Notícias

Relatório Gease Flamengo 3x1 Botafogo

Maracanã – 04/05/08 – 16:00 hRelatório nº 23/08

Por - em

Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios – GEASE-FLA\ Projeto Nação Rubro-Negra\ Vice-Presidência de Planejamento\

RELATÓRIO DO JOGO  FLAMENGO 3 x 1  Botafogo\ Maracanã – 04/05/08 – 16:00 h\ Relatório nº 23/08\

1) VENDA DE INGRESSOS

Para reduzir o tumulto e facilitar o torcedor, sugerimos que sejam colocadas placas acima dos guichês em funcionamento, sinalizando o tipo de ingresso vendido e o preço do mesmo.

Lembramos mais uma vez aos torcedores que evitem comprar ingressos de cambistas para não passar por constrangimentos Atualmente, o processo de venda de ingressos é informatizado. Portanto, nossos profissionais sabem, pelo número de identificação do cartão, a procedência do mesmo.

2) ACESSO DO PÚBLICO AO ESTÁDIO

Até as 14:30 h o acesso ao estádio esteve  tranqüilo. A partir daí, o trânsito ficou bastante tumultuado e formaram-se engarrafamento em vários pontos. Existem gargalos conhecidos e que ocorrem em todos os jogos de grande público como, por exemplo, a descida do Viaduto Oduvaldo Cozzi. A presença da CET Rio nestes locais certamente reduzirão consideravelmente este tumulto.

3) ENTRADA NO ESTÁDIO

Como já amplamente divulgado pela mídia, a entrada no estádio foi caótica, notadamente na entrada do Bellini. Cenas de violência, portões fechados e muitos empurrões foram conseqüência de má organização logística. É notória e histórica a distribuição das torcidas do Flamengo e do Botafogo em decisões. A torcida do Flamengo sempre ocupa 80% dos lugares. Portanto, era de se esperar proporção semelhante para este jogo também.\ Ao dividir os dois acessos por torcida, criou-se o gargalo na rampa do Bellini. Certamente, a quantidade de catracas não será suficiente para suportar cerca de 65.000 torcedores, principalmente no momento de maior fluxo. Além da rampa do Bellini receber o torcedor do Flamengo, ainda recebe os torcedores das cadeiras brancas.\ Infelizmente, ao tentar evitar o confronto entre alguns torcedores de facções de Organizadas, os responsáveis pela organização do jogo se esqueceram do torcedor comum, demonstrando total desconhecimento das regras básicas de logística.\

4) PÚBLICO\ O público foi de 78.716 pagantes e de 84.768 presentes.  A renda foi           de R$ 1.715.155,00.\

CRF - Estatísticas de Público e Renda 2008

Competição    J    Público Pagante          Público Presente              Renda – R$\ Total     Média      Total     Média       Total     Média\

Carioca    20    560.435     28.021    614.313     30.716    10.009.078     500.454

Libertadores    3    101.150      33.717    111.465       37.155      2.204.432     734.811

Brasileiro

Total    23     661.585    28.765    725.778     31.556    12.213.510     531.022

Obs.: Computados somente jogos (J) no Maracanã.

Súmula/Borderô do jogo:

http://www.fferj.com.br/Sitenovo/2008/Campeonatos2008/Carioca/Sumulas/sutacariofinalbotafogoxflamengo04052008.PDF

JECRIM – O JECRIM encaminhou cerca de 30 ocorrências para a 20ª DP por ingresso falso. Houve  ocorrências por crime contra a economia popular.

Departamento Médico - Foram registrados 75 atendimentos, com 5 suturas, 3 por alcoolismo, 15 traumas diversos e 1 remoção.

O Departamento Médico faz um apelo para que os torcedores que utilizam medicamentos para hipertensão, diabetes ou para diversos tipos de síndromes, venham devidamente medicados ou tragam os remédios. Um espetáculo de futebol proporciona fortes emoções! Portanto convém que venham preparados e prevenidos!

SUDERJ – Cadeiras danificadas: 20 amarelas, 23 brancas e 3 verdes.

Pedimos a ajuda das torcidas organizadas localizadas no setor amarelo para orientarem os torcedores sobre a conseqüência deste ato, que está sendo observado através de câmeras.\ O torcedor que for pego praticando ato de vandalismo contra o patrimônio do estádio será detido e levado a julgamento sumário. E se for de torcida organizada, a mesma poderá ser punida.\

5) TORCIDAS ORGANIZADAS

Não houve enfrentamento entre torcidas organizadas rivais tanto dentro do estádio como nos arredores. Apenas casos isolados. As torcidas organizadas do Flamengo decidiram apresentar faixa única, para representar o ambiente pacífico e de bom relacionamento entre elas.\ Parabenizamos as torcidas por entoarem somente músicas de exaltação ao clube, evitando músicas que instigam a violência!\

6) OCORRÊNCIAS PRINCIPAIS

Voltamos a alertar as condições inseguras encontradas no piso das cadeiras amarelas, do lado esquerdo das tribunas, causadas pelo talco, que o deixou liso e escorregadio.\ Vários torcedores da Flamanguaça sofreram queda, tanto nos degraus da arquibancada como nos corredores de acesso.\ É obrigação do Corpo de Bombeiros efetuar a vistoria neste local antes do jogo e verificar se o local apresenta-se inseguro. Uma análise de risco irá facilmente comprovar esta condição insegura.\ Se esse tipo de manifestação continuar ocorrendo, fica como obrigação da SUDERJ lavar os pisos mais eficientemente, eliminando assim qualquer risco de acidentes.\

Sabemos que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, o estádio tem que assegurar o assento ao torcedor. Não foi o que aconteceu neste jogo. O torcedor do Flamengo, que comprou mais de 80% das arquibancadas, teve à sua disposição somente 60% dos assentos, enquanto o setor de cadeiras amarelas à direita das cabines de rádio tinha somente 20% dos seus assentos tomados, mesmo com todos os ingressos das arquibancadas vendidos. Os setores não são territórios exclusivos dos clubes e sim do torcedor que paga e tem o seu direito ao assento. Portanto, cabe aos prestadores de serviço tomar as decisões cabíveis para proporcionar o conforto a que o torcedor merece e tem direito.

O setor de Cadeiras Especiais que, teoricamente, por serem os mais caros, deveriam ser os mais organizados, apresentam sempre superlotação em jogos de maior apelo, com vários torcedores assistindo em pé, nas escadas de acesso e nos corredores superiores. Resta averiguar se tal fato ocorre por excesso de ingressos ou uso indiscriminado de crachás ou troca de favores.

Torcedores em pé nas escadas de acesso das Especiais

7) ESTACIONAMENTOS

Lembramos mais uma vez aos torcedores que quem estaciona nas calçadas das ruas transversais do estádio, corre enorme risco de ter o carro rebocado. Os flanelinhas, ao verem os reboques, somem impunes. Fiquem atentos!\ O estacionamento da UERJ é uma boa opção, mas o torcedor deve chegar com antecedência. Outras opções são a Rua General Canabarro e ruas transversais, estacionamento dos Extras da Rua Mariz e Barros e Av. Maracanã e no estacionamento subterrâneo do Centro Administrativo (Piranhão).\ Antes, os moradores das ruas transversais à Rua Eurico Rabelo conviviam com o problema dos flanelinhas, que orientam os motoristas a estacionarem nos lugares mais improváveis possíveis. Muitas vezes, o morador só consegue entrar em casa, pela garagem, se o reboque for chamado. Só que, além disso, agora surge mais uma questão.\ A fiscalização vem coibindo o movimento dos ambulantes no entorno, mas pelo jeito isso significa não vender na Rua Eurico Rabelo, Av. Maracanã e parte da Av. Radial Oeste. Simples de resolver então, as ruas transversais, agora, tem uma infinidade de ambulantes que se mudaram pra lá. Esse problema era bastante comum somente na Rua Isidro de Figueiredo, o que não é mais verdade.\

8) TRÂNSITO NO ENTORNO

Como em todo jogo de grande público, o trânsito ficou muito confuso, tanto antes como depois do jogo. Nessas ocasiões, sentimos a falta de ação da CET Rio e da Guarda Municipal, que tiveram uma atuação exemplar durante os Jogos Pan Americanos. Por quê não temos essa mesma estrutura em jogos de grande público também?

9) AÇÕES DO GEASE

Estamos em contato com a SUDERJ e com o GEPE, procurando alternativas que proporcionem ao torcedor que vai ao jogo, condições básicas de conforto. Consideramos que o direito ao assento comprado é fator primordial para que se encontre uma logística adequada e sabemos que esses órgãos possuem competência necessária para tal.

Reunimo-nos com o Comandante do GEPE, Mj. Busnelo nesta terça (06/05), para analisarmos os problemas ocorridos e buscarmos soluções.

O GEASE-Fla está em contato permanente com a SUDERJ e a direção do clube, visando aumentar a atratividade dos jogos do Flamengo no Maracanã. Estamos confiantes que este esforço conjunto resultará em ações bastante positivas para os torcedores ainda neste semestre.

FlaZine - Para a publicação do FlaZine, a revista da torcida do Flamengo, há necessidade  de anunciantes e patrocinadores. Por favor, solicitamos aos interessados  entrar em contato com Simone, e-mail; simone@flash-assessoria.com.br

Lembramos o torcedor, principalmente o que vai acompanhado de menores, que procure comprar o ingresso antecipadamente ou, se o fizer no dia do jogo, que chegue mais cedo, para evitar tumultos nos guichês e nas catracas. O GEASE-Fla, em parceria com a FLATV e a SUDERJ, está procurando entreter os torcedores que chegam mais cedo com vídeos e gols.

O torcedor que quiser enviar mensagens seja de reclamação, denúncias, dúvidas ou sugestões a respeito dos jogos do Flamengo no Maracanã, pode fazê-lo, acessando o site do GEASE-Fla (www.gease-fla.com.br) e clicando em Ouvidoria. O GEASE-Fla terá o prazer em esclarecer dúvidas e passar as informações necessárias.

Atenção aos torcedores que desejarem participar como voluntários no Maracanã. Demonstrem seu interesse, acessando o nosso site         (www.gease-fla.com.br), clicando em “voluntários” e efetuando o seu cadastro.

Parceria: Blog Fim de Jogo\ Fotos: Celso Pupo\

Equipe GEASE-FLA:

Coordenador: Alexandre Moraes. Membros: Mário Cruz, Paulo Cesar Pereira Filho, Flávio Pereira, Adriana Martins e Celso Pupo.