De São Bernardo para o mundo: Manuela Maia é o Flamengo no Mundial Sub-18 de Judô, na Bulgária
Promessa rubro-negra representa o Brasil no Mundial Cadete de Judô, na Bulgária
Por Leonardo Pimenta - emCom apenas 16 anos, Manuela Gomes Maia já construiu um currículo respeitável no judô. Natural de São Bernardo do Campo (SP), a jovem atleta do Flamengo vai representar o Brasil no Mundial Cadete Sub-18, que será disputado em Sofia, na Bulgária. Carrega na bagagem uma história marcada por dedicação, foco e amor pelo esporte, além de conquistas expressivas. No clube desde 2022, Manu — como é chamada — vem crescendo dentro e fora do tatame, firmando-se como uma das grandes promessas da modalidade no país. Sua estreia será na próxima sexta-feira (29), contra a judoca do Quirquistão, Aidai Kakitaeva. As preliminares acontecem às 3h30 e as finais às 10h30.
Como foi o início no judô?
Comecei no judô aos seis anos, após praticar ginástica artística por três anos e também natação. Sempre tive vontade de treinar um esporte de luta, por isso também cheguei a praticar jiu-jitsu. Quando deixei a ginástica, minha professora conversou com minha mãe sobre a importância de eu seguir em uma modalidade olímpica. O judô era a luta olímpica mais próxima da minha casa — e foi assim que tudo começou. Após apenas duas semanas de treino, fui convidada a integrar a equipe de São Bernardo, que hoje faz parte do Instituto de Excelência de São Bernardo.
Chegada ao Flamengo
Minha irmã mais velha fazia ginástica artística e se juntou à equipe do Flamengo em janeiro de 2022. No final de março daquele ano, minha mãe e minha irmã conversaram com a Sensei Rose para saber se o clube poderia me receber também. A Sensei abriu as portas e me deu a oportunidade de treinar, desde o início, com a equipe principal. Essa chance foi essencial para o meu desenvolvimento, e sou muito grata por ter feito tanta diferença na minha trajetória.
Dia a dia no Flamengo
Aqui no Flamengo eu sou muito feliz! Tenho amigos e técnicos que me apoiam diariamente — eles já fazem parte da minha vida. Os treinos são puxados, tanto na parte técnica quanto na física, mas o ambiente se mantém leve. O Flamengo virou uma extensão da minha casa.
Ídolos
Não tenho ídolos específicos, mas costumo observar pessoas e buscar referências para a vida em atitudes que considero corretas. Gosto, por exemplo, do foco e da determinação de Michael Phelps.
Principais conquistas
Ouro no Mundial Escolar
Tricampeã Pan-Americana
Tricampeã Brasileira
Ouro na Seletiva Nacional
Prata e bronze no Meeting Nacional Sub-18
Bronze no Meeting Nacional Sub-21
Prata na Taça Brasil Sub-21
Bronze na Bielsko-Biala European Cup
Bronze na Thuringia Cup (Bad Blankenburg)
Ficha técnica
Nome: Manuela Gomes Maia
Data de nascimento: 20/01/2009
Idade: 16 anos
Altura: 1,61m
Naturalidade: São Bernardo do Campo/SP