Notícias

Outubro Rosa rubro-negro começa no Maracanã nesta quinta-feira

Flamengo e parceiros somam forças com ações especiais no jogo do Flamengo pela 26ª rodada do Brasileirão

Por - em

O Maracanã será palco de um grande movimento de conscientização na noite desta quinta-feira (02/10), quando o Flamengo recebe o Cruzeiro pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo e nas arquibancadas, o Mais Querido se une a parceiros para promover uma série de ações em apoio ao Outubro Rosa, mês de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. Será o ponta pé inicial da união entre esporte e saúde, em prol da informação e cuidado.

Cabelo, Amor & Paixão: mechas que transformam vidas

Uma das ações de destaque é a tradicional campanha “Cabelo, Amor e Paixão”, organizada pelo departamento de Responsabilidade Social do Flamengo, realizada no setor Norte Inferior do estádio em parceria com o Espaço Léo Lopes da Gávea e com o apoio da Hapvida e Solutions. Torcedores poderão cortar gratuitamente mechas de cabelo com no mínimo 20 cm de comprimento para doação, que serão usadas na confecção de perucas para pacientes em tratamento oncológico.

A campanha busca fortalecer a autoestima de mulheres e crianças em momentos de vulnerabilidade, mostrando que solidariedade e paixão pelo Flamengo caminham lado a lado. 

Acolhimento e superação em campo e fora dele

O Flamengo vai a campo com um uniforme especial para a ocasião: tanto o logo da Betano, quanto o da Hapvida serão personalizados com um laço rosa nos mantos dos jogadores. O capitão ainda usará uma braçadeira especial com a frase “Nação da Saúde”. Já fora das quatro linhas, pacientes oncológicos contarão suas histórias de superação em vídeos que serão exibidos no telão durante o intervalo. Já a FlamengoTV receberá um médico especialista para uma entrevista ao vivo sobre o tema no pré-jogo.

Mamografia acessível: caminhão da Fundação Laço Rosa estaciona no Maracanã 

Ampliando o acesso ao diagnóstico precoce, o caminhão mamógrafo da Fundação Laço Rosa, em parceria com a Betano, estará estacionado no portão 9, nas imediações do setor Sul do estádio, oferecendo exames de mamografia. Para participar, mulheres acima de 40 anos que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses precisam se cadastrar previamente e de forma gratuita no site mamografiasalva.com.br. Casos sob indicação clínica de mulheres abaixo de 40 anos também poderão realizar a mamografia.

A iniciativa faz parte da campanha “O Laço que nos une é o autocuidado”, responsável por garantir 3 mil exames gratuitos em diferentes cidades do país ao longo de outubro. Enfermeiras estarão presentes para orientar sobre o autoexame e a importância do diagnóstico precoce. Os torcedores presentes no Maracanã também assistirão um vídeo de Adriane Galisteu convidando mulheres para o exame, já que o caminhão vai ficar estacionado no Maracanã até o dia 4 de outubro.

Rede D’Or leva pacientes e profissionais ao matchday do Outubro Rosa

Outro momento de emoção será protagonizado por pacientes oncológicos da Rede D’Or, que entram em campo no aquecimento, ao lado de profissionais da instituição, exibindo uma faixa de apoio à campanha. O grupo participará do matchday e terá sua volta olímpica registrada pela FlamengoTV, levando a mensagem de esperança a todos os presentes.

Maracanã iluminado de rosa

Para contextualizar a noite de inauguração do Outubro Rosa rubro-negro, o Maracanã será iluminado com a cor rosa antes da partida, chamando atenção de todos dentro e fora do estádio para a causa trabalhada pelo Flamengo. 


Sobre a Responsabilidade Social do Flamengo

No Flamengo, a Responsabilidade Social não é feita de ações isoladas, mas de um movimento contínuo que une Educação, Inclusão Social, Sustentabilidade e Saúde e Qualidade de Vida. Cada iniciativa representa nosso compromisso em transformar realidades e reforça o papel do clube como agente ativo na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Atitudes simples, como doar cabelo, realizar o autoexame ou se informar sobre a mamografia, podem salvar vidas. Neste Outubro Rosa, a Nação Rubro-Negra mostra que é possível somar paixão pelo futebol e cuidado com a saúde, dentro e fora de campo.