Notícias

Relatório Gease-Fla (FlaxFlu)

RELATÓRIO DO JOGO Flamengo x FluminenseMaracanã – 07 /10/07 – 18:10 hRelatório nº 7

Por - em

Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios – GEASE-FLA

Departamento de Planejamento

RELATÓRIO DO JOGO FLAMENGO x Fluminense

Maracanã – 07 /10/07 – 18:10 h

Relatório nº 7

1) VENDA DE INGRESSOS

Devido ao grande apelo do jogo, a venda de ingressos foi complicada.

Até a hora do jogo havia uma grande fila para quem queria comprar meia entrada. O procedimento para a compra de ingressos de meia entrada é o grande entrave pois, para minimizar as fraudes são necessários procedimentos de conferência, o que aumenta em muito o tempo da compra.

Enquanto não houver uma cota para a meia entrada ou, então um cadastramento prévio dos torcedores que possuem o direito a esse ingresso, dificilmente esse gargalo será reduzido.

2) ACESSO DO PÚBLICO AO ESTÁDIO

Apesar do grande público, o acesso ao estádio foi tranqüilo, sem grandes percalços. Seguem algumas informações do nosso parceiro "Fim de Jogo":

Apesar do certo tumulto em algumas bilheterias - 5 e 8 - para a compra de ingressos, o clima entre os torcedores do Flamengo e Fluminense é muito bom, pelo menos foi o que observamos na volta que acabamos de dar no Maracanã. Torcedores dos dois times transitam sem problemas pelas duas entradas definidas para cada torcida (Belini - Flamengo, Uerj - Maracanã). Camisas rubro-negras e tricolores andam juntas, com muito respeito e democracia. Esperamos que fique assim até o final da partida.

A prova dessa tranqüilidade é a foto de Priscila (tricolor) e Mylene (rubro-negra), andando juntas em direção à entrada do estádio. A galera poderia ser o exemplo.

UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Campeão do Mundo Fundado em 15 de novembro de 1895

Foto: Celso Pupo

Cristina Dissat, pelo celular: " Enquanto a bilheteria 2 (primeira foto) está tranqüila, a 5 (segunda foto) está com um movimento muito intenso. Duas grandes filas se formando para os dois lados. A descida do viaduto, que dá acesso a avenida Maracanã, já está com um trânsito confuso. O Fla-Flu já é sucesso de público."

UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Campeão do Mundo Fundado em 15 de novembro de 1895

Do outro lado do estádio, a bilheteria 9 tinha fila quilométrica, que passava da rampa de acesso à estação do Metrô (foto).

Por Daniel Dissat

3) ENTRADA NO ESTÁDIO

Aparentemente não houve grande tumulto na entrada ao estádio, como demonstram os textos abaixo, retirados do site "Fim de Jogo":

Daniel Dissat, pelo celular, das arquibancadas do Maracanã (17:00h)

"Não tivemos problema nenhum para entrar no Maracanã pela estátua do Belini. O acesso estava muito organizado e já estamos aqui dentro. O Maracanã ainda tem espaço pra muita gente" .

Acabamos de ver algumas viaturas da polícia, com sirenes ligadas, indo em direção ao estádio. Ouvimos na CBN que existem torcedores reclamando por causa da desorganização para a compra de ingressos. Realmente quando passamos em frente às bilheterias, algumas tinha filas quilométricas enquanto outras não. Por outro lado, a entrada as arquibancadas e cadeiras estavam muito tranqüilas. Realmente deve ter algo errado.

Daniel Dissat, pelo celular, das arquibancadas do Maracanã (17:00h)

"Não tivemos problema nenhum para entrar no Maracanã pela estátua do Belini. O acesso estava muito organizado e já estamos aqui dentro. O Maracanã ainda tem espaço pra muita gente" .

Faltando uma hora para o início do jogo houve tumulto na entrada do estádio, no curral de acesso às catracas. Não há respeito na entrada nesses currais, gerando grande apreensão, principalmente para crianças e mulheres. Além do empurra-empurra ainda há a presença ameaçadora da polícia montada. Os torcedores pacíficos acabam pagando pelos mal educados.

UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Campeão do Mundo Fundado em 15 de novembro de 1895

4) PÚBLICO

O público foi de 73.616 presentes e 61.042 pagantes, novo recorde do campeonato. A renda foi de R$ 1.045.504,00.

O ambiente dentro do estádio esteve calmo. Alguns incidentes ocorreram na Urubuzada e entre a Jovem e a Raça mas rapidamente contornados.

"Vários pequenos conflitos aconteceram nas arquibancadas do Maracanã entre torcedores do Flamengo. A galera estava de cabeça quente. No momento, tem muita gente nas ruas, carros, mas não observamos nenhum conflito. Não há muita comemoração dos tricolores por enquanto, porque, quem saiu primeiro foi a torcida Flamengo." (site Fim de Jogo)

JECRIM – Poucas ocorrências registradas. Uma por desacato e outra por agressão de torcedor a um PM. Ambas por parte de torcedores do Flamengo.

PM – GEPE – O GEPE inovou ao informar pelo sistema de som a torcida do Fluminense que aguardasse a saída dos torcedores do Flamengo. A medida se mostrou acertada e eficaz pois não houve qualquer registro de incidentes entre as torcidas desses clubes.

Nos arredores, alguns pequenos conflitos como um arrastão na Praça Niterói.

Houve conflito na entrada do portão 18, entre os torcedores do Fluminense que se encontravam na arquibancada e os torcedores que entravam pela rampa das cadeiras inferiores. O torcedores do Fluminense atiraram várias latas nos torcedores que entravam, ferindo o braço de um deles, que precisou ser medicado no ambulatório do estádio. Com a chegada dos PM’s ao local esses torcedores foram dispersados. Novamente vem à tona o risco de se vender latas no estádio.

SUDERJ - A partir deste relatório e dos próximos passaremos a informar o número de cadeiras quebradas por jogo. Aproveito para agradecer o Sr. Rodolfo por nos passar essas informações.

Como é um anseio de todos os rubro-negros, que o Maracanã seja administrado pelo Flamengo, desde já devemos nos preocupar com o que ocorre com o patrimônio do estádio. Esperamos ter de todos essa conscientização.

Cadeiras danificadas:

Brancas – 20 Amarelas – 36 Verdes – 10

Esperamos informar no próximo relatório, os possíveis danos registrados nos banheiros.

UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Campeão do Mundo Fundado em 15 de novembro de 1895

5) TORCIDAS ORGANIZADAS

Fora o surgimento de pequenos conflitos relatados acima, o ambiente entre as torcidas foi pacífico. Novamente a inserção das letras de músicas das torcidas nos painéis do estádio ajudaram na harmonia entre elas.

6) OCORRÊNCIAS PRINCIPAIS

Não houve ocorrências merecedoras de registro.

7) ESTACIONAMENTOS

Como sempre, muita dificuldade para se estacionar no estádio. Conforme temos avisado sistematicamente aqui, estacionar nas ruas próximas e um risco muito grande. Os flanelinhas não devem ser levados a sério e a prefeitura está sempre rebocando e multando os carros, como é de se esperar. Sugerimos que os torcedores usem os estacionamentos situados nos supermercados próximos como os Extra da Av. Maracanã, Mariz e Barros e Boulevard e Walmart na Alm. Cochrane. Há a possibilidade de estacionar no Shopping Tijuca e na UERJ, além do estacionamento no novo centro de convenções, em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura. Há o pequeno inconveniente de se andar mas compensa saber que o carro não foi rebocado e nem multado e os preços (à exceção do estacionamento do Centro de Convenções) são compatíveis.

8 ) TRÂNSITO NO ENTORNO

O trânsito esteve dentro da expectativa para um jogo de grande apelo de público.

Na saída o escoamento do trânsito foi rápido.

"Responda rápido: Para que serve um posto de gasolina? Errou se você respondeu abastecer o carro. O posto da Rua São Francisco Xavier com Rua Manuel de Abreu só tem carro estacionado. Aliás em matéria de estacionamento a confusão é generalizada nos arredores do Maracanã. Andar pela calçada é uma tarefa praticamente impossível e para onde foram os fiscais? Não tem multa, nem reboque. Só tem bagunça e falta de respeito com moradores e pedestres." (site Fim de Jogo)

UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Campeão do Mundo Fundado em 15 de novembro de 1895

9) AÇÕES DO GEASE

Quanto ao problema ocorrido no jogo Flamengo X Atlético MG com a s catracas da cadeira especial, a BWA informou já ter construído uma cobertura para as catracas. Aguardemos portanto um novo jogo em que haja chuva para nos certificarmos da eficácia desta ação.

Aguardamos uma reunião com a SUDERJ à respeito do uso de latas no estádio. O uso dessas latas como arma foi verificado ontem. Infelizmente deve se tomar uma atitude para contermos esse risco de acidentes, que podem se tornar graves.

Agendaremos uma reunião com o deputado João Pedro acerca do projeto de obrigatoriedade da venda de ingressos on line, com o intuito de nos inteirarmos do projeto e repassá-lo aqui.

Alexandre Moraes

Coordenador GEASE-FLA

Parceiro: Blog "Fim de Jogo"