Notícias

Três rubro-negros premiados no Brasil Olímpico

Marina Canetti, Diego Hypólito e Renato Araújo são homenageados em festa de gala no Maracanãzinho

Por - em

A noite de gala do esporte olímpico brasileiro teve como grandes vencedores o nadador Cesar Cielo e a judoca Sarah Menezes. No entanto, três rubro-negros também brilharam na entrega do Prêmio Brasil Olímpico, que contou até com homenagem e discurso recheado de bom humor do presidente Luis Inácio Lula da Silva. A cerimônia premiou Marina Canetti como melhor jogadora de pólo aquático do ano, Diego Hypólito como melhor ginasta, e seu treinador, Renato Araújo, como melhor técnico de 2009.

\

O clímax da noite foi o discurso de Lula. No pronunciamento, que encerrou o evento, o presidente desabafou sobre a emoção da escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com muito bom humor, o presidente brincou com as cidades que perderam a disputa para o Rio, estimulou o investimento nas categorias de base do esporte e avisou que, em 2012, não quer ver o Brasil ganhando uma "merreca de medalhas" nos Jogos de Londres.

\

Quem está em alta com o presidente é Diego Hypólito. Apesar de não ter levado o prêmio de atleta do ano, o ginasta rubro-negro foi homenageado pelo presidente. Em seu discurso, Lula afirmou que o atleta continuava valorizado mesmo após ter sido uma das principais decepções brasileiras na Olimpíada de Pequim, em 2008.

\

"Hypólito, você não vai ficar diminuído só porque caiu no chão na Olimpíada. Eu acho que a medalha é um objetivo, mas o que importa é esse País ser do tamanho da alma de sua gente", afirmou Lula, que deixou Diego honrado com a brincadeira.

\

"Fiquei emocionado pelo Lula ter falado de mim. Foi muito importante. Tinha certeza que o Cielo iria vencer. Mas esse foi o melhor ano da minha carreira, pois consegui dar continuidade nos treinamentos. No ano que vem espero ser tricampeão mundial no solo", planejou o ginasta.

\

A escolha do Melhor Atleta de 2009 foi feita pelo público, através do site www.premiobrasilolimpico2009.com.br. Foram computados cerca de 375 mil votos. A judoca piauiense Sarah Menezes venceu com 46% dos votos e dedicou a vitória à equipe e a todos os envolvidos na sua preparação. E depois de um ano irrepreensível, o nadador Cesar Cielo, dono dos recordes mundiais nos 50m e nos 100m livre, conquistou o Prêmio Brasil Olímpico pela segunda vez consecutiva, já que ganhou o troféu em 2008.

\

O Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Além dos melhores atletas do ano e dos melhores atletas em cada uma das 42 modalidades, o Prêmio Brasil Olímpico entregou o troféu de melhor técnico do ano a Renato Araújo, técnico do ginasta Diego Hypólito, e a Ricardo Cintra, técnico da nadadora Poliana Okimoto. Brett Hawke, técnico de Cesar Cielo, também foi homenageado pelo COB.

\

"É uma honra receber este prêmio. Tenho certeza de que estaremos em um patamar superior em 2016", disse Renato Araújo.