Notícias

Flamengo distribui kits de acesso à água tratada em comunidade do Rio

Evento aconteceu nesta sexta-feira (20) em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense

Por - em

Foto: Gilvan de Souza / CRF

Na manhã desta sexta-feira (20), o Flamengo marcou presença em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, para distribuir dez kits de acesso à água tratada. Os kits, criados pela empresa Água Camelo, foram desenvolvidos observando as quatro etapas necessárias para que uma pessoa, sem cobertura de saneamento básico, possa providenciar para obter água potável: captação, transporte, armazenamento e filtragem. Os kits doados contêm uma mochila, um suporte para instalação e um filtro capaz de matar bactérias e protozoários, tornando a água própria para consumo. Os equipamentos duram até dez anos e a manutenção pode ser feita de forma simples pelo próprio usuário.

Além do Rio de Janeiro, a ação aconteceu em outros três estados brasileiros: Amapá, Alagoas e Ceará, com o apoio das organizações locais: Semear, Utopia Negra, CUFA Alagoas e CUFA Ceará, que realizaram a instalação dos kits em centros comunitários e residências de regiões indígenas e áreas de extrema vulnerabilidade não cobertas pelo sistema de saneamento. A ação também contou com a força das Embaixadas Fla Macapá, Conflaria Maceió, Flatapera 81, Fla Fortal, Fla Medula e Setor Rubro-Negro, que estiveram presentes.

“Esta é uma ajuda importante para gente aqui, que não recebe água. Meus filhos têm muito problema de diarreia, eu também e o médico já disse que é por causa da água. Eu estou feliz que agora, com esse filtro a gente vai poder tomar água boa e eu vou dar água para os meus vizinhos aqui também, que têm o mesmo problema.”, afirmou Wanderléia, catadora e moradora local.

Vale ressaltar que a ação, idealizada pela área de Responsabilidade Social do Flamengo, foi possível graças ao apoio recebido por parte do Departamento de Esportes Olímpicos, que leiloou as camisas usadas pelo time de basquete na Champions League e de doações do Conselho Deliberativo do clube.