Notícias

Ginástica rubro-negra na Universiade

Petrix Barbosa levará o nome do Flamengo para competição internacional, realizada na China

Por - em
A delegação brasileira de ginástica artística da 26ª Universiade terá um representante rubro-negro. Petrix Barbosa, estudante de administração de empresas, fará parte da equipe masculina que irá competir de 12 a 23 de agosto na principal competição multiesportiva  da categoria universitária em âmbito internacional, em Shenzhen, na China.  O Flamengo terá, ainda, Tales Cerdeira, na natação, e Gege e Fred Duarte, conhecido como Varejinho, no basquete.

É a primeira vez que o atleta de 19 anos participará da competição que reúne atletas que são estudantes universitários na disputa de 24 esportes. Em um ano pré-olímpico, Petrix a vê como uma grande oportunidade para se preparar melhor e ganhar experiência para os jogos de Londres.

"É sem dúvida uma competição muito importante. Só não é mais que o Mundial por que não é classificatório para as olimpíadas, mas também vai reunir os melhores ginastas do mundo", afirmou o atleta, que começou a participar de grandes eventos mundiais este ano.

Fazer faculdade e treinar cerca de seis horas diárias pode parecer quase impossível, mas o ginasta acredita que dá para conciliar os dois com dedicação.

"Acabei de passar para o segundo período da faculdade. Fui aprovado em todas as matérias. Às vezes é difícil por causa das viagens, passamos muito tempo fora competindo pela seleção. Tenho em mente que a ginástica é passageira e preciso estar preparado para quando eu parar", explicou.

Sobre a possível conquista de uma medalha, Petrix prefere ser cauteloso, apesar de se considerar preparado para o desafio.

"Eu realmente não sei o que esperar. Tenho treinado e me dedicado bastante desde que cheguei ao Flamengo, em janeiro. Os meus resultados no ano mostram isso. Quero ajudar a equipe brasileira e conseguir um bom resultado no individual geral. Tenho uma meta pessoal em termos de pontuação, se alcançar isso ficarei feliz", disse, lembrando que os maiores rivais são justamente os donos da casa, os chineses.

A Universiade é promovida pela Federação Universitária de Esporte Universitário (FISU) a cada dois anos em diferentes cidades e países.  Este ano, o evento espera reunir 13.000 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, de mais de 100 países e regiões do mundo. As competições de ginástica artística serão realizadas de 13 a 16 de agosto no Ginásio Shenzhen Bao'an.