão de tudo lá fora. Bandeira novamente citou a diferença entre os mercados sul-americano e europeu para explicar a venda do jogador para o Real Madrid.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

"Infelizmente, estamos comunicando hoje a despedida do Vinicius. Apesar de tudo, temos que comemorar a passagem  dele pelo clube também. O Brasil é um país periférico e estamos sujeitos a perder os principais jogadores. Vamos torcer muito para que ele tenha sucesso no Real Madrid e também na Seleção Brasileira. Um dia, esperamos que ele volte para honrar o Manto Sagrado. Não serei mais presidente, mas estarei no aeroporto para recebê-lo de volta", disse o presidente do Flamengo. 

Profundo conhecedor de Vinicius Júnior, o Diretor de Futebol Carlos Noval também falou sobre a saída do jovem craque. Noval acompanhou Vinicius desde o início de sua passagem pela base da Gávea e foi uma pessoa importante na formação do atleta que agora deixa o clube.  

"Falar do Vinicius é difícil. Pegamos ele com 10 anos de idade, é atleta que chegou ao clube e foi formado aqui e que temos um carinho enorme. Desde os 10 anos já pecebíamos um potencial enorme. E, por isso, foi trabalhado para se tornar esse belo jogador. Só temos que agradecer a ele por esses momentos. É gratificante demais trabalhar para um menino de 10 anos se tornar o que se tornou. Sempre foi humilde no trato com as pessoas e ficamos feliz em ver como tudo acabou. Eu só posso agradecer a ele, à família e aos representantes pelo case de sucesso que é Vinicius Júnior". 



Confira abaixo mais destaques da coletiva do jovem craque. 

Sonho de ir para o Real Madrid

"Sem dúvida nenhuma, é o maior sonho da minha vida. Estou ansioso para conhecer os novos jogadores. Vou jogar no Real Madrid. Eu estou preparado para o que vou encontrar lá para mim. Não sei se vou chegar e jogar, vai ser difícil a adaptação, e vou fazer o possível para ser o mais rápido possível". 

O contato com os profissionais

"Tenho que agradecer muito aos jogadores aqui do Flamengo. Me acolheram muito bem no profisional. Agradeço também ao Julio Cesar, que me ajudou muito. Vou amadurecer para dar muitas alegrias ao torcedor brasileiro". 

Conselhos da base

"O pessoal da base sempre falou comigo, sempre escutei as pessoas mais velhas que eu para dar certo no futebol. Vou levar essa experiência que os mais velhos me deram. Eles sempre falaram para ficar sempre focado no futebol e que eu vou ser um dos melhores do mundo". 

Volta no futuro?

"O bom é que estou indo novo e daqui 10 anos eu posso voltar (risos). Não, não estou pensando nisso ainda. Estou pensando em chegar no Real e começar a jogar. E depois disso, conquistar tudo e chegar à Seleção. Depois que eu conquistar tudo, aí eu penso sim em voltar ao Flamengo para ganhar a Libertadores e o Mundial". 

Adaptação

"O clube me quer lá para me adaptar o mais rápido possível, para sentir o clima, os jogadores, que são totalmente diferentes. Se eu ficasse aqui, isso poderia atrasar meu crescimento com o Real Madrid".

Final do Mundial de Clubes 

"Já pediram para eu não jogar contra o Flamengo". 

O Real Madrid

"Eu acompanho o Real. A minha maior dificuldade sempre foi taticamente. Já tem uma diferença grande do profissional para a base. E assim eu vou mudando de patamar e me tornando um jogador melhor. Sobre continuar driblando, eu vou sempre partir para cima do adversário. O Marcelo (lateral do Real Madrid) me fala para ir logo para lá e que continue com esse futebol alegre, para conquistar o mundo como Neymar e Ronaldinho, em quem me espelho muito". 

Momentos

"Os momentos mais felizes eu vivi aqui dentro. E os mais tristes também. Eu vou levar a bagagem cheia de experiência, gratidão e alegria daqui. De todos que me ajudaram. Da torcida, que me emocionou muito. Essa gratidão não tem como explicar. É o clube do meu coração, que eu amo mais que tudo. Depois da minha família, o Flamengo é minha maior paixão".