Notícias

Flamengo promove sessão conjunta de futebol para jovens de comunidades carentes

Evento foi realizado na Gávea em parceria com a ONG Generation Amazing e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

Por - em

Em parceria com a ONG Generation Amazing e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Flamengo promoveu uma sessão conjunta de futebol para os jovens das comunidades da cidade do Rio de Janeiro, em paralelo à participação do Catar na Copa América no Brasil. Juntamente com a Escola de Esportes do Flamengo, as meninas e os meninos das comunidades do Vidigal, Cidade de Deus e do Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande) foram acompanhados durante as sessões pelos ídolos Andrade e Evaristo de Macedo. O evento também contou com as participações de Gustavo Fernandes, vice-presidente do Fla-Gávea, do CEO Reinaldo Belotti, do lendário técnico Bora Milutinovic, e de Mushtaq Al Waeli, chefe da General Amazing e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, além de outros representantes da ONG e do UNODC. 

O evento com as Nações Unidas serviu para atingir um marco importante para a Generation Amazing, já que 500 mil beneficiários foram alcançados através do programa por todo o mundo.
 
- É com orgulho que anunciamos que o Generation Amazing atingiu meio milhão de beneficiários nesta significativa ativação com o UNODC, incluindo beneficiários diretos e indiretos em todos os nossos programas, juntamente com organizações parceiras estratégicas. Este marco de atingir 500 mil jovens é um passo importante em nossa jornada para capacitar e educar as próximas gerações através do impacto inspirador do futebol - disse Mushtaq Al Waeli, Assessor Sênior do Secretário Geral e Diretor Executivo da Generation Amazing. 

- Somos uma agência da ONU e trabalhamos com diversos temas ligados ao combate da violência. Desde 2015, com o financiamento do governo do Catar, estamos promovendo o programa "Vamos Nessa", que tem o objetivo de prevenir por meio dos esportes através de jogos lúdicos, dos quais os jovens tiram lições e conclusões através dessas atividades. Eles criaram esse programa, o "Generation Amazing", com o objetivo de transformar a vida desses jovens através do futebol e dessas metodologias. É um grande prazer estar no maior clube do Brasil - afirma Nivio Nascimento, coordenador de prevenção de crimes e segurança pública da UNODC.



Multicampeão no futebol, Evaristo de Macedo, ídolo do Mengão, marcou presença no evento. O ex-técnico também fez história no Catar, quando treinou a seleção nacional na década de 90. 

- Nós plantamos essa semente no Catar e hoje é um país extraordinário. Toda o relacionamento entre clubes e entidades esportivas é fantástico. O Flamengo, como um dos grandes clubes do Brasil, precisa ter essa relação com esse país maravilhoso. Promover um evento como esse é muito importante - afirma.

Ídolo do Mais Querido, Andrade também destacou a importância do evento e da inclusão de jovens de comunidades carentes no ambiente do futebol. 

- Conheci esse evento hoje e estou muito feliz, pois visa crianças carentes das comunidades do nosso estado. O Flamengo está de parabéns por sediar uma manhã como essa de conscientização para as crianças. É muito importante esse projeto - afirma Andrade, ídolo do Flamengo.

O professor Abdul Azeez Sulaiman é de Gana e hoje atua como treinador e embaixador do projeto Generation Amazing. Na Gávea, o profissional teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Rubro-Negro e também mais da cultura brasileira. 

- Eu sou de Gana e conheci muitos países, como Rússia e o Catar, através da ONG Generation Amazing. O objetivo do trabalho é mostrar a importância do futebol no crescimento das comunidades, mudando realidades desses lugares que precisam de apoio, trazendo pessoas de diferentes áreas para estarem juntas. Passamos liderança e confiança para as crianças. Estou muito feliz de estar no Brasil. É um país muito incrível, com uma ótima atmosfera, com pessoas maravilhosas - destaca. 
 


Esta ativação contribuiu para o objetivo do Generation Amazing de impactar positivamente em 1 milhão de vidas através do futebol para alcançar um melhor desenvolvimento e educação até 2022. O Generation Amazing já atingiu mais de 28 comunidades que foram positivamente impactadas pelo programa de futebol para desenvolvimento e para construção ou remodelação dos campos de futebol de comunidades carentes 
 
Iniciado em 2010 durante a candidatura bem-sucedida do Catar para a Copa do Mundo de 2022, o Generation Amazing é um programa de legado humano e social que usa o poder do esporte para impactar positivamente na vida das pessoas que vivem em comunidades carentes e busca criar desenvolvimento social sustentável nestes locais.