Notícias

“Estou muito feliz com essa medalha”, comemora Rafaela Silva após bronze no Grand Slam de Astana

Bronze no Cazaquistão marca o primeiro pódio de Grand Slam de Rafaela na nova categoria

Por - em


A judoca do Flamengo e campeã olímpica Rafaela Silva segue mostrando sua força no cenário internacional. Neste sábado (10), ela conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, um dos torneios mais importantes do circuito mundial da Federação Internacional de Judô. Foi a segunda medalha internacional da rubro-negra em 2025 — a primeira em Grand Slams desde sua mudança de categoria.

Em excelente fase, Rafaela vem consolidando sua adaptação à nova divisão de peso e mostrando evolução técnica a cada competição. “Estou muito feliz com essa medalha. Bati na trave ali na semifinal contra a japonesa, mas acho que fiz uma boa competição hoje”, disse a atleta, que chegou até a semifinal e encerrou sua participação com vitória na disputa pelo bronze.

Ao longo do dia, Rafa demonstrou consistência e confiança, dois elementos que vêm marcando sua temporada. “Consegui colocar em prática meu judô no newaza, no tachi-waza. Estou feliz com o meu desempenho”, avaliou. “Fui bronze também no Pan-Americano, então venho construindo essa constância nessa nova categoria.”

A medalha conquistada em Astana é simbólica: trata-se do primeiro pódio de Grand Slam da atleta na nova categoria — um marco importante no ciclo olímpico que visa Los Angeles 2028 e que reforça o protagonismo de Rafaela no judô mundial. “Acredito que o trabalho está sendo bem feito. Agora é seguir no trabalho, acreditando no processo”, completou.