Notícias

Descanse em paz, Célio Cotecchia

Por - em

Nos deixou nesta semana o grande rubro-negro Célio Cotecchia. Ele foi médico do clube entre os anos de 1963 e 1985. Fez parte da delegação rubro-negra em grandes conquistas como a Libertadores e o Mundial de Clubes em 1981. 


Em 2012, na partida contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, Célio foi chefe da delegação rubro-negra e concedeu entrevista ao site oficial. Ele contou um pouco de sua trajetória no Flamengo.  


- Tudo começou em 1963, quando eu ainda era estudante de medicina e fui convidado para trabalhar no remo do Flamengo. Em pouco tempo passei a atuar como médico do futebol e não saí mais - contou. 


O Mengão foi disputar a Taça Brasil, em Fortaleza. O médico rubro-negro, na ocasião, não pôde viajar e o treinador Flávio Costa disse que queria viajar com o "doutor novo". Era o início de uma relação com o Flamengo que durou mais de 60 anos.


- Foi o primeiro jogo após a chegada do Evaristo, que tinha acabado de vir da Espanha. E o Nelsinho, que era o meio campo nosso, quebrou a perna naquele jogo. Tive que sair com o Nelsinho para o hospital, foi uma correria - contou Cotecchia. 


O ortopedista, fisiatra e especialista em medicina esportiva também lembrou com carinho da conquista da Libertadores de 1981:


- Eu trabalhei no Flamengo de 1963 a 1985. Aquele time do Flamengo era espetacular! Os jogos contra o Cobreloa,  o Lico e o Adílio machucados - ao serem covardemente agredidos no primeiro jogo da decisão -, a vitória... nossa, foi tudo muito marcante. Realmente, era um elenco espetacular.


Célio Cotecchia deixou o departamento médico do Flamengo em 1985, mas não abandonou o clube. Ele passou a frequentar a Gávea como sócio. Atendeu muitos atletas rubro-negros em seu consultório e virou benemérito. 


Obrigado por toda a dedicação ao clube, Célio Cotecchia. Descanse em paz.


Assinantes do combo FlaTV+ e Globoplay podem assistir ao programa "Lendas Rubro-Negras" com Célio Cotecchia e saber mais de sua história clicando aqui.