Notícias

Patrimônio Histórico do Rubro-Negro realiza intercâmbio em São Paulo

Equipe do Educativo do Museu Flamengo visitou instituições em busca de referências

Por - em
A vice-presidência de Patrimônio Histórico do clube, através da equipe do Educativo do Museu Flamengo, realizou, nos últimos dias, um intercâmbio em São Paulo com diversos departamentos análogos a patrimônio e memória do esporte. A iniciativa teve como objetivo buscar projetos referências do campo, como o Museu do Futebol, além de ampliar as perspectivas de construção da memória do esporte, da interação com o público e estabelecer um canal estreito de relação com os profissionais das instituições vivenciadas.

“A oportunidade de ir a São Paulo e conhecer a metodologia de trabalho dos Educativos do Museu do Futebol e da Pinacoteca foi enriquecedora para a manutenção e aprimoramento do meu trabalho no Educativo do Flamengo. A ocasião possibilitou também conhecermos os centros de memória dos clubes paulistas, que realizam um trabalho próximo ao nosso, e criar vínculos com essas equipes”, declarou a pesquisadora rubro-negra Monalysa Sarmento.

O foco da imersão da equipe se deu com o Museu do Futebol, espaço de conhecimento e difusão do esporte, premiado diversas vezes por seus programas educativos e de acessibilidade, tornando-se uma das principais referências no campo.

Ialê Cardoso, coordenadora do Educativo, contou como se deu essa interação.

“Em fevereiro de 2020, recebemos, com muito entusiasmo, um e-mail do Clube de Regatas do Flamengo, com a proposta de uma visita técnica no Museu do Futebol, para conhecer e trocar vivências sobre educação museal, gestão de equipe, mediação, acessibilidade e pesquisa, para estruturação de seu Núcleo Educativo. Em março começou a pandemia da Covid-19 e nosso encontro teve que ser adiado. Em janeiro de 2022, após dois anos de espera, conseguimos viabilizar esse encontro, que aconteceu no Museu do Futebol. Foram dois dias de trocas enriquecedoras com o Núcleo Educativo e Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que deixaram um desejo de continuidade de diálogos e futuras ações conjuntas. Que venham bons frutos!”, disse Ialê.

“A iniciativa que a vice-presidência de Patrimônio Histórico tem de estabelecer essa troca é fundamental para a consolidação do trabalho. O objetivo final é sempre atender ao público da melhor forma possível e, para isso, precisamos entender como são realizados os trabalhos reconhecidos como referência, por isso a escolha do Museu do Futebol. Agora temos a responsabilidade de aprimorar nosso contato com o público a partir do aprendizado adquirido no intercâmbio”, completou o pesquisador rubro-negro Guilherme Tardelli.

Foi também de grande importância a relação estabelecida com os cubes visitados pela equipe do Patrimônio Histórico rubro-negro. Os colaboradores foram recebidos com enorme receptividade pelo Santos Futebol Clube, Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Esportiva Palmeiras e Associação Portuguesa de Desportos, locais em que foi possível estabelecer paralelos entre os trabalhos realizados pelos clubes de São Paulo e laços profissionais.

Outro ponto de importante troca e grande aprendizado foi a visita técnica feita na Pinacoteca de São Paulo, museu de grande relevância nos projetos de acolhimento ao público de diversas naturezas e com amplos projetos educacionais. O intercâmbio durou sete dias e, sem dúvida, renderá novas abordagens, dando mais valor ao trabalho entregue ao torcedor que já é considerado de excelência no Brasil.