Notícias

FLA-FLU 431

Em ação conjunta, clubes unificam dados do clássico e reforçam importância da marca Fla-Flu

Por - em
No domingo, 14, o Maracanã vai receber o Fla-Flu de número 431. A partir do jogo válido pela 3ª rodada da Taça Guanabara 2021, os duelos entre Flamengo e Fluminense passarão a ser numerados. 

A novidade é fruto da unificação dos dados do confronto, promovida em ação de conteúdo histórico que envolveu os departamentos de memória de ambos os clubes. Assim, busca-se reforçar a importância do clássico mais tradicional no futebol brasileiro. 

A estatística oficial, agora, indica 158 vitórias do Flamengo, 133 do Fluminense e 139 empates, em 430 jogos. Foram 627 gols marcados pelos rubro-negros e 566, pelos tricolores.

“O Fla-Flu é o clássico mais conhecido do país. São muitas histórias, grandes ídolos, multidões espetaculares lotando o Maracanã. Nada mais justo que fortalecer ainda mais esta marca centenária”, declarou Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.

"Tanto Fluminense quanto Flamengo têm suas histórias centenárias repletas de conquistas e vitórias. Mas a marca Fla-Flu possui vida própria, é uma espécie de patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do Brasil. Reforçar esta marca é também reforçar o futebol brasileiro", disse o presidente tricolor Mário Bittencourt.  

Flamengo x Fluminense

Ao longo de 109 anos de rivalidade, Flamengo e Fluminense viraram protagonistas do maior e mais charmoso clássico do Brasil. Em 2021, são as duas únicas equipes cariocas na Série A do Brasileirão e na Libertadores.

Considerado uma celebração que sintetiza a identidade carioca, o Fla-Flu é, desde 2012, quando fez 100 anos, patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

Com suas cores e magia, o clássico dos clássicos é aquele que, segundo Nelson Rodrigues, nasceu "40 minutos antes do nada". 

O primeiro duelo ocorreu em 1912. A expressão "Fla-Flu", porém, se popularizou apenas em 1933, com o uso pelo jornalista Mário Filho, que definiu o confronto como "Clássico das Multidões" e dá nome ao seu mais icônico palco: o Maracanã.

Foi lá, inclusive, que o jogo reuniu, em 1963, quase 200 mil pessoas, recorde mundial de público em uma partida entre clubes. Também no Maior do Mundo, o Combinado Fla-Flu enfrentou a Seleção Brasileira, em 1977. 

A rivalidade entre Flamengo e Fluminense se tornou sinônimo de disputa. 

Nas arquibancadas, rubro-negros e tricolores promovem um espetáculo visual à parte. A combinação de cores entre as torcidas é uma das principais marcas do duelo.

O encontro entre Flamengo e Fluminense é um clássico de ídolos, emoção e imprevisibilidade. Quando a bola rola, nunca se sabe o que esperar. Mas, certamente, ficará marcado na memória.

Clube de Regatas do Flamengo
Fluminense Football Club