Notícias

Clipp 12/fevereiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Por um Fla competitivo, Joel troca experiência por saúde

Cristian e Marcinho podem ser as novidades na estréia da Libertadores

JOEL CONVERSA com os jogadores após o coletivo: o técnico quer um time fisicamente tinindo em Tacna

Fábio Juppa

Das poucas frases possíveis de se depreender da conversa entre Joel Santana e os jogadores do Flamengo após o coletivo em que os juniores, reforçados por Gavilán, Maxi e Marcinho, venceram ontem o time principal por 1 a 0, uma, "nós estamos fazendo muita força para jogar", dita pelo técnico com expressão de reprovação, era o prenúncio do que anunciaria minutos depois. Como acredita que, para a estréia na Libertadores, contra o desconhecido Coronel Bolognesi, saúde e entrosamento são mais importantes do que experiência, Joel revelou que deve fazer uma ou duas mudanças no time para o jogo de amanhã, em Tacna.

Joel está tão convicto de suas idéias que sequer fez o tradicional e batido mistério sobre onde pretende mexer. A defesa será a mesma, com Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan. Jaílton, Ibson e Toró estão confirmados no meio-campo. Jônatas, que não estava jogando pelo Espanyol quando foi contratado e vinha sendo lançado aos poucos por Joel, é uma das dúvidas do treinador.

Zagueiro Leonardo chega para vaga de Rodrigo

Apesar de experiente, pode pesar contra ele o período em que ficou inativo, mesmo caso de Kleberson. Cristian, titular do time que conquistou a vaga na Libertadores no Brasileiro do ano passado, é a primeira opção. Na frente, Diego Tardelli, outro que chegou à Gávea após cerca de dois meses parado, pode ser preterido por Marcinho como companheiro de Souza no ataque.

- Você não tira quatro e põe quatro de uma vez num time como o nosso, que já tem uma maneira de jogar há seis meses - explicou Joel. - Vamos levar as dúvidas, do Jônatas, Kleberson e Tardelli, e lançar o que tivermos de melhor no momento. Nessas horas, a saúde faz diferença.

O clube inscreveu 25 jogadores - incluindo Renato Augusto - na primeira fase da competição. Para o jogo contra o Coronel Bolognesi, viajarão 21. O zagueiro Leonardo, ex-Palmeiras e Goiás, foi contratado para o lugar de Rodrigo, que fraturou o braço.

Nos próximos dias, o Flamengo dará entrada numa ação no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para exigir que a Comenbol cumpra decisão da Fifa de proibir jogos entre clubes, e não somente seleções, acima de 2.750m de altitude. No dia 9 de abril, a equipe enfrenta o Cienciano, em Cuzco, a 3.360m. Numa reunião com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, representantes do Fluminense e da empresa americana ISG, o Flamengo assinou protocolo de intenções para participar da concorrência de privatização do Maracanã, sem data marcada.

Resultado do Fla-Flu anima peruanos

Jogadores afirmam que rival se descuida na defesa

Carlos Eduardo Mansur

TACNA, Peru. O fato de o Flamengo ter poupado quase todo o seu time titular foi ignorado. A goleada sofrida pelo rubro-negro no Fla-Flu, transmitido ao vivo para o Peru, acabou funcionando como combustível para os jogadores do Coronel Bolognesi. Subitamente, o tom do discurso em Tacna mudou. Se antes as palavras eram muito cautelosas, agora os peruanos afirmam que encontraram a chave para vencer na estréia da Copa Libertadores.

No domingo, o treino só foi realizado após o Fla-Flu, com portas fechadas. Ontem pela manhã, novamente o técnico Juan Reynoso decidiu que o treino seria secreto. Jornalistas que já estavam no CT foram retirados. Ao final, os peruanos transmitiam otimismo. Para eles, embora desfalcado, o Flamengo mostrou um estilo de jogo que lhes dá chances de vitória.

- O Flamengo tem um bom time, mas que se descuida atrás. A chave é contra-atacar, porque o time deles sai muito. Os volantes atacam - disse o defensor Balbín.

- Os defensores são lentos - emendou o volante Jesus Chavez, em referência à zaga reserva que jogou o Fla-Flu.

Já o zagueiro mexicano Ostersen deu o tom do que será o Bolognesi.

- Temos que estar organizados. O Flamengo busca sempre o gol, o que gera espaços atrás. Se estivermos atentos na marcação, vamos aproveitar - afirmou. - Mas teremos trabalho atrás. Os atacantes são potentes. Um descuido será gol.

Fiel a seu estilo polêmico, o técnico Juan Reynoso só falará hoje, após duas semanas de silêncio com a imprensa local. Nos treinos secretos, ele preparou o time num 4-4-2. Hoje, quando desembarcar, mesmo sem qualquer ameaça de hostilidade, o Flamengo terá escolta desde sua chegada ao aeroporto, no hotel e nos deslocamentos para o estádio. Uma empresa especializada em logística contratada pelo rubro-negro está em Tacna.

Fernando Calazans

No aspecto da compostura, foi exemplar a forma como Joel Santana recebeu a derrota de 4 a 1 do Flamengo para o Fluminense. Mesmo depois do jogo, quando, conforme dizem, técnicos e jogadores estão ainda de cabeça quente.

Mas Joel, que andei estranhando pelo nervosismo e pela agitação à beira do campo, recobrou domingo seu temperamento tranquilo, sóbrio, de quem vive há tanto tempo no futebol, e com tantas vitórias, que não precisa perder a cabeça - esteja ela quente ou fria - por causa de uma derrota.

Disse que vai estudar a forma de atuar amanhã, na estréia da Taça Libertadores, que vai voltar a escalar o melhor time do Flamengo, transmitindo, assim, segurança aos jogadores.

De quebra, ainda elogiou Thiago Neves, o algoz do Flamengo. E quem poderia deixar de elogiar aquela exibição irretocável?

JORNAL DOS SPORTS

Cada vez mais próximo

Romário já esteve reunido com Kleber Leite e Marcio Braga para acertar sua ida para o Flamengo

Thiago Bokel e Nathan de Lima

Marcio Braga se encontrou com Romário na sede da CBF

A cada dia que passa o sonho da diretoria rubro-negra em contratar o atacante Romário se torna mais real. Depois de jantar com o vice de futebol, Kleber Leite, no último domingo, o jogador se encontrou ontem com o presidente Marcio Braga na sede da CBF.

Ontem também, o departamento jurídico do Vasco anunciou que não defenderá mais o jogador da acusação de doping pelo uso da substância Finasterida, usada num remédio para evitar a queda de cabelo. Com isso, Romário já anunciou que terá seu próprio advogado no caso.

"Escolhi o Mário Pucheau para ser meu advogado e qualquer coisa relacionada ao meu julgamento será com ele agora. Pelas complicações que tive, não quero mais falar sobre este assunto", afirmou o atacante.

O presidente rubro-negro desmentiu que tivesse encontrado com o Baixinho na CBF para tratar da ida do jogador para o Flamengo. Segundo ele, os dois se viram acidentamente.

"O Romário tinha um assunto para tratar na CBF e eu outro completamente diferente. Mas ele me confirmou que o único clube em que possui o título de sócio-proprietário é o Flamengo. Nem o Vasco, ou qualquer outro clube em que ele atuou tem isso. É mais uma prova de que o Romário é um rubro-negro", explicou o dirigente.

Licitação do Maracanã

Marcio Braga disse ontem também que o Flamengo se juntou ao Fluminense e ao grupo ISG (International Stadia Group) para formalizar a intenção de administrarem o Maracanã. No entanto, como o edital da licitação ainda não saiu, não foi assinado contrato algum que oficialize o acordo.

"Tivemos uma reunião hoje (ontem), onde assinamos um protocolo de intenção para administrar o Maracanã. Não dá para assinarmos o contrato sem saber o que caberá aos clubes administrem e quanto eles terão de arcar. Apresentamos a intenção, mas dependendo do que for pedido no edital, essa parceria pode nem sair", adiantou Marcio Braga.

Programado para acontecer em novembro e depois em dezembro, o edital da licitação do estádio ainda não foi divulgado. A dupla Fla-Flu já havia anunciado a intenção de formar uma parceria assim que soube da possibilidade de administrar o Maracanã.

Joel ainda não conhece o Bolognesi

Quando o Grupo do Flamengo na Copa Libertadores deste ano foi sorteado, a torcida rubro-negra ficou com uma pergunta na cabeça. Quem é esse tal de Coronel Bolognesi? Hoje, às vésperas da partida contra o time peruano, não é só a Nação que desconhece as qualidades do time vermelho e branco de Tacna.

Semana passada, alguns jogadores como o lateral-direito Leonardo Moura e o atacante Diego Tardelli já haviam confessado que não sabiam nem o nome do adversário de amanhã, e ontem, foi a vez do lateral-esquerdo Juan, dizer que também não conhece nada sobre o adversário.

"Ainda não conhecemos nossos rivais da estréia, só vamos saber na hora. Ainda vamos descobrir o que nos espera, mas já sabemos que a partida será muito difícil", disse Juan.

Para a surpresa de todos, não é apenas os atletas rubro-negros que desconhecem as qualidades do campeão do Torneio Clausura do Peru do ano passado. O técnico Joel Santana disse que apesar de já ter procurado muitas informações, ainda não conseguiu saber do Coronel Bolognesi e avisou que espera quando chegar ao Peru hoje, conseguir algo significativo para poder usar na preleção do jogo.

"Ainda não chegou informação alguma sobre eles. Não sabemos nada, estamos procurando, mas está muito difícil. Vamos conversar com nosso grupo e tentar passar o melhor possível", confessou o treinador.

Definidos os libertadores

Fla anuncia a lista dos jogadores que disputarão a primeira fase da competição sul-americana

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Joel Santana conversa com o grupo que viajará hoje para Tacna para encarar o Coronel Bolognesi

O Flamengo divulgou no final da tarde de ontem, a lista dos 25 guerreiros que defenderão as cores do clube e a honra da Nação na Copa Libertadores deste ano. Os soldados rubro-negros estão se preparando para viajar hoje, para o Peru, onde enfrentarão amanhã a primeira batalha da competição, contra o Coronel Bolognesi.

A relação dos atletas feita pelo técnico Joel Santana não teve muitas surpresas, a maior delas, foi a barração de Rodrigo Arroz. No lugar do zagueiro foi relacionado o recém-contratado Leonardo.

As outras novidades ficaram pela numeração das camisas, que na competição são fixas. Mesmo sendo titulares durante todo o ano, os meio-campistas Jaílton e Toró receberam as camisas 14 e 21, respectivamente.

Ao contrário do ano passado, o clube da Gávea não abriu mão da camisa 24, e quem ficou com ela foi o terceiro goleiro Marcelo Lomba.\ O técnico Joel Santana avisou que não deve mexer muito na equipe que vinha jogando desde o ano passado. O treinador deixou a entender que suas únicas dúvidas estão entre Kléberson ou Jônatas para a cabeça-de-área e Marcinho ou Diego Tardelli para o ataque.\

"Estou levando essas questões para lá. Precisamos colocar em campo um time com saúde. Não podemos nos precipitar. Estou satisfeito com o desempenho desse grupo. Mudaremos no máximo um ou dois atletas. A base vai ser a mesma, com Ibson, Toró, Souza e os outros que realizaram uma grande campanha no ano passado. Vamos ver se os jogadores que chegaram esse ano como o Tardelli, Jônatas e Kleberson podem entrar. Tenho essas dúvidas porque ainda não estou totalmente satisfeito com o atual rendimento do time", esclareceu Joel, que sabe as dificuldades que a equipe encontrará durante toda a competição.

"Temos que saber disputar, espero que o futebol brasileiro esteja bem representado, mas todos nós sabemos que é um torneio difícil", completou o treinador.

Os onze titulares de Joel devem ser Bruno, Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Ibson, Jônatas, Toró e Juan; Diego Tardelli e Souza.

Adversário traz várias curiosidades

Adversário do Flamengo amanhã, o Coronel Bolognesi está longe de ser um clube de tradição, porém, é recheado de curiosidades. Um dos seus dirigentes é Claudio Pizarro Dávila, pai do atacante Claudio Pizarro, da seleção peruana e do Chelsea, da Inglaterra. O treinador é o ex-zagueiro Juan Reynoso, que jogou na seleção peruana em 84 partidas. Outra curiosidade fica por conta de outro Mario Soto que vai estar no caminho do Flamengo. Em 1981, um defensor do Cobreloa com este mesmo nome foi acusado pelos atletas do Fla de jogar a final da Libertadores com uma pedra na mão. O do Coronel Bolognesi já declarou ser mais calmo do que o chileno.

Clube contrata novo zagueiro

Para suprir a ausência do zagueiro Rodrigo, que fraturou o antebraço direito na vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, na última quinta-feira, a diretoria do Flamengo agiu rápido. Como o prazo para a inscrição dos atletas para a primeira fase da Libertadores se encerrava ontem às 19h, era improvável que o clube anunciasse algum reforço. No entanto, o zagueiro Leonardo, que estava em litígio com o Goiás, foi confirmado ontem e já foi inscrito na competição sul-americana.

Leonardo Devanir de Paula, nascido no dia 12 de março de 1977, é natural de Juiz de Fora e foi revelado pelo Tupi-MG. Em 2000, o zagueiro chegou ao Palmeiras para a disputa da Taça Libertadores daquele ano. Apesar do bom início no clube paulista, ele sofreu várias lesões e acabou sendo repassado ao Goiás, onde ficou até o final do ano passado. Ele se apresentaria ontem à noite e assinaria um contrato até 31 de dezembro deste ano, com opção de renovação por mais uma temporada.

O técnico Joel Santana comemorou a contratação do novo reforço no último dia de inscrições:

"Tínhamos outras opções mas nenhuma no nível dele. É um jogador que está acima do que esperávamos contratar e já jogou duas Libertadores. Ouvi ótimas referências dele, e servirá também para suprir a ausência do Fábio Luciano quando ele não puder atuar", vibrou Joel Santana.

Memória: Nos pés de Obina, rotina continua

Claiton tenta roubar a bola do apoiador Morais na semifinal de 2007

No dia 25 de fevereiro do ano passado, a história se repetiu. O adversário foi o mesmo e o desfecho também: classificação à final da Taça Guanabara derrotando o Vasco nos pênaltis.

Se em 2004 o herói da classificação foi o apoiador Felipe, em 2007 o atacante Obina e o goleiro Bruno, dois ídolos do atual elenco, dividiram os méritos da conquista. Logo aos três minutos de partida, uma jogada deixou a Nação rubro-negra dividida entre alegria e tristeza: o xodó Obina, que vinha atravessando excelente fase, abriu o placar no Maracanã e no momento do chute rompeu os ligamentos do joelho. Essa lesão deixou o atacante fora de combate por cerca de cinco meses.

Após este episódio o jogo continuou movimentado. O Flamengo, superior, teve duas chances de ampliar o placar mas quem marcou foi o Vasco. Marcelinho, atualmente no Botafogo, aproveitou um bom cruzamento de Leandro Amaral e empatou a partida.

Na segunda etapa o Fla voltou melhor e o apoiador Juninho, que entrou no decorrer da partida, criou boas jogadas pelo Rubro-Negro.\ Porém, o empate persistiu e a vaga foi definida nos pênaltis. Foi a vez de Bruno entrar em cena. O goleiro, que falhou no jogo anterior, contra o Madureira, se redimiu da melhor forma possível e defendeu duas cobranças garantindo assim o Flamengo na final do primeiro turno.\

Memória: Vitória abriu o caminho do título

Pedro cavalcanti

O apoiador Felipe ganhou a disputa com Rodrigo Souto em 2004 e levou o Fla à final da Taça GB

O Flamengo tem um retrospecto interessante em semifinais de Taça Guanabara desde quando foi adotada essa nova fórmula de disputa do Campeonato Carioca. No dia 15 de fevereiro de 2004, o time sagrou-se campeão dessa fase ao derrotar seu maior rival, o Vasco da Gama, por 2 a 0. O Fla foi superior durante todo o jogo e com uma equipe melhor tecnicamente, comandada pelo maestro Felipe, apresentou um futebol envolvente e mereceu a vitória.

Com 18 minutos de jogo, o apoiador, que estava impossível, fez grande jogada pela esquerda deixando o lateral Victor Boleta desconcertado, e mesmo sendo canhoto, abriu o placar num chute com a perna direita.

O show do camisa 10 continuava mas o segundo gol do Fla não saiu de seus pés. O veterano Zinho cruzou na cabeça do zagueiro Henrique, que mostrando oportunismo de atacante, ampliou o placar para o Rubro-Negro. A partir daí, o Flamengo soube administrar com eficiência a vantagem e não levou maiores sustos na partida.

Dos jogadores do atual elenco rubro-negro, Ibson e Jônatas faziam parte daquela equipe.

O primeiro, ao lado de Felipe, teve uma excelente atuação. O segundo, entrou no decorrer da partida no lugar de Zinho, mostrando a técnica de sempre, mas caiu na provocação do vascaíno Morais e acabou expulso.

Clube renova o patrocínio com a Petrobras

Depois de muita indefinição e discussão de valores, o presidente Marcio Braga anunciou ontem que finalmente chegou a um acordo com a Petrobras para a renovação do patrocínio — a estatal é parceira do Flamengo há 24 anos.

Mas apesar de pedir para aumentar a cota do patrocínio para R$ 23,5 milhões/ano, a diretoria rubro-negra precisou ceder e aceitar o valor oferecido pela Petrobras (R$ 16,2 milhões). Mas em 2009, a briga pelo aumento da receita continua.

“Temos a meta de alcançar o São Paulo no nível de arrecadação anual. Em 2007 conseguimos R$ 80 milhões e eles tiveram R$ 110 milhões, sem contar a venda de jogadores. Não é o maior contrato do país, mas a Petrobras mexe nos valores de acordo com com o índice de correção monetária anual. Falta apenas redigirmos o contrato”, explicou o presidente rubro-negro, que também confirmou que o clube está tentando antecipar a renovação de contrato com a Nike, que se encerra em junho de 2009.

Maracanã deverá ser da CBF e da dupla Fla-Flu

Carta de intenções foi assinada nesta segunda-feira

CBF, Fla e Flu assinam acordo pelo Maracanã

Os presidentes do Fluminense, Roberto Horcades, do Flamengo, Marcio Braga, da CBF, Ricardo Teixeira e da International Stadia Group (ISG), Ian Todd, assinaram, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, um protocolo de intenções para a privatização do Maracanã.

O acordo é o primeiro passo dos dois clubes e da CBF no sentido de serem donos, efetivos, do estádio. A ISG foi a empresa que remodelou e reformou o estádio de Wembley, na Inglaterra.

Segue abaixo a íntegra da nota oficial emitida após o encontro:

Nota Oficial

A Confederação Brasileira de Futebol - CBF, o Clube de Regatas Flamengo, o Fluminense Football Club e a International Stadia Group - ISG, representados por seus respectivos presidentes, vêm a público informar o seguinte:

1 - Celebram nesta data protocolo de intenções por meio do qual formalizaram seu propósito de se associarem para participar do processo de privatização e/ou concessão do Maracanã.

2 - A forma de associação será discutida entre as partes tão logo sejam divulgadas as normas e o respectivo edital pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

3 - A ISG foi escolhida pelos grupos e pela CBF em razão de sua experiência internacional na estruturação financeira e administração comercial de arenas esportivas e estádios de futebol.

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2008.

Márcio Braga espera vencer guerra contra altitude

Dirigente rubro-negro diz que se trata da preservação da vida dos atletas

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, segue na luta para que o Rubro-Negro não atue em jogos na altitude. O Cienciano, que atua na cidade de Cuzco, a 3.400m acima do nível do mar, está no mesmo grupo do Flamengo na Taça Libertadores. Segundo o dirigente, não se trata dos interesses apenas do clube, mas uma questão de sobrevivência dos atletas.

“Nós já tivemos a assinatura do presidente do São Paulo, do Fluminense e do Cruzeiro. Falta apenas o do Santos. Com isso, o Flamengo sairá fortalecido. Mas precisamos conseguir isso até o dia 9 de abril, quando está marcado o jogo contra o Cienciano em um estádio que tem altitude acima do permitido. Não se trata de jogadores do Flamengo ou de qualquer outro clube, e sim a preservação da vida dos nossos atletas”, disse Márcio Braga em entrevista à Rádio Tupi.

Sobre um possível retorno de Romário ao clube, o presidente rubro-negro vê com bons olhos a vinda do Baixinho e diz que o atacante pode trazer benefícios não só dentro de campo.

“Estamos fazendo uma proposta de entendimento, que parece ser boa. Tenho muita simpatia por ele e gostaria de vê-lo com a camisa do Flamengo novamente. Além do mais, ele é sócio proprietário do clube. O departamento de marketing está tratando disso”, concluiu.

Fabio Luciano defende companheiros

O zagueiro Fabio Luciano não participou da partida contra o Fluminense, mas esteve no Maracanã para dar força ao time do Flamengo. Ciente do péssimo resultado, Fabio partiu em defesa de seus companheiros. O jogador frisou que o momento não é de criticar, mas sim e apoiar todos os jogadores do grupo.

"São jovens jogadores e que precisam tomar esta derrota como lição. Eles vão acordar mal humorados, mas precisam levantar a cabeça porque na quarta-feira podem nos ajudar", diz o zagueiro, que retorna ao time do Fla na próxima quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi.

Mengão na Libertadores das cestas

Equipe rubro-negra estréia no dia 25 no Uruguai, na Liga Sul-Americana de Basquete

Pedro Ivo Almeida

O ala Marcelinho foi destaque na conquista do tricampeonato do Estadual e com sua experiência comandará o Flamengo na Liga Sul-Americana

Dono do maior número de títulos estaduais de basquete do Rio de Janeiro, 33 no total, e da melhor campanha no atual Campeonato Nacional, o Flamengo viaja  para Montevidéu, no próximo dia 24, em busca de um título que ainda falta em sua extensa galeria: o da  Liga Sul-Americana de clubes.

O time da Gávea foi confirmado pela representação  das Américas da Federação Internacional de Basquete (Fiba Americas) como um dos três representantes brasileiros na competição, ao lado de Universo/Brasília e Pitágoras/Minas TC, depois de ter herdado a vaga de clubes que teriam o direito de disputar o torneio, mas por não estarem participando do atual Campeonato Nacional perderam a vaga. No último torneio internacional que disputou, a Liga das Américas, no último mês de dezembro, a equipe não obteve sucesso, sendo eliminada logo na 1ª fase.

Segundo o técnico Paulo Sampaio, o Chupeta, seu time está consciente das dificuldades que irá encontrar, mas que atualmente atravessa um momento muito bom e que os erros da última competição foram tirados como uma lição.

“A equipe sabe muito bem das dificuldades que irá encontrar no Uruguai, mas está bem preparada. Sabemos que é um jogo de muito contato, de um critério de arbitragem totalmente diferente, e que iremos enfrentar ainda a pressão da torcida local. Mas tenho certeza que meus atletas assimilaram bem tudo que foi conversado após o último torneio e não irão cometer mais os mesmos erros”, comentou o treinador.

A Liga Sul-americana de Clubes começa dia 22 de fevereiro. O torneio reunirá 12 equipes divididas em três chaves com sedes distintas.\ Em Caracas, na Venezuela, jogam o local Cocodrilos, Boca Juniors (Argentina), Brasíla e Regatas (Peru), nos dias 22, 23 e 24.Trouville (Montevidéu), Libertad de Sunchales (Argentina), Flamengo e Millonarios de Tarija (Bolívia) jogam em Montevidéu, entre os dias 25 e 27. Em Corrientes, de 29 de fevereiro a 2 de março, jogam Regatas Corrientes, Minas, Malvín (Uruguai) e Sol de América (Paraguai).\

Pedreiras no caminho do Fla

Na primeira fase do torneio sul-americano, todos jogam contra todos em seus grupos, classificando-se para a próxima fase os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.

Apesar da boa fase que vive no Campeonato Nacional, o Flamengo não terá vida fácil na competição sul-americana, que costuma sempre ter jogos bem equilibrados, em razão da rivalidade..

O time da Gávea enfrentará em seu grupo o Truville, time da casa, o Libertad Sunchales, atual campeão e principal adversário nesta primeira fase, e a equipe do Millionarios, uma das principais forças do basquete colombiano, que costuma contar no elenco com pelo menos dois americanos de boa qualidade.

Hora da Verdade -  Os paulistas Catanduva e São Bernardo abrem amanhã a segunda semifinal do Nacional Feminino de Basquete.A partida será às 20 horas no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva. O três representantes do Rio de Janeiro na competição já foram eliminados: Teresópolis, Fluminense e Botafogo.

Sergio Du Bocage

Com reservas

Sergio Du Bocage bocage@jsports.com.br

O Fla-Flu de domingo representou muito bem a maneira como devemos ver o Carioca e, até mesmo, o resultado do jogo. Com reservas! Nem o resultado do jogo deve ser levado em consideração, muito menos a definição das semifinais, que podem dar a idéia de que os quatro “grandes” estão num ótimo nível, principalmente se compararmos aos times de São Paulo, onde Ponte Preta, Guaratinguetá e Noroeste estão entre os quatro primeiros colocados, só deixando espaço para o São Paulo lutar por uma vaga na fase final.

Uma rápida olhada nos resultados do Grupo B do Carioca acentua ainda mais as dúvidas: o Madureira venceu Botafogo e Vasco e ficou fora da fase semifinal. O Tricolor suburbano é o único time do campeonato a vencer dois times grandes e está eliminado. Eu sugiro que, na Taça Rio, o Madureira jogue todas em seu próprio estádio por merecimento!

Este regulamento, que já era considerado esdrúxulo antes de seu início, mostrou-se um absurdo ao longo da Taça Guanabara. É inaceitável que Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo não saiam de seus estádios para enfrentar os “pequenos”. É bem provável que, ao final do campeonato, a realização desses grandes jogos semifinais – sim, eles devem se repetir na Taça Rio – acabem por encobrir os muitos jogos deficitários, provocados, também, pela inflação de times na atual disputa – 16 é brincadeira! Uma pena que o público esteja se iludindo.

O torcedor  merece os parabéns, mais uma vez. Também por conta do regulamento, o primeiro Fla-Flu do ano, tão esperado, virou um jogo de times reservas. Mesmo assim, mais de 39 mil pessoas foram ao Maracanã, no maior público do futebol brasileiro este ano. Até mesmo o Ba-Vi, disputado no mesmo domingo, entre duas equipes que brigavam pela liderança do Campeonato Baiano, levou muito menos gente.  Mas agora me veio a dúvida: será que ele foi ao estádio por precaução? Sim, isso mesmo. O regulamento é tão ruim, que o Fla-Flu de domingo pode ter sido o único do atual campeonato.

O DIA

Márcio de braços abertos

Presidente lembra que Romário é sócio proprietário e ainda torce pelo Rubro-Negro

Janir Júnior

Rio - O presidente do Flamengo, Márcio Braga, destacou o fato de Romário ser sócio proprietário do clube, o que, segundo o dirigente, não aconteceu com nenhum outro time em que o atacante jogou. O discurso do cartola já é de boas-vindas ao Baixinho. “O Romário ainda tem muita coisa a dar, mesmo que não seja no campo. Além do mais, ele é flamenguista, tem título de sócio proprietário, o que não aconteceu em nenhum outro clube, nem mesmo no Vasco”, afirmou o dirigente.

Márcio disse que o vice de futebol rubro-negro, Kléber Leite, teve um bom entendimento no jantar da noite de domingo com Romário. O presidente aguarda agora o acerto para se inteirar mais sobre o projeto de marketing envolvendo o atacante.\ Ontem, um dia depois do encontro com Romário, Kléber comentou alguma coisa sobre o jantar. “Mostramos ao Romário que temos uma situação definida e falamos para ele sobre o projeto, mas ainda sem desenvolver os detalhes. A conversa foi muito boa e amistosa”, destacou o dirigente do clube da Gávea.\

Ontem, Márcio Braga chegou a dizer que, se necessário, o Flamengo colocaria seus advogados à disposição de Romário no julgamento do recurso da acusação de doping por uso da substância finasterida, marcado para quinta-feira. Mas, segundo Kléber Leite esclareceu, o atacante já tem quem faça a sua defesa, o advogado Mário Pucheau.

Márcio anunciou também que Flamengo e Fluminense assinaram ontem protocolo de intenções para a privatização do Maracanã. Ele, o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, e o da CBF, Ricardo Teixeira, além de Ian Todd (da Intenacional Stadium Group), se reuniram na manhã de ontem. “A empresa é a mesma que viabilizou a construção do novo estádio de Wembley. O contrato somente poderá ser assinado após a publicação do edital”, disse Márcio.

Joel, preocupado com o time, dá sermão no grupo

Janir Júnior

Rio - O Flamengo estréia na Copa Libertadores amanhã, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru. Depois do coletivo de ontem, em que o time rendeu abaixo do esperado, Joel Santana demonstrou preocupação, disse que a equipe não está como ele quer e, numa conversa com o grupo, usou a analogia: após andar de Fusca, passear num Honda é bem melhor.

A primeira conversa foi dentro do vestiário, antes do treino; a segunda, à beira do campo, depois do coletivo em que os titulares perderam por 1 a 0. Foi possível ouvir Joel usar palavrões, frases fortes e palavras como ambição, vontade, superação e raça: “Foi um sermão de vida. Disse que eu tinha um Fusca, mas gostei quando pude andar de Honda. Na comparação com o time, é o seguinte: sofremos ano passado na zona de rebaixamento, depois ficamos entre os melhores do Brasil, conquistamos vaga na Libertadores e somos os melhores da Taça Guanabara”.

Na conversa, jogadores tomaram a palavra. Jônatas e Souza debateram longamente, em certos momentos dando a impressão do que seria uma discussão. “Foi conversa de família, de pai e filho, marido e mulher. Temos jogadores que estão há mais tempo e outros que chegaram agora e precisam conhecer nossos hábitos”, esclareceu Joel.

Pelo treino de ontem, o time da estréia deve ser: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Toró e Íbson; Marcinho e Souza. “Estou preocupado, o time parece fazer força para jogar. Para mim, a experiência nesse jogo nem conta tanto, acho que a saúde vale mais”, discursou Joel, que não sabe nada sobre o Coronel Bolognesi. O time da Gávea viaja hoje para o Peru e fará conhecimento do gramado à noite.

Márcio Braga anunciou que, ao lado de Fluminense e São Paulo, entrará com ação no Tribunal Arbitral do Esporte (Fifa) para evitar jogos acima de 2.750 metros. O dirigente está preocupado com a altitude. Joel, com a marcha lenta da equipe.

Fla anuncia a contratação do zagueiro Leonardo

Genilson Junior

Rio - O vice-presidente do Flamengo, Kleber Leite, anunciou na tarde desta segunda-feira a contratação do zagueiro Leonardo, em litígio com o Goiás.

"Conseguimos a contratação de um jogador experiente, dentro do que o Joel queria. O jogador vem altamente recomendado pelo Geninho, que é uma pessoa que eu respeito bastante e tenho grande admiração.", elogiou.

O dirigente revelou até quando vai o contrato do novo reforço.

"Ele já está inscrito na Libertadores e tem contrato com o Flamengo até o dia 31 de dezembro, com o clube tendo opção de renovação por mais um ano", explicou Kleber.

O novo contratado chega para a vaga do lesionado Rodrigo, que já teve alta da cirurgia no braço direito e que só volta aos campos em um prazo de quatro meses. Leonardo chega em condições de jogo, já que esteve presente na pré-temporada da equipe goiana.

Ginástica: Jade perde eleição de melhor do mundo

Brasileira fica em 2º lugar, atrás da norte-americana Shawn Johnson, em votação da IGHF

Rio - A brasileira Jade Barbosa foi derrotada pela norte-americana Shawn Johnson em eleição do Hall da Fama Internacional de Ginástica (IGHF), que elegeu a melhor do mundo em 2007. Além dela, também concorriam a chinesa Cheng Fei, a romena Steliana Nistor e a norte-americana Anastasia Liukin\ Jade foi o grande destaque da ginástica brasileira em 2007, com três medalhas de ouro nos jogos Pan-Americanos do Rio: ouro no salto, bronze no solo e prata por equipes. Além disso, ela conquistou também o terceiro lugar no individual geral do Mundial.\

No masculino, venceu o alemão Fabian Hambüchen, campeão mundial e europeu em 2007 na barra horizontal. Ele ficou à frente do norte-americano Jonathan Horton, do chinês Yang Wei, do japonês Hisashi Mizutori, do esloveno Mitja Petrovsek.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo divulga lista de inscritos na Libertadores\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo divulgou no final desta tarde de segunda-feira a lista dos 25 jogadores inscritos na Taça Libertadores da América 2008. A equipe rubro-negra estréia na próxima quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi, no Peru.\ Flamengo contrata zagueiro Leonardo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após afirmar que o Flamengo não contrataria nenhum reforço para suprir a ausência de Rodrigo, que lesionou o braço e ficará três meses afastado, o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, confirmou no início da noite desta segunda-feira o acerto com o zagueiro Leonardo, que estava em litígio com o Goiás.\ O jogador de 30 anos foi inscrito na Copa Libertadores, mas não viaja com o grupo para o Peru onde, nesta quarta-feira, o Flamengo estréia na competição, contra o Coronel Bolognesi.\

“Recebemos ótimas informações a respeito dele, inclusive do Geninho, que é uma pessoa por quem tenho muita admiração”, afirmou Kléber.

O experiente atleta começou sua carreira como profissional no Tupi de Minas Gerais, em 1996. Três anos depois, ele se transferiu para o Coritiba, onde foi destaque e, em 2001, foi para o Palmeiras, onde ficou até 2005. No ano seguinte, ele foi contratado pelo Goiás e ficou por lá desde então.

Projeto de marketing do Fla espera saída de Romário do Vasco

William Correia, especial para a GE.Net

São Paulo (SP) - Fazer uma despedida do futebol recheada de glamour para Romário está nos planos do Flamengo. O clube, que contou com o Baixinho entre 1995 e 1999, tem um projeto de marketing para organizar o adeus do tetracampeão do esporte. Esta proposta, no entanto, só será feita quando o atacante acertar a sua saída do Vasco.\ “Claro que temos um projeto de marketing para a despedida do Romário, mas não é pertinente falarmos disso agora. O Romário tem que resolver primeiro a vida dele no Vasco. Por enquanto, não há proposta nenhuma. Só posso fazer isso quando ele formalizar a saída dele do Vasco”, disse o vice-presidente de futebol flamenguista Kleber Leite em entrevista por telefone à Gazeta Esportiva.Net.\

O dirigente, inclusive, desmentiu a informação que corre no Rio de Janeiro sobre um jantar entre ele e Romário na noite deste domingo, quando teria sido apresentada uma oferta do clube da Gávea para que o Baixinho seja jogador, manager e comentarista da Fla TV após o término de sua carreira dentro de campo.

“Não teve esse jantar. Não tem como eu fazer uma proposta para o Romário agora. Só vou apresentar uma proposta quando ele formalizar a saída dele do Vasco”, repetiu Kleber Leite.

Após a repentina saída do cargo de técnico do Vasco da Gama na última quarta-feira, Romário segue cumprindo sua suspensão por doping pelo presença de Finasterida em exame realizado em novembro de 2007.

O STJD julgará um recurso do atacante de 42 anos na próximo dia 14 para decidir sobre a redução da pena, válida até 30 de março. Existe a possibilidade do Flamengo fazer a defesa do Baixinho no caso.

“Isso já está sendo falado. Não é descartada a possibilidade do Flamengo fazer a defesa, mas não seria ético da minha parte comentar sobre esse assunto, porque não tem nada de concreto nessa possível vinda do Romário”, afirmou o advogado rubro-negro Michel Assef ao site Justiça Desportiva.

De qualquer maneira, o Vasco já abriu mão de defender o veterano artilheiro. “Informamos ao STJD e ao jogador que não o defenderemos. Caso ele não tenha um advogado particular, o Vasco e que será intimado pelo Tribunal, pois ele ainda é jogador do clube. Se isso acontecer, o avisaremos sem o menor problema”, avisou o advogado cruzmaltino Paulo Reis.

A disputa pela organização da despedida de Romário não será o único embate entre flamenguistas e vascaínos da semana. Os dois rivais se enfrentarão no final de semana pela semifinal da Taça Guanabara, em busca de uma vaga na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca.

Na reapresentação, Joel é cauteloso ao falar de reforços\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O elenco rubro-negro se reapresentou na tarde desta segunda-feira, quando os jogadores que não enfrentaram o Fluminense treinaram na Gávea. A viagem para Tacna, no Peru, acontece nesta terça, em vôo fretado pelos rubro-negros. O retorno ao Rio de Janeiro acontece logo após a partida de quarta.\ “Procuramos fazer tudo da melhor maneira para que o time também possa voltar a tempo de ter um descanso antes da partida com o Vasco”, afirmou o supervisor rubro-negro, Isaías Tinoco.\

Quando o assunto são os possíveis reforços, o clima na Gávea é de cautela. Após perder o zagueiro Rodrigo por três meses devido a uma lesão no braço, o técnico Joel Santana ainda não sabe se contará com reforços para o setor. “Temos que ver esta situação com calma. Se for para vir alguém do nível do Arroz (Rodrigo) ou do Sales (Thiago), é melhor não vir. Teria que ser um jogador com um nível acima aos que temos aqui”, comentou Joel.

A diretoria rubro-negra, no entanto, informou que não pensa em contratar um novo zagueiro nas próximas semanas.

No Flamengo, Joel esquece o Vasco e foca na Libertadores\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O primeiro clássico entre Flamengo e Vasco já está marcado e acontecerá no próximo domingo, após a confirmação das equipes classificadas para as semifinais da Taça Guanabara. Mas o técnico rubro-negro Joel Santana evita falar no duelo contra o maior rival. Isto porque o comandante flamenguista não quer desviar o foco de atenções do duelo desta quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi, do Peru, pela primeira rodada da Copa Libertadores.\ “Sei que temos este jogo aí com o Vasco, mas antes temos um jogo pela Libertadores que não vai ser fácil, pelo deslocamento que faremos e também por se tratar de uma estréia. Estamos com a cabeça nesta partida e pensaremos no Vasco a partir de quinta, quando voltarmos ao Brasil”, ressaltou Joel Santana.\

A preocupação no Flamengo é não repetir a má campanha da Libertadores do ano passado, quando o time foi eliminado nas oitavas-de-final. Por isso, todos no clube não escondem o desejo de começar logo a campanha na competição internacional.

“Será um jogo super importante. Eu estou na expectativa para fazer uma grande partida na quarta-feira. Vamos fazer o melhor para estrear com o pé direito. Ano passado saímos precocemente, e vamos lutar esse ano para conquistarmos o título”, comentou o lateral-direito Leonardo Moura, que recentemente estreou com a camisa da Seleção Brasileira.

No último domingo, Joel Santana poupou todos titulares e viu o Flamengo ser goleado pelo Fluminense por 4 a 1. Mesmo assim, o elenco rubro-negro garante que o resultado não influenciará na estréia da Libertadores.

“Claro que todo mundo fica chateado com um resultado como esse, principalmente aqueles que jogaram, mas nosso grupo é muito forte e nada disso abalará a gente. Tenho certeza que temos condições de fazer um grande jogo na quarta”, afirmou o zagueiro e capitão Fábio Luciano, um dos titulares preservados no clássico.

Autor do único gol do Flamengo no clássico do último domingo, Kléberson concordou com o defensor. “A Copa Libertadores é uma competição de alto nível. Se conseguirmos um resultado positivo, vamos começar bem nossa caminhada. Por isso, espero que essa resultado não influencie no meio da semana”, afirmou.

Apesar de ter sofrido uma goleada, o volante rubro-negro deixou claro que não ficou triste com a atuação da equipe. “O time se postou bem, mas faltou tranqüilidade. Eu particularmente estou muito feliz em participar de um clássico. Claro que não queria que terminasse assim, mas temos que tirar proveito disso”, completou.

PELÉNET

Apoiado por São Paulo, Cruzeiro e Flu, Fla vai ao TAS ante altitude

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte\

O Flamengo confirmou nesta segunda-feira que entrará com uma ação no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, contra a realização de jogos em cidades com altitude acima de 2.750 metros. São Paulo, Cruzeiro e Fluminense apóiam a causa, e apenas o Santos ainda não assinou o documento.

"Como é a Sul-Americana [Conmebol] que organiza a Libertadores, estamos entrando com uma ação no Tribunal Arbitral do Esporte para mostrar como é desumano jogar em uma situação dessas. São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e Santos podem nos ajudar nesse assunto", disse o presidente do clube rubro-negro, Márcio Braga.

O Fluminense não só apóia o Flamengo na questão, como seu presidente, Roberto Horcades, vai preparar um dossiê com "subsídios técnicos".

"Sou cardiologista, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, do Comitê Executivo da Fifa e estou dando mais do que meu apoio. Estou substanciando com matérias técnicas para deixar claro que a raça humana não suporta o esforço esportivo em altitudes como estas", explicou o dirigente.

"A Fifa já deu o parecer favorável em relação aos jogos entre seleções. E por analogia, um homem de seleção não é diferente de um homem de um clube. Esta é uma questão técnica, jurídica e humana", completou Horcades.

Os times mineiro e da capital paulista admitiram que aderiram à iniciativa flamenguista. "Esperamos que a Fifa fique sabendo que temos uma posição clara e não vamos aceitar jogar nessas condições. Não vamos ficar calados e aceitar que seja imposta a participação dos clubes brasileiros em situações como esta", disse o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes. Ele acredita que o Santos também vai se juntar à causa.

O assessor da presidência do São Paulo, João Carlos de Jesus Lopez endossou o discurso. "O São Paulo vai subscrever a ação jurídica do Flamengo junto à Fifa, porque achamos um absurdo esse negócio de a Fifa impedir jogos de seleções na altitude, sendo que os clubes são obrigados a jogar", explicou o cartola.

O Rubro-Negro estréia na Copa Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru. Mas o descontentamento no clube é pela partida contra o Cienciano, também peruano, em Cuzco, a 3.400 metros acima do nível do mar, na primeira fase da competição.

"O Flamengo desde o ano passado já mostrou o seu descontentamento em jogar partidas na altitude. O comitê médico da Fifa já nos deu razão. Na reunião que teve na FIFA, a Confederação Sul-Americana votou a favor do impedimento de jogos acima de 2.750 metros, e agora não quer cumprir", finalizou Braga.

Flamengo contrata Leonardo, ex-Palmeiras e Goiás

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo surpreendeu e contratou o zagueiro Leonardo, ex-Palmeiras e que estava em litígio com o Goiás. O defensor, inclusive, já foi inscrito na Copa Libertadores, na qual o Rubro-Negro estréia na quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru.

O jogador substituirá Rodrigo, que foi operado na última sexta-feira, após sofrer uma fratura no braço direito, na vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, e só deverá retornar ao time em três ou quatro meses.

"Fizemos uma pesquisa, trabalhamos ontem depois do jogo, viramos a noite e conseguimos um jogador extremamente qualificado. Recebemos as melhores referências, inclusive do Geninho, que o treinou no Goiás, é que é uma pessoa em quem confiamos muito. O Leonardo fez toda a pré-temporada e em uma semana estará à disposição", informou o vice-presidnete de futebol, Kleber Leite. O zagueiro acertou um contrato até 31 de dezembro, com opção por mais uma temporada.

Leonardo de Paula, tem 30 anos, e nasceu na cidade mineira de Juiz de Fora em 12 de março de 1977. Começou a carreira no Tupi-MG e depois atuou por Coritiba, Palmeiras e Goiás, no qual estava desde 2005. No Alviverde paulista, participou da campanha do rebaixamento da equipe à Série B do Campeonato Brasileiro.

Juiz não põe na súmula objetos jogados em campo no Fla-Flu

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo, muito provavelmente, não será denunciado pelos objetos lançados por seus torcedores no gramado do Maracanã, durante a comemoração de um dos gols marcados por Thiago Neves, do Fluminense, no clássico deste domingo. O árbitro do encontro, João Batista de Arruda, nada relatou na súmula. Nas "Observações eventuais" sobre o jogo escreveu que "Nada houve de anormal".

O procurador geral do TJD, André Luis Valentin, dissera mais cedo que não descartava a possibilidade de denúncia. "Vou aguardar a chegada da súmula do jogo para ver se o árbitro relatou. Caso não conste, pode ser requisitado o tape do jogo", disse ao site Justiça Desportiva.

Se o Flamengo for denunciado mesmo assim poderá responder pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), que prevê a pena de multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de um a dez jogos.

Fla, Flu e CBF estão unidos pela privatização do Maracanã

DO UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Foi realizada na manhã desta segunda-feira uma reunião entre Flamengo, Fluminense e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para traçar planos para a privatização do Maracanã. Os três envolvidos e a empresa International Stadia Group (ISG) assinaram um protocolo de intenções visando ao controle do estádio. Estavam presentes os presidente do Tricolor, Roberto Horcades; do Rubro-Negro, Marcio Braga; da entidade, Ricardo Teixeira; e da companhia, Ian Todd.

Como o Vasco tem São Januário e o Botafogo conseguiu o Engenhão pelos próximos 20 anos, restou a Flamengo e Fluminense se unirem para a administração do Maracanã. O interesse da CBF surgiu após a partida entre Brasil e Equador (5 a 0), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, em outubro de 2007.

O encontro desta segunda-feira foi realizado no escritório de advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão e uma nota oficial foi divulgada.

GLOBOESPORTE

Clubes brasileiros se unem contra altitude

Liderados pelo Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e São Paulo entrarão com recurso na Fifa

Eduardo Peixoto

Desde a Libertadores 2007, Marcio Braga declarou guerra aos jogos na altitude

A luta contra jogos na altitude, iniciada pela diretoria do Flamengo, ganhou apoios outros clubes brasileiros que disputam a Libertadores de 2008, de acordo com o presidente rubro-negro, Marcio Braga. Fluminense, São Paulo e Cruzeiro já teriam se comprometido a brigar pela causa, e apenas o Santos ainda não havia se pronunciado. Até o fim da semana, será enviado para a Tribunal Arbitral dos Esportes da Fifa, em Lausanne, na Suiça, uma petição com o pedido de não haver partidas em cidade com altitude superior a 2.750m.

Marcio Braga quer convencer os intregrantes do tribunal que jogar em altitudes muitos elevadas é desumano com os jogadores.

- O Flamengo, desde o ano passado, já mostrou o seu descontentamento em jogar partidas na altitude. O comitê médico da Fifa já nos deu razão. Na reunião que teve na Fifa, a Confederação Sul-America votou a favor do impedimento de jogos acima de 2.750 metros, e agora não quer cumprir. Como é a Sul-Americana que organiza a Libertadores, estamos entrando com uma ação no Tribunal Arbitral dos Esportes para mostrar como é desumano jogar em uma situação dessas. São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e possivelmente o Santos estão juntos com o Flamengo nessa luta - afirma.

Em janeiro, o assessor jurídico da presidência do Fla, Pedro Trengrouse, já havia dito que o clube pensava em entrar com o recurso na Fifa. Mas, na última sexta-feira, Michel Assef Filho, advogado do clube, revelou o temor de não haver tempo hábil para fugir da altitude nesta edição do torneio.

Fla prepara revanche contra o créu

Um dos 'coreógrafos' do time rubro-negro, Egídio promete inventar algo novo

Eduardo Peixoto

O créu que era do Flamengo virou motivo de chacota tricolor na internet. Os jogadores do Rubro-Negro souberam da paródia após a goleada por 4 a 1 no Fluminense e, na surdina, preparam o contragolpe.

O lateral-esquerdo Egídio, um dos coreógrafos da equipe ao lado de Souza (assista ao lado ao vídeo da dupla em ação), foge um pouco do assunto. Mas deixa a revanche no ar.

- Prefiro ficar quieto sobre este assunto. Mas nós que inventamos e ele foi na onda. Mas não tem problema. A gente inventa outra coisa - promete.

Ao comentar o terceiro gol no Fla-Flu, Thiago Neves falou sobre o drible que deu em Egídio. Segundo ele, "tinha uma perninha aberta e passei pelo Egídio". O lateral reconhece que o tricolor tem o direito de tirar onda.

- Ele estava no dia dele e acabou com o jogo. Pode falar o que quiser. Deixa quieto - afirma o parceiro de Souza.

'Romário é sócio do Fla', diz Márcio Braga

Presidente está otimista com o retorno do jogador: 'Ele ainda tem algo a dar aqui'

Eduardo Peixoto

A reaproximação entre Flamengo e Romário recebeu um ingrediente curioso. De acordo com o presidente do Flamengo, Márcio Braga, o Baixinho é sócio proprietário do clube rubro-negro.

- Ele é como qualquer torcedor do Flamengo. Para quem não sabe, o Romário é sócio proprietário do clube, assim como eu. Não é do América, do Vasco, do Barcelona...ele é do Flamengo e me afirmou isso - diz o presidente.

Aliás, Romário e os dirigentes do Fla se encontraram duas vezes recentemente. Primeiro, eles jantaram na noite de domingo. Na manhã de segunda houve um esbarrão casual durante um café da manhã com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

A proposta para o Baixinho encerrar a carreira na Gávea continua de pé. Porém, o Flamengo espera o jogador decidir sua situação com o Vasco antes de fechar o contrato.

- Acho que ele ainda tem alguma coisa a dar aqui - diz Márcio Braga.

Romário foi contratado pelo Flamengo em 1995, após ser eleito o melhor jogador do mundo. Depois de algumas idas e vindas, foi dispensado pelo clube no fim de 1999. Porém, constantemente, os dirigentes garantem que ele é "rubro-negro de carteirinha". Algo que o título de sócio proprietário pode comprovar.

Cruzeiro apóia petição contra atitude

Segundo assessoria da Raposa, clube vai assinar o documento que será enviado à Fifa

A diretoria do Cruzeiro confirmou que está apoiando a atitude do presidente do Flamengo, Márcio Braga, de entrar com uma petição com o pedido de não haver partidas em cidade com altitude superior a 2.750m. Segundo a assessoria de comunicação do clube celeste, os diretores da Raposa estão dispostos a assinar o documento, que será enviado para a Tribunal do Esporte da Fifa, em Lausanne, na Suiça (assista ao vídeo com reportagem do Globo Esporte sobre os riscos da atitude).

Fluminense e São Paulo já teriam se comprometido a brigar pela causa, e apenas o Santos ainda não havia se pronunciado.

A Conmebol já se pronunciou contra a proibição. Em janeiro, o assessor jurídico da presidência do Fla, Pedro Trengrouse, já havia dito que o clube pensava em entrar com o recurso na Fifa. Mas, na última sexta-feira, Michel Assef Filho, advogado do clube, revelou o temor de não haver tempo hábil para fugir da altitude nesta edição do torneio.

Fla: Leila e Sandra se apresentam na quarta

Dupla representará o clube carioca durante a disputa das etapas do Circuito Brasileiro

Leila e Sandra Pires representarão o Flamengo no Circuito Brasileiro 2008

A dupla Leila e Sandra Pires, que irá representar o Flamengo nas etapas do Circuito Brasileiro, fará a sua apresentação oficial ao clube na próxima quarta-feira, na Gávea. A parceira entre o Rubro-Negro e as jogadoras foi acertada para a temporada 2008.

Logo após a apresentação, Leila e Sandra deverão embarcar para o Rio Grande do Sul, palco da primeira etapa do Brasileiro. A cidade de Xangri-lá receberá o torneio de estréia da temporada, entre os dias 14 e 17, na praia de Atlântida

Fla contrata zagueiro Leonardo

Jogador, de 30 anos, teve passagem pelo Palmeiras e, mais recentemente, pelo Goiás

Eduardo Peixoto

Leonardo comemora gol do Goiás

A diretoria do Flamengo agiu rapidamente e reforçou o elenco para a disputa do Campeonato Carioca e da Libertadores. Leonardo, ex-Palmeiras e Goiás, chega para suprir a carência deixada por Rodrigo, que fez uma cirurgia no braço e ficará quatro meses afastado. O contrato será até 31 de dezembro, com opção para mais um ano. A apresentação está marcada para esta quinta-feira, às 18h, na Gávea.

O vice de futebol do Fla, Kléber Leite, disse que a negociação foi muito rápida. Leonardo, de 30 anos, será inscrito na Libertadores. O técnico Joel Santana aprovou as contratações, e lembrou que o atleta já disputou duas vezes a competição mais importante do continente.

- Ele está em um nível acima do que a gente esperava conseguir contratar. É um jogador que teve boas indicações, conversei com três treinadores e recebi boas informações sobre ele. Já jogou duas Libertadores - diz.

Leonardo chega ao Rio de Janeiro e fica em um hotel da Barra da Tijuca, na zona oeste. Ele não viaja para o Peru com o restante do elenco.

Fla e Flu assinam intenção sobre o Maraca

Presidentes dos dois clubes dão outro passo para fazer o estádio a casa das equipes

Presidentes de Flu, CBF e Fla no Maracanã

Na manhã desta segunda-feira, Flamengo e Fluminense assinaram o protocolo de intenções para a privatização do Maracanã. Esta foi mais uma ação dos clubes para tornar o estádio verdadeiramente a casa dos dois. Márcio Braga, presidente do Fla, Roberto Horcades, do Flu, Ricardo Teixeira, da CBF, e Ian Todd (Intenacional Stadia Group) estiveram na reunião, realizada em um escritório de advocacia. No encontro, foi redigida uma nota oficial em conjunto.

LANCE

Romário, Flamengo e CBF tomam café no Rio

O assunto é a participação do clube e da CBF na privatização do Maracanã

Romário ainda não decidiu por qual clube encerrará sua carreira

Michel Castelar RIO DE JANEIRO

O artilheiro Romário, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, em um clube particular de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Do encontro, ainda participou o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite.

De acordo com Márcio Braga, a reunião ocorreu para que detalhes da participação do clube e da CBF na concorrência de privatização do Maracanã fossem acertados. Em seguida, todos rumaram para um escritório de advocacia no Centro do Rio para darem seqüência às negociações junto ao Fluminense.

Ao sair do encontro, Márcio Braga explicou que a presença de Romário em nada tinha a ver com a negociação para retornar ao Rubro-Negro. O artilheiro foi conversar com o presidente da CBF sobre um assunto particular.

- Sobre a vinda de Romário para o Flamengo, Kléber (Leite) se reuniu com ele na noite de domingo. Mas, como não me falaram nada, acredito que ainda estão negociando - afirmou o presidente, acrescentando:

- Kléber contou a Romário que nesta segunda-feira estaríamos reunidos com o presidente da CBF e ele apareceu aqui para conversar com o Ricardo sobre um problema pessoal.

O presidente do Flamengo vai dar uma coletiva na tarde desta segunda-feira para falar, entre outros assuntos, da participação do clube na privatização do Maracanã e na Copa Libertadores.

Flamengo pode perder mando de campo

Objetos arremessados no campo durante o Fla-Flu seria o motivo da punição\ LANCEPRESS!\

Foi noticiado nesta segunda-feira no site Justiça Desportiva uma possível punição ao Flamengo pelo arremesso, por parte de seus torcedores, de objetos ( copo de plástico ) no campo de jogo na partida entre o clube e o Fluminense, neste domingo, no Maracanã, pela última rodada da Taça Guanabara.

De acordo com o site, ao ser perguntado sobre o assunto, o Procurador Geral do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro ( TJD/RJ ), Dr. André Luis Valentin, argumentou que as providências só serão tomadas mediante a análise da súmula do jogo e/ou de seu videotape.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), no entanto, divulgou nesta segunda-feira a súmula da partida, que, em seu conteúdo, não consta nenhuma menção por parte do primeiro árbrito, João Batista de Arruda, ao fato ocorrido.

Caso o clube seja de fato acusado pelo delito, irá responder ao artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), podendo perder o mando de campo por até dez partidas, além receber multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

Esse artigo já causou problemas ao clube. A equipe carioca perdeu o mando de campo na primeira partida do Brasileirão 2008 por ter sido julgado culpado em ação que envolvia o mesmo artigo 213 no fim do ano passado.

Procurado pela equipe do L!NET sobre a possível acusação, o vice-presidente jurídico do Flamengo, Michel Assef Filho, não foi encontrado para comentar o assunto.

Cerveja brasileira, carnaval peruano

Animação é cada vez maior na cidade que receberá o Flamengo na Libertadores

Peruanos comemoram o carnaval em Tacna

Rodrigo Benchimol ENVIADO DIRETO DE TACNA, PERU

Enquanto os reservas do Flamengo eram goleados pelo Fluminense, parte de Tacna, no Peru, sede do primeiro jogo do Rubro-Negro na Libertadores, estava em festa. Não pelo resultado em si. Mas porque no domingo ainda era carnaval na cidade peruana. Mas a festa é bem diferente dos moldes brasileiros. A não ser pela mobilização para a cerveja.

Em Tacna, o baile típico acontece no meio da rua e chama-se Lurigayo. Trata-se de uma festa original do povo Uricachio, de Puno, uma região peruana conhecida pelo lago Titicaca e que faz fronteira com a Bolívia. Os decendentes de lá que residem em Tacna comemoram em fevereiro o carnaval desde os anos 80. Com três tipos de músicas misturadas (as tarcadas, charcalladas e mocelladas) os foliões pararam o trânsito da região comercial da cidade com suas danças típicas.

Em meio a "batucada" peruana, chamou a atenção os engradados de cerveja consumidos pelos foliões - boa parte adulta e caracterizadas com trajes tradicionais: lenço na mão, chapéu (sombrero) na cabeça e roupas conhecidas como awayo e pollera.

- A cerveja não pode faltar e nos organizamos para isso. O povo compra parte da cerveja e a organização da festa a outra parte - explica Juan Ochoa, arrecadador da bebida, que também garante uma refeição com comidas típicas após o festejo.

A curiosidade é que os engradados ficam no meio da rua e são consumidos em temperatura ambiente - bem diferente do Brasil, onde é quase lei que ela seja servida estupidamente gelada. Em comum, apenas o apreço pela marca da bebida: a Brahma era a mais consumida no carnaval dos peruanos de Tacna. Para se ter uma noção, a organização calcula que foram consumidos mil engradados de cerveja (cada um com 12 garrafas de 630Ml). Ou seja, pouco mais de 7500 litros.

A ressaca deve ter sido grande. Bem parecida com a que o Flamengo teve na segunda-feira.

Flamengo anuncia a contratação de Leonardo

Novo reforço já teve passagens por Palmeiras, Coritiba e Goiás

Leonardo atuou cinco anos pelo Palmeiras

LANCEPRESS!

O Flamengo anunciou nesta segunda-feira a contratação do zagueiro Leonardo, de 30 anos. A aquisição foi feita devido à necessidade que o clube tem para a posição, já que o recém-contratado Rodrigo teve de passar por cirugia no braço direito. Ele será inscrito para a primeira fase da Libertadores.

Leonardo teve longa passagem pelo Palmeiras - de 2001 a 2005 - e se destacou também no Goiás, onde teve um litígio financeiro e por isso não vinha atuando. Ele assinará com o Rubro-Negro esta noite e terá contrato até o fim do ano, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.

O técnico Joel Santana aprovou a vinda do novo zagueiro, de quem teve ótimas referências:

- Tivemos de anunciar esta contratação rapidamente. Ele já disputou a Libertadores e tem boa experiência. O grupo deu o aval\ e ele será apresentado aos jogadores na concentração.\

Fla entrará com recurso contra altitude

Clube irá ao TAS e terá apoio de Flu, Cruzeiro, São Paulo e possivelmente Santos\ LANCEPRESS!\

O Flamengo ainda tenta não jogar nos 3.360m de altitude de Cuzco. O presidente Marcio Braga anunciou que o clube entrará com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) da Fifa, em Lausanne, na Suiça.

Em resolução do ano passado, a Fifa recomendou que as partidas não fossem jogadas em altitudes superiores a 2.700m. Mas ela acabou decidindo que a medida só valeria para jogos de seleções.

Ainda em 2007, o Flamengo levou um parecer médico contra a medida da Fifa pedindo que a recomendação fosse cumprida. Mas a entidade estabeleceu que a Conmebol tomasse a decisão.

– A recomendação tinha que ser cumprida. O risco não é o mesmo para jogadores de seleção e de clube? Por isso, resolvemos entrar com a ação no TAS – disse Marcio Braga.

O presidente do Flamengo confirmou que São Paulo, Cruzeiro e Fluminense também entrarão com a ação no TAS. Falta apenas conversar com o Santos.

– Se reunirmos os cinco clubes brasileiros, o Flamengo sairá fortalecido nesta disputa – disse.

Marcio Braga não disse o que o clube fará caso não ganhe a ação. Prefere esperar a decisão para depois definir se jogará contra o Cienciano em Cuzco. Ele lembrou que o Ministro da Justiça, Tarso Genro, desmaiou ao visitar a Bolívia.

Kléberson avalia equipe do Fla

Apoiador acredita que time jogou bem e perdeu por detalhes\ LANCEPRESS!\

O apoiador Kléberson não considera que o Flamengo tenha jogado mal, no clássico deste domingo, contra o Fluminense, quando perdeu por 4 a 1. Segundo o jogador, o elenco do Rubro-Negro é forte, tem a confiança do técnico Joel Santana e perdeu a partida por detalhes que definem um resultado.

tv l! - Ninguém esperava. Eles tiveram mérito em bola parada. Os dois gols de falta não estavam nos nossos planos. Mas a equipe se postou bem - avalia. (Clique e veja)

Flamengo treina para a estréia na Libertadores

Treinamento foi realizado contra equipe de juniores 'aditivada'\ LANCEPRESS!\

O jogadores que não participaram da derrota diante do Fluminense, neste domingo, realizaram na tarde desta segunda-feira o primeiro treino para definir a equipe que estreará na Copa Libertadores, nesta quarta-feira , contra o Coronel Bolognesi, do Peru.

Em jogo-treino realizado contra a equipe de juniores, que contava com os reservas Maxi, Éder, Gavillan e Marquinhos, o time titular foi a campo com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelin e Juan; Jailton, Jonathas, Ibson e Toró; Souza e Diego Tardelli.

Um detalhe chamou a atenção a todos presentes ao treinamento: a equipe rubro-negra entra normalmente às 16 horas em campo e faz uma roda no meio do gramado para uma conversa com o técnico Joel Santana antes do treino, mas, nesta segunda, o elenco resolveu fazer esta preleção escondida do público, entrando em campo somente às 16h25 min para iniciar imediatamente o jogo-treino.

Poucos ingressos vendidos para ver o Fla

Por questão cultural, peruanos deixam compra para a última hora

Rodrigo Benchimol TACNA (PERU)

Os ingressos para a partida entre Flamengo e Coronel Bolognesi, na próxima quarta-feira, em Tacna, no Peru, começaram a ser vendidos nesta segunda e a procura ainda é baixa.

Porém, o fraco movimento não significa falta de interesse dos peruanos: por uma questão cultural, os torcedores deixam para comprar as entradas em cima da hora - ou no dia anterior a partida ou mesmo no dia do jogo.

O estádio da cidade tem capacidade para receber 20 mil torcedores, porém, 18 mil ingressos foram postos a venda. Os preços variam entre R$ 12 e R$ 41 - confira abaixo;

Setor popular: 20 soles (moeda peruana), que equivalem a aproximadamente U$$ 7 ou R$ 12.

Setor oriente: 40 soles, que equivalem a aproximadamente U$$ 14 ou R$ 24.

Setor ocidente lateral: 55 soles, que equivalem a aproximadamente U$$ 18 ou R$ 32.

Setor ocidente: 70 soles, que equivalem aproximadamente a U$$ 23 ou R$ 41.

Os valores citados não são exatos. Um dolár equivale a aproximadamente três soles; a conversão de dólares para reais foi baseada na cotação da moeda norte-americana da sexta-feira passada

Protocolo de intenções do Maraca é assinado